Estádios pelo Mundo: La Bombonera

Compartilhe este post

Dando continuidade à série Estádios pelo Mundo, neste post iremos apresentar um dos mais famosos e temidos estádios da América do Sul: o Estádio Alberto Jacinto Armando, mais conhecido como “La Bombonera”.

La Bombonera - Foto:http://tripcam.wordpress.com
A La Bombonera é o estádio do Boca Juniors, clube argentino e um dos maiores e mais tradicionais clubes do continente sul americano. É considerado um dos mais temidos por causa da força da equipe argentina quando atua no local. Poucos brasileiros conseguiram a façanha de vencer os hermanos dentro dos seus domínios. Com capacidade atual para 49.000 pessoas, a pressão feita pela torcida nas arquibancadas é enorme. O apelido “La Bombonera” se deve ao fato de o estádio possuir uma aparência retangular semelhante à uma caixa de bombons. Como o espaço para construção era pequeno, o arquiteto optou por construir três espaços de arquibancadas, uma em cima da outra.

La Bombonera
La Bombonera

O estádio está localizado em La Boca, famoso bairro de Buenos Aires que também possui como grande atração a região de Caminito, um museu a céu aberto onde é possível encontrar apresentações de tango, conventillos (casas coloridas e típicas da região) e lojas de souvenirs. Falamos um pouco sobre a região neste post sobre Buenos Aires.

Ao visitar Buenos Aires, a maioria dos turistas incluem a Caminito em seus roteiros. É comum visitar o estádio por fora devido à proximidade com a região (cerca de 400 metros), mas, para quem gosta de futebol, é recomendável realizar uma visita guiada, na qual será possível conhecer as arquibancadas, vestiários, cabines de imprensa e outras áreas internas do estádio. Durante a visita o guia conta um pouco da história do clube Xeneize e algumas curiosidades ocorridas ali no campo.

Museu de la Pasión Boquense - Foto: http://www.museoboquense.com/
Museu de la Pasión Boquense – Foto: http://www.museoboquense.com/

Bem ao lado do estádio existe ainda um museu onde está registrada boa parte da história centenária do Boca Juniors: o “Museu da Paixão Boquense”. Lá você encontrará troféus, camisas, fotos, vídeos, estátuas de jogadores e outros itens que relembram a história do clube argentino.

Para visitar o museu e o estádio por dentro é necessário adquirir um ingresso, que pode ser comprado no local ou pela internet através do site http://shop.bocajuniors.com.ar/

Museu de la Pasión Boquense - Foto: http://www.museoboquense.com/
Museu de la Pasión Boquense – Foto: http://www.museoboquense.com/

– Preços:

O turista pode escolher entre visitar apenas o museu ou visitar o museu juntamente com o estádio. Os preços são os seguintes (até a data de publicação deste post):

Museu: $140 pesos.

Visita express (sem guia) + Museu: $160 pesos.

Visita guiada + Museu: $180 pesos.

– Horário de funcionamento:

As visitas são realizadas diariamente, das 10:00 às 18:00 horas e possuem duração média de 1 hora. Em dias de jogos os horários poderão sofrer alterações. Fique atento!

– Acesso:

O estádio fica localizado na Brandsen 805, La Boca. Para chegar até lá você pode pegar várias linhas de ônibus que fazem o trajeto até os arredores do estádio. As principais são:

Saindo da calle Brandsen: 25 / 46 / 86

Saindo da Av. Almirante Brown: 29 / 53 / 152 / 168 / 64

Saindo da Av. Patricios: 22 / 24 / 39 / 70 / 39

Museu de la Pasión Boquense - Foto: http://www.museoboquense.com/
Museu de la Pasión Boquense – Foto: http://www.museoboquense.com/

A outra opção (e mais recomendada) é ir de Taxi, que fica por volta de 60 pesos do centro até a La Bombonera. A região da Caminito e os arredores do estádio são seguros e cheios de turistas, mas o bairro de La Boca no geral é um pouco perigoso. Se optar por ir a pé ou de ônibus tome bastante cuidado para não entrar em áreas pouco movimentadas e correr o risco de ser assaltado.

Mais informações podem ser encontradas no site do museu: http://www.museoboquense.com/

La Bombonera - Foto: http://www.lanueva.com
La Bombonera – Foto: http://www.lanueva.com

Caso seja possível, tente assistir algum jogo durante sua estadia. A festa feita pela torcida é incrível. Entretanto, dependendo da importância do duelo, pode ser difícil conseguir algum ingresso no local devido à alta popularidade do Boca Juniors. O clube possui mais sócios do que o número de lugares disponíveis no estádio. Algumas agências, hostels e albergues costumam vender os ingressos dos sócios que não vão a uma determinada partida. Evite comprar ingressos de cambistas, pois o preço praticado é um absurdo e você ainda corre o risco de comprar ingressos falsos.  Pode ser mais fácil conseguir ingresso no setor visitante, mas é necessário tomar alguns cuidados com a segurança, pois em dias de jogos costumam ocorrer alguns tumultos.


Compartilhe este post

Deixe um comentário