Ei pessoal, tudo bem? Curitiba, capital do estado do Paraná, é uma das minhas cidades favoritas da região Sul do Brasil. No post de hoje vou contar um pouco sobre minha experiência na cidade e passar um roteiro com o que fazer em Curitiba em 3 dias.
Já visitei a cidade duas vezes e curti muito meus dias por lá. A cidade conta com um sistema de transporte público muito bom, que permite ao viajante se locomover com eficiência pelos principais pontos turísticos, ótimos cafés e restaurantes, museus e parques!
A cidade é chamada de “Capital Ecológica”, pois lá é dada uma grande importância ao meio ambiente. De acordo com o relatório Green City Index (2016), Curitiba foi eleita a cidade mais verde em um lista que conta com 17 grandes cidades da América Latina.
O que fazer em Curitiba em 3 dias
Abaixo listei os principais pontos turísticos da cidade, que podem ser percorridos em 2 dias . O 3º dia eu separei para fazer uma viagem de trem até Morretes, que é uma charmosa cidadezinha próxima à Curitiba.
# Jardim Botânico
É o cartão postal da cidade. Não tem como pensar em Curitiba e não pensar na famosa estufa de vidro, que foi inspirada no Palácio de Cristal de Londres.
Nos arredores da estufa é possível fazer um piquenique e curtir o dia com a família/amigos ou simplesmente sentar em um dos banquinhos e pensar na vida. Dentro da estufa encontram-se plantas típicas da região tropical.
A entrada é gratuita.
# Museu Oscar Niemeyer
Conhecido como Museu do Olho por causa do seu formato, ele possui uma coleção permanente e uma itinerante. Lá você vai encontrar obras de Andy Warhol, Tarsila do Amaral, Candido Portinari, dentre outros.
Horário de funcionamento: terça a domingo das 10 às 18h. Toda 1ª quinta feira do mês o horário é estendido até às 20h, sendo que a partir das 18h a entrada é gratuita. NÃO abre segunda-feira.
Ingresso: R$20 a inteira e R$10 a meia (professores e estudantes com identificação; doadores de sangue; pessoas com deficiência; portadores da ID Jovem). Todas as quartas a entrada é gratuita.
Mais informações no site do Museu.
# Ópera de Arame
É um casa de shows e espetáculos localizada no Parque das Pedreiras. Está entre os pontos turísticos mais visitados da cidade por causa da sua arquitetura diferenciada.
Juntamente com o Espaço Cultural Paulo Leminski forma um grande complexo destinado à arte e cultura.
# Bosque Alemão
É um espaço que conta com uma área verde de 38.000 m². Lá do alto você terá uma vista linda da cidade.
No Bosque existe uma trilha super legal que descreve durante o trajeto o conto de João e Maria, dos irmãos Grimm. No final da trilha você vai encontrar o pórtico que reproduz a fachada da Casa Milla, que é um belo exemplar da arquitetura alemã.
A entrada é gratuita.
# Parque Barigui
O parque, que é cortado pelo Rio Barigui, é um dos mais procurados pelos moradores da cidade para curtir um belo dia de sol. Lá você vai encontrar várias capivaras e um lindo cenário para um piquenique.
# Mercado Municipal
Sempre quando eu viajo gosto de conhecer os mercados municipais, seja para degustar um quitute típico quanto para apreciar o artesanato regional.
Aproveite para provar o famoso barreado.
# Bairro Santa Felicidade
É um pedacinho da Itália em Curitiba. O forte do bairro é a gastronomia, pode aparecer lá no final da tarde e já ficar para o jantar.
# Centro Histórico de Curitiba
Lá você vai encontrar diversos prédios históricos e o moderno Memorial de Curitiba. O Largo da Ordem é conhecido como o ponto onde a cidade teve início e aos domingos tem uma feirinha super disputada.
# Parque Tanguá
O lugar mais indicado para ver o pôr do sol na capital paranaense. Lá do alto do mirante de 65 metros é possível contemplar a área verde do parque e se maravilhar com a vista.
A entrada é gratuita.
# Rua das Flores
É um pedaço da rua XV de Novembro destinado aos pedestres, sendo fechada para os carros. Nela você vai encontrar vários bares, restaurantes e cafés! Ótima pedida para uma parada no final da tarde!
# Passeio de trem de Curitiba a Morretes
É um dos passeios de trem mais lindos do país. O percurso tem cerca de 70 km e corta a Serra do Mar. Você passará por túneis, cachoeiras, montanhas e represas. Escrevi o post “Dicas para fazer o imperdível passeio de trem Morretes-Curitiba“, no qual te conto como foi fazer o passeio de trem!
O passeio é feito pela Serra Verde Express. O trem sai de Curitiba às 8:30 e chega a Morretes às 12:30. Para voltar o trem sai de Morretes às 15h. Nos meses de alta temporada o passeio é feito diariamente, porém, nos meses de baixa temporada, só nos finais de semana. Você encontra mais detalhes no site da Serra Verde.
Dica: no sentido Curitiba-Morretes o melhor é sentar do lado esquerdo. Porém, o sistema não permite que você escolha o assento. Após o embarque de todos os passageiros você pode tentar mudar de lugar.
Dica ²: se você estiver com o orçamento mais enxuto, poderá ir de trem e voltar de ônibus. Assim fica mais em conta.
A Mônica e o Fábio do Blog Leve Sem Destino publicaram um guia de Curitiba, o “O que fazer em Curitiba: O Guia Completo“, vale a pena dar uma conferida nele antes de ir visitar a cidade!
Consultoria de viagem
Não sei se você sabe, mas aqui no blog temos um serviço de CONSULTORIA DE VIAGENS, no qual eu planejo sua trip do jeitinho que você quer (número de dias, época do ano…) e dentro do seu orçamento. Isso mesmo, você me fala pra onde quer viajar, quando e quanto tempo tem e eu faço aquela parte chata de pesquisar passagens, acomodação, o que fazer, como se deslocar… Bora tirar do papel aquela viagem dos sonhos?!
Ahh, ao contrário do que muita gente pensa, a consultoria serve também para viagens nacionais! Para mais detalhes, clica aqui ou me manda uma mensagem no Whatsapp do Blog 31 99590-2414. Nosso primeiro bate papo é gratuito e sem compromisso.
É isso por hoje! Espero que você tenha gostado do roteiro com o que fazer em Curitiba em 3 dias. Se tiver alguma dúvida ou sugestão é só deixar um comentário aqui embaixo.
Para não perder nossos posts você pode ativar nossas notificações ou assinar nossa newsletter 🙂
Até o próximo post!
Nasci e cresci no interior de Minas Gerais, sou advogada de formação e consultora de viagens de profissão. Tenho 33 anos e desde sempre sonho em viajar o mundo. Já visitei 37 países (alguns mais de uma vez), tendo morado em 4 deles. Em 2016 criei o blog Partiu Viajar para ajudar e inspirar mais pessoas a viajar.