Home Exchange: como funciona a plataforma de troca de casas?

Compartilhe este post

Trocar de casa para poder viajar mais parece uma boa ideia para você? A Home Exchange é uma plataforma que te permite achar acomodação em mais de 180 países, são mais de 400.000 casas! É uma forma simples, segura e econômica de achar acomodação durante uma viagem. Neste post vou te explicar tudo que você precisa saber sobre a Home Exchange “como funciona?”, “como cadastrar?” e compartilhar com vocês minha experiência =)

Quem segue o Blog sabe que eu já me hospedei em hostels, hotéis, AirBnB, fiz Couchsurfing… mas nunca tinha experimentado fazer uma troca de casa. Eu testei a plataforma do Home Exchange em várias viagens e vou contar como foi. Se você curtir pode se cadastrar e testar, vai que você gosta também!

Home Exchange na África do Sul | Como funciona o Home Exchange
Home Exchange na África do Sul | Como funciona o Home Exchange

Home Exchange | 1ª troca de casa | Mossel Bay -África do Sul

Pesquisei várias casas em Mossel Bay e após enviar algumas mensagens tive uma resposta positiva.

Eu escolhi uma casa que era residência secundária, ou seja, os donos não estariam na mesma casa que eu. Meu anfitrião foi o Hannes e a esposa. Ótimas pessoas. Me recepcionaram super bem! Eu fiquei 2 dias na casa, que está localizada pertinho da praia, dentro de um condomínio fechado.

A casa deles tinha 3 quartos (capacidade para 9 pessoas) e 2 banheiros, uma sala grande, uma cozinha (equipada com micro ondas, fogão, cafeteira, utensílios, máquina de lavar) e garagem.

Pra vocês terem uma ideia, quando cheguei na casa tinha pão, queijo, presunto, leite, suco e vinho pra mim. A casa estava toda arrumadinha, tinha toalhas em cima da cama, sabonete e shampoo no banheiro.

No dia seguinte a minha chegada o Hannes me levou para dar uma volta de carro e mostrou os principais pontos da cidade e depois a esposa dele ainda me deu um peixe para eu cozinhar para o jantar.

Cozinha da casa de Mossel Bay.
Cozinha da casa de Mossel Bay.
Um dos quartos da casa de Mossel Bay.
Um dos quartos da casa de Mossel Bay.

Minha primeira experiência com o Home Exchange não poderia ter sido melhor!

Home Exchange | 2ª troca de casa – Plett Bay 

Em Plett Bay também pesquisei várias casas e mandei várias mensagens. Tive uma resposta positiva do Barrie e lá fui eu pra minha segunda troca. Não cheguei a conhecer o Barrie pessoalmente, ele estava viajando e deixou a chave na portaria de um hotel que fica ao lado do condomínio onde está a casa.

A casa dele é enorme! São 4 quartos, 4 banheiros, 3 salas, cozinha (equipada com fogão, micro ondas, cafeteira, torradeira, alguns utensílios, máquina de lavar louças, máquina de lavar roupas), varanda, piscina e garagem. Ao todo são 340 m2 !

Eu fiquei lá 3 noites e tive uma ótima experiência. Conforto e sossego para curtir a cidade. Obs: no final da estadia não é necessário limpar a casa, mas acho que é educado lavar as louças.

Fachada da casa em Plett Bay.
Fachada da casa em Plett Bay. | Home Exchange: como funciona?

 

Um dos quartos da casa de Plett Bay.
Um dos quartos da casa de Plett Bay.

Home Exchange: como funciona | Passo a passo

Curtiu minhas experiências? Depois da África do Sul eu fiz trocas no Brasil e na Argentina!

Abaixo vou explicar como funciona o Home Exchange através de um passo a passo. Aproveite para fazer o seu cadastro!

1) Acesse o site oficial

Site oficial do Home Exchange | Como funciona o Home Exchange
Site oficial do Home Exchange | Home Exchange: como funciona?

