Ei viajante, como andam os “planos mirabolantes” para a sua próxima viagem? Rs. Se você está sem planos, nós podemos te ajudar! Que tal viajar para a Europa e conhecer Bruxelas, capital da Bélgica? Para o post de hoje, preparamos uma lista com muitas dicas e informações para você curtir a cidade. A partir de agora você confere o que fazer em Bruxelas.
# O que fazer em Bruxelas – Bélgica
A Bélgica é um país bem pequeno e muito rico culturalmente. Pra você ter noção dessa riqueza e diversidade, o país possui 3 línguas oficiais, quais sejam, o holandês, o alemão e o francês.
Entretanto, a maioria das pessoas não escolhe o país como destino principal, mas sim o inclui como um dos destinos do roteiro, já que faz fronteira com a França, Holanda, Alemanha e Luxemburgo.
O deslocamento entre os países é muito fácil, mesmo assim, se você tiver dúvidas sobre como se deslocar pela Europa, nós fizemos um post sobre esse assunto. Confira o link logo abaixo:
Antes de ir, contrate um Seguro Viagem!
A Bélgica faz parte da União Européia, sediando inclusive a sede do bloco econômico. Também é signatária do Tratado de Schengen, sendo assim, brasileiros que pretendem ficar até 90 dias (no total) por lá e/ou pelos outros países que fazem parte do Tratado não precisam de visto.
Porém, você deverá contratar um seguro viagem com cobertura mínima de 30.000 euros. O blog é parceiro da Seguros Promo. Como afiliados, nós podemos dar para nossos leitores um CUPOM DE DESCONTO DE 5% em qualquer plano. Basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o código PARTIUVIAJAR5 na tela de pagamento. Também Fique ligado nas nossas redes sociais. Sempre postamos cupons com descontos maiores.
Agora, vamos à lista!
1) Curtir a arquitetura da Grand Place
É a principal praça da cidade e é Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco desde 1988. É o lugar meu lugar preferido em Bruxelas! Tem vários prédios lindos ao redor da praça (uns com detalhes dourados que acrescentam um charme a mais) e, claro, muitos turistas rs
Por ali você vai ver vários cafés e lojas que vendem chocolates, mas o preço das coisas por é bem salgado. Ande um pouco mais, se afaste da Praça e aí sim pare para comer, os preços serão mais justos.
2) Comer um Waffle
Parece uma coisa boba, né?! Mas isso é porque vocês não viram os waffles que tem por lá! Rs. Cada um mais delicioso que o outro! Tem vários tipos de cobertura e recheio, dão água na boca.
Compre um, sente em algum lugar e aprecie sem moderação.
3) Tomar uma cerveja no Delirium
Ali pertinho da Praça está o Delirium Café, um bar famoso entre os turistas por ter um cardápio com mais de 2.000 rótulos de cerveja! Isso mesmo, mais de 2.000, tendo entrado inclusive para o Guiness Book. Vale a pena ir ao local e tomar pelo menos 2 rótulos diferentes!
4) Fazer um bate volta até Bruges
Bruges é uma encantadora cidade belga, cujo centro histórico foi declarado Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco. Ela fica situada bem pertinho de Bruxelas, são apenas 2 horas de ônibus (opção mais barata, por volta de 6 euros o trecho) ou 1h de trem (por volta de 15 euros o trecho).
Definitivamente, é um bate volta que vale a pena!
5) Fazer o tour do Parlamentarium
O Parlamentarium é o centro de visitantes do Parlamento Europeu que está localizado no complexo do Parlamento em Bruxelas. Lá você encontra uma exposição interativa que conta a história da União Européia. A entrada é gratuita e o tour dura cerca de 90 minutos.
6) “Achar” os murais com desenhos do Tintim espalhados pela cidade
Tem muitos murais com street art espalhados por Bruxelas, não só os do Tintim. Ao caminhar pelas ruas da cidade repare nos muros e paredes dos prédios, pois você poderá se deparar com um destes murais legais.
7) Piquenique no Parque do Cinquentenário
Eu adoro fazer piqueniques na Europa. Os parques lá são tão bem cuidados e bonitos que é quase impossível não ter vontade de relaxar e recarregar as energias em algum deles. Se você for a Bruxelas na primavera ou verão não pode deixar de curtir umas horinhas neste parque.
Ele fica um pouco mais afastado do centro, mas ali perto tem várias coisas pra fazer que podem ser do seu interesse, tem inclusive o museu Auto World, que é sobre carros.
8) Visitar o Atomium
É um dos cartões postais da cidade. Eu estive por lá durante o dia e à noite. No período noturno ele fica todo iluminado, bem bonito de se ver, mas nada imperdível. Se você quiser uma vista bem legal da cidade pode subir nele, o valor do ingresso é 15 euros para adultos. Fica aberto todos os dias do ano.
9) Visitar a Catedral de St. Michel e St. Gudula
É considerada a igreja católica mais importante do país. Foi construída em estilo gótico e lá geralmente são realizados os casamentos e funerais da realeza belga.
A entrada é gratuita.
10) Ver o famoso menino fazendo xixi
O número 10 da lista nem é tão imperdível assim, já vou adiantando pra vocês. Mas uma lista com coisas pra fazer em Bruxelas que não inclui tirar uma foto do Manneken Pis está fadada ao insucesso rs. Por isso, quando estiver indo tomar uma cerveja lá no Delirium, passe pela estátua do menino mais famoso da cidade e tire uma foto dele haha.
Observação: em datas comemorativas eles vestem o menino. Achei bem diferente esse fato.
Aqui no blog temos um serviço de CONSULTORIA DE VIAGENS, no qual eu planejo sua trip do jeitinho que você quer (número de dias, época do ano…)! Você me fala, por exemplo, que quer um roteiro por Paris, Bruxelas e Amsterdam, aí eu vou fazer aquela parte chata de pesquisar passagens, acomodação, o que fazer, como se deslocar… Partiu tirar do papel aquela viagem dos sonhos?! Envie agora uma mensagem pra gente ou confira nossa tabela de valores no link https://partiuviajar.blog.br/consultoria-de-viagens/ .
Espero que tenham gostado da minha lista com o que fazer em Bruxelas! Se você tiver alguma sugestão de programa legal pode deixar aqui embaixo nos comentários!
Ah, se você não quiser perder nossos posts pode ativar as notificações da página ou assinar nossa newsletter! =)
Até mais!
Nasci e cresci no interior de Minas Gerais, sou advogada de formação e consultora de viagens de profissão. Tenho 33 anos e desde sempre sonho em viajar o mundo. Já visitei 37 países (alguns mais de uma vez), tendo morado em 4 deles. Em 2016 criei o blog Partiu Viajar para ajudar e inspirar mais pessoas a viajar.