Review: como foi visitar o Hobbiton Movie Set, na Nova Zelândia

Compartilhe este post

Algum fã do universo de J. R. R. Tolkien por aí? No post de hoje vim falar sobre um tour incrível para os fãs dos filmes: Senhor dos Anéis e O Hobbit. O tour acontece em Hobbiton, set dos filmes, na cidade de Matamata, na Nova Zelândia. É um tour imperdível para os fãs dos filmes e que além do set de filmagens ainda inclui outros pontos turísticos do país, enriquecendo mais ainda o tour com informações sobre a cultura Maori. Partiu descobrir como foi visitar o Hobbiton Movie Set com a Auckland and Beyond Tours?

Hobbiton Movie Set
Hobbiton Movie Set

Falando brevemente sobre os filmes Senhor dos Anéis e principalmente os filmes O Hobbit: se é retratado os personagens fictícios do universo de J. R. R. Tolkien. Nesse universo os hobbits são personagens principais durante toda a trama do filme. Quem é fã conhece os famosos Bilbo, o Bolseiro e a dupla Sam e Frodo e aquela velha história do “Mas quem foi o herói: Sam ou Frodo?” hahahaha

Sobre a cultura Maori, para quem pretender viajar para Nova Zelândia com certeza já deve ter visto esse nome em muitas de suas pesquisas. Os Maoris são o povo indígena da Nova Zelândia, ou seja, eles estavam lá desde antes da colonização. A cultura Maori é tudo que engloba o modo de viver desse povo: desde vestimenta, rituais e até mesmo idioma. Na Nova Zelândia é muito comum você ouvir alguém falar a língua maori, eu ouvi várias vezes em aeroportos e em alguns lugares de cidades afastadas do centro de Auckland.

# Minha experiência – Hobbiton Movie Set Tour

Pesquisei bastante antes de escolher como eu faria esse tour e decidi ir com a empresa Auckland and Beyond devido ao roteiro bem completo e por ter visto muitas avaliações positivas.

Primeiro de tudo fiquei hospedada em Auckland, no centro da cidade. Ahh, mais um motivo para eu ter escolhido a Auckland and Beyond: no tour estava incluso transfer ida e volta do meu hotel. Eles fazem o serviço de transfer para vários hotéis que fiquem em Auckland CBD, ou seja, no centro da cidade. Isso é muito importante pois o set do Hobbiton, como falei anteriormente, fica em outra cidade e não em Auckland.

No sábado pela manhã, por volta das 6h eles me buscaram no hotel. O tour foi feito em média com 10 pessoas, um grupo pequeno e bem organizado. A duração foi o dia inteiro.

O guia no dia era o Chris, um nativo super gentil e simpático! Ele foi me buscar numa van bem equipada: havia ar condicionado, cadeiras confortáveis, espaço para carregar o celular via USB ao lado de cada cadeira e o que me deixou mais satisfeita: WIFI gratuita! Não precisei me preocupar em comprar um chip de celular pois durante todo o passeio tive wifi para carregar fotos e vídeos.

A casa de um hobbit
A casa de um hobbit

Fui recebida com uma garrafa de água mineral e informada que caso quisesse mais tinha garrafas a disposição, também não me preocupei em comprar água mineral. No começo do tour o Chris explicou o que iríamos fazer, fez uma introdução sobre a Nova Zelândia e inclusive falou um pouco no idioma maori depois traduzindo para o inglês.

Nosso primeiro destino era o Hobbiton Movie Set, partimos de Auckland em direção a Matamata e em alguns pontos o Chris explicava sobre um ponto turístico ou alguma informação muito singular sobre a Nova Zelândia, o que eu achei incrível! Ele sempre interagia com o grupo fazendo perguntas, querendo saber como estávamos, simplesmente muito amável. Levamos aproximadamente 2h de Auckland até Matamata.

Chegando no nosso primeiro ponto, recebemos todas as orientações do Chris sobre o passeio e recebemos nossos tickets do tour em Hobbiton. Logo de cara vemos a famosa placa do ponto turístico onde todo mundo quer tirar uma foto! Haha Também era o momento de utilizar os banheiros, visitar a cafeteria e lojinha de souvenir.

