Continuando com os posts sobre minha viagem pela Ásia, hoje vou contar como foi minha experiência e dar algumas dicas para conhecer Maya Bay, a praia mais famosa da Tailândia!
# Sobre Maya Bay
Maya Bay pertence ao arquipélago de Ko Phi Phi, na província de Krabi. As ilhas mais famosas de Ko Phi Phi são a Phi Phi Don, que é a maior ilha do arquipélago e onde os turistas geralmente se hospedam, e a Koh Phi Phi Leh, que é inabitada e onde Maya Bay está localizada.
Mesmo com suas lindas águas cristalinas, Maya Bay não era muito visitada antigamente. Só ganhou fama após o lançamento do filme “A praia” do ator Leonardo Di Caprio (que diga-se de passagem, achei bem ruinzinho).
Atualmente, dez entre dez turistas que visitam as praias do sul da Tailândia vão para lá, o que faz de Maya Bay um dos destinos mais procurados do país.
Se você vai se hospedar em Ko Phi Phi, saiba que todas as agências de lá vendem tours para Maya Bay. Em Phuket (outra ilha próxima) você também encontra algumas opções.
Existem vários tipos de passeio para conhecê-la:
– Alugar um barco
Interessante para quem está viajando com um grupo de amigos, pois assim poderá decidir que horas quer ir pra lá e que horas quer voltar. Tem mais independência pois você irá combinar tudo com o barqueiro.
Por incrível que pareça nem é tão mais caro. Lembre-se que você estará na Tailândia, onde tudo é mais barato rs.
– Passeio de dia inteiro comprado em uma das agências locais
Inclui Maya Bay e outras ilhas, como Bamboo Island e Monkey Island. Geralmente o almoço está incluso.
Não escolhi esse porque achei uma opção muito corrida e esse tipo de tour passa em Maya Bay num horário em que a praia já está cheia. É muita muvuca e você não consegue tirar fotos com tranquilidade.
– Contratar o tour com opção de dormir uma noite no barco
Não é permitido dormir na praia, por isso algumas agências fazem esse tour onde os turistas dormem no barco. Geralmente, o barco sai do píer de Koh Phi Phi umas 15h.
– Passeio de meio dia comprado em uma das agências locais
Eu optei por esse. O passeio durou 4 horas.
O pessoal do blog Nomadicitves me deu uma dica excelente: ir o mais cedo possível para a praia com o intuito de não pegar ela lotada de turistas.
Na véspera do dia que queria realizar o passeio fui a uma das várias agências de Koh Phi Phi e contratei um tour de speed boat que saía às 6:30 da manhã do porto. Paguei 1000 bahts por tudo, sendo 600 do passeio e 400 da taxa ambiental. Já fiz um post com um tabela de gastos na Tailândia. Confira todos os meus gastos por lá.
Chegamos em Maya Bay às 7h. Nosso grupo era formado por 12 pessoas, a maioria casais. Havia outros 4 barcos na praia e umas 30 pessoas. Assim que chegamos foi oferecido um café da manhã, que consistia em chá e donuts tailandês.
Ficamos 1 hora explorando a ilha, fazendo snorkel. Quando estávamos indo embora a praia não estava cheia ainda. O barco passou pela Viking Cave, uma caverna que mais parece ser a “casa” de alguém. Continuou seguindo para um outro lugar, parou em mar aberto e tivemos um tempo para nadar e tirar fotos.
Depois, seguimos para outro local cheio de peixes (esqueci o nome :D), onde fizemos snorkel outra vez. Na volta ao píer nos deram algumas frutas, como melancia e abacaxi.
O passeio acabou por volta das 10:30.
# Dicas para conhecer Maya Bay
1) Vá em horários alternativos pra fugir da muvuca. A praia fica lotada em horários convencionais.
2) Leve um snack! Lá não é igual nas praias do Brasil, que tem ambulantes vendendo mate com limão, empadinha, biscoito Globo etc.
3) Explore a ilha e aproveite ao máximo! Não fique só no lugar onde o barco chega.
Independente do tipo de passeio que escolher, não deixe de visitar Maya Bay. O lugar é realmente lindo!
Eu fiz um vídeo mostrando como é a praia. Assista logo abaixo e aproveite para se inscrever no nosso canal. Lá também têm alguns vídeos sobre Ko Phi Phi e mais alguns lugares da Tailândia.
Até o próximo post!
Vai pra Ko Phi Phi? Reserve aqui sua hospedagem pelo Booking!
Nasci e cresci no interior de Minas Gerais, sou advogada de formação e consultora de viagens de profissão. Tenho 33 anos e desde sempre sonho em viajar o mundo. Já visitei 37 países (alguns mais de uma vez), tendo morado em 4 deles. Em 2016 criei o blog Partiu Viajar para ajudar e inspirar mais pessoas a viajar.