O Partiu Viajar foi fundando em Abril de 2016, sendo assim, estamos comemorando 4 anos de “vida” em 2020. No post de hoje vou te contar como ganhar dinheiro viajando e compartilhar várias histórias que ninguém te contou sobre como é ser blogueira de viagem!
Quando você ouve que alguém é blogueiro, aposto que vem a sua mente a imagem de alguma celebridade (ou influencer). Aquela pessoa que só viaja, come em lugares bacanas, usa roupas lindas e, o melhor de tudo, não paga nada e ainda recebe para trabalhar. Essa é a minha vida também, quando estou sonhando hahahahaha.
Desculpa, mas vou ter que “destruir” essa sua fantasia. Apenas a minoria dos “blogueiros” consegue essa vida aí. Obs: coloquei blogueiros entre aspas pois aí no meio tem muito influenciador digital, que não é a mesma coisa que blogueiro. Assim como Instagramer (pessoa que só tem uma conta no Instagram, mas não tem Blog), não é blogueiro também.
A realidade é que, nós blogueiros, passamos muitos perrengues para dar conta de fazer tudo que nosso trabalho exige. Continua comigo, pois abaixo vou te contar como ganhar dinheiro viajando e trabalhando (sim, tem muito trabalho)!
# A história do Blog
Antes de começar a falar de dinheiro, vou falar sobre como o Blog surgiu. Para falar sobre a história do Blog, preciso falar um pouco sobre a minha história pessoal.
Desde nova sonho em viajar o mundo (quem nunca, né?). Nesta época, queria ser jornalista, mais precisamente correspondente internacional. Quando terminei o Ensino Médio resolvi fazer faculdade de Relações Internacionais. O intuito nunca mudou: viajar e conhecer pessoas, culturas e idiomas diferentes. Acabei largando o curso e comecei outro, Direito.
No meio da faculdade de Direito, fiz minha primeira viagem internacional: Argentina e Chile. Logo depois, fiz meu primeiro intercâmbio. Fui para os Estados Unidos, trabalhei na Disney. Voltei para o Brasil. Concluí o curso, fiz o exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e comecei a advogar. Nesta época, também estudava para concursos. Aproveitei para viajar para a Europa e vários lugares do Brasil.
Durante essa época, surgiu a oportunidade de mudar de carreira, trabalhar em uma agência de intercâmbios. Como não estava muito feliz na advocacia, resolvi abraçar a oportunidade. Foi então que descobri uma Lid empreendedora dentro de mim.
Como eu gostava muito de conversar e dar dicas de viagem, o meu primo que é sócio aqui do Blog deu a ideia da gente montar um “blog de viagem”. Foi assim, como um hobby, que o Partiu Viajar nasceu. Hoje, já escrevemos dicas e roteiros sobre mais de 120 destinos no Brasil e no mundo!
E sabe qual é nosso objetivo, nossa missão? Te ajudar a viajar mais! Te mostrar que não é preciso ser rico para conhecer o mundo.
# Como ganhar dinheiro viajando – Blog de viagem
Vou começar falando da forma de ganhar dinheiro viajando que eu escolhi!
Como eu disse para você ali em cima, o blog começou como um hobby e só em meados de 2017 foi que eu comecei a tirar algum dinheiro, pois me cadastrei em alguns programas de afiliados e comecei a fazer roteiros personalizados.
Programa de afiliados – empresas como Booking, Seguros Promo e várias outras tem estes programas que você pode se afiliar e ganhar algum tipo de comissão em cima das vendas. Por exemplo, quando você compra um seguro usando os links que eu deixo nos posts, a Seguros Promo me paga uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso.
Produtos próprios – você pode criar algum produto digital e vender no blog. Por exemplo, eu vendo ebooks para te ajudar no planejamento de viagens. Tenho o ebook “Como planejar um mochilão barato pela Europa” e o “Viajar para a África do Sul“. Algumas pessoas vendem cursos e treinamentos.
Google Ads – é um serviço de publicidade do Google. Você ganha por clique. Sabe quando você pesquisa um tênis no Google e depois entra em um site que nada tem a fazer com aquela pesquisa e lá tem um banner sobre o tênis que você pesquisou? Então, se você clicar naquele banner o dono do site vai ganhar alguns centavos de dólar pelo clique.
No início nós tínhamos essa forma de monetização aqui, mas resolvemos tirar pois estava “poluindo” demais os posts.
Consultoria de viagem /Roteiros personalizados – outra maneira ganhar dinheiro viajando é começar a oferecer consultorias online e fazer roteiros de viagem personalizados. É um trabalho que exige atenção, organização, conhecimento prévio dos lugares e bastante disponibilidade de tempo.
