Ahhh, Salvador… como eu queria conhecer essa cidade! Até que enfim consegui! Posso dizer que andar pelas ruas do Pelourinho foi exatamente como eu achava que ia ser! A cidade, como um todo, mistura história e modernidade, passado e futuro e oferece muita coisa legal para ocupar os visitantes! Por isso, nas próximas linhas vou te contar o que fazer em Salvador em 3 dias e te ajudar a montar um roteiro legal por lá, partiu?!
Primeiro queria te contar minhas percepções iniciais sobre a cidade. Conheci bastante o Pelourinho, pois fiquei hospedada lá e é um lugar que você precisa conhecer com calma para sentir a história do lugar. Sobre as praias, não conheci todas, pois não era o foco da minha visita. Estava vindo de um sequência de praias do interior do estado e em Salvador queria curtir outros pontos (e tive que trabalhar também).
Agora sim vamos as dicas de como chegar em Salvador, onde ficar e o que fazer em 3 dias em Salvador!
Como chegar em Salvador
Antes de falarmos sobre o que fazer em Salvador em 3 dias, queria te dizer que a cidade conta com um aeroporto internacional, o Aeroporto Deputado Luís Eduardo Magalhães. Assim, você poderá acessar a capital por via aérea. Caso esteja viajando de carro ou de ônibus, também poderá chegar a cidade de forma terrestre.
Eu, por exemplo, cheguei de balsa. Estava vindo da Península de Maraú e fiz parte do trajeto de ônibus e outra parte por via marítima.
Leia também:
–O que fazer em Caraíva – Roteiro de 1, 2, 3 ou 4 dias
–Como chegar e o que fazer em Trancoso [Econômico]
Uma dúvida que eu tive antes de visitar Salvador foi se valia a pena alugar carro.
A conclusão que cheguei foi que se eu tivesse alugado um carro teria conhecido muito mais lugares. Por questões de orçamento apertado decidi não alugar, mas fiquei dependendo de Uber para vários deslocamentos e deixei de conhecer vários pontos turísticos por causa da dificuldade de locomoção.
Se quiser fazer uma pesquisa de valores, pode entrar no site da Rentcars (basta clicar no link), pois ela é afiliada do Blog e nós já utilizamos o serviço deles várias vezes. É prático entrar em um site que pesquisa valores em várias locadoras e te mostra os melhores resultados, né?
O que fazer em Salvador em 3 dias
Eu fiquei 6 dias em Salvador, porém tive que trabalhar durante alguns deles, por isso meu roteiro é para aproveitar 3 dias.
Pelourinho
É Patrimônio Nacional e Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, ou seja, muito importante!
Foi, com certeza, o lugar que eu mais gostei de conhecer em Salvador! Eu adoro história, casarões antigos, igrejas, becos e ruelas! No Pelourinho achei isso tudo e mais um pouco! Sem contar que o lugar me lembrou muito Ouro Preto, minha cidade favorita de Minas, por isso tive aquela sensação de “hummm, estou em casa”.
“Ok Lid, mas o que tem pra fazer no Pelourinho?” Acertei seus pensamentos? Calma, já já vou te contar!
Então, a primeira coisa que você precisa saber é que deve separar umas 5 horas para circular com calma pela região. A segunda coisa é que lá tem muito movimento, assim evite levar bolsas grandes e fique de olho nos seus pertences. Achei a região muito bem policiada, o que me passou muita segurança, mas é bom ficar ligado pra evitar dor de cabeça.
O que eu mais gosto de fazer nessas regiões de Centro Histórico é andar sem rumo e observar a arquitetura. Aconselho que você faça o mesmo.
Fique atento e não deixe de fora do seu checklist de o que fazer no Pelourinho:
- Escadaria do Paço e Igreja do Santíssimo Sacramento do Paço
- Largo do Pelourinho (impossível não passar por lá e obrigatório tirar uma foto)
- Igreja e Convento de São Francisco
- Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
- Largo Terreiro de Jesus (para ver a Catedral Basílica de Salvador e o Museu Afro)
- Igreja Ordem Terceira São Domingos
- Museu Tempostal (entrada gratuita)
- Igreja da Ordem Terceira do Carmo
- Fundação Casa de Jorge Amado (não visitei ainda, mas quem já foi recomenda)
Dessa lista, queria destacar que adorei conhecer a Igreja e Convento de São Francisco, que foi eleita como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa do Mundo. Ela tem um estilo barroco e é uma das igrejas mais “carregadas” em ouro do Brasil! A riqueza de detalhes do interior do prédio são impressionantes! É preciso pagar R$5 para entrar, sendo que abre para visitação todos os dias da semana.
