Ei viajante, beleza? O post de hoje é sobre uma cidade que, a princípio, não ia entrar no roteiro do meu mochilão pela Europa. Porém, após fazer uma pesquisa, vi que Glasgow, a maior cidade da Escócia, tinha muito a oferecer. No post de hoje vou contar um pouco sobre minha experiência por lá e passar um roteiro com o que fazer em Glasgow. São 7 programas delícia para curtir a cidade!
Leia Também:
O que fazer em Edimburgo: 7 programas imperdíveis
Quanto custa viajar para a Escócia: Tabela de gastos em 5 dias
Glasgow – Escócia
# Como chegar em Glasgow
A Escócia faz parte do Reino Unido, sendo Glasgow a terceira maior cidade britânica, estando atrás apenas de Londres e Birmingham. A moeda oficial do país é a libra esterlina (sim, a temida e cara libra) e o idioma falado é o inglês.
Existem várias formas para chegar em Glasgow. Eu fui de balsa a partir de Belfast – Irlanda. Eu escolhi a balsa porque era a melhor opção custo x benefício. Nunca tinha andado nessas balsas grandes antes, achei um LUXO, super confortável!
Dependendo de onde você estiver é possível chegar de trem. A Angela do Apure Guria fez o post “Trem na Escócia: como funciona e dicas” no qual ela conta como foi a experiência dela com o trem.
Chegando na cidade, eu fui caminhando até o hostel que eu fiquei hospedada, que era na região central, bem perto de tudo. Não vou colocar o nome do hostel aqui pois ele era beeem meia boca.
# Onde ficar em Glasgow
Em Glasgow eu me hospedei no St Enoch Hotel. Peguei uma cama num quarto feminino que tinha capacidade para 6 pessoas. Eu não recomendo o lugar, pois é beeeeem antigo, com carpete, banheiro ruinzinho e sem café da manhã. As duas únicas coisas boas nele foram o preço e a localização (rodei a pé pela cidade e tinha um supermercado a menos de 200 m da entrada do hotel ).
Se você quiser economizar e não se importar em ficar em quartos coletivos te aconselho o Euro Hostel Glasgow, que possui ótimo preço e localização (pertinho da estação de trem) , porém é mais moderno do que o local que eu fiquei. Clique aqui para ver fotos e fazer sua reserva.
Se você não quiser ficar em hostel, eu indico o Motel One Glasgow, que apesar do nome, é um hotel bem bonito e com ótima localização (fica ao lado da estação de trem e menos de 200 m da Rua Argyle). Como segunda opção eu indico o Point A Hotel Glasgow , que fica mais perto do prédio da prefeitura (City Chambers), sendo moderno e possuindo ótimas avaliações no site no Booking.
- Clique aqui para ver fotos e reservar sua hospedagem no Motel One Glasgow.
- Clique aqui para ver fotos e reservar sua hospedagem no Point A Hotel Glasgow.
# Seguro Viagem com 10% de desconto
Primeiro, quero esclarecer que o seguro viagem não é obrigatório para quem vai viajar para a Escócia. Porém, se de lá você for esticar para os países que fazem parte do Tratado de Schengen, você vai precisar contratar um.
Aqui no blog nós indicamos a Seguros Promo como a melhor comparadora de seguros, pois eles tem um preço imbatível e um atendimento de primeira (estão ali pra te ajudar em qualquer situação). Comprando nesse link ou pelo banner abaixo você ganha 10% de desconto, sendo 5% pagos em boleto e + 5% usando o cupom PARTIUVIAJAR5.
[seguros_promo_shortcode ideal_para=”1″ ideal_para_lbl=”Europa” tags=”o_q_fazer_glasgow” theme=”card-large” coupon=”PARTIUVIAJAR5″ show_logo=”true”/]
Vez ou outra conseguimos cupons com descontos maiores. Fique de olho nas nossas rede sociais ou nos banners espalhados pelo blog. Se preferir, entre em contato conosco. Por lá, podemos lhe auxiliar a contratar o seu seguro viagem com desconto.
# O que fazer em Glasgow
A partir de agora você confere minhas sugestões e dicas sobre o que fazer em Glasgow.
1) Museu Kelvingrove
O Kelvingrove Art Gallery and Museum é simplesmente S E N S A C I O N A L! E olha que eu não sou fã de museu, hein?! Já na entrada fui surpreendida por uma música, lá existe um órgão gigante e alguém estava tocando. As galerias são muito interessantes, tem coisas interativas também, são mais de 20 salas super interessantes.
