A capital do Uruguai é limpa, muito arborizada, tranquila e super acessível aos brasileiros, pois não precisamos de passaporte nem visto para entrar no país, sabia? Estive recentemente lá e me surpreendi! Por isso, nas próximas linhas vou te dar sugestões de o que fazer em Montevidéu em 2 dias para você aproveitar tanto quanto eu!
Interessante destacar que, Montevidéu é a cidade latino-americana com melhor qualidade de vida, segundo o ranking da International Mercer of Human Resources. Eu fiquei surpresa com essa informação, mas estando lá achei que a cidade merece o “título”.
As dicas do post podem ser facilmente encaixadas em um roteiro de final de semana e combinadas com uma visita a outras cidades uruguaias ou, até mesmo, argentinas. Inclusive, muitos viajantes costumam combinar a viagem à Montevidéu com Buenos Aires. Se esse for o seu caso, dê uma olhada nos nossos posts sobre a Argentina.
Como chegar a Montevidéu
- Avião
Eu cheguei na cidade de avião pelo Aeroporto Internacional de Carrasco. Saí de Belo Horizonte, fiz duas escalas (Campinas e Porto Alegre) e cheguei lá voando pela cia Azul. Inclusive, comprei a passagem usando milhas =)
Para ir do aeroporto até o centro e demais bairros você poderá escolher entre pegar um ônibus municipal (que é a opção mais econômica, porém é necessário que você tenha pesos para pagar a passagem), táxi/Uber ou van compartilhada.
Eu fui de ônibus e paguei 84 pesos uruguaios, que em reais deu 11,25. O ponto do ônibus fica logo do lado de fora do aeroporto, basta sair e atravessar a rua. Para saber qual ônibus pegar basta fazer a rota no Google Maps.
Se precisar trocar dinheiro ou sacar, é possível fazer isso no próprio aeroporto. Contudo, é preciso ver qual a forma mais vantajosa, pois no aeroporto as taxas não são as melhores.
- Ônibus
É comum chegar em Montevidéu de ônibus vindo do Brasil ou de Colônia Del Sacramento. Algumas pessoas fazem a ordem contrária a que eu fiz, chegam via aérea pela Argentina, atravessam de Balsa para Colonia e depois via ônibus para Montevidéu.
O que fazer em Montevidéu em 2 dias
Abaixo vou listar alguns pontos que podem ser feitos com tranquilidade em 2 dias na capital uruguaia. Se você tiver um dia a mais, sugiro um bate e volta até Punta Del Este.
Praça da Independência
É a praça mais importante de Montevidéu. Parada obrigatória! Ali nos arredores estão o Teatro Solís, o Palácio Salvo e Porta da Cidadela.
Embaixo da praça tem o Mausoléu do General Artigas, que você pode visitar de forma gratuita. Não é super interessante, mas se tiver um tempinho vale dar uma passadinha.
Palácio Salvo
Outro ponto turístico que precisa estar na sua lista de o que fazer em Montevidéu em 2 dias é uma visitinha ao Palácio Salvo.
Ele foi projetado pelo arquiteto Mario Palanti, que é o mesmo que desenhou o Edifício Barollo em Buenos Aires. Ele inaugurado em 1928, sendo um dos edifícios mais altos da América Latina. Está localizado na Praça da Independência e é um ponto turístico muito procurado pelos viajantes por causa da sua bela arquitetura.
Teatro Solis
O Teatro foi inaugurado em 1856, localiza-se próximo a Praça da Independência.
Possui uma visita guiada ao seu interior, que custa 150 pesos (pagamento apenas no dinheiro), sendo que as quartas a entrada é gratuita. Ela dura cerca de 45 minutos. Mais informações no site oficial.
Puerta de La Ciudadela
Outra atração que você precisa incluir na lista de “o que fazer em Montevidéu em 2 dias” é a Puerta de La Ciudadela. Na verdade, ela é a parte do que restou da muralha que protegia a cidade, mas já passou por mudanças e restaurações, não sendo a original.
Ela fica próxima à Praça da Independência e é um local que rende belas fotos!
Tour guiado de carro
Quem preferir fazer um tour guiado, a Civitatis oferece um city tour de carro pelos principais pontos, como Cidade Velha, Mercado do Porto e Estado Centenário. Ele dura 3 horas e 30 minutos e é realizado em português.
Para ver mais detalhes e fazer sua reserva, clique aqui.
