Ei pessoal! No post de hoje vou contar para vocês como foi alugar um carro, dirigir na mão inglesa e descobrir as paisagens lindíssimas do interior da Irlanda (também conhecida como Ilha da Esmeralda). Pra quem está chegando no Blog agora e perdeu os últimos acontecimentos, eu fiz um mochilão pela Europa e, aproveitando que já estava lá, também fiz um intercâmbio para estudar inglês em Londres e em Dublin.
Lá em Dublin eu fiquei hospedada em um residência estudantil e conheci várias pessoas (brasileiros e gringos). Em um dos finais de semana eu e mais 4 outros estudantes resolvemos alugar um carro e explorar um pouco do interior da Irlanda. O ideal seria ir na sexta ao invés do sábado, pois tem bastante coisa para conhecer. Entretanto, como tínhamos aula na sexta à tarde, a ida na sexta ficou inviável.
# Roteiro – Viajando pelo interior da Irlanda
O nosso destino final era Cork, que fica a 265km de Dublin. Cork é a segunda maior cidade da Irlanda e a terceira mais populosa. Como íamos de carro, pesquisei várias coisas pra ver durante o trajeto. A ideia era dormir em Cork e no outro dia explorar o Ring of Kerry.
Saímos de casa cedo, fomos até o aeroporto buscar o carro e pegamos a estrada. Estávamos em 5 pessoas, sendo 4 brasileiros e uma alemã, o que foi sensacional pois tivemos que conversar em inglês na maior parte do tempo.
# Primeira parada
Nossa primeira parada foi em um castelo que eu esqueci o nome hehe. De lá seguimos até Cork. Chegamos na cidade umas 13h, fizemos check in no hostel, comemos e fomos até o famoso Castelo de Blarney. Após a visita, pegamos o carro novamente e dirigimos até os Cliffs of Ballycotton (que ficam a 40 km de Cork). Amei a vista do local, super vale a pena!
À noite aproveitamos para beber umas pints e curtir um pub na cidade. No domingo de manhã saímos cedo do hostel, pois tínhamos muitos km’s para percorrer =)
Como o café da manhã não estava incluso na nossa diária, passamos em um Tesco antes de pegar estrada novamente. A primeira parada do domingo foi no Parque Nacional de Killarney. Lá tem lagos, bosques, montanhas… ótima opção para quem gosta de trekking. Nós demos uma voltinha por lá e depois continuamos nosso trajeto.
Passamos por várias cidadezinhas, percorremos uma estrada que beirava a costa irlandesa e nos dava uma vista espetacular do Oceano Atlântico. Vimos várias ovelhinhas e dirigimos bastante! A última parada na costa foi em Waterville. No final do dia, antes de voltar para Dublin, resolvemos fazer uma parada em Limerick. Demos uma volta na cidade, comemos e depois só paramos no Aeroporto de Dublin.
# Alugar carro na Europa – Como foi a experiência
Achei bem tranquilo alugar o carro e dirigir pelas estradas do país, apesar de ser mão inglesa basta ter atenção para não dirigir na pista errada hehe
Entrei no site da Rentcars e pesquisei as opções disponíveis. Optamos por alugar um carro com câmbio automático, pois ia ser bem confuso dirigir com o volante no lado direito e a marcha no lado esquerdo. Além disso, a diferença de preço do manual para o automático era pequena.
Aluguei o carro no meu nome e os requisitos eram:
- Ter no mínimo 21 anos, sendo que menores de 25 estão sujeitos a taxa adicional por causa da idade (tenho mais de 25, então não sei dizer o valor dessa taxa);
- Carteira de habilitação brasileira (não foi necessário ter a internacional);
- Passaporte;
- Cartão de crédito internacional com limite para pré autorização da caução de garantia (no meu caso foi de 1.500 euros).
Tínhamos marcado para devolver na segunda-feira, porém achamos melhor devolver no domingo à noite. Antes da devolução completamos o tanque. Caso você queira entregar o tanque sem estar cheio, eles vão te cobrar um valor extra, que sai mais caro do que se você abastecer no posto.
Dica: reserve pelo site, vá sabendo tudo que está incluso na sua diária (ainda mais se você não falar inglês direito) pois quando chegar na locadora eles vão te perguntar se você quer um seguro opcional e se você optar por ele o valor da sua diária vai quase dobrar. Eu só peguei o seguro que estava incluso no valor da diária e foi tranquilo, pois as estradas são muito boas e o país é bem seguro, então não tem que se preocupar com roubos ou algo do tipo.
Não sei se você sabe, mas aqui no blog temos um serviço de CONSULTORIA DE VIAGENS, no qual eu planejo sua trip do jeitinho que você quer (número de dias, orçamento, época do ano…). Isso mesmo, você me fala pra onde quer viajar, quando e quanto tempo tem e eu faço aquela parte chata de pesquisar passagens, melhores preços, acomodação, o que fazer, se compensa ou não alugar um carro pra se deslocar… Bora tirar do papel aquela viagem dos sonhos?! Envie agora uma mensagem pra gente ou confira nossa tabela de valores no link https://partiuviajar.blog.br/consultoria-de-viagens/ .
Por hoje é isso! Super recomendo uma aventura dessas, o interior da Ilha da Esmeralda é belíssimo! Se tiver alguma dúvida ou dica sobre o assunto é só deixar um comentário aqui embaixo. Se você curtiu o post, não deixe de explorar mais o blog, temos vários artigos sobre a Irlanda e outros países da Europa!
Até mais!
Nasci e cresci no interior de Minas Gerais, sou advogada de formação e consultora de viagens de profissão. Tenho 33 anos e desde sempre sonho em viajar o mundo. Já visitei 37 países (alguns mais de uma vez), tendo morado em 4 deles. Em 2016 criei o blog Partiu Viajar para ajudar e inspirar mais pessoas a viajar.