O que fazer em Estocolmo, na Suécia – Roteiro e dicas para economizar

Compartilhe este post

Estocolmo não é uma cidade famosa e por isso ouvimos falar muito pouco (ou quase nada) sobre o que tem para fazer lá. Quando estava planejando minha viagem para os países nórdicos, fiquei na dúvida se deveria incluí-la no meu roteiro, você também está se perguntando isso? Confere aí nos próximos parágrafos o que fazer em Estocolmo e veja que é um destino diferente e bacana sim!

A cidade tem fama de ser fria e cara. Acho que é por isso que ela não é muito popular entre nós brasileiros. Acho que a maioria das vezes que eu ouvi falar sobre a cidade, foi quando a Marta (jogadora de futebol) dava entrevistas, na época que ela morava na Suécia rs.

Bandeira da Suécia | O que fazer em Estocolmo
Bandeira da Suécia | O que fazer em Estocolmo

Só para você se localizar… Estocolmo é a capital da Suécia e fica localizada na parte nórdica da Europa. O país faz fronteira com a Finlândia e Noruega, sendo separada da Dinamarca pelo estreito de Öresund. Dependendo de onde você estiver, poderá acessá-la por via terrestre ou aérea. Eu estava em Helsinque e de lá peguei um voo para a cidade, depois segui viagem de ônibus para Oslo.

Mas chega de conversa fiada e vamos ao que interessa, certo? CONTINUE LENDO para saber mais sobre qual moeda levar, onde ficar e o que fazer em Estocolmo + dicas para economizar!

# Câmbio – O que fazer em Estocolmo

Apesar de estar situada na Europa e ser signatária do Acordo de Schengen, a moeda oficial da Súecia NÃO é o euro, mas sim a coroa sueca (SEK). Só para você ter noção do valor da moeda deles, 1 euro = 10 coroas e 1 real = 2 coroas, aproximadamente.

O ideal seria já trocar o real pela coroa, mas é difícil achar a coroa no Brasil e quando acha-se, geralmente ela sai mais cara. Como eu estava em Londres, levei libras. Mas você pode levar euros também. A dica na hora de fazer o câmbio é evitar trocar no aeroporto e pesquisar em umas duas casas de câmbio antes.

Estocolmo, Suécia.
Estocolmo, Suécia. Foto: Viagem e Turismo.

# Seguro viagem – O que fazer em Estocolmo

É obrigatório para a Suécia, sendo que a cobertura precisa ser de no mínimo 30.000 euros. Eu já escrevi vários posts falando sobre o tema e te sugiro ler este “Seguro viagem mais barato: saiba como escolher a melhor cobertura!“, assim você vai entender um pouco melhor sobre o assunto.

Eu compro o seguro com a Seguros Promo. Atualmente é a melhor buscadora de preços do mercado, pois te mostra as melhores empresas e os melhore valores. Clique no botão abaixo e faça uma cotação! Ah, na tela de pagamento, não esquece de colocar o cupom PARTIUVIAJAR5 para ganhar DESCONTO!

VER VALORES

# Onde ficar em Estocolmo

Eu fiquei hospedada no City Backpackers Hostel e SUPER recomendo! Adorei a decoração, a localização, a animação e a estrutura do hostel. Ele é bem grande e possui muitas opções de quarto. Eu fiquei em um dormitório misto para 12 pessoas, mas eles possuem dormitórios femininos, quartos individuais com ou sem banheiro, etc

Gostei tanto que até fiz um post específico sobre como foi ficar hospedada lá. Dá uma conferida no “Review: como foi me hospedar no City Backpackers Hostel em Estocolmo” para saber mais!

Recepção do City Backpackers Hostel.
Recepção do City Backpackers Hostel.

Se você não quiser ficar em hostel, sugiro o First Hotel Kungsbron ou o Comfort Hotel Xpress Stockholm Central. Ambos são bem localizados e possuem ótimas avaliações feitas por outros viajantes. Lembrando que, quando você reserva usando os links do Blog, o Booking nos paga uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Que tal me ajudar?

Agora que você já sabe onde ficar, vamos as dicas sobre o que fazer em Estocolmo? Abaixo, vou sugerir opções para um roteiro de 1 ou 2 dias pela cidade.

# Roteiro – O que fazer em Estocolmo

Sinta a cidade. Ande pelas ruas. Observe a arquitetura e a decoração. Como o custo de vida é beeem caro, o ideal é selecionar algumas atividades pagas e outras gratuitas, assim você equilibra seus gastos.

Outra coisa que você pode fazer é alugar uma bike para descobrir vários ângulos da cidade. Como ela é formada por várias ilhas, ela tem várias pontes e as vistas de algumas delas são lindas.

Skansen

Foi um dos lugares que eu selecionei para entrar e não me arrependo. Ele é um museu a céu aberto + zoológico. A ideia dele é mostrar o estilo de vida nas várias regiões do país. Lá você vai ver casas antigas, como era o comércio etc. Se você for viajar com crianças é um programa que precisa colocar no roteiro. É muito interessante para os adultos e para os pequenos.