Para iniciar o passeio precisei mudar da van para um ônibus do próprio set, que nos leva da entrada até realmente a parte da fazenda onde fica o set. Durante esse trajeto de aproximadamente 15 minutos vamos vendo e ouvindo partes do filme dentro do ônibus, já conseguindo ir vendo algumas paisagens incríveis que só existe mesmo na Nova Zelândia e nos imaginando dentro do próprio universo do filme. Em poucos minutos você pode visualizar todo o Condado e a sensação é simplesmente indescritível!

Ônibus do Hobbiton Movie Set
Ônibus do Hobbiton Movie Set

Assim que o ônibus para, temos um guia que acompanha um grupo de em média 15 pessoas durante todo o trecho da fazenda. Esse guia é do próprio set, ele nos explica curiosidades, informações sobre datas e histórias sobre filme e sobre as pessoas envolvidas no filme. É incrível poder ver de perto todas aquelas casinhas pequenininhas que vemos nos filmes!

Durante o tour dentro do condado podemos ver várias casinhas, cenários, varais de roupa dos hobbits, chaminés e até mesmo hortas. Tudo montado agora apenas para visitação de todas as pessoas que desejam conhecer o set. A equipe possui uma média de 600 funcionários para manter tudo sempre em ordem. É realmente incrível, parece que você consegue a qualquer momento ouvir Bilbo gritar: “I’m going on an Adventure!”

As curiosidades do tour que posso adiantar, sem tantos spoilers, para quem vai fazer o passeio é que todas as casinhas são apenas cinematográficas, ninguém mora nelas. Mas dá uma vontade imensa de morar em uma, haha. Outra coisa é que todas as cenas que são mostradas no filme dentro das casinhas são imagens feitas em estúdio e infelizmente todas elas são vazias por dentro. Uma pena né? Porque dá vontade de entrar e ver se realmente não há móveis ou algum hobbit ali dentro!

Casinha de um hobbit
Casinha de um hobbit

O tour leva em média 2 horas, que passam sem serem percebidas! A vontade é de ficar naquela fazenda e nunca mais ir embora. Durante todo o passeio o guia vai explicando e tirando dúvidas. Uma coisa que preciso mencionar sobre os guias do Hobbiton é que eles são excepcionais! Sempre pacientes em relação a fotos, super animados e gentis. Realmente o tipo de guia que se é esperado em um tour como esse que gera tanta expectativa nas pessoas.

O passeio termina no Green Dragon Pub, uma espécie de remontagem de um pub medieval que remete aos pubs dos filmes que Sam, Frodo, Pippin e Merry frequentavam. Nesse tour que escolhi a guia informou que tínhamos a opção de saborear cervejas, espumantes, refrigerantes… Tínhamos 15 minutos para beber o quanto quiséssemos e depois retornar ao ônibus para então voltar a entrada do set. O pub era incrível, cada detalhe como a lareira acesa fazia você se sentir ainda mais dentro do universo.

Placa indicativa - Green Dragon
Placa indicativa – Green Dragon
Green Dragon Pub
Green Dragon Pub

Como todo tour, o final se dava na lojinha de lembrancinhas que vende de tudo desde caneca, camisetas, bonés, bonecos, canetas, chaveiros. Enfim, todo tipo de presente e recordação imagináveis.

Esse tour é mais do que obrigatório para fãs dos filmes que estão indo para Nova Zelândia! Vale a pena todo o tempo passado dentro do Condado, é realmente uma realização pessoal poder visitar esse lugar. Eu já risquei da minha lista de lugares para visitar antes de morrer, haha!

Após o tour, encontramos o Chris na entrada do set e seguimos viagem para a próxima cidade: Otorohanga.

