O que fazer em Medellín: roteiro para 1, 2 ou 3 dias!

Compartilhe este post

Você sabia que Medellin é a segunda maior cidade da Colômbia? Geralmente, eu prefiro visitar cidades menores, mas nessa minha primeira ida a Colômbia decidi inclui-la no meu roteiro, assim como Bogotá. Por isso, nas próximas linhas vou te contar o que fazer em Medellin e onde ficar, bem como dar dicas de o que NÃO fazer! Partiu?

A cidade é muito ligada a história de Pablo Escobar, o famoso narcotraficante, inclusive tem vários tours ligados a ele, mas eu não fiz nenhum deles. Apesar de Medellin, Colombia, ser conhecida por isso, os moradores da cidade não gostam e preferem mostrar outros tipos de turismo e foi por esse motivo que eu decidi não fazer nenhum tour. Mas, se você quiser fazer, eu recomendo dar uma conferida neste.

Metro cable em Medellin.
Passeando de Metro cable em Medellin.

Onde fica Medellin, Colombia

Só para você se localizar aí, Medellin fica situada na província de Antioquia. Está localizada a uns 400km de Bogotá (rumo ao norte) e a 640km de Cartagena (rumo ao sul). Eu estava em Cartagena e peguei um ônibus noturno para Medellin, sendo que a viagem dura em torno de 12 horas.

É claro que, se você preferir voar há essa opção também, sendo que tem voos diretos da capital pra lá, de Cartagena e de San Andres também. Tudo vai depender do seu estilo de viagem e dos seus planos.

O que fazer em Medellin | 5 Programas imperdíveis

Assim como a capital, Medellin é uma cidade enorme e tem muitas coisas para fazer por lá, principalmente na cena cultural e gastronômica, mas aqui o objetivo é te contar o que fazer em Medellin em 1, 2 ou 3 dias, por isso decidi te contar os 5 programas que eu achei mais bacanas!

Plaza Botero, Medellin, Colombia.
Plaza Botero, Medellin, Colombia.

Plaza Botero

Aquele programa totalmente gratuito e imperdível que precisa estar no seu roteiro de o que fazer em Medellin.

A praça fica situada no centro da cidade e tem vááárias esculturas de Fernando Botero. Achei elas lindas e muito interessantes!

Nos arredores da Plaza Botero tem alguns outros pontos turísticos que você conhecer, como a Plaza Bolivar e a Catedral Metropolitana de Medellin. Contudo, eu achei esses dois lugares um pouco “feios”. Tem muitos moradores em situação de rua por ali, muitos usuários de drogas, prostituição, não achei a vibe boa.

Sei que faz parte da realidade dos grandes centros, mas não acho que são lugares imperdíveis, por isso fica o alerta. Caso queira pular, você não vai perder muita coisa.

Plaza Botero, Medellin, Colombia.
Um dos meus cantinhos favoritos em Medellin.

MetroCable

Esse e a Plaza Botero foram os dois programas que eu mais curti fazer em Medellin!

São 6 linhas de metrocable, sendo que elas não foram criadas para fins turísticos, mas sim para facilitar o deslocamento da população que vive no alto das comunidades. Achei muito interessante o funcionamento e muito eficiente.

Metrocable, Medellin.
Metrocable para o Parque Arvi.

A única linha que é turística mesmo e por isso mais cara, foi a que eu peguei para ir no Parque Arví, visto que o propósito dela é chegar no parque.

Observe que ao longo do trajeto, que dura aproximadamente 30 minutos, a paisagem muda. Enquanto no início você vê aquele mar de casas, a partir de um certo tempo você vai achar que está no interior, por causa das árvores e plantações.

Parque Arví | o que fazer em Medellin

O Parque possui atividades gratuitas e pagas. Como eu tinha pouco tempo, optei por explorar a parte gratuita. Se você puder, explore as trilhas pagas também, pois vale a pena!

Parque Arvi, Medelllin, Colombia.
Parque Arvi, Medelllin, Colombia.

Parque Explora

Outro programa super interessante para você colocar na sua lista de o que fazer em Medellín é conhecer o Parque Explora + Jardim Botânico + Parque de Los Deseos. Dessas 3 sugestões, apenas a primeira é paga, ok? Ah, elas ficam próximas uma das outras, tipo do lado praticamente…

É voltado para o conhecimento científico e tecnológico, como um museu de ciências, sendo que possui umas 300 experiências interativas. Ele funciona de terça a sexta, das 08:30 às 17:30 e aos finais de semana das 10h às 18:30. Às segundas não abre.

O ingresso custa a partir de 42.000 COP (+- R$52), sendo que eles possuem um ingresso familiar que sai mais em conta (4 pessoas por 150.000 COP).

Jardim Botânico de Medellin.
Jardim Botânico | o que fazer em Medellin

Noite no El Poblado

A noite em El Poblado é super movimentada! São várias ruas com restaurantes, bar e boates. Tem pra todo tipo de gosto! Se quiser comer uma coisa rápida e mais barata, tem as arepas com limonada de coco. Se quiser jantar, tem muitas opções.

