O que fazer em Pucón no verão: 10 passeios [COM PREÇOS]

Compartilhe este post

Sabe aquele destino que você decide conhecer, mas que nunca ouviu falar muito sobre ele? Pucón foi assim! Fui sabendo que tinha um vulcão e um lago na cidade e só rs Ao chegar lá descobri várias coisas legais e me apaixonei pelo vulcão Villarrica! Por isso, neste post vou te contar o que fazer em Pucón no verão, tem dica de trekking, cachoeira e muito mais! Partiu conferir?

Vulcão Villarrica
Vulcão Villarrica ali em cima, estava 4 +- 400m do cume.

Queria te contar que eu passei 6 noites na cidade, fiz vários passeio e adorei! Com certeza um dos meus destinos favoritos no Chile! Até agora só perde para Torres Del Paine, que é simplesmente um pedaço do paraíso de tão perfeito!

Então, nas próximas linhas vou te contar como chegar em Pucón, onde se hospedar em Pucón e o que fazer em Pucón no verão, nesta ordem, ok? Se você tiver alguma dúvida, deixa lá embaixo nos comentários!

Como chegar em Pucón/Chile

Chegar/sair na cidade não é tarefa difícil. Se você me acompanha no Instagram sabe que eu estava em San Martin de Los Andes, na Argentina e de lá subi para Pucón, onde passei o Natal.  Ainda não conhece meu Instagram, confere lá depois que terminar de ler o post! É o @partiuviajarblog!

Ônibus saindo da Argentina

Caso você esteja na Argentina e queira ir para Pucón/Chile, saiba que é possível fazer o deslocamento de ônibus. A distância entre as duas cidades é de 185 km, sendo que em teoria você gasta umas 3 horas. Contudo, tudo vai depender do tempo que ficar parado na imigração.

Eu estava em San Martín de Los Andes e fui para Pucón de ônibus. Gastamos, aproximadamente, 5 horas, pois demorou muito para fazer a imigração de entrada no Chile (era véspera do Natal, muita gente viaja nessa época, por isso o movimento grande).

Ônibus saindo de Santiago

Se você voar para Santiago e depois for descer para Pucón saiba que é possível fazer o trajeto de ônibus, sendo que a distância é de 790km.

Eu fiz o percurso contrário. Ou seja, saí de Pucón para Santiago. Escolhi viajar no ônibus noturno e achei tranquila a viagem. Saí de Pucón umas 20:30h e cheguei na capital chilena umas 7h.

Avião | Como chegar em Pucón/Chile

Pucón não tem aeroporto, porém Temuco, que é a cidade vizinha, tem. A distância entre elas é de, apenas, 100km. Assim, se você não tiver muito tempo ou não gostar de viajar longas distâncias de ônibus, é interessante ver passagem de avião para esse aeroporto.

Onde se hospedar em Pucón

Apesar da cidade não ser muito grande, existem várias opções quando o assunto é onde se hospedar em Pucón. Por isso, nas próximas linhas vou te contar onde eu fiquei e te sugerir outras hospedagens também.

Eu fiquei hospedada nesse hostel pois uma amiga me indicou. Adorei a indicação e repasso para você como a melhor dica de onde se hospedar em Pucón =)

Chili Kiwi Lakefront Backpackers
Chili Kiwi Lakefront Backpackers

A hospedagem já foi eleita como “o hostel mais sociável de Pucón“. Assim, se você estiver viajando sozinho (eu estava) mais um motivo para você ficar lá! Precisa de outros motivos? Estrutura do lugar, localização (em frente ao Lago Villarrica, próximo de mercado e comércio), internet rápida, vista do vulcão e do lago, ambiente good vibes.

Eu fiquei em um quarto misto, compartilhado com 9 camas. Tinha locker grande (coube meu mochilão e todas as minhas coisas), banheiro privativo e uma cozinha equipada. Parecia uma casinha!

Chili Kiwi Lakefront Backpackers
Chili Kiwi Lakefront Backpackers

Eles tem outros tipos de hospedagem, como a van, que é privada. Isso mesmo, você dorme dentro de uma van modificada. Tem também chalés, casa na árvore etc

Para ver mais fotos e realizar sua reserva, clica aqui.

Lembrando que toda vez que você faz sua reserva usando os links aqui do texto, o Booking.com me paga uma pequena comissão, que eu uso para manter o blog online e com dicas gratuitas pra você e toda comunidade de viajantes!

  • Hotel Cumbres del Sur

O hotel fica situado bem próximo da principal avenida da cidade, que é a Bernardo O’Higgins, onde você vai encontrar restaurantes, mercado, agências de viagem e todo tipo de comércio.

