Roteiro imperdível para conhecer Budapeste em 3 dias

Compartilhe este post

Ei gente, tudo bem? Quem me acompanha aqui no blog sabe que eu fiz um mochilão muito massa pela Europa, certo? Mas vocês sabiam que Budapeste é uma das minhas cidades favoritas?! Pois é, amo aquela cidade! Além de bela e imponente, possui uma vida noturna super agitada e custo de vida barato. No post de hoje vou contar o que fazer em Budapeste em 3 dias.

Ao fundo, o Parlamento | O que fazer em Budapeste em 3 dias
Ao fundo, o Parlamento | O que fazer em Budapeste em 3 dias

O que fazer em Budapeste em 3 dias?

Vocês poderão escolher entre começar a conhecer a cidade pelo lado Buda ou pelo Peste. O lado Buda é mais cansativo, pois possui alguns morros para subir, já o lado Peste é todo plano. Vou começar a lista pelo Buda, mas se você quiser inverter não tem problema algum. Espero que aproveitem as dicas e o roteiro, vamos lá!

# Região do Castelo de Buda

Logo após atravessar a Ponte das Correntes, você terá 3 opções para subir até ele. Poderá subir de funicular, a pé ou de ônibus. Eu, particularmente, sempre subi a pé. É bem tranquilinho, 10 minutos só e você já está lá em cima.

A maior construção é o Palácio Real, que abriga a Galeria Nacional Húngara e o Museu de História de Budapeste (ambas as atracões são pagas). Ali na região também se encontra a Biblioteca Nacional Széchenyi, que possui uma coleção com mais de 2 milhões de livros!

Vista panorâmica de Peste, a foto foi tirada nos arredores do Castelo.
Vista panorâmica de Peste, a foto foi tirada nos arredores do Castelo.

# Matthias Church

A Igreja fica na região do Castelo, possui um telhado colorido que na minha opinião é um charme! A visita ao seu interior é paga, 1500 FT. Dali dá pra tirar fotos lindas com o Parlamento ao fundo.

# Ponte das Correntes (Chain Bridge)

É a ponte mais famosa da cidade, dela é possível ver o Castelo de Buda e o Parlamento. Aconselho passar por lá durante o dia e a noite para tirar fotos. A iluminação é bem legal!

# Ponte Elizabeth e Ponte Verde (Green Bridge)

Após passar pela Ponte das Correntes, continue caminhando pelas margens do Danúbio no sentido contrário ao Parlamento. Você verá primeiro a Ponte Elizabeth e depois a Ponte Verde.

# Mercado Central (Great Market Hall)

Fica localizado no lado Peste, a 2 minutos da Ponte Verde. É um tipico mercado central, onde você vai encontrar frutas, verduras, legumes etc. Evite comprar coisas no corredor central, ele é o mais turístico e, sendo assim, os preços são mais elevados. No andar de cima tem barraquinhas com comidas típicas e souvenirs. Parada obrigatória!

# Citadela

Possui uma vista panorâmica lindíssima da cidade! Para chegar até o topo você vai ter que subir um morro considerável, mas nada impossível. Eu frequentemente ia lá para escrever ou ver o pôr do sol. Ali nos arredores dá pra fazer piquenique também.

Por do sol e Liberty Statue ao fundo.
Por do sol e Liberty Statue ao fundo | O que fazer em Budapeste em 3 dias

Durante a noite sugiro visitar algum “ruin bar”, a cidade tem váááários. O primeiro que eu conheci e que atualmente é o mais famoso, é o Szimpla Kert, que fica localizado no “Jewish Quarter”, assim como vários outros bares legais.

# Basílica de São Estevão (St. Stephen’s Basilica)

No segundo dia, sugiro começar a explorar Peste pela Basílica de São Estevão. A Basílica foi construída em 1851 e tem capacidade para 8.000 pessoas. São Estevão foi um dos reis hungaros, dentro da igreja está uma de suas mãos (não lembro se é a direita ou a esquerda rs). Uma curiosidade interessante sobre a Basílica é que no seu interior está enterrado o jogador de futebol mais famoso da Hungria: Ferenc Puskás.

Basílica de Santo Estevão.
Basílica de São Estevão | O que fazer em Budapeste em 3 dias

Para entrar na Basílica não é necessário pagar um valor fixo, você faz uma doação de 200 FT ou 1 euro. Porém, se quiser subir até a torre, deverá pagar 600 FT (estudante paga 300 FT).

Interior da Basilica de Sao Estevao.
Interior da Basilica de Sao Estevao | O que fazer em Budapeste em 3 dias

# Parlamento e arredores

Na minha opinião é a obra arquitetônica mais linda da cidade. Tanto de dia quanto à noite, o Parlamento surpreende e enche os olhos. É o terceiro maior Parlamento do mundo, ficando atrás somente do parlamento da Romênia e da Argentina.

