Mochilão pela Europa com pouco dinheiro: 6 ideias de destinos

Compartilhe este post

Ei gente, beleza? Quem segue o blog sabe que eu já fiz 3 mochilões pela Europa, certo?! Nos dois primeiros, meu orçamento era relativamente bom. Já no último, acabei fazendo um mochilão pela Europa com pouco dinheiro, pois meu orçamento era bem apertado (menos de 20 euros por dia). Tive que fazer Couchsurfing e troquei trabalho por acomodação para poder economizar com os gastos.No post de hoje vou listar alguns países baratos para você poder fazer o tão sonhado mochilão sem ter que deixar um rim como forma de pagamento hahaha.

O primeiro passo para montar seu roteiro e fazer um mochilão pela Europa com pouco dinheiro é tirar da cabeça aqueles países mais famosinhos e clichês, como França, Inglaterra (não tem nada de barato lá com a libra nesse valor rs ), Itália, Holanda, Alemanha, dentre outros.

Ponte das Correntes - Budapeste | Mochilão pela Europa com pouco dinheiro
Ponte das Correntes – Budapeste | Mochilão pela Europa com pouco dinheiro

O segundo passo é abrir a cabeça para conhecer destinos que não são tão conhecidos, que são tidos como alternativos, mas que são tão maravilhosos quantos os que são clichê. E é aí que eu entro com a lista de hoje! =D

Mochilão pela Europa com pouco dinheiro

Confira a partir de agora 6 ideias de destinos alternativos para viajar BARATO pela Europa:

1- Belgrado, Sérvia

Eu adorei conhecer Belgrado! Passei duas noites por lá e curti muito! A cidade agrada quem gosta de história, arquitetura, agito…

A moeda oficial do país é o Dinar (rsd). Quando eu fui, troquei meus euros por dinar em uma casa de câmbio na Rua dos pedestres. Na conversão, um euro foi equivalente a 120 dinares.

Rio Sava em Belgrado - Sérvia
Rio Sava em Belgrado – Sérvia | Mochilão pela Europa com pouco dinheiro

Se você ficar hospedado no centro histórico não vai nem precisar gastar com transporte público. Para você ter uma ideia de valores, a diária em um hostel com quarto compartilhado sai em média por 7 euros. Enquanto que se você for para Paris vai pagar pelo menos 3x mais caro.

Clique aqui para pesquisar e reservar hospedagens em Belgrado

Aconselho fazer um free walking tour para conhecer mais sobre a história da Sérvia. Ahhh, não deixe de provar a famosa bebida dos Balcãs, a rakija.

Para conferir o roteiro que eu fiz sobre Belgrado é só clicar no link logo abaixo:

Grupo do Free walking tour em Belgrado
Grupo do Free walking tour em Belgrado

2- Cracóvia, Polônia

A maioria das pessoas que viaja para a Cracóvia tem em mente conhecer os campos de concentração Auschwitz e Auschwitz – Birkenau. Por causa dos campos, a cidade atrai milhares de turistas, mas mesmo assim é uma opção barata.

Apesar de fazer parte da União Europeia, o país não adotou o euro como moeda oficial. Assim, o zloty (ZT) é a moeda usada na Polônia. Na conversão, temos que 1 euro é igual a 4 zloty.

Entrada do Campo de Concentração Auschwitz II.
Entrada do Campo de Concentração Auschwitz II | Mochilão pela Europa com pouco dinheiro

Para você ter uma ideia de valores, a diária em um hostel bom, quarto compartilhado, sai em média por 7 euros (tem opções mais baratas). Para fazer o tour nos campos de concentração é possível gastar menos de 20 euros (transporte ida e volta + ingresso).

Clique aqui para pesquisar e reservar hospedagens na Cracóvia

Fiz um post específico com dicas e relato sobre minha visita a  Auschwitz, para conferir é só clicar no link abaixo:

3- Budapeste, Hungria

Budapeste está no meu top 5, que cidade MARAVILHOSA! Durante o meu último mochilão eu passei 40 dias lá. Troquei trabalho por acomodação em um hostel e me apaixonei ainda mais pela cidade. A capital da Hungria oferece muita cultura, gastronomia deliciosa, história e arquitetura, além de uma vida noturna bastante agitada.

