Olá! O post de hoje é um pouquinho diferente, pois vou partilhar um pouco do que aprendi nesses 3 meses mochilando sozinha aqui na Europa e vou listar 5 motivos para viajar sozinho também (nem que seja uma vez). Quem ainda não segue o blog no Instagram está perdendo as fotos diárias das minhas aventuras por aqui, então clica aqui agora https://www.instagram.com/partiuviajarblog/ para não perder mais nada!
Vejo muuuuita gente (principalmente meninas) falando nos grupos do Facebook que tem medo de viajar sozinho, seja por conta do quesito segurança, seja por conta da barreira da língua ou por simplesmente não querer ficar sozinho.
Posso dizer para você que a melhor coisa que eu fiz foi deixar o medo de estar sozinha de lado e me jogar nesse mundão. É tudo sempre lindo e maravilhoso? Claro que não. Teve perrengue? Claro que sim. Eu faria tudo de novo? Com certeza! 😉
Sei que algumas pessoas vão se perguntar se eu falo inglês. Já adianto que sim, mas isso não quer dizer muita coisa, pois eu passei (até agora) só por países cuja língua oficial não é o inglês. Rolou muita mímica aí pra me comunicar (e foi bem divertido rs). Outra possível indagação é se essa é minha primeira viagem internacional. Não é, mas é a primeira sozinha.
Agora vamos aos 5 motivos para você viajar sozinho:
1) Auto conhecimento
Quando você viaja sozinho tem mais tempo para se conhecer melhor e aprender a lidar melhor com você mesmo. Tem a chance de se reencontrar e de se redescobrir. Como eu disse ali em cima, passei por muitos perrengues e tive que lidar com eles sozinha. Descobri partes de mim que eu não conhecia.
Estou aprendendo a lidar melhor com meus sentimentos, principalmente a saudade da família e amigos. Me tornei mais desapegada e desagarrada. Comecei a dar mais valor ao momento presente, pois durante essa viagem algumas pessoas passaram pelo meu caminho brevemente (apenas por 1 passeio ou por 1 dia) e mesmo que eu as reencontre não será como na primeira vez, visto que passamos por mudanças todos os dias.
2) Maior abertura para conhecer pessoas novas
Viajar sozinho não quer dizer ficar sozinho o tempo todo, você apenas sairá do Brasil (ou outra parte do mundo) sem um rostinho conhecido para te acompanhar. Estando sem um amigo/parente/colega por perto você vai ficar muito mais aberto para puxar papo com outra pessoa e vai fazer isso naturalmente, pode acreditar!
Dito isso, pode considerar como uma certeza que você vai conhecer MUITAS pessoas pelo caminho. Umas muito legais, outras nem tanto rs.
Dica: se você tem um pouco de dificuldade para conhecer pessoas novas, sugiro fazer um Walking tour, onde você vai conhecer alguns pontos turísticos e aprender um pouco sobre a história da cidade. Existem várias opções gratuitas. Tem também o Pub Crawl, que é um tour onde você irá conhecer alguns bares e boates. Em ambos você encontrará pessoas de diferentes faixas etárias e nacionalidades.
3) Liberdade
Estando sozinho, sua principal preocupação vai ser satisfazer as suas vontades. Vai poder fazer planos e os desfazer sem medo de desagradar outra pessoa. Quantas vezes já fiz planos de fazer x coisa num dia e quando chegou no dia eu não estava afim, se eu estivesse viajando com outra pessoa ia ter que considerar a vontade dela também.
E os benefícios começam desde a fase de planejamento. Quantas vezes eu não me desgastei tentando fazer com que meu calendário de férias batesse com o de alguma amiga ou que o destino que eu queria conhecer fosse o mesmo que a outra pessoa queria?
Se você embarca sozinho na aventura, tudo que importa é o que você quer!
4) Praticar o idioma local
Não adianta falar que você vai viajar com seu amigo e chegando lá na gringa vocês vão conversar só em inglês (ou a língua que querem praticar). 99% dos viajantes que querem praticar outra língua saem do Brasil com esse discurso, mas quando chega na gringa, somente uns 5% consegue de fato fazer isso.
Sabe porque isso acontece? Pois nosso cérebro cansa mais quando temos que forçar ele a raciocinar em outra língua que não seja a nossa. Aí, claro, optamos pelo mais fácil, que é conversar na nossa língua nativa. Masssss, se você está viajando sozinho, uma hora ou outra vai ter que praticar o idioma local ou ficará sem conversar com ninguém (exceto alguns lugares que parece que você está no Brasil mesmo estando a km de distância rs).
5) Sair da zona de conforto
Dá medo? Sim. Mas como dizem por aí, vai com medo mesmo! Pra muito gente isso é um bicho papão, mas sair da zona de conforto é o que nos faz crescer.
Já escrevi aqui e na nossa página do Facebook alguns perrengues que passei (dormir na casa de estranhos, perder o celular com várias fotos, ser roubada, se perder etc) e de todos eu tirei um aprendizado. Mesmo que no início a gente não entenda o motivo daquilo estar acontecendo, depois percebemos e tiramos uma lição. O importante é evoluir, sempre.
E aí, se animou a tentar? A chance de você amar a experiência e não querer mais viajar acompanhado(a) é enorme. Digo isso por experiência própria.
Você já viajou sozinho e quer compartilhar a experiência com a gente? Bora incentivar mais gente a se jogar no mundo rs Se alguém tiver alguma dúvida é só me perguntar!
Um beijo e até a próxima aventura! ❤
Nasci e cresci no interior de Minas Gerais, sou advogada de formação e consultora de viagens de profissão. Tenho 33 anos e desde sempre sonho em viajar o mundo. Já visitei 37 países (alguns mais de uma vez), tendo morado em 4 deles. Em 2016 criei o blog Partiu Viajar para ajudar e inspirar mais pessoas a viajar.