As visitas ao seu interior são guiadas, duram cerca de 40 minutos e eles disponibilizam o tour em 8 idiomas (inglês, espanhol, húngaro, italiano, francês, alemão, russo e hebreu). Para entrar é necessário pagar 6.400 HUF (se você não é cidadão europeu) ou 3.200 (se você tiver cidadania europeia ). Para menores de 6 anos a entrada é gratuita. Valores ATUALIZADOS em julho/2019.

É melhor fazer a reserva online com antecedência, pois os horários de visita se esgotam rapidamente. Acesse o site oficial para fazer a reserva.

Parlamento.
Parlamento | O que fazer em Budapeste em 3 dias

# Shoes on the Danube

Bem próximo ao Parlamento, nas margens do rio Danúbio está um monumento em homenagem aos judeus mortos durante a Segunda Guerra Mundial. São 60 pares de sapatos de bronze, que representam os judeus que morreram devido ao nazismo. Os judeus eram levados até a margem do rio, tinham que tirar a roupa e sapatos e depois os soldados atiravam neles e eles caíam no rio.

Shoes on the Danube (Rio Danubio e Castelo de Buda).
Shoes on the Danube (Rio Danubio e Castelo de Buda).

# Margaret Island

Na ilha tem muito espaço para pedalar, andar de patins, skate, correr…enfim, praticar esportes. Como ela fica um pouquinho mais distante do centro, acho legal pegar um Tram ou alugar uma bike (foi o que eu fiz na primeira vez que fui lá).

Dica: o lugar é ideal para fazer aquela parada estratégica para lanchar e recuperar as energias, então leve um lanchinho e aproveite a natureza enquanto descansa.

À noite, se você ainda tiver energia e quiser conhecer uma boate famosa da cidade, sugiro ir até a Instant, que também fica localizada no Jewish Quarter. A boate conta com 8 bares, 4 pistas de dança e restaurante.

No 3º dia acho legal fazer coisas mais relaxantes, afinal você vai estar um pouco cansado se tiver aproveitado dois dias seguidos da vida noturna agitada da cidade.

# Praca dos Herois (Heroes Square)

A praça dos Heróis fica situada no final da Avenida Andrássy. Foi construída para que os húngaros pudessem comemorar suas vitórias. Porém, o mais “engraçado” é que após a construção da mesma eles não ganharam nada. Lá é possível ver as estátuas de vários reis. Andando sentido contrário a Avenida Andráassy tem um parque muito bonito, um castelo, uma capela e  o Széchenyi Bath.

Dali da praça é possível pegar a linha de metrô mais antiga do pais, a M1 (amarela). Vale a pena conhecer a estacão, acho super charmosinha.

Praça dos Heróis
Praça dos Heróis | O que fazer em Budapeste em 3 dias

# Széchenyi Bath

Os spas ou banhos termais fazem parte da cultura do país. Sugiro conhecer um dos spas da cidade, os mais famosos são o Széchenyi e o Gellért. Da primeira vez que fui a Budapeste conheci o Széchenyi e gostei bastante. Ele é muito turístico, por isso os preços não são muito em conta, mas acho que vale por causa da experiência e estrutura.

Szechenyi Baths.
Szechenyi Baths | O que fazer em Budapeste em 3 dias

# Museu Casa do Terror 

Ainda nos arredores da Praça dos Heróis está situado o Museu Casa do Terror, que conta a história do nazismo e comunismo no país e faz uma homenagem às vítimas. O museu não abre nas segundas-feira e o ingresso para adultos custa 3.000 HUF. Para mais informações consulte o site oficial.

# Tram Nº 2

Outro “must do” de Budapeste é dar uma volta no Tram nº 2 (trem de superfície). A linha margeia o Rio Danúbio e passa por vários pontos de interesse, como as pontes e o Parlamento.

À noite, sugiro dar uma volta nas margens do Danúbio, as pontes ficam iluminadas, assim como o Parlamento e o Castelo, é muito lindo!

Ponte das Correntes (Chain Bridge) e Castelo de Buda ao fundo.
Ponte das Correntes | O que fazer em Budapeste em 3 dias

Se você for ficar mais que 3 dias na cidade sugiro fazer um bate-volta até o Lago Balaton, que é a praia dos húngaros. Tanto no inverno quanto no verão o lugar é lindo.

Espero que tenham gostado do roteiro com o que fazer em Budapeste em 3 dias. Qualquer dúvida ou sugestão é só deixar aqui embaixo nos comentários!

Aqui no blog tem outros posts sobre a cidade, inclusive um com minha Tabela de Gastos de 30 dias em Budapeste. Não deixe de nos seguir no Facebook para não perder nenhuma novidade.

Até mais!


Compartilhe este post

Deixe um comentário