Está situada no Largo do Cruzeiro, que é um lugar interessante para ir à noite, inclusive foi ali que vi uma apresentação de rua de artistas que seguem a linha do Olodum. Foi muito emocionante poder sentir a música ali no Pelourinho e ver adultos e adolescentes locais tocando.
Ali na região do Pelourinho você vai achar várias pessoas oferecendo fitinhas do Senhor do Bonfim de graça, mas nunca são de graça, ok? É sempre um pretexto para puxar conversa e pedir algo. Ali, também, tem pessoas oferecendo para fazer pinturas no corpo, aquelas com tinta branca, se quiser fazer combine antes o preço.
Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM)
Ainda nos arredores do Pelourinho, mas na parte baixa da cidade, está o melhor museu de Salvador, o MAM. Ele precisa estar no seu roteiro de o que fazer em Salvador em 3 dias, ok?!
Eu fiz uma visita guiada e pude saber mais sobre a história desse lugar incrível, que foi concebido por Lina Bo Bardi. Ela foi a primeira diretora do MAM (1959 a 1963) e por todos os lados é possível ver a influência dela.
O museu conta com espaços abertos e fechados, inclusive tem uma praia particular (a prainha do MAM). Além do espaço das exposições e da prainha, o MAM tem um atracadouro, oficinas, um cinema, uma lanchonete e um espaço para eventos (o Sollar Baía).
O MAM é considerado o principal espaço para a arte contemporânea da Bahia, sendo referência nacional e internacional. Além disso, ele sedia várias mostras temporárias e exposições permanentes, sendo que a entrada é gratuita. Durante minha visita pude conversar com a museóloga Sandra Regina e ela nos mostrou obras da próxima exposição, como uma peça da artista baiana Eneida Sanches.
Para finalizar, lá no MAM é possível assistir um pôr do sol magnífico! Ver o sol se pondo na Baía de Todos os Santos foi uma experiência maravilhosa!
Como disse ali em cima, ele está situado próximo ao Pelourinho e para chegar você pode ir de carro ou pegar o Elevador Lacerda para descer do Centro Histórico e caminhar uns 10 minutos até o museu.
Elevador Lacerda | o que fazer em 3 dias em Salvador
Foi o primeiro elevador urbano do mundo e conta com 72 metros de altura!
Ali na parte alta você vai encontrar um letreiro de Salvador e terá uma vista muito bonita da Baía de Todos os Santos. Para usar o elevador para descer até a parte baixa é preciso pagar 0,15 centavos (fev/2022), sendo que o trajeto é rapidinho, leva alguns segundos.
Mercado Modelo
Logo que você descer do Elevador Lacerda pode atravessar a Avenida e já vai ver o Mercado Modelo e outro letreiro de Salvador. Lá no Mercado tem muito artesanato, desde chaveiros até redes, tapetes, coisas para decoração da casa.
Farol da Barra
Juntamente com o Pelourinho e o Elevador Lacerda, é outro cartão postal de Salvador. Ele é o farol mais antigo da América, que ainda está em operação. Ah, em seu interior funciona o Museu Náutico da Bahia (entrada R$15).
Separe um tempinho para conhecer o local, vale a pena!
Praias
Eu não tive a oportunidade de conhecer todas as praias urbanas de Salvador, sendo que visitei apenas a de Amaralina, Prainha do MAM e da Barra.
Em uma próxima visita pretendo conhecer Stella Maris, Ondina, do Forte e de Itapuã. Contarei aqui para vocês, ok?! Para não perder as novidades e atualizações, você pode me seguir no Instagram ou clicar no sininho (que aparece em algum lugar aqui da tela) para ser notificado dos posts novos.
Igreja Nosso Senhor do Bonfim
É o maior centro da fé católica para os baianos, sendo bastante famosa entre os turistas pelas fitinhas do Bonfim e Lavagem do Bonfim.
A Lavagem é um costume que começou em 1773, na época dos escravos, como forma de preparar o local para a festa do Senhor do Bonfim. O evento tradicionalíssimo acontece toda segunda quinta-feira do mês de janeiro, após o dia de Reis.
Obs: em Salvador tivemos o apoio da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, da Secretaria de Cultura da Bahia, do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia e do Museu de Arte Moderna da Bahia.
Consultoria de viagem
Salvador é uma grande capital e possui inúmeros lugares legais para conhecer. Além disso, bem pertinho dela tem outros destinos que podem ser combinados com uma visita a capital. Eu passei algumas semanas na Bahia conhecendo cada cantinho e posso te ajudar a montar uma viagem bem legal pra lá!
O intuito da consultoria de viagem é fazer com que você conheça os lugares mais clichês, mas também outros não tão divulgados. Além disso, com a consultoria você não precisará ficar pesquisando passagens, hotéis, restaurantes e coisas para conhecer, visto que eu vou fazer isso por você! Meu trabalho é facilitar sua vida =)
Me manda uma mensagem no Whatsapp para conversarmos mais a respeito!
