Descubra o que fazer em Mariana, uma cidade que incentiva o ciclismo

Compartilhe este post

O post de hoje é um roteiro com dicas para você descobrir o que fazer em Mariana, cidade histórica de Minas Gerais e que foi a primeira capital do estado. O município possui aproximadamente 58 mil habitantes e no passado já foi um dos maiores produtores de ouro. Hoje a economia da cidade gira em torno, principalmente, do turismo e da extração de minério. ATUALIZADO EM FEVEREIRO DE 2019.

# O que fazer em Mariana?

Mariana localiza-se a 100 km da capital mineira e apenas 12km de Ouro Preto. Existem vários horários de ônibus saindo de Belo Horizonte com destinos a cidade. O acesso é feito pela Estrada Real e é super fácil.

A cidade conta com várias opções de lazer, como: cachoeiras, grutas, museus, praças e igrejas.

Catedral da Sé

É a igreja mais importante da cidade e está localizada na Praça da Sé (principal praça da cidade).

Igreja da Sé | O que fazer em Mariana
Igreja da Sé. Foto: Matraqueando | O que fazer em Mariana

Praça Minas Gerais

Nesta belíssima praça encontram-se as igrejas São Francisco de Assis e Nossa Senhora do Carmo.

Antiga Casa da Câmara e Cadeia.
Antiga Casa da Câmara e Cadeia | O que fazer em Mariana

Museu da música de Mariana

É o único museu deste tipo no Brasil, foi fundado em 1973 e está localizado no centro da cidade na Rua Conego Amando, 61. Importante ficar atento aos dias de funcionamento do museu, pois ele não abre às Segundas (funcionamento interno), Domingos e feriados. Maiores informações no site www.mmmariana.com.br

Museu da Música
Museu da Música | O que fazer em Mariana

Rua Direita

É considerada a segunda rua mais antiga da cidade, possui vários casarões antigos que dão um certo charme à rua.

Mina da Passagem

Passeio imperdível para quem vai a Mariana. Fica localizada a 5km do centro da cidade e é a maior mina aberta ao público do mundo.

De 1827 a 1927 a mina foi explorada pelos ingleses e depois foi vendida para a família Guimarães. Somente em 1972 a família Rodrigues herdou a mina. Sendo que foi aberta a visitação em 1979. A exploração cessou em 1985 pois já não era mais lucrativa, nessa época a proporção de ouro encontrada era em média 8 gramas por tonelada.

O tour começa na superfície, fora da mina. Para chegar até a mina é preciso percorrer 315 metros para descer 120 metros de profundidade. Esse percurso é feito em um carrinho MUITO legal, tipo uma mini montanha russa haha

Chegando lá embaixo começamos a explorar a mina. A Bárbara, que foi nossa guia, nos contou várias histórias e tirou fotos maravilhosas! Em determinado momento do tour chegamos as piscinas! E adivinha? É possível nadar! Isso mesmo! A água não é gelada e é super transparente. Leva roupa de banho pois é sensacional!

-Informações úteis

Entrada = R$88 (porém de tempos em tempos têm promoções). Obs: crianças de 0 a 5 anos não pagam.
Duração da visita = 40 a 45 minutos (média)
Horário de funcionamento = 09h às 17h, de segunda a segunda.
Endereço = Rua Eugenio E. Rapallo, 192, Mariana – MG.
Telefone para contato = 31 3557 5000
Site = https://mariana.minasdapassagem.com.br/

Pagamento somente em DINHEIRO.

Mina da Passagem
Mina da Passagem | O que fazer em Mariana

Passeio no Trem da Vale

Um programa bem legal para fazer em Mariana é o passeio de lá até Ouro Preto no Trem da Vale. Você poderá fazer somente ida ou ida e volta, poderá escolher se prefere ir de manhã e voltar à tarde ou se quer ir e voltar no mesmo trem.

Eu fiz o passeio em um domingo à tarde, saí de Ouro Preto no trem das 14:30 e cheguei em Mariana às 15:30. Curti algumas horas na cidade e voltei no trem noturno de Natal, que saiu de lá às 19:30. Achei muito interessante a ideia do Trem de Natal, pois ele fica todo decorado/iluminado, tem Papai Noel para tirar foto com os pequenos e com os adultos rs Pelo que eu vi, as crianças curtem muito!

Durante o percurso você vai ver uma paisagem belíssima, inclusive cachoeiras. Ah, outra coisa que eu achei bacana foi que tem um guia que vai dando informações sobre os lugares pelos quais o trem passa, aponta lugares legais para tirar foto etc

DICA: no trem sentido Mariana – Ouro Preto tente sentar do lado esquerdo, a vista é mais interessante. No sentido oposto (Ouro Preto – Mariana) é melhor sentar do lado direito.

É um passeio super gostoso com paisagens lindas, vale a pena conferir. Mais informações no site www.tremdavale.org

Trem da Vale Ouro Preto-Mariana.
Foto da foto rs – Trem da Vale Ouro Preto-Mariana.

# Mariana e o ciclismo

Na cidade acontecem várias competições de ciclismo, como Ironbiker, Bike Enduro, Desafio 6 horas. Inclusive, nessa minha última visita, estava rolando na cidade a 25ª edição do Bike Enduro Mariana. Por conta da prova, a cidade estava bem movimentada.

25º Bike Enduro de Mariana
25º Bike Enduro de Mariana

A largada ocorreu na famosa Praça da Sé às 10h. Os ciclistas da elite percorreram 52 km e os da categoria reduzida 31km. Após a largada dos adultos houve uma competição kids.

25º Bike Enduro de Mariana
25º Bike Enduro de Mariana | O que fazer em Mariana

Os primeiros lugares da elite feminina e masculina foram os atletas Liege Walter e Hugo Prado Neto. A competição movimentou a cidade e deixou o domingo ainda mais gostoso. Para aqueles ciclistas que se animaram e querem conhecer Mariana, a próxima competição será o “Desafio das 6 horas”,  no dia 12 de junho.

Podium elite feminino
Podium elite feminino | O que fazer em Mariana

Bom pessoal, espero que tenham gostado do post. Quem mora em Belo Horizonte ou arredores pode, tranquilamente, fazer um bate e volta para visitar a cidade ou pode tirar um final de semana para conhecer Mariana e Ouro Preto. Em breve vou fazer um post sobre a belíssima Ouro Preto. Se alguém tiver algum dúvida ou sugestão é só escrever aqui embaixo nos comentários. Até mais!


Compartilhe este post

2 comentários em “Descubra o que fazer em Mariana, uma cidade que incentiva o ciclismo”

  1. Muito bom seu blog.
    Bem explicado e com muitas dicas.
    Gostaria de indicação de guias para conhecer Ouro Preto.
    Obrigado !

    Responder
    • Ei Luis, que bom que gostou!
      Então, eu não tenho contato de guia, mas você pode conseguir um lá mesmo. Ali no Centro Histórico, nos arredores da Praça Tiradentes e na Igreja São Francisco tem vários.

      Responder

Deixe um comentário