Olá, tudo beleza? Na review de hoje vou contar como foi ficar hospedada no Hostel Celica, um dos melhores, se não o melhor hostel em Liubliana, a capital da Eslovênia. Se você perdeu os últimos posts, neles eu falei um pouquinho sobre o país de forma geral e no outro fiz um roteiro de 2 dias para curtir a capital (tal roteiro pode ser facilmente adaptado para um dia).
# Hostel Celica – Um charmoso hostel em Liubliana
Eu fiquei 4 noites em Liubliana, sendo duas quando vim da Itália e outras duas quando voltei de Bled. Tive a oportunidade de conhecer duas celas diferentes no Hostel. Você não leu errado, eu disse cela mesmo! rs
Na época da Guerra da Iugoslávia, o local, que hoje funciona como hostel, era uma prisão para presos políticos. A guerra acabou e em 2003 o hostel surgiu. Atualmente, eles mantêm duas celas originais (que não funcionam como quarto) e também um painel muito legal que conta a história da região do hostel.
# Localização
O Hostel Celica fica situado na região de Metelkova, que é uma área cheia de arte de rua e de galerias. Anos atrás o governo queria demolir tudo na região e construir prédios. Os jovens ocuparam o lugar e não deixaram o governo destruir tudo, no final eles fizeram um acordo e os jovens ficaram com metade do território. A vida noturna na região é bem agitada também.
Localização do Hostel em Liubliana
Da estação rodoviária e ferroviária (localizam se uma ao lado da outra) são 10 minutos a pé até o hostel. A 2 minutos a pé do hostel existe um Mercator (mercado comum no pais ), nele encontrei o básico (frutas, bebidas, pães, embutidos), é um mini mercado. Da Praça Presernov até o hostel são 15 minutos de caminhada.
Em momento algum precisei usar transporte público. Enfim, quanto ao quesito localização, o hostel está super bem localizado.
# Estrutura
O Hostel Celica possui quartos individuais, duplos e coletivos. Eu fiquei 2 noites em um quarto/cela individual e duas noites em um quarto/cela duplo. São 20 tipos diferentes de quartos/celas. Quando eu postei fotos das celas no Instagram do blog, algumas pessoas me perguntaram se não era claustrofóbico ficar em uma cela. Não é! Os quartos possuem janelas, é um quarto “comum” só que com duas portas, sendo uma delas de grade.
Eu achei sensacional a experiência. Sem contar que os quartos tem uma decoração artística, não são simplesmente um lugar pra você dormir. Além da pegada artística, o hostel tem uma pegada eco green também. Por todos os lados vemos plaquinhas de conscientização quanto à economia de água/energia, sobre a importância da separação do lixo, etc. “Think, act and share”.
Quanto aos banheiros, são coletivos. No meu andar tinha um masculino e um feminino. No feminino havia 3 chuveiros, 2 vasos e 4 pias com duas bancadas bem espaçosas.
# Áreas comuns
– Bar
Achei animado, música o tempo inteiro, vendem cerveja, chopp, alguns petiscos, hambúrguer, pizza, etc.
– Recepção
Na área da recepção tem várias informações sobre o país e sobre a cidade. Achei vários panfletos interessantes lá, vale a pena dar uma olhada. Lá é possível alugar uma bike para curtir a cidade.
– Sala de convivência
Fica em frente ao bar, tem vários sofazinhos para o pessoal sentar, conversar, beber ou jogar algum jogo.
– Lugagge room
Quando eu fui para Bled deixei minha mochila maior lá por 3 dias, não tranquei nada, nem cadeado ela tinha. Ao retornar, tudo estava como deixei. Se forem para o interior e depois tiverem que voltar para a capital sugiro que façam o mesmo.
# Café da manhã
No café servem o básico, como: leite, café, chá, diversos sucos, iogurte, cereal, pão, geléia, manteiga, frios, Nutella, ovos. Pode comer a vontade e no final não é preciso lavar nada, só retirar os utensílios da mesa.
# Atendimento
No primeiro check-in fui muito bem recebida pela recepcionista, que me explicou algumas coisas básicas da cidade e do hostel. Ela também me deu um mapa. Quando eu voltei para o hostel, 3 dias depois, a mesma funcionária me atendeu novamente e se lembrou de mim.
No dia seguinte, quando fui tomar o café da manhã, o funcionário responsável também me explicou como funcionava e se colocou a disposição pra me ajudar caso eu precisasse.
À noite, desci para o bar do hostel para fazer um lanche. A funcionária também foi muito gentil. Eu pedi um a porção de batatas fritas e ela ainda trouxe um copo de água pra acompanhar.
# Nota
Não poderia dar outra nota a não ser 5. Adorei minha experiência no Hostel Celica e recomendo de olhos fechados. É com certeza uma das melhores opções de hostel em Liubliana e um dos melhores que já me hospedei ❤.
# Reservas
Se você quiser aproveitar e já fazer sua reserva no Hostel Celica é só clicar aqui ou no banner do Booking aqui no blog. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter online.
# Informações do Hostel Celica
Endereço: Metelkova 8, 1000, Ljubljana – Eslovênia
Telefone: +386 1 230 97 00
Site: http://www.hostelcelica.com/
Qualquer dúvida sobre o hostel é só deixar um comentário aqui embaixo. Se você já tiver se hospedado lá e quiser contar como foi sua experiência, fique a vontade. E se estiver gostando dos posts e não quiser perder nenhuma novidade, ative as notificações clicando no botão no canto esquerdo inferior da página.
Curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso Canal no YouTube.
Observação: as 4 noites que passei lá no hostel foram gratuitas, fui como convidada para avaliar o local e contar pra vocês, mas isso não influencia em nada a veracidade do que escrevi aqui.
Nasci e cresci no interior de Minas Gerais, sou advogada de formação e consultora de viagens de profissão. Tenho 33 anos e desde sempre sonho em viajar o mundo. Já visitei 37 países (alguns mais de uma vez), tendo morado em 4 deles. Em 2016 criei o blog Partiu Viajar para ajudar e inspirar mais pessoas a viajar.