Sem dúvidas, o MONTE TITLIS é uma das montanhas mais lindas da Suíça! Você pode facilmente combinar a visita a montanha com um mini tour por Lucerna, caso não esteja hospedado na cidade. Mas, calma, vou te contar com mais detalhes meu o que fazer em Lucerna, Suíça e, também, informações essenciais sobre o Monte Titlis (como chegar e o que fazer por lá)! Partiu viajar comigo?
Onde fica Lucerna
Lucerna, Suíça é uma das cidades mais encantadoras do país, sendo que está localizada nas margens do Lago Lucerna e cercada pelos majestosos Alpes suíços.
Para você ter uma ideia em termo de distância/tempo, ela está situada no meio do caminho entre Interlaken e Zurique, sendo que de trem são apenas 1h entre ela e uma dessas cidades que acabei de citar. Já, de Lucerna até o Monte Titlis são 40 a 45 minutos, bem pertinho.
Ou seja, caso você queira fazer sua base em Lucerna e explorar outros destinos na Suíça é uma ideia viável. Porém, neste caso, você definitivamente precisará comprar o Swiss Travel Pass (te falo mais sobre ele ali embaixo).
O que fazer em Lucerna
Com seu centro histórico bem preservado, pontes medievais, montanhas imponentes e diversas atividades culturais vai ser difícil conhecer tudo em apenas 1 dia e ainda visitar o Monte Titlis, mas é possível, desde que você tenha um roteiro Lucerna bem otimizado. Primeiro, vou te contar o que fazer em Lucerna e logo em seguida falo mais sobre o Monte Titlis (como chegar, quanto custa, o que fazer etc).
Ponte da Capela (Kapellbrücke) e Torre d’Água
A Kapellbrücke é o cartão-postal mais famoso da cidade e definitivamente precisa estar na sua lista de o que fazer em Lucerna. Essa ponte de madeira medieval foi construída no século XIV e é decorada com pinturas históricas que retratam a história da cidade. Ao caminhar pela ponte, você também pode observar a Torre d’Água (Wasserturm), que já serviu como torre de defesa e prisão.
Um dos melhores momentos para visitar a Kapellbrücke é durante o pôr do sol, quando a luz reflete no lago e ilumina a cidade de maneira espetacular.
Cidade Antiga (Altstadt) | o que fazer em Lucerna
Explorar o centro histórico de Lucerna, Suíça é como voltar no tempo. Suas ruas estreitas são repletas de edifícios coloridos com murais pintados à mão, que datam dos séculos XIV e XV. Entre os pontos de interesse na Altstadt, não deixe de visitar:
- Praça Weinmarkt: Um dos locais mais fotogênicos, com belas fontes e prédios históricos.
- Hofkirche: A principal catedral de Lucerna, que combina elementos góticos e renascentistas.
Museggmauer (muralhas da Cidade)
As Muralhas de Musegg são outra atração imperdível em Lucerna. Construídas no século XIV, essas muralhas medievais ainda possuem nove torres originais. Quatro delas estão abertas ao público, incluindo a famosa Zyt Tower, que abriga um relógio de 1535.
Lidica: suba até o topo das torres para ter uma vista panorâmica incrível da cidade e do Lago Lucerna.
Monumento do Leão (Löwendenkmal)
O Monumento do Leão é uma das esculturas mais impressionantes de Lucerna. Esculpido em uma pedra, o leão moribundo homenageia os soldados suíços que morreram durante a Revolução Francesa, defendendo o Palácio das Tulherias, em Paris. O artista Mark Twain descreveu esta escultura como “o pedaço de pedra mais triste e comovente do mundo”.
Tour privado | Lucerna, Suíça
Se o seu orçamento permitir coloque na lista de o que fazer em Lucerna um tour guiado como primeira experiência na cidade. É a melhor forma de conhecer a história do local! Essa aqui é a minha recomendação.
Passeio de Barco no Lago Lucerna
Um dos melhores modos de apreciar a beleza de Lucerna é a bordo de um barco no Lago Lucerna (Vierwaldstättersee). Existem passeios de barco que levam você a vilarejos pitorescos ao redor do lago, oferecendo vistas incríveis dos Alpes e do próprio lago.
Essa aqui é a minha indicação para comprar o passeio de barco pelo Lago Lucerna.
Monte Titlis
Já vou começar dando spoiler, ADOREI conhecer o Monte Titlis e com certeza é um programa imperdível para quem vai viajar para Suíça!
Como chegar no Monte Titlis
O Monte Titlis fica situado na cidade de Engelberg, que está a 40 minutos de trem de Lucerna. Eu estava usando o Swiss Travel Pass e não paguei nada pelo deslocamento. É muito confortável ter o passe pois quando você chega na estação você não precisa fazer nada, só achar a plataforma, entrar no trem e curtir as paisagens maravilhosas ao longo do caminho.
Chegando na estação de Engelberg você terá a opção de pegar o ônibus gratuito até a recepção/bilheteria do Monte Titlis ou poderá caminhar (apenas 10 minutos).
O que fazer no Monte Titlis
Eu decidi começar pelo topo, por causa da previsão do tempo. Quando você está ou vai para o alto de uma montanha você tem que ficar atento as condições do vento. Se o céu estiver aberto, aproveite a visibilidade e vá para a parte mais alta. Segue abaixo uma lista das principais atividades para fazer no Monte Titlis:
- Andar no Rotair – ele foi o primeiro teleférico do mundo a girar 360º. E por que isso é interessante? Pois independente do lugar que você estiver dentro do teleférico, vai conseguir ver toda a paisagem, pois ele vai girando ao longo do percurso.
- Glacier Cave – você caminhará dentro de uma caverna de gelo e vai ver várias esculturas de gelo.