Walking tour gratuito | o que fazer em Montevidéu em 2 dias
Se o orçamento estiver um pouco mais enxuto, você pode fazer o tour a pé e gratuito pelo centro e Cidade Velha. Esse tour é ótimo para quem quer saber um pouco mais da história da cidade, mas sem gastar dinheiro. No final, você dá ao guia um valor que achar justo, sendo que pode ser qualquer valor.
O tour tem duração de 2 horas e é realizado em português.
Para ver mais detalhes e realizar a reserva, clique aqui.
Catedral Metropolitana
É a igreja mais importante da cidade. Fica em frente à Praça Constituícion e a entrada é gratuita. A praça é lindinha também, possui vários bancos, árvores e wi-fi liberado.
Mercado do Porto
Nele os turistas vão encontrar comidas locais e muita cultura. Aconselho visitar perto do horário do almoço, assim é possível provar várias delícias regionais enquanto conhece o lugar.
Eu não fui com o objetivo de comer, mas sim conhecer. Assim, não fiquei muito tempo, apenas dei uma voltinha rápida. Se quiser comer a famosa parrillada, sugiro separar umas 2 a 3 horas.
Avenida 18 de julio
Após conhecer a Praça Independência caminhe um pouco pela avenida e observe os edifícios antigos. Ali você vai encontrar várias casas de câmbio, uma fonte com cadeados e até um cassino.
Letreiro de Montevidéu
Fica localizado na Praia de Pocitos, bem pertinho da rambla. Antes de caminhar ou pedalar pela orla, passa lá pra tirar uma fotinho.
Parque Rodó
Eu simplesmente AMEI o parque. É uma ótima opção para um passeio de domingo, possui vários monumentos, um lago e algumas fontes. Fica localizado no bairro de Punta Carretas, próximo ao centro.
O hostel que eu fiquei fica pertinho do parque e pude ir lá em um dia que era feriado, tinha muitos locais reunidos lá curtindo o dia. Um clima super gostoso!
Bodega Família Dardanelli
Pesquisando sobre vinícolas que ficam perto de Montevideo descobri a Bodega da Familia Dardanelli, que está localizada a apenas 18km da Ciudad Vieja. Ela é facilmente acessível tanto de carro quanto de ônibus. Eu peguei o ônibus 150 para chegar lá e foi bem tranquilo.
O caminho até a bodega é lindo, uma parte mais rural. Cheguei por volta das 14h e logo começamos a aprender e conhecer um pouco mais do processo do vinho. Percorremos diversas áreas, desde onde é feita a moenda até onde são embaladas e etiquetadas. Muito interessante!
Depois fui para a melhor parte: conhecer os rótulos da Familia Dardanelli. Adorei o Sauvignon Blanc da Reserva Familiar. Muito leve e com um aroma delicioso!
A bodega foi fundada em 1949 pelos irmãos Dardanelli e até hoje é uma empresa com base familiar. No início o foco eram os vinhos de mesa, mas hoje produzem vinhos finos, espumantes e suco de uva.
Os vinhos feitos com a uva Tannat representam o Uruguai ao redor do mundo e, por isso, a bodega investe nesta variedade de vinho, que pode ser encontrada em todas as suas linhas, tendo cada uma a sua expressão. Ah, todas as uvas são provenientes da conhecida região de Las Violetas, Canelones, uma das maiores regiões do Uruguai.
É possível fazer uma visita guiada com degustação, como eu fiz, mas é necessário agendar antes. Entre em contato através do email contacto@familiadardanelli.com.uy , do telefone +598 2222 0000 ou do perfil do Instagram @dardanelliwines
Ah, se quiser, pode reservar pelo site da Civitatis também, basta acessar este link.
Pôr do sol na Playa Ramirez
Esse programa não pode ficar de fora da sua lista de o que fazer em Montevideú. A praia fica ali nos arredores do Parque Rodó e pode ser facilmente combinada com o dia que você for conhecer as ramblas de Pocitos e Punta Carretas.
Estádio Centenário e Museu do Futebol
O estádio foi inaugurado em 1930 para sediar a 1ª copa do mundo de futebol. O Museu fica nas dependências do estádio e funciona de segunda a sexta, das 10h às 17h. Esse passeio é muito interessante para quem é fã de futebol. Mais detalhes no site oficial.
Consultoria personalizada de viagem
Uruguai é um país cheio de belezas, muitas vezes as pessoas colocam só Montevidéu no roteiro e não aproveitam o melhor do país. Eu sei que é difícil pesquisar e encaixar todos as atrações no roteiro, mas com a consultoria eu posso fazer isso por você.
