O Banff National Park com certeza é um dos lugares mais lindos do Canadá! Eu sonhava em conhecer as Rocky Mountains já fazia uns bons anos e finalmente realizei esse sonho! Neste post vou te contar o que fazer em Banff, quando visitar o Banff National Park e compartihar o meu roteiro de viagem Banff National Park com preços. Partiu Viajar para Banff ?
Onde fica Banff
A primeira coisa que você precisa saber é onde fica o Banff National Park. Antes de pesquisar mais a fundo eu achava que ele ficava pertinho de Vancouver, mas não é tão perto assim…
Ele fica situado na região das Rocky Mountains (Montanhas Rochosas Canadenses), na província de Alberta, sendo que o aeroporto mais perto é o de Calgary (mais ou menos 120km de distância).
Como chegar no Banff National Park Alberta
A melhor forma de chegar no Banff National Park, caso você não more no Canadá, é voar até o aeroporto de Calgary (veja passagem com as cias Flair e WestJet, são low costs) e depois seguir por terra até lá. Sendo que é possível ir de ônibus (tipo shuttle) ou alugar um carro.
Vale a pena alugar carro para visitar o Banff National Park?
Eu aluguei um carro e fui dirigindo para o Banff National Park, sem dúvidas a melhor escolha.
Por que? Pois tive a liberdade de fazer tudo do meu jeito, saindo e voltando a hora que eu queria, parando nos lugares que eu escolhi, sem depender de outras pessoas.
Agora, se você estiver viajando sozinha e pretender conhecer apenas o Lake Louise, Lake Moraine e Banff, pode ser que valha a pena pegar um shuttle de Calgary para Banff e lá usar o transporte público. É preciso analisar também quando visitar o Banff National Park, pois dependendo da época do ano pode ser desafiador dirigir por lá.
Eu vou deixar aqui o link do site que eu usei para alugar o carro. Só para você ter uma ideia eu peguei um Nissan Rogue e paguei 250 CAD para 4 diárias, mas tem carros mais baratos. Clica aqui para fazer uma pesquisa e ver quanto custa o aluguel.
Quando visitar o Banff National Park
Eu visitei na primeira quinzena de junho (entre os dias 08 a 11) e adorei!
Quando eu estive em Banff Alberta a temperatura máxima foi de 18 graus e a mínima de 5. Eu sei, pra gente que é brasileiro isso é inverno, mas para o Canadá, não é não, ainda mais para a província de Alberta que no inverno enfrenta negativas de – 30.
Quando visitei o Lake Louise ele não estava mais congelado, sendo que uns 10 dias antes uma amiga foi e ele estava parcialmente congelado. Ahh, o Lago Agnes estava parcialmente congelado quando eu fui (ele fica mais no alto da montanha) e tinha gelo e neve na trilha para chegar até ele, tanto que tivemos que usar grampos no tênis (te conto mais ali embaixo).
Resumindo, se você quiser muito frio e neve, vá entre outubro e abril. Se quiser temperaturas mais amenas, vá em maio, junho ou setembro. Se quiser calor, vá em julho ou agosto, mas lembre-se que essa época é alta temporada, assim os lugares ficam mais cheios e as coisas mais caras.
Ahh, não se esqueça que o Banff National Park Alberta Canada está situado em uma região cercado de montanhas, ou seja, não dá pra confiar 100% na previsão do tempo e nas épocas do ano (inverno, verão). O clima da região de montanha é louco e bem diferente, assim pode contar com mudanças inesperadas…
O que fazer em Banff National Park
Se você já começou a pesquisar o que fazer em Banff no verão já deve ter chegado a conclusão que tem MUITA experiência legal para colocar no seu roteiro de viagem Banff National Park, certo? Agora eu vou te contar o que eu fiz e aí você pode ter uma noção se dá pra encaixar nos seus planos ou não.
Antes de mais nada, entre no site oficial do Banff National Park e compre o seu passe para explorar a região. É obrigatório ter esse passe, sendo que ele é por dia, por pessoa, não é por carro. Eu paguei 11 CAD, por dia. Obs: é possível comprar em Banff, nos arredores do centro de informações ou na bilheteria no início da Icefields Parkway (tinha uma fila enorme quando eu passei).