A entrada é gratuita, exceto para algumas exposições temporárias. Aberto de segunda a segunda, das 10h às 17h (exceto sexta e domingo que abre às 11h).
2) Tour guiado na Prefeitura (City Chambers)
Uma amiga me contou sobre esse tour, na hora não empolguei muito, mas pensei: “é de graça. Então, bora lá vez o que ele tem pra oferecer”. Não me arrependo, viu?! Aliás, super indico. No tour passamos por diversas salas muito interessantes, inclusive onde acontecem as votações. Aprendi bastante coisa sobre Glasgow e sobre a Escócia.
A Prefeitura fica localizada na George Square e o tour acontece duas vezes por dia: 10:30 ou 14:30. Basta chegar na recepção uns 30 minutos antes do horário de início e fazer sua “inscrição”. É gratuito!
Observação: não é realizado nos finais de semana.
3) Caminhar pelas ruas de West End
Neste bairro super charmoso você vai encontrar casas com arquitetura diferente, várias opções de acomodações mais aconchegantes, barzinhos e restaurantes.
Caminhe por lá sem pressa e sem destino específico, observe a arquitetura e curta o charme do lugar.
4) Visitar a Catedral de Glasgow e Necrópoles
A igreja, que é a mais importante de Glasgow, também é conhecida como Catedral de St Mungo, em homenagem ao santo padroeiro da cidade.
Logo ali perto dela está o cemitério Necrópoles, um dos mais famosos da Europa, tendo sido inclusive cenário de alguns filmes. Ele fica localizado em uma colina e lá do alto é possível tirar fotos bem bacanas.
5) Museu Riverside
É um museu que através dos seus mais de 3.000 objetos conta a história do transporte no Reino Unido e no mundo. Infelizmente, eu não consegui visitar o museu, mas quem foi fala muito bem dele, tanto que é uma das atrações mais visitadas da cidade.
A entrada é gratuita. Aberto de segunda a segunda, das 10h às 17h (exceto sexta e domingo que abre às 11h).
6) Fazer compras na Buchanan Street e Argyle Street
Que tal fazer umas comprinhas nas ruas mais famosas da cidade: Buchanan Street e Argyle Street? Ou se você for como eu, que viaja com pouca grana e pouca bagagem, simplesmente caminhar por essas ruas e ver o vai e vem de pessoas, a arquitetura maravilhosa e curtir os artistas de rua que se apresentam por lá.
Dica: para lojas mais caras e marcas sofisticadas vá à Buchanan Street. Já para lojas mais acessíveis, vá à Argyle.
7) Tomar uma pint em algum pub da cidade
O Reino Unido possui cervejas e wiskies de excelente qualidade! A região de Merchant City é um dos principais lugares para quem quer curtir a vida noturna da cidade. Lá tem bares e pubs descontraídos, inclusive várias opções para o público LGBT.
A Ashton Lane, no bairro de West End, também tem várias opções interessantes de restaurantes e bares!
Aqui no blog temos um serviço de CONSULTORIA DE VIAGENS, no qual eu planejo sua trip do jeitinho que você quer, tudo personalizado!
Isso mesmo, você me fala pra onde quer viajar, quando e quanto tempo tem e eu faço aquela parte chata de pesquisar passagens, acomodação, o que fazer, como se deslocar… Partiu tirar do papel aquela viagem dos sonhos?!
Envie agora uma mensagem pra mim (31 99590-2414) para conversarmos sobre sua próxima trip ou confira nossa tabela de valores no link https://partiuviajar.blog.br/consultoria-de-viagens/ .
Por hoje é isso! Espero que você aproveite minhas dicas sobre o que fazer em Glasgow e se divirta na cidade. Qualquer dúvida ou sugestão é só deixar um comentário aqui embaixo.
Para não perder os próximos posts curta nossa página do Facebook ou deixe seu email ali na caixinha no canto direito para receber uma notificação quando tiver post novo =)
Beijos e até mais!
Nasci e cresci no interior de Minas Gerais, sou advogada de formação e consultora de viagens de profissão. Tenho 33 anos e desde sempre sonho em viajar o mundo. Já visitei 37 países (alguns mais de uma vez), tendo morado em 4 deles. Em 2016 criei o blog Partiu Viajar para ajudar e inspirar mais pessoas a viajar.