Eu sempre tive o sonho de conhecer a Califórnia e não poderia deixar San Diego fora do meu roteiro! A cidade é conhecida por seu clima ameno, praias deslumbrantes e uma atmosfera descontraída, sendo uma das cidades mais populares do estado. Nas próximas linhas vou te contar onde ficar e o que fazer em San Diego, bem como te contar se vale a pena ou não visitar a Legoland e comprar o CityPASS. Partiu?
Onde fica San Diego
Antes de te contar o que fazer em San Diego, vou te dizer onde fica a cidade, ok? Ela está localizada no sul do estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Para você ter uma noção da distância com relação a outras cidades famosas ali perto, temos que Los Angeles está a 195km e Tijuana, no México está a 30km.
Você pode chegar na cidade através de um voo (foi o que eu fiz), pois a cidade conta com um aeroporto internacional. Ou pode optar por chegar por via terrestre, seja ônibus ou trem. Ainda, é possível chegar por via marítima, visto que a cidade possui um porto movimentado, que recebe muitos cruzeiros. Eu vi um navio da Disney atracado e fiquei morrendo de vontade de conhecer!
Documentos obrigatórios para viajar para os EUA
De todos os países que eu já viajei, os Estados Unidos é o mais exigente no quesito documentos obrigatórios. Então, se você está planejando uma viagem pra lá, já vê tudo com antecedência, ok? Abaixo segue uma listinha resumida pra te ajudar.
- Passaporte
- Visto – os EUA tem vários tipos de visto, inclusive para quem vai fazer só conexão por lá. Minha dica é se aplicar para o visto e esperar a aprovação antes de começar a reservar passagens, hoteis e passeios.
- Passagem aérea ida e volta – quando já estiver com o visto em mãos, pesquise e compre sua passagem. Se for fazer mais de uma cidade na California, dê uma conferida nos voos por Los Angeles, pois costumam ser mais baratos.
- Seguro viagem – não é obrigatório, mas é aconselhável, visto que o atendimento médico nos EUA é um dos mais caros do mundo. Para fazer uma cotação e ver quanto fica o seguro viagem no seu caso, clique aqui. Temos cupom de desconto de 15%, coloque PARTIUVIAJAR15, para economizar!
- Comprovantes de hospedagem
Partiu descobrir o que fazer em San Diego?
O que fazer em San Diego
Meu objetivo aqui não é te contar tudo que tem pra fazer em San Diego, ok? Vou compartilhar quais são os melhores passeios pensando em um roteiro San Diego para 3 ou 4 dias.
Old Town
A “Old Town San Diego” é uma área histórica localizada no coração da cidade, sendo considerada seu local de nascimento, onde colonos europeus estabeleceram o primeiro assentamento em 1769. A Old Town oferece aos visitantes uma visão fascinante da história da Califórnia durante o século XIX, sendo a área conhecida por suas ruas de paralelepípedos, arquitetura preservada e atmosfera que transporta os visitantes de volta ao passado.
Lá você vai encontrar diversas coisas para fazer, como observar a arquitetura das casas antigas (Casa de Estudillo, a Casa de Machado y Stewart, e a Casa de Altamirno Pedrorena), andar pela Plaza de las Armas (que é a praça central da Old Town), conhecer a Igreja Velha (que é uma reconstrução da primeira igreja católica de San Diego) etc.
Museu USS Midway + Estátua Uncontitional Surrender
O USS Midway Museum é um museu naval, que ocupa o navio porta-aviões USS Midway. Ele foi o navio de guerra mais longo em serviço ativo do século 20, servindo na Marinha dos Estados Unidos de 1945 a 1992. Após sua aposentadoria, o navio foi transformado em museu e aberto ao público em 2004.
Antes de visitá-lo eu tinha a sensação de que ia achar o museu meio entediante, mas fui surpreendida positivamente! Gostei bastante da visita, que pode ser dividida em duas partes: área interna do navio e área externa.
Na área interna você vai ter uma noção de como era o funcionamento de um navio militar, uma visão profunda da vida a bordo de um porta-aviões. Os visitantes podem explorar várias áreas do navio, incluindo a ponte de comando, a sala de máquinas, a enfermaria e os alojamentos. Não esqueça de pegar o áudio guide no início da visita, assim você vai ter várias explicações!
Já, na parte externa, vai ter acesso às aeronaves (aviões e helicópteros), sendo que você pode entrar em alguns deles, tirar fotos… é uma parte mais interativa.
Informações úteis para visitar: entrada inclusa no San Diego CityPASS; aberto todos os dias, de 10h às 17h; ingresso adulto custa 28,80 USD.