Hotel Cumbres del Sur
Hotel Cumbres del Sur

Eles possuem vários tipos de quarto, sendo uns menores e mais econômicos e outros mais espaçosos com lugar para até 4 pessoas. Ah, o café da manhã está incluso na diária!

É uma ótima opção custo x benefício para quem não gosta de hostels! Mais detalhes e fotos, neste link.

Agora uma opção de onde se hospedar em Pucón para quem busca mais espaço e mais contato com a natureza! O Hotel Pucon Green Park oferece vistas lindas, quartos grandes, piscina! Ah, o café da manhã está incluso na diária.

Hotel Pucon Green Park
Hotel Pucon Green Park

Para ver outras fotos e valores, clica aqui.

Em breve, vou fazer um post exclusivo com dicas de onde se hospedar em Pucón, fica ligado aqui no blog e no Instagram (sempre aviso lá publico os posts daqui).

O que fazer em Pucón no verão

Tem muito programa legal para colocar aí na sua lista de o que fazer em Pucón no verão! Aqui selecionei os 10 melhores, espero que goste!

1) Trekking Vulcão Villarrica

O vulcão Villarrica foi o motivo de eu ter escolhido passar alguns dias na cidade e fazer o trekking para chegar pertinho do topo foi uma das melhores experiências da minha vida (sem exageros)!

Trekking do Vulcão Villarrica em Pucón, Chile.
Grupo que fez o trekking do Vulcão Villarrica comigo!

A primeira coisa que você precisa saber sobre o trekking do vulcão Villarrica é que é obrigatório estar com guia para viver a experiência. Após algumas pesquisas eu escolhi a Ermitano Expediciones (@ermitanoexpediciones) e recomendo!

No dia do passeio, o pessoal da agência me pegou no hostel bem cedinho. Lá na agência nós pegamos a mochila com os equipamentos, tinha de tudo, desde grampos para caminhar na neve a capacete e luvas. Então, seguimos de carro para o Parque Nacional Villarrica.

O vulcão tem 2.860m de altitude, sendo que percorremos uns 1.400 de carro e 1.000 andando (parece pouco, né?! Mas não é!). Os 400m finais não subimos. Antes era possível chegar no topo, porém quando eu fui estava em alerta amarelo e por medida de segurança estava proibido o ascenso até o fim.

Trekking do Vulcão Villarrica em Pucón, Chile.
Trekking do Vulcão Villarrica em Pucón, Chile. Foi cansativo, mas lindo!

Nosso grupo tinha umas 12 pessoas + 4 guias (Marike, René, Cristian e Joaquin). Durante toda a subida contamos com o apoio do guias, que iam conversando com a gente e ajudando (se necessário). Seguimos caminhando até chegar na parte com neve. Ali paramos novamente, dessa vez para comer e colocar os equipamentos.

Após algumas orientações de segurança partimos pra mais um trecho de caminhada. Eu nunca tinha usado grampos, nem caminhado na neve. Consegue imaginar minha ansiedade/animação? rs

Depois de umas 4 horas chegamos no ponto final, bem pertinho do topo! A vista lá do alto é sensacional, sério! Aquele mundão lá embaixo, as nuvens, o branco da neve…

Vulcão Villarrica em Pucón, Chile
Trekking do Vulcão Villarrica em Pucón, Chile.

A hora da descida foi o momento de ser criança de novo e brincar de escorrega, só que na neve, no alto da montanha, perto do vulcão mais ativo do Chile hahahaha

Colocamos todo um equipamento novo, que consistia em roupas impermeáveis e uma prancha para sentar em cima e fazer o eskibunda. Vou falar pra vocês que no início eu estava preocupada (leia-se, com muito medo), tanto que na primeira descida nem peguei velocidade e fui bem devagar! Mas nas últimas duas eu já estava indo até sem as mãos!

Depois quando voltamos para a Agência fomos recebidos com snacks e cerveja local!

Amei a experiência e recomendo DEMAIS!

O valor da experiência é 110.00 CLP (pesos chilenos). Quem quiser entrar em contato com a agência Ermitano Expediciones pode mandar mensagem:

Instagram: @ermitanoexpediciones
Site Oficial: ermitanoexpediciones.com

Trekking do Vulcão Villarrica em Pucón, Chile.
Esquibunda para descer após o trekking do vulcão Villarrica.

2) Parque Nacional Huerquehue

Outro programa que não pode ficar da sua lista de o que fazer em Pucón no verão é conhecer o Parque Nacional Huerquehue! Ele possui várias trilhas legais, como a Los Lagos e a San Sebastian (mais longa e mais difícil).

