Cartão Wise: como funciona, vale a pena? [GUIA com vídeo]

Compartilhe este post

Como fazer o câmbio sempre foi uma das dúvidas mais comuns entre os viajantes, mas desde que o cartão Wise apareceu essa tarefa ficou mais fácil e vantajosa! Cartão Wise como funciona? Cartão Wise vale a pena? Neste post vou te contar TUDO que você precisa saber sobre o WISE cartão internacional, ele tem me acompanhado em todas as minhas viagens internacionais! Partiu?

Antes de responder suas dúvidas sobre o cartão Wise, queria te contar que eu já usei ele no Chile, Uruguai, Colômbia, México, Canadá, EUA e Europa. Ou seja, testei ele em vários países e sei do que estou falando rs

Cartão Wise internacional
Cartão Wise

Cartão Wise: o que é?

A Wise é uma empresa britânica, licenciada pelo Banco Central do Brasil. Isso mesmo, não é um banco, mas uma corretora que oferece uma conta multimoedas, ou seja, você pode carregar seu cartão com dólar americano, dólar canadense, euro, libra, peso chileno, são mais de 20 moedas!

Ela permite que você use o cartão Wise internacional no débito, inclusive para compras online (tem um pulo do gato aqui, já te conto mais pra frente); saques e transferências.

Wise Cartão: prós e contras.

Agora os prós e contras para você analisar melhor as vantagens de ter uma conta na Wise.

Prós – cartão Wise

  • É gratuito e sem anuidade – você não vai pagar nada para pedir o cartão e não tem anuidade.
  • IOF menor do que o do cartão de crédito – o IOF do cartão de crédito é de 6,38% e o do cartão da Wise é de 1,10%.
  • É bandeira Visa e você pode usar na função débito sem taxas
  • Possibilidade de fazer saques – se você precisar sacar dinheiro na moeda local você pode ir até um caixa 24 horas e fazer o saque.
  • Fazer compras online – você pode usá-lo para fazer compras online que são internacionais, ou seja, pode pagar uma passagem de cia aérea estrangeira ou comprar algum produto que não tem relação com viagem.
  • Taxa de conversão mais vantajosa – o valor que o real vale para comprar outras moedas é mais alto do que se você comprar na casa de câmbio, por exemplo. Só pra você ter uma noção, antes de vir pro Canadá eu cotei na casa de câmbio o valor de dólar canadense, americano e peso mexicano. A diferença estava de 20 centavos, ou seja, se a Wise me cobraria 5,09 pra converter meu real para USD a casa de câmbio cobraria 5,29. Pensando em uma compra de 500 USD eu teria que pagar 2.545 aproximadamente para a Wise e 2.645 para a casa de câmbio.
  • Já sair do Brasil com o cartão físico – eles mandam esse cartão físico para seu endereço no Brasil, não precisa ter endereço ou conta fora do país.
  • Suporte em português.
  • Aplicativo super fácil de usar.

Contras

  • Taxa de saque – a Wise te oferece 2 saques gratuitos por mês de até R$1.400, se precisar fazer mais eles cobram uma pequena taxa. Além disso, pode ser que o caixa eletrônico te cobre uma taxa , que varia de banco pra banco. Até hoje eu já paguei zero (na Colômbia) e 3 CAD aqui no Canadá.

O pulo do gato é usar o cartão no débito e evitar sacar dinheiro o tempo todo. Faça um saque maior, mas abaixo dos 1.400 reais e o resto passe tudo no débito. Praticamente todos os lugares aceitam o cartão.

Deu pra perceber que tem muito mais pró do que contra, certo?

Cartão Wise como funciona

É bem simples! Primeiro, você precisa clicar neste link para entrar no site e fazer seu cadastro.

Você vai ter que preencher email e número de telefone pois eles vão te enviar um código, sendo que para efetivar o cadastro será preciso fazer um pix de 100 reais, mas esse valor é pra sua própria conta da Wise. Ou seja, o dinheiro é todo seu.

Cartão Wise
Aplicativo do Cartão Wise internacional

Depois que você criar a conta, sugiro fazer isso no computador, aí sim você pode baixar o aplicativo e começar a fazer as transferências. Calma, no final do post tem vídeo completo te mostrando o passo a passo “cartão Wise como funciona”.

