A capital do Uruguai é limpa, muito arborizada, tranquila e super acessível aos brasileiros (que não precisam de passaporte nem visto para entrar no país). Muitos não sabem que Montevidéu é a cidade latino-americana com melhor qualidade de vida, segundo o ranking da International Mercer of Human Resources.
Hoje vou dar algumas dicas de programas para você fazer em um final de semana na cidade. Muitos viajantes costumam combinar a viagem à Montevidéu com Buenos Aires. Se esse for o seu caso, dê uma olhada nos nossos posts sobre a capital argentina: https://partiuviajar.blog.br/tag/buenos-aires/ .
Se você chegar em Montevidéu pelo Aeroporto de Carrasco terá várias opções para ir até o centro e demais bairros. Poderá escolher entre pegar um ônibus municipal (que é a opção mais econômica, porém é necessário que você tenha pesos para pagar a passagem), táxi ou van compartilhada (custa 350 pesos, que podem ser pagos com cartão de crédito, dólares, reais, euros ou pesos. É a melhor opção custo x benefício). Se escolher a opção de van compartilhada é só procurar pela empresa Taxis Oficiales Aeropuerto, que fica logo na saída do desembarque.
O que fazer?
Abaixo vou listar alguns pontos que podem ser feitos com tranquilidade em 2 dias na capital uruguaia. Se você tiver um dia a mais, sugiro um bate e volta até Punta Del Este.
– Praça da Independência – é a praça mais importante de Montevidéu e separa a cidade velha da cidade nova. Visita obrigatória!

– Palácio Salvo – foi inaugurado em 1928 e é um dos edifícios mais altos da América Latina. Está localizado na Praça da Independência e é um ponto turístico muito procurado pelos viajantes por causa da sua bela arquitetura.

– Teatro Solis – inaugurado em 1856, localiza-se próximo a Praça da Independência. Possui uma visita guiada ao seu interior, que custa 40 pesos (em espanhol) ou 60 pesos (em inglês, português ou francês) e dura cerca de 45 minutos. Mais informações no site http://www.teatrosolis.org.uy/ .

– Puerta de La Ciudadela – é parte do que restou da muralha que protegia a cidade, fica próxima à Praça da Independência e é um local que rende belas fotos!

– Catedral Metropolitana – é a igreja mais importante da cidade. Fica em frente à Praça Constituícion.
– Mercado do Porto – nele os turistas vão encontrar comidas locais e muita cultura. Aconselho visitar perto do horário do almoço, assim é possível provar várias delícias regionais enquanto conhece o lugar.
– Avenida 18 de julio – após conhecer a Praça Independência caminhe um pouco pela avenida e observe os edifícios antigos.
– Parque Rodó – é uma ótima opção para um passeio de domingo, possui vários monumentos, um lago e algumas fontes. Fica localizado no bairro de Punta Carretas, próximo ao centro.

– Estádio Centenário e Museu do Futebol – O estádio foi inaugurado em 1930 para sediar a 1ª copa do mundo de futebol. O Museu fica nas dependências do estádio e funciona de segunda a sexta, das 10h às 17h. Esse passeio é muito interessante para quem é fã de futebol. Mais detalhes no site http://www.estadiocentenario.com.uy/site/index .
Essas são minhas dicas para Montevidéu, é claro que a cidade possui muito mais coisa para fazer. Sugiro encaixar no seu roteiro de 2 dias uma caminhada pelo belíssimo bairro de Pocitos e pelas famosas ramblas (que são as avenidas litorâneas).

Qualquer dúvida é só deixar um comentário aí embaixo. Até mais!
Nasci e cresci no interior de Minas Gerais, sou advogada de formação e consultora de viagens de profissão. Tenho 33 anos e desde sempre sonho em viajar o mundo. Já visitei 37 países (alguns mais de uma vez), tendo morado em 4 deles. Em 2016 criei o blog Partiu Viajar para ajudar e inspirar mais pessoas a viajar.