Lake Louise | Banff National Park
É o cartão postal de Banff, sendo o lago mais famoso da região.
O acesso ao Lago é muito fácil e qualquer pessoa consegue chegar lá (acessível para quem tem mobilidade reduzida). Por ser tão fácil e tão lindo, fica beeem cheio. Por isso, vá cedo e tenha paciência.
Como chegar no Lake Louise
Há 4 formas de chegar lá: carro (alugado ou táxi), ônibus ROAM (transporte público), excursão e shuttle do Parks Canada (foi a opção que eu escolhi).
Se você for com carro alugado é melhor chegar cedo (antes das 9h) para conseguir vaga no estacionamento, pois são poucas as vagas e o lugar é muito concorrido. Se for de ônibus (pode comprar no centro de visitantes em Banff ou online) ou shuttle precisa comprar a passagem antecipadamente.
Eu comprei o shuttle online e paguei 9,50 CAD, sendo que esse ônibus sai de um estacionamento próximo ao Lake Louise e leva para os dois lagos, Louise e Moraine. Ah, e o estacionamento que deixamos o carro é gratuito, ao contrário do estacionamento do Lake Louise (que custa, aproximadamente, 30 CAD).
O que fazer no Lake Louise | roteiro de viagem Banff National Park
O Lake Louise não é só um lugar pra ir rapidinho, tirar algumas fotos e ir embora. Se tiver tempo, pode passar o dia todo lá!
Você pode caminhar ao redor do lago, o percurso é plano e tranquilo, sendo que tem bancos ao longo do caminho, ou seja, pode sentar, descansar e admirar a paisagem. Inclusive, é melhor para tirar fotos, pois não tem tantas pessoas!
Caso goste de trilhas, tem algumas opções, como a trilha que vai até o Lago Agnes e a Casa de Chá, a Little Beehive (falo sobre ela ali embaixo) e a Big Beehive.
Por fim, você pode alugar um caiaque/canoa para curtir o lago de outra forma. Se quiser fazer isso, sugiro que chegue cedo e vá para a fila do aluguel, a cabana fica no lado esquerdo do Lago. Não é possível reservar, o aluguel é por ordem de chegada. Ah, prepara o bolso, não é um programa barato, sendo 155 CAD por 30 minutos ou 165 CAD por 60 minutos. Obs: hóspedes do Fairmont tem desconto.
Little Beehive + Lago Agnes | o que fazer em Banff
Sem dúvidas uma trilha linda e um must do no Banff National Park se você tiver um pouco de condicionamento físico (não precisa ser atleta, só não ser 100% sedentário)!
Mas, antes de te contar sobre a trilha, queria fazer um alerta, eu fui em junho e como mostrei lá no Instagram o caminho estava com bastante gelo e neve. Então, se você for na primeira quinzena de junho ou antes, dá uma pesquisada para saber as condições da trilha e se vai precisar de grampos e bastões, ok? Eu comprei uns grampos baratinhos na internet, foram essenciais pra evitar tombos.
A trilha possui 9,2km e ganho de elevação de 586 metros. Ela é bem demarcada, GRATUITA, movimentada, não sendo necessário guia. Porém, aconselho que você baixe o mapa da trilha e tenha ele no celular, principalmente se ainda tiver neve no caminho.
Eu escolhi subir até a Little Beehive primeiro e depois seguir para o Lago Agnes, mas você pode optar pelo que achar melhor. Obs: na Casa de Chá que fica no lago Agnes tem banheiro.
A vista do alto da trilha é linda e vale cada km caminhado! Já começa a treinar e coloca a Little Beehive no seu roteiro de o que fazer em Banff no verão!
Passeio de gondola em Banff
Com certeza, um must do quando visitar Banff pela primeira vez!
É lindo demais ver as montanhas do alto e fazendo a experiência da gôndola você não vai precisar fazer esforço físico para contemplar as belezas naturais do Banff National Park.
Para ver mais detalhes do passeio, saber quanto custa de acordo com o dia que você vai visitar (a partir de 71 CAD) e reservar, clica aqui.
Lago Moraine | Banff National Park
O Lago Moraine é outro lago muito famoso de Banff Alberta, que pode ser facilmente visitado no mesmo dia do Lake Louise.
