Interlaken, Suíça é simplesmente uma cidade encantadora! É uma das cidades mais lindas da Suíça e eu saí de lá completamente apaixonada! Neste post vou te contar o que fazer em Interlaken, te falar se vale a pena comprar o Berner Oberland Pass (passe regional para andar de trem, gôndola etc), onde comer fondue, onde ficar em Interlaken e uma lista com 12 passeios INCRÍVEIS para fazer na cidade e região (Lauterbrunnen, Murren, Grindelvald etc). Partiu viajar para Interlaken comigo?
Se você me acompanha no Instagram sabe que a Suíça foi meu país de nº43 e que eu estava apreensiva de viajar para lá por causa dos altos preços, mas hoje posso te dizer que valeu super a pena o investimento. Sim, é um país caro, mas que entregou tudo e mais um pouco! Sendo que superou minhas expectativas e entrou para meu top 10!
Interlaken, Suíça: onde está localizada?
Está situada na região de Berner Oberland, entre os lagos Thun e Brienz e cercada pelos impressionantes Alpes Suíços.
A cidade não possui aeroporto, sendo que o mais próximo está localizado em Berna. Caso você vá voar do Brasil para lá, o aeroporto de Zurique pode ser uma opção mais vantajosa financeiramente.
Como a cidade não tem aeroporto, a melhor forma de chegar até Interlaken Suíça, na minha opinião, é usar o eficiente sistema de trens. Eu usei bastante e recomendo que você faça o mesmo! Ah, importante destacar que lá tem duas estações de trem, a Interlaken West e a Interlaken Ost, fique atento a esse detalhe antes de reservar sua hospedagem e comprar as passagens.
Ainda sobre o assunto deslocamento, sugiro que você considere comprar um passe. Existem vários, como o Swiss Travel Pass (nacional) e o Berner Oberland Pass (regional). Eu usei o Berner Oberland Pass e recomendo como opção para aproveitar ao máximo os passeios da região e economizar. Ali embaixo vou te falar mais sobre ele, continua lendo o post!
O que fazer em Interlaken Suíça
Interlaken é famosa pelas atividades ao ar livre, como trilhas, passeios de barco e aventuras de esportes radicais. Abaixo compartilho com você 12 passeios incríveis para fazer na cidade e nos arredores, que você não pode deixar de fora do seu roteiro:
Cruzeiro pelo Lago Thun
O primeiro passeio que eu fiz quando cheguei em Interlaken Suíça foi o cruzeiro pelo Lago Thun, uma experiência relaxante onde você pode apreciar a paisagem alucinante dos Alpes refletidos na água.
Esse passeio está incluso no Berner Oberland Pass, por isso não paguei nada. Era possível subir e descer no barco em cada um dos portos, como naqueles ônibus hop on hop off. Ou seja, pode facilmente ser um passeio de dia inteiro ou você pode separar umas 4 horas. Tudo vai depender de quanto tempo você tem disponível.
Caso você não queira comprar o passe, o passeio no barco custa a partir de 20 francos, o trecho entre Interlaken até Thun (somente ida).
Harder Kulm | Interlaken Suíça
Você sabia que Interlaken significa “entre lagos”? Pois é, e no alto da montanha Harder Kulm é o local perfeito para ver a cidade de Interlaken, Suíça e entender o significado do nome.
Do alto dos 1.322 metros de altura você vai ter uma vista impressionante da cidade! Para chegar lá você pode pegar o funicular Harder Kulm até o topo, permanecer o tempo que quiser, inclusive eles tem restaurante por lá. Depois de desfrutar da vista panorâmica de toda a região é só pegar o funicular Harder Kulm para descer.
Ahh, lá é o local ideal para tirar fotos lindas dos dois lagos e assistir ao pôr do sol. Nós chegamos um pouco atrasadas e perdemos o pôr do sol, mas mesmo assim aproveitamos a vista! A Lidica é ir para o local de onde sai o funicular Harder Kulm umas 2 horas antes, pois pode ser que tenha fila pra subir. Foi por isso que perdemos o pôr do sol, pois ficamos 40 minutos na fila.
