Roteiro imperdível para conhecer Budapeste em 2 dias

Compartilhe este post

Pra quem não acompanha a gente no Instagram e não está sabendo, eu estou fazendo um mochilão pela Europa e escolhi Budapeste pra morar durante 40 dias. Troquei trabalho por acomodação no Budapest Budget Hostel (vou contar mais sobre a experiência em um post específico). Enquanto estive na cidade, conheci muiiitos lugares legais, e no post de hoje eu vou contar o que fazer em Budapeste em 2 dias.

Vista panorâmica (Rio Danubio, Chain Bridge, Parlamento) | O que fazer em Budapeste em 2 dias
Vista panorâmica (Rio Danubio, Chain Bridge, Parlamento) | O que fazer em Budapeste em 2 dias

A cidade é maravilhosa, está no meu top 5 da Europa! Lá você encontra muita cultura, gastronomia deliciosa, história e arquitetura, além de uma vida noturna bastante agitada. Se você tem dúvidas em visitá-la, dá uma olhada no post em que eu destaco 5 motivos para visitar Budapeste.

O que fazer em Budapeste em 2 dias?

Antes de começar, já adianto que 2 dias é pouco! Sim, sou suspeita pra falar, visto que é minha segunda vez aqui e meus planos eram ficar 30 dias e acabei prolongando rs. Se puder, separe 4 dias, a cidade merece.

Se você tem pouco tempo e quer saber um pouco mais sobre a história da cidade, sugiro fazer um tour com o pessoal do “Free Walking Tours”.  Você terá uma ideia geral sobre a cidade e depois saberá desbravar melhor sozinho. Eles possuem 2 tours “gerais“ por dia (um de manhã e um na parte da tarde) e como o próprio nome já diz,  o tour é grátis. No final você dá a gorjeta que achar merecida.

Além do tour geral, eles têm outras opções, como o tour sobre a história do comunismo ou o sobre o judaísmo. A maioria é em inglês, sendo que existe a opção de espanhol em 2 deles: o geral e o sobre religiões (esse ultimo é pago).

Agora vamos ao roteiro para ver o que fazer em Budapeste em 2 dias:

# Basílica de São Estevão (St. Stephen’s Basilica)

A Basílica foi construída em 1851 e tem capacidade para 8.000 pessoas. São Estevão foi um dos reis hungaros, dentro da igreja está uma de suas mãos (não lembro se é a direita ou a esquerda rs). Uma curiosidade interessante sobre a Basílica é que no seu interior está enterrado o jogador de futebol mais famoso da Hungria: Ferenc Puskás.

Basílica de São Estevão | O que fazer em Budapeste em 2 dias
Basílica de São Estevão | O que fazer em Budapeste em 2 dias

Para entrar na Basílica não é necessário pagar um valor fixo, você faz uma doação de 200 FT ou 1 euro. Porém, se quiser subir até a torre, deverá pagar 600 FT (estudante paga 300 FT).

Interior da Basílica de Sao Estevão | O que fazer em Budapeste em 2 dias
Interior da Basílica de Sao Estevão | O que fazer em Budapeste em 2 dias

# Parlamento e arredores

Na minha opinião é a obra arquitetônica mais linda da cidade. Tanto de dia quanto à noite, o Parlamento surpreende e enche os olhos. É o terceiro maior Parlamento do mundo, ficando atrás somente do parlamento da Romênia e da Argentina.

Parlamento visto do lado Buda.
Parlamento visto do lado Buda.

As visitas ao seu interior são guiadas, duram cerca de 40 minutos e eles disponibilizam o tour em 8 idiomas (inglês, espanhol, húngaro, italiano, francês, alemão, russo e hebreu). Para entrar é necessário pagar 6.000 HUF (se você não é cidadão europeu) ou 2.400 (se você tiver cidadania europeia ). Para menores de 6 anos a entrada é gratuita. É melhor fazer a reserva online com antecedência, pois os horários de visita se esgotam rapidamente. Acesse o site oficial para fazer a reserva.

# Shoes on the Danube

Bem próximo ao Parlamento, nas margens do rio Danúbio está um monumento em homenagem aos judeus mortos durante a Segunda Guerra Mundial. São 60 pares de sapatos de bronze, que representam os judeus que morreram devido ao nazismo. Os judeus eram levados até a margem do rio, tinham que tirar a roupa e sapatos e depois os soldados atiravam neles e eles caíam no rio.

Shoes on the Danube (Castelo de Buda ao fundo) | O que fazer em Budapeste em 2 dias
Shoes on the Danube (Castelo de Buda ao fundo) | O que fazer em Budapeste em 2 dias

Dica: lá é possível tirar lindas fotos do Castelo de Buda e da Ponte das Correntes (Chain Bridge), ambos cartões postais da cidade.