Eu adoro lidar com pessoas e adoro planejar viagens. Assim, desde 2017 planejo viagens memoráveis para meus clientes. Com a consultoria o serviço é completo, pois você ajuda o cliente desde a compra das passagens até o dia do embarque. Já com os roteiros personalizados, você não faz essa parte da pesquisa de passagem, você se concentra no roteiro dia a dia, na parte a partir do momento que a pessoa chega no destino.
Anúncios – você pode alugar algum espaço do seu blog para anunciantes colocarem um banner. Em um blog de viagem é comum hotéis, restaurantes e escolas de idioma quererem fazer esse tipo de publicidade. Aqui, é interessante o blog já ter um tráfego maior, para assim o banner atingir mais pessoas.
Loja online – você pode criar produtos físicos para vender online. No nicho de viagens, é muito comum ter camisetas, canecas, mapas, quebra cabeças, almofadas etc Não é uma forma fácil de ganhar dinheiro viajando, principalmente pois você vai precisar de ter uma equipe para te ajudar com a fabricação e distribuição das mercadorias.
Parcerias – existe dois tipos de parcerias, as pagas com dinheiro e as pagas com mercadorias. As parcerias pagas com mercadoria são mais comuns, são as famosas permutas. Eu já fiz algumas desse tipo e acho benéficas para o blog, para a empresa que nos contrata e para os leitores.
Funciona da seguinte forma: um hotel x entra em contato com você (ou você com ele) e propõe você se hospedar lá para conhecer o serviço e em troca você ganha as diárias. É bom para o blogueiro pois ele economiza com a hospedagem, é bom para o leitor pois ele fica sabendo como é o serviço da acomodação e é bom para a empresa pois ela divulga seu trabalho de acordo com a experiência real de um cliente.
É claro que antes de aceitar uma parceria deste tipo você precisa pesquisar sobre a empresa que quer te contratar para ver se ela oferece um bom serviço. Aqui no blog todas as parcerias que já fizemos foram com empresas que tem valores parecidos com os nossos e que são de fato boas o bastante para serem recomendadas. Somos muito transparentes com relação a isso e sempre sinalizamos no post se ele foi fruto de uma parceria.
E aí, gostou das opções de como ganhar dinheiro viajando com um blog de viagem? Ah, é claro que quem tem o blog tem também redes sociais. Aí, você precisará gerenciar ele e as redes. Nós estamos presentes no Facebook, Instagram, Pinterest e YouTube. Tem noção do trabalho que dá? rs
# Como ganhar dinheiro viajando – Instagram de viagem
Se você não gostar taaanto de escrever, pode criar apenas uma conta no Instagram e ser um instagramer. Poderá fazer parcerias, vender produtos online, fazer anúncios. É uma forma de ganhar dinheiro viajando e ter um pouco menos de trabalho.
# Como ganhar dinheiro viajando – Canal no YouTube
Se você tiver muita afinidade com a câmera e preferir passar seu conhecimento criando vídeos, essa é uma boa opção. Atualmente, o YouTube é o segundo buscador mais utilizado, perdendo apenas para o Google.
Mas já vou te alertar que não é só chegar na frente da câmera e começar a falar. Você vai precisar estudar muito antes, aprender a criar pautas e ter carisma para fazer sucesso. Geralmente quando eu vou gravar um vídeo fico umas boas horas por conta só da filmagem, fora edição dele e a criação da pauta.
# Como ganhar dinheiro viajando – Outras formas
Social Media
Resumidamente, é você criar postagens e gerenciar as redes sociais de alguma empresa. Parece fácil? Não é rs Exige muita pesquisa também, criatividade e organização. Ao contrário do que muitos acreditam, não é apenas postar fotos legais no Instagram/Facebook, é preciso ter toda uma estratégia de marketing por trás das postagens.
Artista de rua
Se você é músico ou tem alguma outra habilidade artística, como dança, poderá viajar e se apresentar nas ruas das cidades por onde passar. Uma vez li a história de um casal que rodou a Europa fazendo isso. É claro que não é fácil e é preciso um certo planejamento. Aconselho ter uma reserva emergencial e um plano B, caso o plano passe por algumas dificuldades.
Se eu soubesse cantar e tocar algum instrumento tentaria ir para a Europa fazer isso. Lá eles são bem receptivos com artistas de rua.
Professor de idiomas
Se você sabe algum outro idioma além do português poderá viajar e ainda assim dar aulas online. Você pode até mesmo ensinar português para gringos que queiram aprender nosso idioma. Basta estruturar um plano de aula, ter acesso ao computador com câmera, uma boa conexão com a internet e fazer uma ótima divulgação para começar a ter os primeiros alunos. É um trabalho totalmente flexível com relação a dias, horários e localização.
Web designer
Se você sabe criar sites e aplicativos essa é uma ótima oportunidade para ganhar dinheiro viajando. Você poderá trabalhar com pessoas dos locais por onde passar ou com clientes de qualquer lugar do mundo. Tudo o que você vai precisar é do seu computador e uma boa conexão com a internet.
