Olá, tudo joia? Eu já falei pra você que a Alemanha é um dos meus países favoritos da Europa?! Pois é, ano passado eu estive por lá e no post de hoje vou passar um roteiro completo para você curtir Berlim, que é a capital e maior cidade do país. No roteiro você saberá o que fazer em Berlim em 3 dias. Porém, já adianto que 3 dias é pouco para conhecer tudo que a cidade oferece. 5 dias é um número mais razoável, pois tem muita coisa interessante pra ver e fazer por lá.
# Seguro viagem com 10% de desconto
A Alemanha faz parte do Tratado de Schengen, assim, é obrigatório contratar um seguro viagem com cobertura mínima de 30.000 euros para viajar pra lá.
O blog é parceiro da Seguros Promo. Utilizando o código PARTIUVIAJAR5 na tela de pagamento você conseguirá 5% de DESCONTO. Se pagar no boleto ainda consegue mais 5%. Vez ou outra conseguimos cupons que dão até 20% de desconto no Seguro Viagem. Deixe seu email na nossa caixa de newsletter para ficar sabendo dessas promoções ou fique de olho nos banners espalhados pelo blog. Clique aqui para pesquisar os planos ou utilize o banner abaixo.
[seguros_promo_shortcode ideal_para=”1″ ideal_para_lbl=”Europa” tags=”o_q_fazer_berlim_3_dias” theme=”card-large” coupon=”PARTIUVIAJAR5″ show_logo=”true”/]
# O que fazer em Berlim em 3 dias
Confira a partir de agora o que fazer em Berlim em 3 dias.
Portão de Brandemburgo
É um dos principais cartões postais da cidade! O Portão está localizado no início da famosa avenida Unter den Linden.
Parlamento
Pertinho do Portão de Brandemburgo localiza-se a sede do Parlamento alemão. O terraço e a cúpula podem ser visitados pelo público em geral, lá de cima tem-se uma vista bem legal da cidade. A entrada é gratuita, porém é necessário fazer um registro prévio. É possível fazer o registro online ou no serviço de visitantes no local. Eu fui no inverno e deixei pra fazer o registro no local, quase congelei de tanto frio que passei na fila. Sendo assim, recomendo fazer online =)
Tiergarten
É um parque localizado na região central de Berlim. Se você for visitar a cidade na primavera ou verão, aconselho fazer um piquenique por lá 😉
Memorial das vítimas do Holocausto
É um memorial dedicado aos milhões de judeus mortos durante o regime nazista. Está localizado perto do Portão de Brandemburgo, do Tiergarten e da Potsdamer Platz.
Potsdamer Platz
É uma praça com várias atrações ao redor. Nela você vai encontrar uma réplica do 1º semáforo de Berlim, por exemplo. Tem também o Sony Center com cinema, loja do Lego, restaurantes… vale a pena passar por lá!
Topografia do Terror
É um museu que mostra os horrores praticados durante o regime nazista. Antigamente, no local, funcionava a sede da Gestapo, que era a polícia secreta. Não é muito grande, os fatos são contados através de quadros, fotos, placas e é bem interessante! Lá dentro tem banheiro e internet. A entrada é gratuita. Aconselho separar pelo menos 1 hora pra explorar o lugar, principalmente se você for ler todas as explicações, que são em inglês.
Muro de Berlim
Perto do Checkpoint Charlie existem tijolinhos no chão que representam onde o muro existia. Nos arredores do Topografia do Terror também é possível ver fragmentos do muro.
Checkpoint Charlie
Preciso dizer que não vi a mínima graça nesse lugar, porém é um dos lugareis mais visitados por turistas. Antigamente era um posto militar que separava Berlim ocidental de Berlim oriental. Ali você poderá tirar fotos com “soldados” caracterizados e ter seu passaporte carimbado, mas para tanto precisará pagar um valor, claro.
Berlim Underground
Existem vários tours pelos subterrâneos da cidade. Eu fiz o “Dark worlds” e recomendo. Eles têm opções em inglês, alemão, espanhol, francês. Não vendem o ingresso online, somente na bilheteria (sugiro chegar uns 40 minutos antes para comprar o ingresso ). Quando eu fui (junho/17) o ingresso custava 11 euros. Observação : crianças menores de 7 anos não podem participar.
Nem todo mundo que vai a Berlim faz esse tour, principalmente se for a primeira vez na cidade. Eu, por exemplo, só fiz nessa minha última visita, que foi minha segunda vez lá. Se tiver tempo, sugiro fazer pelo menos um tour, pois é bem legal.
Museu DDR
A Alemanha oriental chamava-se Deutsche Demokratische Republik e daí vem o nome do museu que retrata o estilo de vida comunista na Alemanha oriental. Da primeira vez que fui a cidade não visitei o museu, mas desta última vez resolvi dar uma chance e achei beeeem legal. Tem bastante coisa interativa, muitos objetos que nos transportam para o passado…enfim, vale a pena! Vou fazer um post específico sobre o museu, então ative nossas notificações para não perder quando ele for postado 😉
O DDR abre todos os dias do ano das 10h às 20h, sendo que sábado fecha às 22h. Para mais informações consulte o site oficial clicando aqui. Existem vários outros museus nos arredores do DDR, como o: Pergamon, Altes, Neues.