Se você comprar o Berner Oberland Pass o ingresso do funicular está incluso e você não precisa pagar nada a mais.
Caso não tenha o passe, terá que pagar a partir de 38 francos (ida e volta) pelo ingresso do funicular. Lembrando que crianças com menos de 6 anos não pagam.
Jungfraujoch – Top of Europe
Visitar o Jungfraujoch, conhecido como o “Top of Europe”, é uma das experiências mais icônicas que você pode ter na Suíça. Localizado a 3.454 metros acima do nível do mar, o Jungfraujoch oferece vistas deslumbrantes das montanhas nevadas, incluindo os picos Eiger, Mönch e Jungfrau. O trajeto de trem até o topo é espetacular, atravessando paisagens de tirar o fôlego.
O Jungfraujoch Top of Europe tem neve o ano inteiro, ou seja, se você quiser ver neve, essa é a montanha para você!
Eu recomendo dois ingressos e a escolha vai depender se você quer um tour guiado ou se deseja ir por conta própria. O valor do investimento é um pouco carinho, mas vale a pena pela experiência de subir em uma das montanhas mais altos da Europa!
- Trem a Jungfraujoch – Top of Europe – inclui bilhetes de ida e volta no trem de Interlaken a Lauterbrunnen/Grindelwald; trem cremalheira de Lauterbrunnen a Jungfraujoch; teleférico de Grindelwald a Jungfraujoch; ingresso das atrações de Jungfraujoch.
- Excursão a Jungfraujoch – passeio guiado (inglês ou espanhol) com saída de Interlaken. Inclui todos os traslados (passagem do trem cremalheira e teleférico Eiger Express) e acesso às atrações de Jungfraujoch Top of Europe (mirante Sphinx, Palácio de gelo, Glaciar Aletsch e Alpin Sensation).
Trilha do Lago Oeschinen | Interlaken Suíça
Um dos meus passeios favoritos e ideal para todas as idades!
O Lago Oeschinen não fica em Interlaken, mas sim em Kandersteg. Chegar até lá não é complicado e todo o deslocamento está incluso no Berner Oberland Pass.
A experiência começa no momento que você embarca no teleférico para subir a montanha! No dia que fomos o tempo estava meio nublado, mas não desanimamos por causa disso. O clima de montanha é bem doido, pode estar nublado de manhã e na parte da tarde abrir completamente.
No alto da montanha você vai encontrar um espaço para piquenique, banheiros e uma vista sensacional! Caso você não queira ou não possa fazer a Trilha do Lago Oeschinen vale a pena somente essa parte!
Pra quem é trilheiro como eu, é interessante saber que a Trilha do Lago Oeschinen é circular e possui 8,4km, sendo que o nível de dificuldade é intermediário (isso, sem neve). Eu comecei no sentido anti horário e logo depois de uns 15 minutos de caminhada saindo da gôndola já começamos a subida.
A medida que fomos subindo e começamos a ver o lago, observamos que uma nuvem estava se deslocando sentido ao lago, ou seja, ia encobrir o lago. Aproveitamos para tirar algumas fotos, antes que não tivéssemos mais visibilidade. O objetivo dessa Trilha do Lago Oeschinen é ver o lago do alto, por isso se estiver muito encoberto pode ser que não valha a pena fazer. Mas, isso você só vai descobrir lá. Então, não desanime antes da hora rs
Aconselho ir com calçado apropriado e casaco corta vento e impermeável (como eu disse, o tempo é doido). Não é necessário guia.
Passeio de Barco no Lago Brienz
A quinta sugestão é passear pelo outro lago de Interlaken Suíça. O Lago Brienz, de águas cor de esmeralda, oferece uma atmosfera mais calma e é uma ótima alternativa para descansar das trilhas e montanhas.