Pedi a ajuda da Wikipedia para te explicar melhor o que o profissional dessa área faz: “A tarefa do web designer é a elaboração estética e funcional e a manutenção de um web site. O web designer deve ter a compreensão da aplicação em mídia eletrônica de disciplinas como HTML/XHTML, CSS, JavaScript/DHTML, Flash etc. e deve ter conhecimento no uso de software de desenvolvimento voltado para a web.”
Dá uma olhadinha em sites como Workana e 99jobs, sempre tem vagas por lá.
Trabalhar em cruzeiros
Uma vez eu vi um post de uma moça que estava trabalhando em cruzeiros, achei um máximo a ideia. Foi então que comecei a pesquisar mais a respeito dessa modalidade de trabalho. Cheguei até a fazer a 1ª entrevista com a empresa que realizava as contratações, mas depois não quis continuar o processo seletivo. Os contratos são de 7 meses, em média, e eu não queria fica tanto tempo longe de casa.
Se você quiser tentar, eles oferecem várias funções, como animador (a), bartender, garçom/garçonete, camareira, salva vidas etc O trabalho é pesado, muitas horas trabalhadas, mas o salário compensa.
A minha lista sobre como ganhar dinheiro viajando apresenta apenas algumas opções. Existem várias outras!
# O que ninguém te contou sobre ser blogueira
Aqui chega a parte que eu acabo com a sua fantasia de achar que blogueiro não trabalha, “apenas” posta fotos legais e grava vídeos fazendo propaganda de alguma marca. Por que o uso das aspas? Porque tirar fotos legais e gravar bons vídeos dá um trabalhão!
Eu tenho mania de tirar fotos pulando.Você acha que é no primeiro pulo que a foto dá certo? Não, meu caro leitor. As vezes, você faz careta ou a pessoa que está tirando a foto para você não consegue te clicar no ar…
Aí, depois que você tira a foto legal, tem que pesquisar quais as melhores hashtags, melhor horário para postar, qual a estratégia por trás da sua legenda. Após postar, deve ficar ligado nos comentários e respondê-los o mais rápido possível etc Ufa! Pareceu fácil? rs
Sobre os vídeos, é assim também só que um pouco pior, ainda mais se você não tem muita intimidade com a câmera. Os primeiros que você gravar serão uma bost*, você vai parecer um robô em frente a câmera, mas a tendência é melhor com o tempo e a prática. É preciso muito estudo, paciência e dedicação, pois não é só pegar a câmera, ligar e começar a falar. Tem que ter luz/som/imagem boa, roteiro, edição etc
Já imaginou fazer isso tudo sozinho? Muitos blogueiros no início tem a famosa EUQUIPE, a equipe de uma pessoa só hahahaha #rindodenervoso
É claro que, se você estudar, tiver disciplina, paciência e persistir o seu blog tem grandes chances de decolar. Só não tenha a ilusão que será uma Kim Kardashian ou Whindersson Nunes, porque a realidade é um pouquinho diferente. Não estou falando que é impossível, só digo para você manter os pés no chão e não se iludir. Acredite em você!
E aí, gostou das dicas de como ganhar dinheiro viajando? Eu sigo firme e forte por aqui, apesar das dificuldades. Sabe o que mais me motiva? Saber que estou ajudando vocês enquanto faço o que mais gosto: viajar e planejar viagens! Por hoje é isso. Quem tiver alguma dúvida é só deixar um comentário aqui embaixo!
Ahh, se você quiser ficar por dentro de todas as nossas dicas assina nossa newsletter (tem um banner para você colocar seu nome e email em algum lugar aqui da tela rs) e já aproveita para seguir nosso perfil no Instagram!
Beijos e até mais!
Nasci e cresci no interior de Minas Gerais, sou advogada de formação e consultora de viagens de profissão. Tenho 33 anos e desde sempre sonho em viajar o mundo. Já visitei 37 países (alguns mais de uma vez), tendo morado em 4 deles. Em 2016 criei o blog Partiu Viajar para ajudar e inspirar mais pessoas a viajar.
Ótimo texto Lid, muito bom saber da sua história entre outras dicas…. Com certeza estamos inspiradas (os)….
Beijos
Ei Lorena, que bom que gostou =)
O meu objetivo é esse mesmo, inspirar! A história tem muiiiitos perrengues, mas é aquele negócio “foco, força e fé” e vamos que vamos rs
Beijos e obrigada pelo comentário!
Adorei as dicas! A minha dúvida é: como fazer para tabalhar com afiliados como o booking por exemplo? Obrigada!
Ei Andressa! Faz assim: entra no site oficial do Booking, rola a tela até o final e clica em “torne-se um afiliado”. Aí vai abrir uma outra tela, nela você faz seu cadastro.
Lidiane! Obrigada pela informação!