Berliner Dom
É a Catedral protestante luterana de Berlim. Localiza-se às margens do Rio Spree, pertinho do Museu DDR. Infelizmente, eu não conferi seu interior, mas ela é aberta a visitação.
AlexanderPlatz
É uma das principais praças da cidade. Já foi cenário de filmes, protestos, shows…
Dica: quem quiser fazer compras, ali se encontra uma loja da Primark (loja de departamentos com preços super acessíveis)!
East Side Gallery
É uma galeria a céu aberto, as suas pinturas expressam acontecimentos políticos ligados a época da Guerra Fria. Das duas vezes que visitei Berlim fui ao local, porém da segunda vez notei que eles colocaram “grades” para não deixar que o turista fique em contato direto com as pinturas, acredito que tenham feito isso para preservá-las.
Campo de Concentração Sachsenhausen
Este campo começou a funcionar em 1936 e ficou ativo até 1945. Não era um campo de extermínio, porém lá existiam fornos de cremação. Localiza-se em Oranienburg, de trem da AlexanderPlatz gastei uns 40 minutos até a cidade e depois é preciso caminhar um pouco (uns 15 min) ou pegar um ônibus até ele.
Sem dúvida é uma experiência única, que me fez refletir sobre várias coisas da vida. Vale muito a pena!
# Berlim WelcomeCard
O cartão é uma maneira econômica de explorar a cidade utilizando o transporte público. Se você quiser comprar o Berlim WelcomeCard, existem opções para 48h, 72h ou 4/5/6 dias.
Você poderá comprar a opção que te permite rodar pelas zonas ABC (inclui os Aeroportos Schönefeld e Tegel) ou AB (inclui o Aeroporto Tegel). Além do transporte ilimitado, você terá direito a descontos em várias atrações turísticas (exemplo: no Museu de História Natural pagará apenas 2 euros ao invés de 8). Vale a pena!
Basta clicar aqui que você será redirecionado para a página de compra.
# Onde se hospedar em Berlim
Na primeira vez que eu fui à Berlim, fiquei hospedada no One 80º Hostel, localizado próximo à Praça Alexanderplatz, no bairro Mitte. Perto do hostel tem supermercado, estação de metrô e uma Primark (loja de departamento com preços maravilhosos rs). Dele é possível ir a pé para o Museu DDR e para os outros museus da “ilha”, sendo apenas 20 minutos de caminhada.
O One 80º Hostel é uma acomodação grande, o prédio dele tem vários andares, sendo que no térreo tem uma área comum onde o pessoal costuma socializar. Eu gostei de ter ficado lá e recomendo! Clique aqui para ver fotos e fazer sua reserva.
Outra opção bacana de hostel é o Wombat’s City Hostel, eu já fiquei hospedada nos estabelecimentos da rede em Viena, Munique e Budapeste e super aprovei! Em Berlim, eles estão situados no bairro Mitte, ficando perto de estação de metrô e a apenas 15 minutos de caminhada da “ilha de museus”. Faça sua reserva clicando aqui.
Se você estiver a procura de hotel ao invés de hostel tenho duas sugestões bem bacanas: o Leonardo Royal Hotel Berlin Alexanderplatz , que é um 4 estrelas super bem localizado, estando a apenas 10 minutos a pé da Praça Alexanderplatz, e o Ibis Hotel Berlin Mitte (que segue o padrão da rede no que diz respeito a estrutura/preço e está a 800 metros da Alexanderplatz). Ambos com ótimo custo x benefício!
- Clique aqui para reservar sua hospedagem no Leonardo Royal Hotel Berlin Alexanderplatz.
- Clique aqui para reservar sua hospedagem no Ibis Hotel Berlin Mitte.
Se quiser ver outras opções de hospedagem em Berlim, utilize o widget abaixo.
Bom, esse é meu roteiro com o que fazer em Berlim em 3 dias. A capital da Alemanha tem muitas coisas legais pra fazer e essas são apenas algumas sugestões. Tomara que você se apaixone pela cidade, assim como aconteceu comigo.
Qualquer dúvida ou sugestão já sabe né, só deixar um comentário aqui embaixo! Se você ainda não segue a gente no Instagram, bora lá seguir pra não perder nossas fotos! @partiuviajarblog
Tschüss.
Consultoria de Viagens – O que fazer em Berlim em 3 dias com roteiro personalizado
Que tal viajar sem ter que se preocupar com o planejamento e pesquisas? Não sei se você sabe, mas aqui no blog temos um serviço de CONSULTORIA DE VIAGENS, no qual eu planejo sua trip do jeitinho que você quer. Isso mesmo, você me fala pra onde quer viajar, quando e quanto tempo tem e eu faço aquela parte chata de pesquisar passagens, melhores preços, acomodação, o que fazer… Bora tirar do papel aquela viagem dos sonhos?! Envie agora uma mensagem pra gente ou confira nossa tabela de valores no link https://partiuviajar.blog.br/consultoria-de-viagens/ .
Nasci e cresci no interior de Minas Gerais, sou advogada de formação e consultora de viagens de profissão. Tenho 33 anos e desde sempre sonho em viajar o mundo. Já visitei 37 países (alguns mais de uma vez), tendo morado em 4 deles. Em 2016 criei o blog Partiu Viajar para ajudar e inspirar mais pessoas a viajar.