# Ponte das Correntes (Chain Bridge)

É a ponte mais famosa da cidade, dela é possível ver o Castelo de Buda e o Parlamento. Aconselho passar por lá durante o dia e a noite para tirar fotos. A iluminação é bem legal!

Ponte das Correntes (Chain Bridge) e Castelo de Buda ao fundo
Ponte das Correntes (Chain Bridge) e Castelo de Buda ao fundo

# Ponte Elizabeth e Ponte Verde (Green Bridge)

Após passar pela Ponte das Correntes, continue caminhando pelas margens do Danúbio no sentido contrário ao Parlamento. Você verá primeiro a Ponte Elizabeth e depois a Ponte Verde.

Acho que isso é o suficiente para o primeiro dia. Durante a noite sugiro visitar algum “ruin bar”, a cidade tem váááários. O primeiro que eu conheci e que atualmente é o mais famoso, é o Szimpla Kert, que fica localizado no “Jewish Quarter”, assim como vários outros bares legais.

Se você ainda tiver energia após visitar algum ruin bar e quiser conhecer uma boate famosa da cidade, sugiro ir até a Instant que também fica localizada no Jewish Quarter. A boate conta com 8 bares, 4 pistas de dança e restaurante.

Pôr do sol e Liberty Statue ao fundo | O que fazer em Budapeste em 2 dias
Pôr do sol e Liberty Statue ao fundo | O que fazer em Budapeste em 2 dias

# Mercado Central (Great Market Hall)

Fica localizado no lado Peste, a 2 minutos da Ponte Verde. É um tipico mercado central, onde você vai encontrar frutas, verduras, legumes etc. Evite comprar coisas no corredor central, ele é o mais turístico e, sendo assim, os preços são mais elevados. No andar de cima tem barraquinhas com comidas típicas e souvenirs. Parada obrigatória!

No segundo dia aconselho começar pela região da Praça dos Heróis (Heroes Square), onde também se encontra o Spa mais famoso da cidade, o Széchenyi Bath (vou fazer um post especifico sobre os “baths”, fique ligado).

# Praca dos Herois (Heroes Square)

A praça fica situada no final da Avenida Andrássy, foi construída para que os húngaros pudessem comemorar suas vitórias. Porém, o mais “engraçado” é que após a construção da mesma eles não ganharam nada. Lá é possível ver as estátuas de vários reis. Andando sentido contrário a Avenida Andráassy tem um parque muito bonito, um castelo, uma capela e  o Széchenyi Bath.

Praca dos Herois | O que fazer em Budapeste em 2 dias
Praca dos Herois | O que fazer em Budapeste em 2 dias
Castelo que fica situado perto da Praça dos Heróis | O que fazer em Budapeste em 2 dias
Castelo que fica situado perto da Praça dos Heróis | O que fazer em Budapeste em 2 dias

Dali da praça é possível pegar a linha de metrô mais antiga do pais, a M1 (amarela). Vale a pena conhecer a estacão, acho super charmosinha. Quem quiser pode pegar o metrô ali (o ticket para uma viagem custa 350 FT) e descer em frente a Ópera e depois ir andando até o próximo ponto do roteiro, que é a região do Castelo de Buda (uns 35 minutos de caminhada).

# Região do Castelo de Buda

Fica situado no lado de Buda (que é mais residencial). Logo após atravessar a Ponte das Correntes, você terá 3 opções para subir até ele. Poderá subir de funicular, a pé ou de ônibus. Eu, particularmente, sempre subi a pé. É bem tranquilinho, 10 minutos só e você já está lá em cima.

A maior construção é o Palácio Real, que abriga a Galeria Nacional Húngara e o Museu de História de Budapeste (ambas as atracões são pagas). Ali na região também se encontra a Biblioteca Nacional Széchenyi, que possui uma coleção com mais de 2 milhões de livros!

# Matthias Church

A Igreja fica na região do Castelo, possui um telhado colorido que na minha opinião é um charme! A visita ao seu interior é paga, 1500 FT. Dali dá pra tirar fotos lindas com o Parlamento ao fundo.

Sugiro dar uma volta nas margens do Danúbio à noite, as pontes ficam iluminadas, assim como o Parlamento e o Castelo, é muito lindo! Se ainda tiver tempo, sugiro conhecer um dos spas da cidade, os mais famosos são o Széchenyi e o Gellért.

Parlamento Húngaro | O que fazer em Budapeste em 2 dias
Parlamento Húngaro | O que fazer em Budapeste em 2 dias

Por hoje é isso! Essas foram as opções para o que fazer em Budapeste em 2 dias. Quem tiver alguma dúvida deixa um comentário aqui embaixo que eu terei prazer em falar mais sobre essa cidade tão linda!

Fiquem ligados no Canal do blog no Youtube, pois em breve vou postar um vídeo da cidade!

Até mais!!


Compartilhe este post

Deixe um comentário