Assim como o cruzeiro no Lago Thun, quem tem o Berner Oberland Pass não paga nada a mais pela experiência.
Caso você queira comprar o ingresso separado, sem o passe, clique aqui para ver quanto custa o passeio pelo Lago Brienz em Interlaken Suíça.
Bate volta a Lauterbrunnen
Lauterbrunnen é muito mais do que cachoeiras. É um destino incrível que fica entre montanhas e possui uma atmosfera super diferente!
A primeira coisa que você pode fazer é dar uma voltinha pelo centrinho.
Depois, vá caminhando sentido a Cachoeira Staubbach. Ela é a mais icônica de Lauterbrunnen e uma das mais altas da Europa, com uma queda de cerca de 300 metros. Ela pode ser vista de praticamente qualquer lugar da vila e é o cartão-postal da região. No verão, é possível subir uma trilha que leva até a parte de trás da cachoeira para uma vista única da queda d’água.
O melhor de tudo? Você não vai precisar pagar nada para ver a cachoeira Staubbach Lauterbrunnen.
Outra cachoeira que você pode incluir no roteiro de Lauterbrunnen são as Cachoeiras Trümmelbach. Elas são um espetáculo natural impressionante, com águas provenientes das geleiras de Eiger, Mönch e Jungfrau. O grande diferencial das Cachoeiras Trümmelbach Lauterbrunnen é que elas correm dentro de uma montanha, e é possível acessá-las por meio de túneis e passarelas internas.
Outra experiência para incluir no bate volta a Lauterbrunnen é visitar Mürren, um vilarejo alpino a 1.650 metros de altitude, famoso pelas suas vistas deslumbrantes e por ser um excelente ponto de partida para várias trilhas da região. Enquanto estávamos subindo de teleférico eu fiquei impressionada com a altura que atingimos, achei que íamos chegar no ceú rs
Para subir até Mürren você pode pegar o teleférico, que está incluso no Berner Oberland Pass e depois o trem, que também está incluso. Só essa subida já é maravilhosa!
Voo de parapente por Interlaken
Sobrevoar as paisagens de Interlaken em um voo de parapente é uma das atividades mais populares entre os viajantes mais aventureiros. O ponto de decolagem mais comum é em Beatenberg, e o pouso acontece em um campo no centro da cidade. A vista do céu é algo de tirar o fôlego, com os lagos e montanhas compondo uma paisagem única.
Eu queria muito ter feito parapente em Interlaken, mas infelizmente o meu orçamento da viagem já estava comprometido e eu não consegui fazer. Vai ficar para uma próxima vez! Se você quiser se dar esse presente ou presentear alguém que você ama, dá uma olhadinha nos detalhes e valores neste link.
Grindelwald
O dia que visitei Grindelwald e subi até Grindelwald First foi incrível! Nós não estávamos esperando ver neve e pegar tanto frio e a medida que fomos subindo de teleférico e chegando perto do topo da montanha a paisagem foi mudando de verdinha para branquinha.
Minha dica é que você suba até a Grindelwald First primeiro, faça o Cliff Walk, aproveite lá em cima e depois desça para as outras estações, onde você poderá viver experiências como a toboggan run, ou o mountain cart, a trotti bike e o First Flyer.
Se você tiver o Berner Oberland Pass o ingresso para os teleféricos está incluso, sendo que você precisará pagar separado apenas o valor das atividades extras, caso queira fazer alguma.
Com certeza ir a Grindelwald é um passeio indicado para todas as idades!
Schilthorn James Bond
Outro ponto turístico imperdível é o Schilthorn, famoso por ser o local de filmagem de um dos filmes do James Bond.
O restaurante giratório Piz Gloria oferece vistas panorâmicas incríveis dos Alpes. O acesso é feito por teleférico, uma experiência já memorável por si só. Sendo que você pode aproveitar para fazer trilhas ou simplesmente admirar a paisagem e comer no restaurante.