Como eu estava parada a várias semanas decidi fazer uma mais tranquila, que foi a Los Lagos. Nela pude conhecer a Laguna Verde, Laguna Toro, Cascada Nido de Aguila. A distância que percorri foi de 14km (ida e volta), sendo que o grau de dificuldade era médio para fácil. A ida é subida, mas é em sua maioria cercada por árvores. Então, tem muita sombra.

Parque Nacional Huerquehue
Parque Nacional Huerquehue | O que fazer em Pucón no verão

Eu fiz essa trilha com um casal de franceses que conheci no hostel de San Martín de Los Andes. Nós estávamos sem pressa. Fizemos a trilha com folga para voltar pra portaria do parque e esperar o ônibus de volta pra cidade, que passa às 17h10 (só tem um horário).

É preciso pagar 8.000 CLP para entrar no parque, sendo que o guia não é obrigatório. Contudo, é preciso fazer um registro no site https://aspticket.cl/ antes de ir.

Outras informações úteis sobre o Parque Nacional Huerquehue:

  • Tem banheiro na entrada e no estacionamento.
  • Não abre as segundas.
  • Tem transporte público para lá, o preço do ônibus ida e volta foi 5.800 CLP.

3) Praias de Lago | o que fazer em Pucón no verão

Um programa gratuito para colocar na sua lista de o que fazer em Pucón no verão é curtir uma das praias de lago. Eu nadei no Lago Villarrica e achei a água super gelada. Isso foi no final de dezembro e os termômetros estavam marcando 33 graus na hora.

Pucón Chile
Praias de lago em Pucón, Chile

4) Trekking Vulcão Quetrupillán

O Quetrupillán é menos turístico que o Villarrica, mas tão lindo quanto! Ele fica situado a 40km de Pucón e tem 2370m de altura, sendo possível chegar até o topo. Seu trekking leva umas 4 a 5 horas para subir e 2 a3 horas para descer, sendo que esse tempo pode variar de acordo com as condições climáticas. Obs: no inverno demora mais tempo.

Eu não consegui fazer esse trekking pois nos dias que estive em Pucón não teve passeio. Terei que voltar na cidade algum dia pra viver essa experiência rs

Valores a partir de 100.000 CLP. Se quiser fazer, a Ermitano Expediciones, que eu citei ali em cima, faz esse trekking também! Obs: ao entrar em contato com eles, fale que você viu a dica no Partiu Viajar Blog =)

5) Salto El Claro

É uma cachoeira muito linda, que fica situada dentro de uma propriedade privada nos arredores de Pucón. Você pode ir de carro/táxi (que vai te deixar na entrada da propriedade e precisará fazer uma trilha de 20 a 30min), de ônibus (te deixa na estrada principal e você precisará andar uns 60min até a queda) ou caminhando (como eu).

Salto El Claro, Pucón Chile
Salto El Claro | O que fazer em Pucón

Eu fui caminhando do hostel e gastei 2 horas para chegar na queda. Foi uma caminhada tranquila, pois até começar a trilha foi mais plano, depois um trecho de descida e na volta subida. Quando eu estava na estrada, voltando, um casal que estava na trilha me ofereceu carona. Aí gastei 40min pra voltar pro hostel e zero pesos chilenos rs

É preciso pagar para entrar na cachoeira, porém no dia que eu fui não tinha ninguém na “portaria”.

6) Praticar esportes aquáticos

O rafting e hydrospeed são os mais praticados. Se tiver coragem e dinheiro, faça os dois, pois são atividades diferentes.

Enquanto no rafting você desce o rio em um bote, no hydrospeed você faz uma espécie de body board. Ou seja, você fica dentro da água. É claro que em ambas atividades as empresas fornecem todo equipamento de segurança! Além disso, elas fornecem o transporte de ida e volta da cidade até o rio.

A descida de rafting dura, aproximadamente, 1 hora e percorre 6km no Rio Trancura. O valor da experiência é, em média, 30.000 CLP. Se quiser saber mais a respeito, pode ver mais detalhes aqui.

Parque Nacional Huerquehue | O que fazer em Pucón no verão
Parque Nacional Huerquehue | O que fazer em Pucón no verão

7) Trekking Vulcão Llaima

É o segundo vulcão mais ativo do Chile e possui 3.125 metros de altitude!

O vulcão está situado dentro do Parque Nacional Conguillio, que fica 190km de Pucón. É uma experiência de dia inteiro, que exige muito preparo físico, sendo que no inverno a dificuldade é de moderada a alta e no verão moderada. Sedentários não passarão, de jeito nenhum rs

Eu não fiz pois não tinha o preparo físico necessário, apesar de não ser sedentária, não havia me preparado para o trekking do vulcão Llaima.

Os valores da atividade são a partir de 160.000 CLP e a Ermitano Expecidiones também faz esse trekking.

