Dicas para mochileiros: transporte de trem e ônibus pela Europa

Compartilhe este post

O post de hoje é uma continuação da série “Dicas para mochileiros” e tem como objetivo informar sobre deslocamentos de trem e ônibus pela Europa. Vou citar algumas das empresas mais comuns e também dar dicas para você economizar ao máximo com esse tipo de transporte!

Viajando de trem na Europa. Foto: http://www.brasilvip.net/
Viajando de trem na Europa. Foto: http://www.brasilvip.net/

# 3 motivos para se deslocar dentro da Europa de trem/ônibus ao invés de avião

1- Bagagem – você não precisa pagar para “despachar” sua bagagem e a franquia inclusa no valor da passagem é maior. Se você viajar de avião e sua bagagem ultrapassar o peso/tamanho (média de 8 kg) permitido pelas companhias low cost, você terá que pagar uma taxa extra para poder despachá-la, nesse caso o valor da sua passagem praticamente dobra.

2- Aeroportos ficam localizados longe do centro da cidade – apesar de se chegar mais rápido indo de avião, esse tipo de transporte exige muito tempo de espera e de deslocamento. Os aeroportos distam, em média, 50 minutos de transporte do centro da cidade, além disso o viajante precisa embarcar com pelo menos 45 minutos de antecedência. Já as estações de trem e rodoviárias costumam estar localizadas no centro das cidades, além de não ser necessário chegar com tanta antecedência (10 minutos é o suficiente).

3- Preço – esse é um motivo que dependendo da sua situação pode variar. Como assim? Vou explicar:
Hoje com as companhias aéreas low cost o preço das passagens está bastante acessível, mas não é sempre, depende muito da rota e se você tem bagagem para despachar ou não. Se você for viajar com uma bagagem pequena, de até 8kg, vale a pena pesquisar por passagens aéreas também. Fizemos dois posts sobre passagens aéreas, se você não leu é só clicar aqui.

Escrevi um ebook “Passo a Passo para planejar seu mochilão pela Europa” no qual ensino como fiz para conhecer tantos países gastando tão pouco. São 98 páginas nas quais conto como faço para juntar dinheiro, como economizar com hospedagem / transporte, como montar roteiros e tudo mais que você precisa saber para viajar pra Europa de forma econômica e independente. Mais detalhes – https://partiuviajar.blog.br/ebook/

# Viajando de ônibus

Ao planejar uma viagem pela Europa, muita gente pensa que a melhor forma de deslocamento dentro do continente é através do trem, o que eu discordo, pois já viajei de ônibus e de trem e as duas experiências foram similares, porém de ônibus gastei menos. A cia de ônibus que usei foi a Alsa, viajei de Irun (cidadezinha no interior da Espanha) até Madrid em um ônibus noturno e foi como viajar de Viação Cometa ou Útil aqui no Brasil. Os ônibus são mais baratos que os trens, mas nem por isso menos confortáveis. Eu recomendo!

Assim, se o seu objetivo é economizar (na maioria das vezes são mais baratas) ou se vai comprar as passagens de última hora (preço não varia igual trem ou avião) o transporte de ônibus é o mais indicado pra você!

– Principais empresas de ônibus

Eurolines (http://www.eurolines.com/en/) – é uma das mais famosas da Europa, possui muitas opções de rotas (Portugal, Espanha, Itália, França, Croácia, Bélgica, Alemanha e etc) e preços bastante atrativos. Para escrever o post fiz uma busca para passar alguns exemplos pra vocês, como: Budapeste-Praga = 21 euros.

Ônibus da Flix Bus. Foto: https://www.busbud.com
Ônibus da Flix Bus. Foto: https://www.busbud.com

Flix Bus (https://www.flixbus.com/) – empresa alemã, foi fundada em 2011. Possui rotas para vários países, como: França, Itália, Alemanha, Polônia, Austria, República Tcheca e Hungria. Como exemplo, posso citar: Bruxelas-Amsterdã = 11 euros ou Florença-Bologna = 5 euros.

Eu viajei por ela várias vezes, viagens curtas e viagens longas de até 12 horas. Só uma vez a internet não funcionou e só uma vez teve atraso. Eu recomendo.

