Ei gente, tudo bem? No post de hoje vou contar para vocês o que fazer em Siena em 1 dia através de um bate e volta que eu fiz a partir de Florença. Um dia inteiro é o suficiente para conhecer as principais atrações sem pressa. Se seu orçamento estiver maior, sugiro passar uma noite lá para aproveitar mais. Como esse não era meu caso, fui de manhã e voltei no final do dia com um gostinho de quero mais!
Siena fica situada na famosa região da Toscana, na Itália e, segundo a UNESCO, é Patrimônio da Humanidade. Não quero criar polêmica, massss eu gostei mais de Siena do que de Florença hehe.
# Como chegar a Siena
Como eu disse ali em cima, estava hospedada em Florença e de lá existem várias formas de se chegar até Siena, como ônibus, trem, carro e até mesmo bike.
Eu fui de ônibus e acho que é uma maneira muito fácil e tranquila. No dia anterior fui até o terminal rodoviário (Autostazione) que fica ao lado da estação ferroviária Santa Maria Novella e comprei minha passagem, que custou 7,80 euros cada trecho. Os ônibus saem a cada 30 minutos mais ou menos e não é necessário escolher com antecedência o horário (nem comprar ). É só chegar lá na rodoviária e pegar o próximo ônibus.
No dia, cheguei e já fui direto pro ônibus. O bilhete pode ser validado na estação ou dentro do ônibus. Não se esqueçam de validá-lo. A viagem durou cerca de 1 hora e 30 minutos, muito tranquila. Chegando na cidade o ônibus para na Piazza Antonio Gramsci, que é uma espécie de estação. De lá fui andando e seguindo o fluxo de pessoas, tem placas também indicando os principais pontos turísticos.
Se optar por ir de carro, a estrada é bem sinalizada e muito boa. No entanto, não é possível rodar de carro pelo centro histórico, assim você deverá deixar o mesmo em um estacionamento, o que não é nada ruim, pois o legal é andar pelas ruazinhas da cidade e observar a arquitetura medieval. Se eu estivesse com mais pessoas teria alugado um carro, com certeza.
# O que fazer em Siena em 1 dia – Bate e volta a partir de Florença
Piazza Del Campo
É o coração da cidade! Lá estão a Fonte Gaia, a Torre Del Mangia e o Palazzo Publicco. Turistas e moradores sentam lá e ficam curtindo o dia. Quando eu fui estava um tempo lindooo e ensolarado. Sentei lá, fiquei observando e tirando fotos.
A praça é palco do famoso Palio de Siena, uma corrida de cavalos precedida de uma procissão. A festa acontece todo dia 2 de julho e 16 de agosto. Existem várias curiosidades sobre a praça. Por exemplo, os prédios ao redor não podiam ter varanda. Se você reparar no chão da praça, é possível ver 9 divisórias que dão uma forma de concha pra mesma. Essas “divisórias “ simbolizam os 9 governadores da cidade na época.
Fonte Gaia
A história da Fonte é bem interessante também. Ela veio trazer água para o centro da cidade após quase 10 anos de escavação para criar um aqueduto. A fonte que fica na Praça é uma cópia. A original fica no complexo Santa Maria Della Scala.
Torre Del Mangia
A Torre tem 87 metros de altura e para chegar no seu topo é preciso encarar mais de 400 degraus. Ao chegar no topo você será recompensado com uma vista panorâmica da cidade e arredores.
Reza a lenda que a Torre recebeu esse nome pois um de seus primeiros vigias costumava gastar grande parte do seu salário com comida, pois em italiano comer é mangiare.
Palazzo Pubblico
É um símbolo da independência da cidade e um exemplo importante da arquitetura gótica. Dentro dele está o Civic Museum.
Catedral de Siena
Eu fiquei encantada com a Catedral de Siena, belíssima! Não sou do tipo que fica pagando para entrar em tudo quanto é museu/igreja etc, mas nesta Catedral abri uma exceção pois havia lido relatos muito bons e não me arrependi.
Complexo Santa Maria Della Scala
É um complexo de museus e capelas. Seu acervo possui pedras preciosas, peças em ouro e prata, esculturas e utensílios domésticos. Eu consegui entrar em uma das capelas sem pagar, falei que gostaria de rezar e o rapaz deixou eu entrar. O ingresso custa 9 euros. Mais detalhes no site oficial.
Basílica San Francesco
É uma igreja bem mais simples, mas muito bonita. A entrada é gratuita.
# Ingressos e passes, qual a melhor opção?
Depende de quanto tempo e dinheiro você tem. Eu tinha muito tempo e pouco dinheiro, então optei por comprar o ingresso individual que dava direito a visitar a Catedral e a Biblioteca Piccolomini, que custou 4 euros.
OPA SI pass – este passe dá direito a visitar a Catedral, a Biblioteca, o Batistério de San Giovanni, a Cripta, o Museu dell’Opera e a fachada não acabada da nova catedral (onde você terá uma vista panorâmica da cidade). O passe é válido por 3 dias, a partir da data da compra. O valor do passe varia entre 9 e 13 euros, depende da época do ano.
OPA SI pass + Porta del Cielo – acesso a todos os lugares citados acima + a Porta del Cielo (Gate of Heaven), que consiste em um tour pelo telhado da Catedral.
Para mais informações visite o site: http://operaduomo.siena.it/en/visit/ .
Deu pra notar que Siena é uma cidade imperdível, né? Se você for conhecer a região da Toscana não deixe de conhecer essa cidade tão charmosa! Os pontos que citei são apenas alguns que você não pode deixar de conhecer, mas o legal mesmo é ir andando meio sem rumo pelo centro histórico e admirar a arquitetura.
Qualquer dúvida é só deixar um comentário aqui embaixo.
Até o próximo post!
Nasci e cresci no interior de Minas Gerais, sou advogada de formação e consultora de viagens de profissão. Tenho 33 anos e desde sempre sonho em viajar o mundo. Já visitei 37 países (alguns mais de uma vez), tendo morado em 4 deles. Em 2016 criei o blog Partiu Viajar para ajudar e inspirar mais pessoas a viajar.