É importante saber que a estrada que dá acesso ao lago está fechada para carros particulares. Então, você poderá chegar lá usando o shuttle (o que eu usei e falei ali em cima), o ROAM, bike ou excursão.
Icefields Parkway
A estrada mais linda do Canadá e uma das mais lindas do mundo!
Primeira coisa que você precisa saber é que a Icefields Parkway possui, aproximadamente, 230 km, sendo que começa nos arredores do Lake Louise e termina na cidade de Jasper. Se você jogar no Google Maps ele vai te dizer que você pode percorrer esse caminho em menos de 3 horas, se não tiver neve.
Porém, vai ser praticamente impossível você fazer isso se for sua primeira vez percorrendo a Icefields Parkway. Por que? Simples, porque a estrada é linda e você vai querer parar a cada 5 minutos pra poder admirar e tirar fotos =)
Então, aceita a Lidica e separe 1 dia inteiro para curtir essa estrada que corta o Banff National Park e o Jasper National Park!
Algumas sugestões de pontos estratégicos para parar e admirar as paisagens maravilhosas:
- Herbert Lake
- Bow Lake
- Peyto Lake
- Waterfowl Lake
- Mistaya Canyon
- The Weeping Wall Viewpoint
- Tangle Creek Falls (parada rápida, se estiver com tempo)
- Sunwapta Falls (se der tempo, pois tem uma caminhada de +- 1,3km)
- Valley of the 5 Lakes ( trilha fácil de 4,8km, no total – falarei mais sobre ela no post de Jasper)
Caso prefira fazer um tour guiado pela Icefields Parkway, confere esse passeio! Valores a partir de 165 CAD para excursão de dia inteiro.
Voltinha pelo centro de Banff
Não só de trilhas vive o viajante, certo? Depois de uma longa caminhada a gente precisa fazer o que? Continuar caminhando hahah mas agora a dica é caminhar no centrinho de Banff para ver o comércio e achar um bom lugar para comer e repor as energias!
Deixando claro que, todas as atrações que eu falei ali em cima são gratuitas, exceto o passeio de gôndola. Você vai gastar apenas com o deslocamento, acomodação, alimentação e a compra do passe. Caso queira outras atividades, seguem abaixo algumas opções pagas.
Outras sugestões de o que fazer em Banff no verão
Dependendo de quantos dias tiver em Banff você pode encaixar no seu roteiro de viagem do Banff National Park as seguintes experiências:
- Passeio de barco pelo Rio Minnewanka – é o maior lago do parque e o passeio tem duração de 1 hora, podendo ser facilmente combinado com outras experiências.
- Rafting pelo Rio Kananaskis – se você curtir esportes mais radicais, com certeza esse rafting vai te agradar! Pode separar 4 horas para curtir a atividade.
- Passeio guiado pelo Lake Louise, Lake Moraine e Johnston Canyon – se você estiver com tempo mais contado e preferir fazer um tour em grupo para conhecer 3 lindos destinos de Banff Alberta, esse tour é ideal pra você. Separe um dia inteiro e muita energia rs
- Passeio de helicóptero – queria muito ter feito, mas meu orçamento não permitiu. Com certeza uma experiência especial e maravilhosa, que pode ser feita durante todo o ano! Imagina, se já é lindo ver as montanhas do “chão”, deve ser incrível ver elas do alto!
- Tour no Athabasca Glacier e Columbia Icefield – outra experiência sensacional para colocar no roteiro de viagem Banff National Park/Jasper National Park, que pode ser feita durante todo o ano, é esse tour para ver de perto o glaciar! Se você quiser ir por conta própria e precisar somente do ingresso para viver a experiência, clica aqui.
Consultoria de viagem | roteiro Banff National Park
Se você precisar de uma ajudinha para planejar seu roteiro de viagem Banff National Park ou qualquer destino aqui no Canadá, eu posso te ajudar! Desde 2017 faço consultoria de viagens e roteiros personalizados e desde ano passado sou especialista nos países da América do Norte (Canadá, EUA e México).
