Ei viajante! Os Lençóis Maranhenses são um pedaço do paraíso escondido no Maranhão e a Lagoa Azul é a mais bonita de todas (pelo menos das que eu conheci rs). É bem difícil escolher quais passeios fazer, né?! Neste post vou te contar tudo que você precisa saber para decidir se vai ou não fazer o passeio da Lagoa azul, o mais incrível dos Lençóis Maranhenses.
Se este é o primeiro post do Blog que você vai ler sugiro que você dê uma conferida no post “Lençóis Maranhenses: tudo que você precisa saber antes de ir”, no qual falo coisas mais gerais sobre os Lençóis e, também, no post “Quanto Custa Viajar para os Lençóis Maranhenses”.
O passeio para conhecer a Lagoa Azul está entre os mais tradicionais, seguido pelo passeio da Lagoa Bonita (vou falar sobre ele em outro post, fica de olho)!
# Passeio da lagoa azul: Minha experiência
Cheguei a Barreirinhas pouco antes da hora do almoço e já havia combinado com a Agência que queria fazer o passeio da Lagoa Azul na parte da tarde. Escolhi fazer à tarde pois me disseram que assistir o pôr do sol lá é demais.
Por volta das 13:30 a caminhonete passou na Pousada para nos buscar (eu e minha tia). Era uma caminhonete com assentos na carroceria. Após, passamos em mais duas pousadas para pegar o restante das pessoas que iriam fazer o passeio com a gente.
Antes de partir de verdade para o passeio o guia parou em um mercadinho no caminho para que pudéssemos comprar água, lanche, etc. Essa parada é comum, vi várias empresas fazendo o mesmo. É muito importante levar pelo menos 2 garrafinhas de água.
Obs: na nossa caminhonete tinha uma caixa de isopor e aí a gente colocou as garrafinhas de água lá pra conservar gelada.
O próximo passo era atravessar o Rio Preguiças. Tal travessia é feita de balsa. Chegamos e como era “horário de pico” tivemos que esperar uns 10 minutos até a próxima balsa.
Após atravessar o Rio, o caminho é todo de areia. É uma AVENTURA! O tanto que eu sacudi na carroceria da caminhonete, nuuuuh! Mas é legal, vai por mim! Haha. Demoramos uns 45 minutos para chegar à primeira lagoa. O caminho até lá já é um espetáculo, muito lindo!
A partir daquele ponto tivemos que caminhar, as caminhonetes não podem circular por lá, por motivo de preservação. Mais que justo, né?!
A primeira lagoa é a Lagoa do Toyoteiro. Ali da parte de cima da duna dá para fazer fotos maravilhosas! O guia nos deu uns 25 minutos para tirar fotos e nadar. Depois caminhamos mais um pouco até a Lagoa da Preguiça, na qual ficamos mais uns 30 minutos e, finalmente, fomos para a Lagoa Azul!
O pôr do sol foi simplesmente M A R A V I L H O S O !
# Dicas
- Leve água, filtro solar e não se esqueça de usá-los!
- Leve uma sacolinha para guardar seu lixo e lembre-se de levá-la de volta até a cidade para descartá-la.
- Leve um chapéu com cordinha, lá venta muito. Vi alguns bonés voando rs.
# Resumindo
- Passeio de meio dia, mais ou menos, 4 horas.
- Lagoa do Toyoteiro + Lagoa da Preguiça + Lagoa Azul
- Nível de dificuldade = médio.
- Valor: +- R$80
- Vale a pena? Sim, com certeza!
Ahhhh, para quem quiser viajar sem ter que preocupar com pesquisas e planejamento oferecemos um serviço de CONSULTORIA DE VIAGENS, no qual planejamos toda sua viagem. Isso mesmo, nós fazemos aquela parte chata da pesquisa de acomodação, roteiro dia a dia, melhores formas de deslocamento entre as cidades, etc. Dá uma olhada na nossa tabela de valores ou manda um mensagem pra saber mais detalhes!
Por hoje é isso! Se tiver alguma dúvida deixa um comentário aqui embaixo. Daqui uns dias vou postar sobre os passeios de Canto do Atins e da Lagoa Bonita, fica ligado! Pra não perder nossos posts… que tal colocar seu nome e email naquela caixinha ali em cima, no canto direito?! ?
Beijos e até mais!
Nasci e cresci no interior de Minas Gerais, sou advogada de formação e consultora de viagens de profissão. Tenho 33 anos e desde sempre sonho em viajar o mundo. Já visitei 37 países (alguns mais de uma vez), tendo morado em 4 deles. Em 2016 criei o blog Partiu Viajar para ajudar e inspirar mais pessoas a viajar.