O valor do ingresso varia de acordo com a época do ano. Ele custa a partir de 160 sek (baixa temporada) e pode chegar até 220 sek (alta temporada). O horário de funcionamento também é variável. Sendo que a abertura acontece às 10h, porém o fechamento varia entre 15h (no inverno) e 20h (no verão).

Aconselho separar pelo menos 2 horas para o passeio. Se estiver com crianças, pode acrescentar 1 ou 2 horas.

Skansen | O que fazer em Estocolmo
Skansen | O que fazer em Estocolmo

Gamla Stan

É a região da cidade antiga e por lá tem muita coisa para fazer! Separe algum tempo para caminhar pela Grande Praça (Stortoget), conhecer a Igreja Alemã de Estocolmo e a Catedral de São Nicolau de Estocolmo. Se tiver tempo e dinheiro sobrando, pode conhecer também o Museu Nobel, para saber um pouco mais sobre a história do criador do prêmio.

Palácio de Estocolmo

Fica situado perto da Grande Praça e é a residência oficial da família real sueca. Por motivos de economia eu só conheci o Palácio por fora, mas é possível visitar os apartamentos reais. O ingresso para adultos custa 160 sek (Fevereiro/2020). Mais detalhes no site oficial.

Aconselho ir até a Ponte Skeppsholm para tirar uma foto do Palácio sob outro ângulo. Fica ligado pois a ponte é decorada com algumas coroas e uma foto ali pegando a coroa em primeiro plano fica bem legal!

Gostando das minhas sugestões sobre o que fazer em Estocolmo? Só com elas você já preenche um dia de roteiro na cidade!

Ao fundo, a direita está Prefeitura da cidade
Ao fundo, a direita está Prefeitura da cidade

Tour a pé, gratuito pela cidade nova

Não sei vocês, mas eu quando viajo gosto de economizar e conhecer o máximo de lugares possíveis! Se esse for o seu caso, sugiro fazer esse tour a pé gratuito. Ele tem duração de 2h e 30min, aproximadamente. É realizado em inglês ou espanhol. Ao final, você dá ao guia o valor que achar que ele merece, não tem preço pré estabelecido. Para saber mais detalhes e fazer sua reserva, clica aqui.

Museu ABBA

Se você é fã da banda, precisa conhecer! O museu conta a história deles e é interativo, proporciona várias atividades, sendo possível inclusive cantar no palco.

Você pode combinar a visita ao Skansen juntamente com a do museu, pois eles ficam bem próximos. O ingresso custa 250 sek e o horário de funcionamento varia de acordo com a época do ano.

Mercado de Östermalm

É o mercado municipal da cidade e uma excelente pedida para você conhecer um pouco mais a gastronomia do país.

Leia também o post “Quanto custa viajar para os países nórdicos: 13 dias na Finlândia, Suécia, Noruega e Dinamarca“, para ver minha tabela de gastos e saber quanto custa viajar por Helsinque, Oslo, Estocolmo e Copenhague.

Conhecer as estações de metrô

As estações são conhecidas por serem verdadeiras galerias de arte. Passe por, pelo menos, uma delas para conferir!

Estocolmo, Suécia.
Estocolmo, Suécia. Foto: Viagem e Turismo.

Museu do Vasa

Ele é o museu mais visitado da Escandinávia. É sobre o navio Vasa, uma reconstrução do navio que afundou em sua viagem inaugural. Eu cheguei a entrar lá, mas fiquei na recepção esperando minha amiga que foi fazer a visita. Se você for lá, me conta aqui depois o que achou? =)

Obs: ali na recepção tem banheiro e wi fi. Caso você não queira visitar o museu, mas esteja viajando com alguém que queira, pode esperar lá sentado, no quentinho e usando o wi fi gratuito.

Assim como o ABBA e o Skansen, ele fica situado na Ilha DJURGÅRDEN. Você pode separar um dia para conhecer essa ilha, que possui muitas coisas interessantes para fazer.

Dica: se você não for muito fã de caminhada e tiver pouco tempo na cidade, é uma boa usar aqueles ônibus turísticos (hop on, hop off). Ele possui 2 linhas e faz paradas nos principais pontos turísticos (Palácio, Skansen, Prefeitura, Gröna Lund etc). Mais detalhes, clica aqui.

Ou, se quiser conhecer a cidade através de outro ângulo, pode pegar o barco turístico. Ele também faz paradas em diversos pontos turísticos. Na minha opinião é usar o ônibus em um dia e no outro o barco. Assim, você vai ter o melhor de cada serviço. Para mais detalhes, acesse este link.

Estocolmo, Suécia.
Estocolmo, Suécia. Foto: Viagem e Turismo.

E aí, curtiu minhas sugestões sobre o que fazer em Estocolmo? Apesar de cara, ela é muito interessante e vale a visita! Entre em contato comigo para montarmos um roteiro bem detalhado e com a sua cara, eu crio roteiros personalizados! Me manda uma mensagem no Whatsapp 31 99590-2414 para eu entender o que você quer e te passar um orçamento!

Um beijo e até mais!


Compartilhe este post

Deixe um comentário