Em menos de 5 minutos seu dinheiro sai da sua conta tradicional e vai para sua conta da Wise. Depois disso você converte o dinheiro para qualquer uma das moedas disponíveis. É mega simples!

Minha experiência com o Wise cartão internacional

Aqui no Canadá uso pra tudo, mercado, passeios, bar, restaurante, compras online… a aceitação foi ótima em Toronto, Montreal, Ottawa, Whistler, Victoria e Vancouver.

Antes de vir pra cá eu estive no México, na região de Cancún, lá também usei pra tudo, exceto ônibus urbano e van, pois tinha que ser no dinheiro. Antes do México estive na Colômbia e também usei o cartão Wise lá, mesmo não tendo no app o peso colombiano, dá pra usar em dólar ou outra moeda que você tiver crédito e sacar peso, tá?

Eu também já usei no Chile (Santiago, Puerto Natales e Pucon), no Uruguai, na Europa e nos EUA (Los Angeles, San Diego, San Francisco, Seattle), não tive problemas até agora. O único lugar que não compensa é na Argentina, vou te contar mais sobre o câmbio da Argentina no próximo tópico.

Wise Cartão
Wise Cartão

Cartão Wise na Argentina: vale a pena?

Eu morei na Argentina e testei na prática várias formas de fazer câmbio no país. Antes de ir estava na dúvida se o cartão Wise na Argentina vale a pena, mas depois dos testes que fiz, percebi que NÃO vale.

Atualmente (março/2024), a forma mais vantajosa de fazer o câmbio lá ainda é usando a Western Union. Se você não sabe do que eu estou falando, assiste esse vídeo no qual te explico mais sobre o câmbio pararelo/blue e o câmbio oficial.

Eu diria que o cartão Wise na Argentina vale a pena como plano B, pois como ele é gratuito, eu faria ele e levaria, mas como um plano B. Caso você tenha que pagar alguma coisa no cartão, é melhor usar o cartão Wise internacional, tendo em vista o IOF dele ser menor do que o do cartão de crédito. Entendeu?

Como usar cartão Wise na Europa

Se você estiver com viagem marcada para o velho continente, pode fazer seu cartão Wise o quanto antes, pois ele vai ser seu grande aliado lá na hora de pagar as coisas! Em muitas cidades a aceitação do dinheiro em espécie tem diminuído, os estabelecimentos estão dando preferência por pagamentos feitos no cartão, então nada de levar só dinheiro e cartão de crédito, ok?

Caso esteja em dúvida sobre como usar o cartão Wise na Europa, saiba que é super fácil, igual ao cartão de débito que você usa no Brasil. Inclusive, você pode colocar ele na carteira do seu celular, pode usar por aproximação, pode gerar cartão virtual.

Aplicativo do Cartão Wise
Cartão Wise como funciona o aplicativo

Cartão Wise vale a pena

Então, você precisa analisar se o cartão Wise vai ser útil pra você. E aí eu te digo que ele é útil para quem vai:

  • viajar para o exterior e não quer ficar carregando dinheiro em espécie;
  • fazer intercâmbio;
  • mudar para outro país;
  • fazer compras internacionais online (isso mesmo, ainda que você não viaje para fora do Brasil, se for comprar de sites estrangeiros, vale a pena usar a Wise para não pagar o IOF de 6,38% do cartão de crédito).

Na minha opinião, o cartão Wise vale a pena sim pois além de ser super útil, ele é vantajoso financeiramente, mesmo se a moeda que você precisar não estiver disponível.

Vídeo explicativo – Cartão Wise como funciona

 

Peça gratuitamente seu Cartão Wise

Como falei ali em cima, é muito fácil pedir o seu cartão Wise, basta clicar aqui para fazer seu cadastro.

Leia também:
O que fazer em Los Angeles: Warner Bros, Disney +10 passeios
O que fazer em Cartagena: acertos e roubadas + Isla del Rosario

Agora você já sabe que o cartão wise vale a pena e já pode pedir o seu para economizar na hora de fazer câmbio! Caso ainda tenha alguma dúvida sobre cartão wise como funciona, deixa aí embaixo nos comentários ou me manda um direct no Instagram.

Beijos e até mais!


Compartilhe este post

Deixe um comentário