8) Termas | o que fazer em Pucón

As mais conhecidas são as Geometricas e a Los Pozones. Os passeios geralmente saem na parte da tarde (às 15h), assim é possível combinar com outra experiência, como o trekking do vulcão Villarrica, que costuma terminar por volta das 13:30.

As Geometricas possuem até 20 piscinas com diferentes temperaturas e formas geométricas. No passeio você vai percorrer diferentes passarelas situadas junto às termas, sendo que esses caminhos permitem a contemplação das formas geométrica das piscinas. Para ver mais detalhes sobre o passeio e fazer sua reserva, clica aqui.

9) Admirar o vulcão Villarrica

Essa experiência é gratuita!

Da principal rua do centro da cidade você terá uma vista linda do vulcão Villarrica. Admire tanto de dia quanto à noite. Eu vi fumaçinha saindo de dentro dele durante o dia e à noite parecia que ele estava iluminado com aquelas luzes de árvore de natal, pois no topo ficava um clarão vermelho. Não tem como explicar e as fotos não fizeram jus a experiência.

É lindo, vai por mim!

Vulcão Villarrica
Vulcão Villarrica ao fundo.

10) Caiaque e stand up paddle no Lago Villarrica

Para fechar as dicas de o que fazer em Pucón no verão, trago uma experiência tranquila e divertida, que é andar de caiaque ou fazer stand up no Lago Villarrica. Ah, não precisa reservar com antecedência.

Consultoria de viagem Chile

O Chile apesar de ser um país estreito é muito extenso, já reparou? Se você pretende viajar para lá e começou suas pesquisas deve ter encontrado vários destinos lindos de norte a sul. Você pode conhecer o agito de Santiago, os vulcões da região de Pucón, as belezas naturais do Deserto de Atacama e as magníficas Torres Del Paine na Patagônia chilena.

Mas, calma. Com a consultoria de viagem Chile eu vou te ajudar a planejar uma trip incrível pelos melhores destinos do país! Te auxílio com a busca das passagens, com as acomodações, os passeios, como fazer os deslocamentos dentro do país, como fazer câmbio, documentos obrigatórios para entrar e por aí vai!

Me manda uma mensagem no Whatsapp para conversarmos mais a respeito!

O que fazer em Pucón | Outros passeios

Além das dicas de o que fazer em Pucón que dei ali em cima, você pode fazer uma excursão à Reserva Huilo Huilo e passeio de helicóptero por Pucón e vulcão Villarrica. São duas experiências incríveis!

A excursão te dará a oportunidade de conhecer o povoado de Licán Ray, o lago Calafquén, o município de Panguipulli, a Reserva Huilo Huilo, o município de Puerto Fuy e visitar o Museu Memorial dos Vulcões. É passeio de dia inteiro. Mais detalhes neste link!

Seguro viagem Chile

Atualmente, o seguro viagem Chile não é obrigatório. Contudo, meu conselho é que você faça um, mesmo que seja aquele mais barato. Assim, viajará mais tranquilo! Nunca é um gasto que pensamos que poderemos ter, mas as vezes acontece uma intoxicação alimentar, uma queda ou algo do tipo e precisamos de auxílio médico, sendo que o seguro serve para isso, para evitar que você gaste com esse tipo de coisa previsível, mas que não levamos em conta.

Só para você ter noção de valores, um seguro com cobertura de 15.000 dólares para 1 semana sai por menos de R$80.

Para fazer uma cotação pode clicar aqui e usar o CUPOM DE DESCONTO do blog: PARTIUVIAJAR15.

Chip de internet Chile

Durante minha trip pelo Uruguai, Chile e Argentina eu usei o chip Mundi da America Chip e funcionou muito bem tanto em todos os destinos! A grande vantagem desse chip foi poder usar o mesmo chip ao mudar de país, pois como ele é mundial, funciona em todos os países. Eu saí de um país para o outro e não precisava fazer nada, continuava conectada 100% do tempo.

Outra vantagem é a internet ilimitada em mais de 200 países, sendo que ela tem alta velocidade e redes sociais ilimitadas também (Instagram, Twitter, YouTube e Whatsapp).

Leia também:
– Torres Del Paine: roteiro para chegar na base [GUIA COMPLETO]
– O que fazer em BARILOCHE no verão [COM PREÇOS]

E aí, gostou das minhas dicas de o que fazer em Pucón no verão? Vá e aproveite muito! Eu adorei a cidade e super recomendo! Enquanto estiver lá não deixe de fazer o trekking do Vulcão Villarrica e uma das trilhas do Parque Nacional! Se ainda tiver dúvidas, deixa aqui embaixo nos comentários!

Beijos e até mais!


Compartilhe este post

Deixe um comentário