Meu trabalho inclui:
- pesquisar as passagens aéreas;
- pesquisar as hospedagens de acordo com seu orçamento e melhor localização;
- comprar ingressos e passeios;
- te ajudar a trocar dinheiro (câmbio);
- montar seu roteiro dia a dia, com sugestões de o que fazer, onde comer e como se deslocar dentro das cidades.
Me manda uma mensagem no Whatsapp para saber mais detalhes e valores da consultoria!
Onde ficar hospedado em Banff
Quando eu estava pesquisando onde ficar e o que fazer em Banff percebi que a cidade era bem carinha no quesito hospedagem e alimentação, por isso decidi me hospedar em Canmore, que fica a 20 e poucos km de Banff e possui um custo x benefício melhor.
Em Canmore eu fiquei no Coast Canmore Hotel & Conference Centre, que é o melhor hotel da cidade! Eu fiquei apaixonada pela localização e estrutura do hotel, pois passei 2 dias incríveis lá! E digo isso não só pelo conforto do quarto, mas também pelas amenidades que o hotel oferece, como piscina coberta, hot tub e academia novinha e completa.
Meu quarto era super espaçoso e bem iluminado, sendo que tinha duas camas queen, smart TV, frigobar, uma mesa para refeição, ferro de passar com tábua, secador de cabelos, shampoo, condicionador, creme hidratante e sabonete liquido, ar condicionado, máquina de café com café da Starbucks e chá. Completíssimo!
Se você quiser ver mais fotos do Coast Canmore Hotel & Conference Centre, ver quanto custa (varia bastante de acordo com a época do ano, mas as diárias são a partir de 170 CAD, por casal) e fazer sua reserva, clica aqui.
Como fazer câmbio no Canadá
Agora que você já viu como o Banff National Park é lindo, vou te dizer como fazer o câmbio aqui, tá? Afinal, você vai precisar de dinheiro para turistar por Banff Alberta, já que não é uma cidade baratinha.
A moeda oficial do país é o dólar canadense (CAD). Ele vale menos que o dólar americano, mas bem mais que o real, infelizmente. E a melhor forma de fazer câmbio no Canadá é usando o cartão da Wise, pois não é vantajoso usar seu cartão de crédito por causa do IOF (imposto de 6,38% que incide sobre suas compras internacionais) e por causa da taxa de conversão, que é mais baixa.
Se você não conhece o cartão da Wise, seguem 5 coisas essenciais que você precisa saber:
- ele é GRATUITO e não tem anuidade;
- permite compras no débito, sem a incidência de taxa;
- IOF de 1,1% na hora de converter real para qualquer moeda estrangeira (o cartão de crédito cobra 6,38% de IOF);
- conversão melhor do que as das casas de câmbio, ou seja, seu real vale mais na troca;
- permite 2 saques gratuitos de até R$1.400 por mês, porém alguns bancos cobram uma taxa de saque. É preciso verificar se o banco que você vai sacar cobra taxa e quanto é, pois ela varia de banco para banco. Já achei bancos que não cobram nada.
Esse é o link para você fazer seu cadastro e pedir o cartão: https://wise.prf.hn/l/wzGkPMa
Vídeo sobre o Banff National Park
Neste vídeo te mostro como é a trilha do Little Beehive e Lago Agnes, o Lake Louise, o centro de Banff e compartilho várias dicas para você planejar sua viagem para Banff, Alberta.
Outros posts sobre o Canadá que vão te ajudar:
–Montanhas Rochosas do Canadá: leia antes de viajar!
–O que fazer em Vancouver, Canadá: 12 sugestões incríveis!
Prontinho! Agora você já sabe o que fazer no Banff National Park Alberta Canadá! Pode colocar ele no seu roteiro de viagem sem medo de ser feliz, você vai amar esse pedacinho do paraíso! Se ainda tiver dúvidas, deixa ali embaixo nos comentários e dá uma conferida nos vídeos lá do Canal do YouTube sobre o Canadá!
Beijos e até mais!
Nasci e cresci no interior de Minas Gerais, sou advogada de formação e consultora de viagens de profissão. Tenho 33 anos e desde sempre sonho em viajar o mundo. Já visitei 37 países (alguns mais de uma vez), tendo morado em 4 deles. Em 2016 criei o blog Partiu Viajar para ajudar e inspirar mais pessoas a viajar.