Além do roteiro personalizado eu pesquiso a passagem, os hotéis, restaurantes… enfim, monto uma viagem incrível de acordo com seu perfil de viajante, de forma independente e sem estourar seu orçamento!
Me manda uma mensagem no Whatsapp para conversarmos mais a respeito!
Vídeos sobre o Uruguai
No meu Canal do YouTube tem alguns vídeos para te ajudar a planejar sua viagem para o Uruguai. Dá uma conferida neles também e aproveita e já se INSCREVE lá, pois estou publicando vários vídeos da minha trip pela América do Sul!
Onde ficar em Montevidéu
Agora que você já sabe o que fazer em Montevidéu em 2 dias, precisa saber onde ficar na cidade, certo?! Ela é uma grande capital, sendo dividida em vários bairros. Alguns tem uma estrutura melhor para receber os turistas, como Pocitos, Ciudad Vieja, Punta Carretas, Centro e Carrasco. Eu fiquei hospedada em um hostel perto do Parque Rodó e achei uma ótima localização, tenho em vista o preço que paguei.
Seguem algumas sugestões de onde ficar em Montevidéu com bom custo x benefício e algumas mais requintadas:
Durante minhas pesquisas de onde ficar em Montevidéu achei ele e gostei por causa do preço mais em conta e da boa localização. Ele é bem simples, mas atendeu minhas necessidades. Ah, tem um pequeno café da manhã incluso (leite, café, pão de forma, manteiga, doce de leite e cream cheese).
Se quiser ver fotos e valores, clica aqui.
Agora, se você estiver procurando uma opção 5 estrelas de onde ficar em Montevidéu minha indicação é o Hotel Costanero MGallery. Ele é um espetáculo e tem uma vista incrível!
O hotel fica localizado em frente a praia de Pocitos, possui bar com vista para o mar, piscina, academia e estacionamento privativo. Seus quartos são espaçosos e muito bem iluminados, sendo que estão equipados com ar condicionado, TV e frigobar!
Para ver valores, disponibilidade de datas e outras fotos, clique aqui.
Já, seguindo a linha do custo x benefício, temos o Ibis, que é conhecido por nós brasileiros. Uma boa opção para quem deseja privacidade, mas não quer pagar muito.
Para ver valores e fotos, clique aqui.
Não sei se você sabe, mas ao reservar usando os links aqui do post, o Booking me paga uma pequena comissão, que eu uso para manter o blog online, e você não paga nada a mais por isso. É uma forma de contribuir com o Blog sem gastar dinheiro! Legal, né?!
- Pocitos Plaza Hotel
Para quem deseja ficar perto da praia, mas não quer pagar muito. Ele fica localizado pertinho da rambla, sendo que possui bar, academia e café da manhã incluso na diária. Veja as fotos e preços acessando este link.
Para fechar as indicações de onde ficar em Montevidéu, a acomodação que tem a melhor localização do centro da cidade! Ele fica em frente a Plaza Independencia, que é a mais importante da capital uruguaia, sendo que está coladinho com o Palácio Salvo, Puerta da Cidadela e Teatro Solís.
Se tiver com o orçamento mais tranquilo ou for comemorar uma data especial, vale o investimento! Para ver fotos e valores, acesse este link.
Chip de internet no Uruguai
Eu usei o chip Mundi da America Chip e funcionou muito bem. As vantagens desse chip são internet ilimitada em mais de 200 países, sendo que ela tem alta velocidade e redes sociais ilimitadas também (Instagram, Facebook, Twiter, YouTube).
Se você quiser já chegar no Uruguai com internet pode comprar o chip online e eles entregam na sua casa no Brasil. Para ver mais detalhes, clique aqui.
Leia também:
– Viajar para o Uruguai: câmbio, visto, cidades [Guia prático]
– Worldpackers: vale a pena? Como conseguir a 1ª vaga? [GUIA]
Prontinho, agora você já sabe o que fazer em Montevidéu em 2 dias! É claro que a cidade possui muito mais coisas para fazer, mas essas são as essenciais para uma primeira viagem. Ah, se você tiver mais dias pode incluir um bate volta até Punta Del Este. Qualquer dúvida é só deixar um comentário aí embaixo.
Beijos e até mais!
Nasci e cresci no interior de Minas Gerais, sou advogada de formação e consultora de viagens de profissão. Tenho 33 anos e desde sempre sonho em viajar o mundo. Já visitei 37 países (alguns mais de uma vez), tendo morado em 4 deles. Em 2016 criei o blog Partiu Viajar para ajudar e inspirar mais pessoas a viajar.