Para ver quanto custa o ingresso do teleférico para o Schilthorn clique aqui. Esse bilhete inclui a ida e volta no teleférico entre Stechelberg e a montanha Schilthorn; o acesso à ponte suspensa Thrill Walk Birg; o ingresso da exposição Spy World e o acesso ao mirante giratório Piz Gloria.
Andar por Interlaken, Suíça e se maravilhar com a paisagem
Um passeio simples e gratuito, mas que é lindo! As paisagens naturais da cidade ajudam e você não precisa gastar um franco sequer para admirar as montanhas e a arquitetura dessa charmosa cidade da Suíça.
Schynige Platte | Interlaken Suíça
Nesse dia fomos surpreendidas com uma chuva de neve! A experiência foi bem diferente da Grindelwald, pois em Schynige Platte estava nevando mesmo, não tinha só a neve caída. Só quem já viveu essa magia de ver a caindo sabe como é!
Para chegar até o alto da montanha pegamos um trem de madeira, histórico, super charmoso. A subida demorou 50 minutos e ao longo do caminho vimos a mudança na paisagem. Foi incrível!
Lá no alto, assim que chegamos e descemos do trem, vimos uma apresentação típica de alphorn (postei no Instagram um trecho), que é esse instrumento diferente da foto abaixo.
Como somos muito corajosas e não temos medo de frio, fomos fazer uma trilha. Quase congelamos? Sim, mas valeu a pena.
Gente, é importante ir bem agasalhado se tiver chance de pegar neve, tá? Eu estava com casaco de inverno e calçado impermeável. Se vestir em camadas é o segredo para ficar quentinho, aprendi isso morando no Canadá rs
Como eu tinha o Berner Oberland Pass, não paguei nada para andar no trem Schynige Platte e viver essa experiência inesquecível.
Comer fondue de queijo
Para fechar a lista de o que fazer em Interlaken Suíça, minha dica é uma experiência gastronômica: comer fondue de queijo!
Se você for a Suíça e não comer fondue vai sair perdendo rs E aqui não vale nenhuma desculpa!
“Ahh Lid, mas é muito caro e eu não tenho orçamento pra isso”. Minha resposta pra você é: vá ao mercado e compre um fondue lá. É claro que não vai ser a mesma coisa do que ir no restaurante, mas vai ser muito melhor do que os do Brasil!
“Ahh Lid, eu sou vegana ou tenho intolerância a lactose.” Minha resposta pra você é: vá no restaurante Fondue Villa & Garden, pois lá eles tem um fondue de queijo vegano MARAVILHOSO! Eu fui nesse restaurante e provei o fondue vegano e o tradicional e posso te dizer que o vegano estava bem mais gostoso! Mais leve e mega saboroso!
Caso você queira pode combinar a experiência do fondue de queijo com o de chocolate também, mas aí não tem a opção vegana, somente a tradicional.
Roteiro de viagem Interlaken Suíça
Se você precisar de uma ajudinha para montar toda sua viagem eu posso te ajudar com a consultoria de viagem e roteiro personalizado.
Quando eu estava planejando minha viagem tive muita dificuldade para entender como me deslocar por Interlaken e arredores, como colocar as montanhas e trilhas no roteiro, entender a logística dos passeios, os preços e ver o que fazia sentido pra mim ou não. Se você estiver com essas dificuldades eu posso te ajudar!
Me manda uma mensagem no Whatsapp para saber mais detalhes e valores da consultoria!
Berner Oberland Pass, vale a pena?
No início do post te contei que eu usei muito o Berner Oberland Pass e ao longo do post te falei tudo que eu fiz que estava incluso no passe. Você conseguiu perceber que esse passe regional dá direito a uma quantidade incrível de experiências? Se ainda está na dúvida, eu te digo que sim, o Berner Oberland vale a pena.