Onde ficar em Salvador
Eu passei 6 noites em Salvador e fiquei em 3 hospedagens diferentes. A primeira delas foi só por uma noite, ficava na região do Pelourinho e era beeeeem simples. A segunda foi um hotel em frente a Praia de Amaralina, nele fiquei duas noites, mas também não gostei, preço alto para um lugar bem medíocre.
O terceiro lugar que fiquei hospedada foi o Bahia Pelo Hostel, localizado bem no coração do Pelourinho. Fiquei 3 noites no quarto compartilhado, que tinha 9 camas, ar condicionado, locker, banheiro e varanda com vista para a Escadaria do Paço.
Além do quarto compartilhado, o hostel possui suítes privativas, cozinha compartilhada e uma pequena área comum. A cozinha equipada com geladeira, fogão, forno microondas e utensílios para quem quiser cozinhar. Todo viajante que gosta de ficar em hostel sabe que é essencial ter uma cozinha boa e no Bahia Pelo tem. Mesmo com pouco tempo nós cozinhamos lá, fizemos macarrão em duas ocasiões…
Ah, o hostel não serve café da manhã, mas eles possuem uma pousada do outro lado da rua, que serve. Quem quiser é só contratar esse serviço a parte (com antecedência).
Eu adorei a localização do hostel. Ideal para quem quer desbravar a região do Pelourinho sem depender de carro. Assim, se você estiver pesquisando onde ficar em Salvador, o Bahia Pelo Hostel é uma ótima opção! Dá uma olhada no perfil deles no Instagram, é o @bahiapelohostel .
Para ver valores, disponibilidade de datas e outras fotos, acesse esse link.
Lembrando que se você reservar usando nosso link o Booking nos pagará uma pequena comissão. Isso serve para qualquer hospedagem, em qualquer lugar do mundo. Se você gosta do conteúdo do Blog, nos ajude e faça sua reserva através do nosso link.
Para finalizar, se você estiver em dúvida sobre quantos dias ficar por lá, eu acho que se você for fazer Salvador mais outra cidade litorânea 3 dias são suficientes. Por outro lado, se você for fazer só a capital e quiser incluir dias para relaxar na praia, aconselho acrescentar mais uns 2.
Outros posts da Bahia:
– O que fazer em Itacaré: 11 lugares que você precisa conhecer!
– O que fazer na Península de Maraú: Taipu de Fora e Barra Grande!
E aí, curtiu minhas dicas sobre o que fazer em Salvador em 3 dias? A cidade tem muita coisa pra oferecer e em 3 dias você vai conhecer o basicão, ok?! Se tiver alguma dúvida ou precisar de ajuda, me manda mensagem no direct do Instagram ou deixe sua pergunta aqui embaixo nos comentários!
Um xêro e até mais!
Nasci e cresci no interior de Minas Gerais, sou advogada de formação e consultora de viagens de profissão. Tenho 33 anos e desde sempre sonho em viajar o mundo. Já visitei 37 países (alguns mais de uma vez), tendo morado em 4 deles. Em 2016 criei o blog Partiu Viajar para ajudar e inspirar mais pessoas a viajar.
Adorei sua viagem a Salvador! Quase fiquei nesse hostel quase fui, parece sem bem bom mesmo. Que cidade linda né? Tudo de bom a Bahia!
Marcella, eu amo a Bahia! Um dos melhores estados do Brasil rs
Eu curti demais o hostel, tranquilo, bem localizado e ótimo custo x benefício!
Gostei das dicas do que fazer em Salvador, ainda não conheci, mas acho que todo mundo deveria né rs
Ana, sim todo mundo deveria viajar para Salvador, faz muito parte da história do país… Sem contar que a Bahia é uma delícia de estado!
Adorei “revisitar” Salvador através deste post. Já faz tanto tempo que fui pra lá, que já passou da hora de voltar – amo principalmente o Pelourinho! Uma vez ouvi uma música e fui seguindo e cheguei até um ensaio do Olodum ao vivo – incrível!
Nossa, deve ter sido incrível essa experiência de ver o Olodum tocando ao vivo no Pelourinho!
O Pelourinho é o local que mais me encanta em Salvador. Acho um local incrível.
Ei Patrícia!
Pois é, também fiquei encantada pelo Pelourinho. Vale a pena demais bater perna pelas ladeiras e ruazinhas…
Seu artigo me deixou morrendo de saudades de Salvador! Parabéns, conseguiu reunir as melhores dicas da cidade
Ei Carol!
Que legal que curtiu as dicas! Logo logo vou voltar a Salvador e compartilhar mais coisas legais sobre a cidade aqui =)