2) Clique em “inscreva-se”.

Após, preencher nome e sobrenome + email. Pronto!

3) Comece a montar seu perfil na Home Exchange

Primeiro fale sobre a sua casa (endereço, se fica perto de algum ponto turístico, quantas camas possui e quais tipos de cama, quantos banheiros, eletrodomésticos, se tem internet, etc). É importante você marcar todos os detalhes, pois o “valor” da diária na sua casa vai ser determinado pelas amenidades disponíveis.

Preenchendo o perfil | Como funciona o Home Exchange
Preenchendo o perfil | Como funciona o Home Exchange

Em seguida marque no calendário em quais datas ela estará disponível. E se você está aberto a fazer trocas recíprocas (ou seja, a pessoa fica na sua casa e você na dela), ou trocas por Guestpoints (a pessoa te paga com pontos) ou se você está aberto a qualquer tipo de troca.

Preenchendo o perfil | Como funciona o Home Exchange
Preenchendo o perfil | Como funciona o Home Exchange

Depois adicione fotos da sua casa (quarto, sala, banheiro, cozinha) e lugares próximos (pontos de interesse). Após, preencha alguns dados sobre você.

Home Exchange – como funciona os Guestpoints

Quando você terminar de fazer seu cadastro  e preencher seu perfil poderá ganhar até 1050 guest guestpoints (pontos). Assim, poderá testar a plataforma antes mesmo de receber alguém na sua casa.

Esses guestpoints são usados para “pagar” as trocas de casa. Cada vez que você hospedar alguém, vai receber alguns pontos, que depois poderão ser usados para você se hospedar na casa de outro membro.

Se você usar meu link para fazer o cadastro vai ganhar 250 guestpoints após finalizar o preenchimento!

Para procurar uma casa, basta colocar a cidade que você deseja no campo de busca, as datas de chegada e saída, e o número de pessoas que estarão junto com você.

O site te mostrará todas as opções. Se quiser, poderá acionar alguns filtros para facilitar sua busca. Existe a opção de procurar uma casa só para você (acione o filtro residência secundária) ou apenas um quarto na casa (acione o filtro residência primária).

Casa do Barrie - Uma das casa em que me hospedei | Como funciona o Home Exchange
Uma das casa em que me hospedei | Como funciona o Home Exchange

Home Exchange | Tem algum custo?

O cadastro é gratuito e as trocas não envolvem dinheiro. Porém, é preciso pagar uma anuidade que custa 160 euros.

Ela não depende do número de pessoas, se forem 5 pessoas ou se for 1 pessoa, será 160 euros por ano. Vale muito a pena, pois mesmo que você viaje sozinho, se ficar uns 5 dias já vai ter o custo da anuidade pago. Só pra você uma noção de valores, uma diária para casal em Paris custa em média 100 euros.

Essa anuidade te dá direito a assistência 24h por dia, durante os 7 dias da semana. Se você for hóspede, ele serve para garantir a sua recolocação se houver cancelamento ou caso a acomodação não esteja de acordo com a descrição no site. Caso você seja o anfitrião, terá a garantia de que encontrará a sua casa no estado em que você a deixou.

Veja quais casas te interessam, quantos pontos são necessários para ficar nelas (cada casa possui um valor que é determinado pela Home Exchange, ou seja, podem ter opções de 70 pontos ou de 300) e mande mensagem para os proprietários. Geralmente, todos respondem, mesmo quando não vão aceitar a troca.

No campo da mensagem você pode tirar suas dúvidas e, se estiver tudo ok, vocês finalizam a troca, que equivale a reserva. É bem simples!

Dica: mande mensagem para várias pessoas, nem sempre vai acontecer de rolar a troca para a primeira casa que você gostou. É preciso ter um pouco de paciência e persistência rs

É importante deixar claro que você não é obrigado a trocar de casa, você só receberá pessoas na sua casa se quiser. Caso não se sinta confortável, poderá somente ser hóspede. As trocas podem ser recíprocas ou não.