Alsa (https://www.alsa.es/ )- empresa espanhola, como eu citei ali em cima, já viajei com a empresa e achei bem tranquilo. Possui rotas dentro da Espanha, Portugal, Marrocos, França, Suíça e alguns outros. Uma viagem de Madrid para Barcelona pela tarifa mais barata sai por 16,25 euros (segundo busca realizada em janeiro/2017).

Interior do ônibus da cia ALSA (categoria supra). Foto: http://www.passaportebcn.com/
Interior do ônibus da cia ALSA (categoria supra). Foto: http://www.passaportebcn.com/

# Viajando de trem

Viajar de trem pela Europa é uma experiência bem legal e super europeia, visto que a maioria dos europeus preferem se deslocar de trem! Eu viajei por algumas cias, como a alemã Deutsche Bahn (https://www.bahn.com/en/view/index.shtml ) e a austríaca OBB (https://www.oebb.at/en ), recomendo as duas.

As vantagens de viajar de trem são: poder ver paisagens magníficas, visto que muitos deles passam pelo interior e a economia de tempo, visto que não pegam trânsito e não é preciso chegar horas antes para fazer check in.

Os trens possuem um lugar no início do vagão para os passageiros colocarem as bagagens. Entre assim que o trem chegar para colocar sua bagagem em um bom lugar, pois o espaço é pequeno.

Interior de um trem europeu. Foto: http://www.viajenaviagem.com/
Interior de um trem europeu. Foto: http://www.viajenaviagem.com/

Possuem também um vagão restaurante, onde os passageiros podem comprar um lanchinho enquanto desfrutam da viagem.

Vagão restaurante. Foto: https://manhadealemanha.wordpress.com
Vagão restaurante. Foto: https://manhadealemanha.wordpress.com

Alguns possuem cabines fechadas, outros são igual ônibus (com fileiras de poltronas) . Quando fui de Praga para Berlim peguei um desses com cabines e não tinha assento reservado, aí fiquei meio sem saber em qual cabine entrar, mas não se preocupe, pode entrar em qualquer uma.

– Principais empresas de trem

Deustche Bahn – principal empresa alemã, possui muitas rotas indo e partindo da Alemanha. O site é https://www.bahn.com/en/view/index.shtml .

Renfe – é uma empresa espanhola. Segue o site:  http://www.renfe.com/

Trenitalia – empresa italiana, cujo site é o http://www.trenitalia.com/ .

Voyages SNCF – empresa francesa. Segue o site: https://en.voyages-sncf.com/en/?redirect=yes .

National Rail – empresa do Reino Unido, cujo site é o http://www.nationalrail.co.uk/ .

RailEurope (http://www.raileurope.com.br/ ) – é uma empresa bastante conhecida aqui no Brasil, porém tem preços bastante salgados. Sempre pesquiso no site dela e sempre os valores estão bem acima das outras empresas.

# Dicas de transporte de trem e ônibus pela Europa

1) Tem um site muito bom que eu uso para pesquisar a melhor forma de deslocamento, é o http://www.goeuro.com/ . Ele te dá opções de trem, ônibus, avião e carro. Fala os preços, horários e tempo do percurso. Eu gosto bastante e recomendo!

2) Se for viajar de trem, eles te dão a opção de comprar ou não uma reserva de assento, que te garante uma poltrona marcada dentro do trem. Eu, particularmente, acho um dinheiro jogado fora, pois sempre vai ter vaga para todo mundo e o máximo que vai acontecer é você assentar no lugar de alguém e ter que sair quando o “dono” da poltrona chegar.

3) Leve sempre um lanchinho. Nas viagens de ônibus eles fazem paradas iguais aqui no Brasil, porém as coisas sempre são mais caras nas paradas, né?! Nas de trem existe um vagão restaurante, as opções são boas, mas os preços são inflacionados. Assim, o melhor para economizar é levar um lanchinho na mochila.

Espero que o post tenha ajudado a esclarecer as dúvidas de vocês. Ahh e pra quem ainda não sabe, estamos com um Canal no YouTube (em breve vou fazer alguns vídeos mostrando algumas viagens de ônibus e trem pela Europa), se inscreve lá pra não perder as novidades e ajudar o Canal a crescer!

Se tiver alguma pergunta ou sugestão de assunto para os próximos posts é só deixar um comentário aqui embaixo.

Até o próximo post!


Compartilhe este post

1 comentário em “Dicas para mochileiros: transporte de trem e ônibus pela Europa”

Deixe um comentário