Ao fundo Catedral de São Estevão em Budapeste
Ao fundo Catedral de São Estevão em Budapeste | Mochilão pela Europa com pouco dinheiro

A moeda oficial do país é o florint (HUF). Aqui no blog tem vários posts sobre a cidade, inclusive uma TABELA DE GASTOS, na qual eu falo quanto gastei durante 30 dias lá. Se você ainda não conferiu, seguem os links:

Clique aqui para pesquisar e reservar hospedagens em Budapeste.

4- Kiev, Ucrânia

A capital da Ucrânia foi marcada pelo regime soviético, sendo assim o que não vai faltar lá é história. Eu ainda não conheço a cidade, mas trabalhei com uma ucraniana e ela me contou sobre o custo de vida, tradições, o que fazer…me pareceu ser um país bem interessante.

Uma diária em hostel com quarto compartilhado sai por mais ou menos 5 euros, mas pesquisando no Booking, vi opções até de 3 euros, ou seja, ideal para fazer um mochilão com pouca grana.

Clique aqui para pesquisar e reservar hospedagens em Kiev.

Kiev - Ucrânia
Kiev – Ucrânia – Foto: Cidades em fotos

5- Praga, República Tcheca

A capital da República Tcheca é uma das cidades mais charmosas e baratas do continente europeu! Em Praga, a cerveja é mais barata que a água! Não é mentira, pode acreditar! Haha

Praga - República Tcheca
Praga – República Tcheca | Mochilão pela Europa com pouco dinheiro

Além disso, a localização do país é ótima para quem quer conhecer outros países, pois faz fronteira com a Alemanha, Polônia, Eslováquia e Áustria.

A moeda oficial do país não é o euro, mas sim a coroa tcheca (CZK). Um euro vale mais ou menos 26 coroas.

Para você ter uma ideia de valores, achei no Booking diárias em um hostel sem luxo, quarto compartilhado, por 7 euros.

Clique aqui para pesquisar e reservar hospedagens em Praga.

6- Sarajevo, Bósnia e Herzegovina

O país fica situado na região dos Balcãs, fazendo fronteira com a Croácia, Sérvia e Montenegro. Tornou-se independente em 1992, super recente. Sua moeda oficial é o marco conversível (BAM).

Ainda não tive a oportunidade de conhecer o país, mas em Budapeste eu morei com uma menina de Montenegro, que me mostrou muitas fotos lindas da Bósnia. Eu curti e já coloquei na minha lista de destinos para o próximo mochilão pela Europa!

Para você ter uma noção do custo de vida em Sarajevo, é possível encontrar diárias em hostel, quarto compartilhado, por 9 euros.

Clique aqui para pesquisar e reservar hospedagens em Saravejo.

Saravejo - Bósnia
Saravejo – Bósnia – Foto: Time 2 Travel

# Informação Complementar

O pessoal do mochileiros disponibilizou um artigo com 9 formas de economizar no seu Mochilão pela Europa. São dicas de transporte que inclui carona, passagens de companhias low cost, aluguel de carros, dentre outros. Confere lá!

Espero que você tenha curtido os destinos da lista. Bora começar a planejar sua viagem para a Europa?! Eu escrevi um guia completo no qual ensino como planejar uma VIAGEM BARATA por lá. Falo sobre acomodação, passagem, deslocamentos internos, bagagem, como economizar e muito mais. São 98 páginas nas quais eu compartilho minha experiência dos 3 mochilões que eu fiz, ao todo conheço 25 países e mais de 50 cidades! Para baixar uma amostra grátis, basta clicar aqui.

E aí, já viajou para um destes países e tem alguma dica pra compartilhar com a gente? Deixa seu comentário ali embaixo!

Um beijo e até o próximo post.


Compartilhe este post

Deixe um comentário