Não se esqueça de dar uma voltinha pelas ruas do bairro para ver todo agito de Medellin Colombia.

Comuna 13

Então, a Comuna 13 não entrou na minha “lista” oficial de o que fazer em Medellin pois eu não consegui ir lá conhecê-la, mas fica aqui como menção, já que eu li muitas coisas positivas a respeito desse passeio.

Se você quiser visitar a Comuna 13 vá com algum tour para conhecer a história do local. Eu te indico esse da Civitatis, que é gratuito e no final você dá uma gorjeta para o guia. Acho eles muito interessantes, pois como é o sistema de gorjeta o guia se esforça para entregar um serviço bom e você paga o que pode. Para ver mais detalhes e garantir seu lugar, clica aqui.

Plaza Bolivar em Medellin.
Plaza Bolivar em Medellin.

Consultoria de viagem para Colômbia

Se você precisar de ajuda para montar um roteiro pela Colômbia, saiba que eu posso cuidar de tudo para você! Desde te auxiliar quais os melhores destinos, quantos dias ficar em cada cidade, passagem aérea, deslocamentos internos, acomodações, passeios, câmbio, documentos obrigatórios para entrar no país e por aí vai!

A consultoria é para quem deseja viajar sem passar perrengues, sem extrapolar o orçamento e aproveitar o melhor do destino.

Me manda uma mensagem no Whatsapp para conversarmos mais a respeito!

Outros tours gratuitos em Medellin, Colombia

  • Free tour gastronômico por Medellín

“Frutas tropicais, buñuelos, deliciosas empanadas, arepas e café colombiano são alguns dos produtos que você poderá degustar neste free tour gastronômico por Medellín.”

O tour pode ser feito em inglês ou espanhol. Para ver mais detalhes e fazer sua reserva, clica aqui.

  • Free tour por Medellin

Esse é aquele tour histórico que eu sempre gosto de fazer quando chego em uma cidade nova. Ele passa pela Plaza Botero e Parque de Las Luces, dentre outros lugares. Ah, é em espanhol!

Para ver mais detalhes e fazer sua reserva, clica aqui.

Onde ficar em Medellin, Colombia

Quando estou pesquisando onde ficar sempre dou prioridade para lugares bem localizados. No caso de Medellin, escolhi ficar no bairro El Poblado, por ter várias opções de restaurantes e vida noturna agitada.

Passei 3 noites no hostel Malaika Provenza e adorei! O hostel tem quartos privados e dormitórios compartilhados. Eu fiquei em um privativo, esse da foto aí debaixo.

Onde ficar em Medellin, Colombia.
Onde ficar em Medellin, Colombia.

Como vocês podem ver o quarto é super espaçoso, tinha TV, guarda roupas, ventilador, a cama muito confortável e o banheiro espaçoso também.

Além dos quartos, o hostel possui duas cozinhas compartilhadas, salas de convivência e um terraço super gostosinho!

Onde ficar em Medellin, Colombia.
Cozinha compartilhada.

Dá uma conferida no instagram deles e faça sua reserva por este link aqui.

Bate voltas saindo de Medellin Colombia

  • Guatapé e El Peñol

O mais famoso deles é para conhecer Guatapé e a pedra El Peñol. Vou deixar aqui um link de uma excursão de dia inteiro para conhecer essas atrações e ainda fazer um passeio de barco.

  • Tour do café por Antioquia

Outro bate volta interessante é para conhecer mais sobre a cultura do café colombiano. Esse tour é para  percorrer os cafezais de Antioquia e visitar alguns povoados, como Hispania, Andes e Jardín.

Como fazer o câmbio na Colômbia

Ah, sobre a questão do câmbio, eu usei o cartão da Wise e não tive problemas, foi a opção com o melhor custo x benefício que encontrei. Utilizei o cartão tanto na função débito, quanto para sacar dinheiro e foi muito tranquilo. Por isso, essa é a minha recomendação!

Se você ainda não tiver o cartão, aconselho fazer o quanto antes, pois ele demora alguns dias para chegar. Ahh, ele é gratuito e não tem anuidade. Sendo que pode ser usado na função débito, sem nenhuma taxa e dependendo do banco pode ser cobrada uma taxa de saque (na Colômbia achei um banco que não cobrava taxas). Esse é o link para você fazer seu cadastro e pedir o cartão: https://wise.prf.hn/l/wzGkPMa

Onde ficar em Medellin, Colombia.
Meu quarto no Malaika Hostel | Onde ficar em Medellin, Colombia.

Outros posts sobre a Colômbia:
– O que fazer em Bogotá: 12 atrações imperdíveis [roteiro 2 dias]
O que fazer em Cartagena: acertos e roubadas + Isla del Rosario

Por hoje é isso! Espero que tenha gostado das minhas dicas de o que fazer em Medellin e que separe entre 2 a 3 dias para ficar na cidade! Se ainda estiver com dúvidas, deixa sua pergunta ali embaixo nos comentários, responderei o mais rápido possível. Ahh, e não esquece de conferir meu Instagram para acompanhar minhas viagens!

Até mais!


Compartilhe este post

Deixe um comentário