- Ice Flyer – outra atividade beeem legal! Você vai passar por cima do glacier e das montanhas sentado em um daqueles teleféricos abertos, que a gente vê nas estações de esqui, sabe? Dessa forma, você consegue sentir o ventinho no rosto, é muito mais emocionante!
- Cliff Walk – é uma ponte suspensa, que está lá no alto do Monte Titlis. Infelizmente, por questões de segurança, ela estava fechada no dia que eu fui. Os ventos estavam muito fortes, então a equipe do Titlis decidiu fechar a ponte. Fiquei chateada por não poder viver a experiência, mas agora tenho um motivo pra voltar rs
- Glacier Park – dependendo da época do ano que você for, você poderá brincar no Glacier Park. Geralmente, funciona de meio de maio até meio de agosto, mas é melhor checar antes de ir. Lá você poderá descer a montanha de boia, que é muito divertido!
- Trilhas – várias opções, que inclusive podem ser feitas de bike.
- Tirolesa
- BagJump – você pula do alto do trampolim em uma cama de ar. Tem várias “torres” para escolher de qual altura quer pular. Atividade disponível nos meses de verão. Idade mínima é de 6 anos.
- Passeio de barco
Depois que você subir até o topo do Monte Titlis para curtir a neve e se maravilhar com as vistas lindas, você pode descer até a estação do Lago Trubsee. Lá você vai encontrar o Lago e várias atividades para crianças, como o bagjump, parquinho, mesas para fazer piquenique e também os barcos para passear pelo lago.
Eu recomendo que você separe, no mínimo, 4 horas para as atividades do Monte Titlis. Mas, se estiver com crianças ou com mais tempo em Lucerna e região, melhor separar um dia inteiro para aproveitar tudo com calma! Eu fui em na metade de setembro e o tempo está ótimo, com sol e neve. Ou seja, estava frio, mas não mega frio e encoberto.
Ah, não se esqueça de ir vestido com roupas apropriadas. Lá no alto faz bastante frio. Nada de calçados abertos, preferencialmente um que seja impermeável. Se tiver, luva e gorro, pode levar também.
Outra Lidica é passar bastante protetor solar e não esquecer dos óculos escuros. Quando o sol reflete na neve ele queima a pele e a retina. Eu já testei isso na prática no Canadá e não foi legar rs
Dá uma conferida nos perfis @titlis_thepeaktobe e @suicacentral para ficar por dentro das novidades do Monte Titlis.
Quanto custa Monte Titlis
O valor do ingresso pode variar de acordo com a época do ano. Quando eu fui estava 96 francos, sendo que você pode comprar o ingresso online ou lá na bilheteria (tinha uma fila bem grande no dia que eu fui).
Se você tiver o Swiss Travel Pass vai ter 50% de desconto no ingresso do Monte Titlis.
Caso prefira comprar um passeio guiado saindo de Lucerna, eu recomendo esse daqui.
Swiss Travel Pass, vale a pena comprar?
Eu usei o Swiss Travel Pass e achei super prático. O fato de não ter que me preocupar em comprar as passagens de trem/ônibus foi ótimo, pois eu usei bastante o transporte na Suíça. Se você for ficar na Suíça por, no mínimo, 3 dias e pretender se deslocar entre vários destinos e conhecer várias montanhas e cidadezinhas (o que aconselho demais), o investimento no Swiss Travel Pass vai valer a pena!
O Swiss Travel Pass te dá direito a:
- viagens ilimitadas nos trens, ônibus e barcos em mais de 90 cidades.
- Desconto de 50% na maioria das gôndolas, como Jungfraujoch e Titlis.
- Entrada gratuita em mais de 500 museus, como o Kunstmuseum (Fine Arts Museum Basel), Natur-Museum em Lucerna (tipo um museu de história natural), Museu da FIFA (Zurique), Museu de Arte Moderna (Zurique), Museu Matterhorn (Zermatt), Castelo de Gruyères, Castelo de Thun.
- Viagens ilimitadas para Mount Rigi, Stanserhorn e Stoos.
Para ver quanto custa o Swiss Travel Pass e para comprar o seu, clica aqui.
Depois dá uma conferida nos perfis @myswitzerlandbr e @myswitzerland
Consultoria de viagem e roteiro Suíça
Se você precisar de uma ajudinha para montar toda sua viagem eu posso te ajudar com a consultoria de viagem e roteiro personalizado.
Já contei pra vocês que quando eu estava planejando minha viagem tive muita dificuldade para entender como me deslocar pelo país e como colocar as montanhas e trilhas no roteiro, entender a logística dos passeios, os preços e ver o que fazia sentido pra mim ou não. Se você estiver com essas dificuldades eu posso te ajudar!
Me manda uma mensagem no Whatsapp para saber mais detalhes e valores da consultoria!
Outros posts sobre a Suíça:
–Interlaken, Suíça: 12 passeios incríveis + Berner Oberland Pass
–O que fazer em ZURIQUE: 14 pontos turísticos imperdíveis
Espero que você tenha gostado do meu roteiro de o que fazer em Lucerna e no Monte Titlis! Com certeza dois destinos lindos na Suíça que você não pode deixar de conhecer! Caso tenha alguma dúvida, deixa aqui embaixo nos comentários e se quiser saber mais sobre a consultoria, me manda mensagem no Whatsapp!
Confira também o vídeo Roteiro Monte Titlis e Lucerna no nosso canal do Youtube:
Beijos e até mais!
Nasci e cresci no interior de Minas Gerais, sou advogada de formação e consultora de viagens de profissão. Tenho 33 anos e desde sempre sonho em viajar o mundo. Já visitei 37 países (alguns mais de uma vez), tendo morado em 4 deles. Em 2016 criei o blog Partiu Viajar para ajudar e inspirar mais pessoas a viajar.