# Otorohanga

Lá fazemos uma breve parada para um almoço e o Chris nos contou mais curiosidades sobre a cidade, que é bem tranquila, pequena e pacata. Otorohanga é uma cidade kiwiana, para quem não sabe os neozelandeses são também chamados de “kiwis” mas já adianto que não tem nada a ver com a fruta, é uma outra forma de se referir a eles. Nós paramos numa padaria/restaurante bem típico com o famoso prato Fish and Chips, entre outros como Chicken and Chips. Tivemos aproximadamente 1 hora para almoçar.

# Cavernas de Waitomo

Após o almoço, seguimos para o último ponto do passeio que são as Cavernas de Waitomo, na cidade de Waitomo. Essas cavernas são bastante visitadas e famosas na Nova Zelândia devido a um verme, conhecido como “glowworms”, que se encontra incrustado em várias partes internas da caverna e que é incandescente. É simplesmente uma das paisagens mais incríveis que já vi! Parecem luzinhas que foram colocadas dentro das cavernas escuras.

Cavernas de Waitomo - Hobbit Movie Set
Cavernas de Waitomo – Hobbit Movie Set

Ao chegar no ponto turístico, o Chris nos  deu os ticket. E, mais uma vez, seguimos com outro guia, agora daquela atração que nos explicou detalhes sobre formação, história e curiosidades. O tour leva em média 1h30 e é muito legal!

Ele se divide em uma parte a pé por dentro das cavernas e uma parte de barco. Essa última parte é o ponto alto, pois passamos pela parte mais escura da caverna e que ao mesmo tempo tem mais “glowworms”. A imagem é simplesmente indescritível: é como se fosse um céu todo estrelado.

Glowworms - Parece um céu estrelado!
Glowworms – Parece um céu estrelado! – Foto: Magnus Mundi

Ao final do tour, o Chris nos esperava na saída. Como sempre paciente, ele aguardou todo mundo comprar presente na lojinha de souvenir, comprar café ou lanches para então seguirmos todo o nosso caminho de volta para Auckland.

Durante todo o passeio é oferecido além da água mineral, snacks como: banana, coookies, bolachas, salgadinhos, barra de cereal. A todo momento Chris nos deixou a vontade para pedir caso quiséssemos mais. Eu realmente fiquei mais do que satisfeita com todo o atendimento e com tudo que recebi durante esse tour de dia inteiro. Foi um dos guias mais acolhedor que já tive o prazer de realizar um tour e um dos serviços mais bem prestados que consegui prestigiar.

Eu e o Chris, o guia turístico!
Eu e o Chris, o guia turístico!

Esse foi o tour que escolhi, pois tive apenas um final de semana na Nova Zelândia. Assim, tentei escolher algo que fosse o dia inteiro e que me desse o máximo de opções de pontos turísticos possíveis. No site deles há tours apenas de Hobbiton, tours em outras cidades, tours com outros pontos turísticos que de acordo com seu tempo disponível e gostos pessoais fica a seu critério escolher. O valor deles é bem justo levando em consideração tudo que vem incluso: transfer, lanches, água, wifi, entradas.

# Contato

– Site oficial: https://aucklandandbeyond.co.nz/
– Email: info@aucklandandbeyond.co.nz
– Instagram: @aucklandandbeyond

# Nota – Hobbiton Movie Set

De 0 a 5, minha nota é 4,5. Eu realmente amei o tour e recomendo! Se você está pesquisando sobre empresas para fazer esse ou outros passeios na Nova Zelândia podem contratar com a Auckland and Beyond sem medo! Com certeza será a melhor experiência no país!

Bem, esse foi o tour que fiz! E aí, gostaram do meu relato sobre como foi visitar o Hobbiton Movie Set? Tentei ser o mais breve possível, mas ao mesmo tempo dar alguns detalhes que acredito que ajudam bastante a entender melhor como funcionou tudo. Espero ter ajudado todos que estão lendo esse post! Caso ainda tenha alguma dúvida só deixar um comentário!

Hobbiton Movie Set
Hobbiton Movie Set

Abraços e até a próxima aventura!

Obs: o meu passeio foi patrocinado por meio de uma parceria. Não fazemos parcerias que não se adequam ao propósito do Blog e a opinião retratada no post é sempre real e imparcial.


Compartilhe este post

Deixe um comentário