Casa do Barrie - Uma das casa em que me hospedei | Como funciona o Home Exchange
Casa do Barrie – Uma das casa em que me hospedei | Como funciona o Home Exchange

Home Exchange, vale a pena?

Testei e aprovei a Home Exchange! Ao todo foram 6 experiências, sendo que a primeira teve um toque de pessoalidade que a fez ser mais especial! Ou seja, para mim a Home Exchange vale a pena!

Aproveita e já faz seu cadastro e preenche seu perfil!

Consegui responder suas dúvidas sobre a Home Exchange? Como funciona, como cadastrar etc? E aí, gostou da ideia? Se você já teve alguma experiência com a Home Exchange conta pra gente! Se você tiver alguma dúvida sobre como funciona o Home Exchange, pode deixar um comentário aqui embaixo que eu respondo assim que possível.

Beijos e até a próxima troca de casa 😉


Compartilhe este post

13 comentários em “Home Exchange: como funciona a plataforma de troca de casas?”

    • Ei Nilsa!
      Então, antes da pessoa conseguir reservar você precisa aprovar. Aí no caso, é só você não aprovar. Pode colocar datas bem pra frente também e não aprovar os pedidos.

      Responder
  1. Lídia Princesa do Senhor Jesus, esse sempre foi meu sonho, viajar o mundo, conhecer novas culturas, sempre foi minha paixão. Contudo, agora estou fazendo uma reserva para poder realizar esse sonho, acho que vou conseguir nos próximos 2 anos. Realmente, hoje não sei por onde começar a programar uma viagem, por isso busco conhecimentos.
    Achei linda sua experiência com a Home..Muito obrigada por inspirar-me a seguir meus sonhos..

    Abraços
    Nayara Pinheiro dos Santos Rodrigues

    Responder
    • Ei Nayara!
      Muito obrigada pelas suas palavras! Gosto muito de saber que estou inspirando as pessoas a viajar mais! Se precisar de ajuda, me fala! Além da consultoria de viagens, ofereço um serviço de mentoria para ajudar no planejamento de tudo, desde a etapa de como juntar dinheiro.
      Abraços e nos vemos pelo mundo =)

      Responder
    • Você pode indicar o site para outros viajantes. Quando eles fizerem o cadastro com seu link você ganhará alguns pontos também!

      Responder
  2. Olá, eu consigo hospedagem fácil sem ser filiado ou preciso pagar os 160 euros? Já tentei 7 trocas e nada até agora. O que me garante que pagando vou conseguir a troca?

    Outra dúvida, achei num site falando que posso comprar pontos, isso procede? Pois não faz sentido ganhar pontos apenas sendo anfitrião, pois daí fico dependendo dos outros.

    Grato!

    Responder
  3. Oi bom dia, preciso cadastrar uma casa é isso?
    Mas a troca é feita de pontos pela hospedagem ? Sem que eu precise ser anfitrião?

    Responder
    • Oi Erica!
      Isso, é preciso cadastrar uma casa, mas não necessariamente receber pessoas. Ao terminar seu perfil e cadastro, a plataforma te dá alguns pontos pra você começar…

      Responder
  4. Eu não recomendo Home exchange! Pessimo atendimento e suporte, Me retiraram da plataforma, sem nem entrar em contato, Paguei a anuidade mas depois de 4 meses me removeram e não me devolveram o dinheiro, tinha uma troca para ser feita em menos de 5 dias, já estava tudo planejado, e tive um baita prejuizo. Eles ficam com os dados do seu cartão e documentos, eles reservam $500 dólares do seu cartão como seguro caso acontecer algum incidente. Cuidado para não acontecer o mesmo com você, simplesmente falta de cuidado com o integrante!

    Responder

Deixe um comentário