Além de todas as experiências que eu sinalizei ao longo do artigo, você poderá também:
- andar gratuitamente nos trens da Berner Oberland Bahn e SBB
- viajar ilimitadamente de trem e ônibus pela região de Berner Oberland, o que inclui usar o trem panorâmico de Interlaken para Lucerna
- ir de Grindelwald – Männlichen gratuitamente e, também, usar várias outras gôndolas e teleféricos da região
Veja tudo o que está incluso no passe no site oficial.
Compre seu Berner Oberland Pass usando este link, sendo que o mínimo de dias são 3 e o máximo 10.
Chip de internet na Suíça
Durante a minha viagem pela Suíça usei o chip mundi da America Chip. Ele funcionou super bem em todos os lugares, inclusive no alto das montanhas!
Para otimizar meu roteiro e não perder tempo foi essencial ter internet ilimitada e de qualidade. Pude olhar horários de trem/ônibus, usar o Google Maps e claro postar vários vídeos e fotos lá no Instagram com dicas para você =)
Se quiser ver quanto custa o chip de internet que eu usei, clica aqui. Ah, eles sempre estão fazendo promoções. Então, me manda mensagem antes de comprar o seu pra saber se está rolando algum cupom de desconto!
Como fazer o câmbio na Suíça
Você sabia que a moeda oficial da Suíça não é o euro? Isso mesmo, lá eles usam o Franco Suíço. Então, nada de comprar euros para levar, ok?!
Se você ainda não sabe como fazer o câmbio na Suíça, minha dica é usar o cartão da Wise, que foi o que eu fiz! Ele é um cartão de débito, que pode ser usado para sacar dinheiro também. Em nenhum momento eu precisei do dinheiro em espécie, paguei TUDO com o cartão.
Se você não conhece o cartão da Wise, saiba que:
- ele é GRATUITO e não tem anuidade;
- permite compras no débito, sem a incidência de taxa;
- IOF de 1,1% (o cartão de crédito cobra 6,38% de IOF);
- conversão melhor do que as das casas de câmbio, ou seja, seu real vale mais na troca;
- permite 2 saques gratuitos de até R$1.400 por mês, porém alguns bancos cobram uma taxa de saque. É preciso verificar se o banco que você vai sacar cobra taxa e quanto é, pois ela varia de banco para banco. Já achei bancos que não cobram nada.
Esse é o link para você fazer seu cadastro e pedir o cartão: https://wise.prf.hn/l/wzGkPMa
Onde ficar em Interlaken, Suíça
Para finalizar minhas dicas de Interlaken Suíça, vou compartilhar com você uma lista com 3 hospedagens na cidade!
- Hotel Blume Interlaken – uma ótima opção para quem procura custo x benefício e não liga para luxo. Fica localizado pertinho da estação Interlaken West e do comércio da cidade. Veja valores e fotos clicando aqui.
- Hotel Alphorn – outra opção econômica e próxima da Interlaken West, sendo que o café da manhã está incluso. Mais fotos e valores, clica nesse link.
- Hotel Lötschberg – hotel 3 estrelas com café da manhã incluso. Valores e fotos neste link.
Leia também:
–Cartão Wise: como funciona, vale a pena? [GUIA com vídeo]
–20 ideias de bate volta na Itália, Alemanha e Bélgica!
E aí, consegui te ajudar com as minhas dicas de o que fazer em Interlaken, Suíça? Independente do seu perfil de viagem, a cidade vai ter opções para você, principalmente se você curtir natureza! Eu amei e com certeza vou voltar um dia! Se você tiver alguma dúvida ou dica, deixa aí nos comentários! Ahh, vai lá no meu Canal do YouTube e se inscreve para conferir meus vídeos da Suíça!
Beijos e até mais!
Nasci e cresci no interior de Minas Gerais, sou advogada de formação e consultora de viagens de profissão. Tenho 33 anos e desde sempre sonho em viajar o mundo. Já visitei 37 países (alguns mais de uma vez), tendo morado em 4 deles. Em 2016 criei o blog Partiu Viajar para ajudar e inspirar mais pessoas a viajar.