O post de hoje é para quem está pensando em embarcar em uma das melhores experiências da vida! Fazer um intercâmbio vai além de aprender uma nova língua ou cultura. Você vai aprender mais sobre você mesmo! Confere aí nossas dicas de intercâmbio, arrume as malas e se joga!
1 – Faça amizade com os gringos
Já ouvi muita história de gente que foi pra gringa e ficou andando só com brasileiros por lá. Nada de cometer esse “erro”, hein?! Não é pra fugir dos brasileiros, mas também não dá pra ficar só com eles. Afinal, você foi fazer um intercâmbio para aprender uma nova língua/cultura. Então, faça amigos gringos!
2 – Pesquise o destino
Atualmente você pode fazer intercâmbio para os 4 cantos do mundo. Pesquise bastante a cidade e o país onde pretende morar. Veja como é o clima, se a cidade é perto de outras interessantes, se é fácil se deslocar. Se possível, converse com alguns intercambistas que já moraram lá. Já fizemos alguns posts sobre intercâmbio no Canadá, Malta, Irlanda e Austrália, dá uma conferida neles também 😉
3 – Pesquise se é preciso visto
Alguns destinos exigem visto (EUA e Canadá, por exemplo) e outros não (Malta, Irlanda, Alemanha, Itália, França para períodos de até 90 dias). Além de exigirem o visto, alguns países possuem uma burocracia muito grande para tirá-lo, como os EUA.
Se estiver planejando um intercâmbio de longa duração (acima de 6 meses) fique de olho na comprovação financeira exigida. Já vi pessoas que fecharam o intercâmbio e depois quando foram se aplicar para o visto perceberam que não tinham dinheiro suficiente para fazer a comprovação. Ter um visto negado é uma experiência muito desagradável (imagino, pois nunca passei por isso), então pesquise!
4 – Pesquise BASTANTE a agência de intercâmbio
Se for fechar seu curso com alguma agência, dê uma investigada na mesma. Antes de vender ela pode te tratar muito bem, mas e depois?! Veja qual tem um bom suporte e boas avaliações! Pesquise no Reclame Aqui, por exemplo, e converse com estudantes que já viajaram com elas.
5 – Preço baixo não é tudo
Já vi muita agência oferecendo pacotes de intercâmbio super baratos, mas preço baixo não é tudo (não mesmo!). Imagina que você trabalhou 1 ano inteiro para juntar dinheiro para fazer um intercâmbio e aperfeiçoar ou aprender uma segunda língua. Aí você chega na escola e percebe que ela só possui alunos brasileiros, ou que tem 20 alunos na sua turma, ou que a agência não te dará suporte algum. Não é pra assustar ninguém, saiba o que está comprando e vá com suas expectativas alinhadas.
6 – Planeje os seus gastos
Essa dica vale tanto para antes quanto durante o intercâmbio. Tem gente que pesquisa e anota tudo quando está se planejando para ir, mas depois que embarca perde o controle. Já imaginou morar fora e ficar sem dinheiro no meio do intercâmbio?! Crie uma planilha de gastos, anote tudo, principalmente se for ficar mais de 1 mês.
7 – Fique de olho no contrato
Não precisa pedir um advogado para analisar o contrato, mas também não vá assinar sem ler com atenção, né?! Tudo que estiver incluso no seu pacote deve constar no contrato, se não estiver peça que a agência/escola coloque. Preste bastante atenção nas cláusulas sobre cancelamento, se tiver dúvida, pergunte! Na minha opinião, estas duas cláusulas são as mais importantes. A maioria das pessoas fecha o contrato com meses de antecedência, imprevistos acontecem, imagina se você precisar cancelar?! É bom que esteja tudo claro!
8 – Não exagere na bagagem
Muita gente quer levar a vida do Brasil dentro da mala. Leve as roupas que mais gosta e deixe um espaço na mala para comprar coisas novas e diferentes onde for estudar.
9 – Vá com a cabeça e o coração abertos
Se jogue de cabeça nessa experiência tão incrível! Você viverá momentos que lembrará pro resto da vida. Vá com a mente aberta para viver coisas novas, para conhecer pessoas diferentes. Saia da sua zona de conforto!
Não se esqueça de aproveitar cada minuto, pois mesmo que você faça 10 intercâmbios, cada um será diferente.
Por hoje é isso! Gostou das nossas dicas de intercâmbio? Conta pra gente aí nos comentários.
Até mais!
Nasci e cresci no interior de Minas Gerais, sou advogada de formação e consultora de viagens de profissão. Tenho 33 anos e desde sempre sonho em viajar o mundo. Já visitei 37 países (alguns mais de uma vez), tendo morado em 4 deles. Em 2016 criei o blog Partiu Viajar para ajudar e inspirar mais pessoas a viajar.
Adorei as dicas e reforço a primeira delas. Estar em constante contato com moradores e comerciantes vai acelerar muito o aprendizado do idioma e vai contribuir para a carga cultural que muitos buscam em um intercâmbio.
Com certeza, Michelle! O intercambista tem que deixar a vergonha aqui no Brasil e chegar na gringa falando com todo nativo que encontrar rs