Ali nos arredores do Museu USS Midway está a famosa estátua Unconditional Surrender, que retrata um marinheiro beijando uma enfermeira, simbolizando a alegria e o alívio que as pessoas sentiram com o fim da Segunda Guerra Mundial.
É uma obra de arte controversa, visto algumas críticas terem sido levantadas em relação ao seu valor artístico e ao significado da representação em termos de consentimento, especialmente considerando as circunstâncias reais em que a foto original foi tirada (a estátua foi baseada em uma foto do marinheiro roubando o beijo).
Balboa Park | o que fazer em San Diego
Este é um dos maiores parques urbanos dos Estados Unidos e abriga vários museus, jardins botânicos, zoológico, teatros e outros locais culturais. O San Diego Zoo, localizado em Balboa Park, é mundialmente famoso (mas eu não aconselho a visita, pois não acho bacana esse tipo de turismo).
Se você puder escolher qualquer dia da semana para visitar o Balboa Park, aconselho ir no domingo, visto ser o dia mais “vivo”, pois acontecem várias coisas por lá, mas é o dia mais cheio também, tá?! Ah, se tiver mais do que 3 dias na cidade, pode separar um dia inteiro para esse programa.
Passeio de Trolley turístico
Se você tiver apenas 1 ou 2 dias pode colocar com certeza esse passeio no seu roteiro de o que fazer em San Diego, pois ele vai otimizar seu tempo! O deslocamento é feito em uma espécie de ônibus hop on hop off, só que mais legal pois é em um trolley (bondinho).
Não confundir com o trolley (tipo um VLT ou metrô de superfície) que faz parte do transporte público da cidade rs
Essa é uma linha que passa por 12 pontos turísticos, como Old Town, Embarcadero, Seaport Village, Coronado Island, Gaslamp Quarter, Balboa Park, Little Italy. O interessante é separar um dia inteiro e aproveitar para descer em pontos mais afastados, como Coronado. Tente pegar um dos primeiros horários para curtir ao máximo!
O ingresso está incluso no San Diego CityPASS e se você quiser ver mais detalhes pode clicar aqui.
Coronado | o que fazer em San Diego
Um dos meus lugares favoritos em San Diego e com certeza um passeio imperdível para sentir a vibe californiana! Então, já coloca na sua lista de o que fazer em San Diego, mesmo que você tenha apenas 1 dia na cidade, ok?
Coronado é famosa por suas praias de areia branca e águas calmas. A Coronado Central Beach é uma das praias mais conhecidas e foi classificada como uma das melhores praias dos Estados Unidos. É um local popular para nadar, tomar sol, praticar esportes aquáticos e caminhar ao longo da orla.
Em Coronado está localizado o Hotel del Coronado, que é o hotel mais famoso da cidade! Também conhecido como “The Del”, ele foi inaugurado em 1888 e possui uma arquitetura vitoriana impressionante. Já recebeu hóspedes ilustres ao longo dos anos e serviu como cenário para filmes notáveis, como “Some Like It Hot” (Quanto Mais Quente Melhor), estrelado por Marilyn Monroe.
Minha dica é que você separe, no mínimo, 2 horas para curtir a ilha. Mas, já adianto que vai ser pouco… se tiver tempo, pode ficar um dia inteiro por lá.
Passeio de barco | o que fazer em San Diego
O passeio sai da região do Embarcadero, tem duração de 60 minutos e é uma chance de ver a cidade sob outro ângulo! Se você tiver mais do que 2 dias, acho que vale a pena incluir na sua lista de o que fazer em San Diego.
Legoland California
Foi o primeiro passeio que eu fiz quando cheguei em San Diego, sendo que o parque fica localizado em outra cidade, mas a base mais conveniente é San Diego rs Cheguei bem cedinho para aproveitar bastante e consegui fazer bastante coisa, apesar do parque ser pequeno, tem muito para ver, principalmente se você estiver viajando com crianças com idade entre 3 a 12 anos.
Onde está localizada e como chegar: a Legoland fica em Carlsbad, que está a, aproximadamente, 55km de San Diego. Você pode chegar lá usando o transporte público, mas a forma mais prática, principalmente se estiver com crianças, é alugando um carro e dirigindo até o parque. O motivo? Não tem um ônibus que te deixa na porta do parque, falo isso por experiência própria, pois eu fui de transporte público e precisei pegar trolley, Coaster, ônibus e andar para chegar, sendo que demorei quase 2 horas.
Para ver o valor do aluguel de carro e fazer sua reserva você pode usar o site da RentCars, que é o que eu uso para alugar carro no Brasil e fora do país. Clica aqui para ser direcionado para o site.
Outras informações úteis para visitar: entrada inclusa no San Diego CityPASS; os dias e horários de funcionamento podem variar de acordo com a época do ano, consulte o site oficial para saber a informação específica para sua data; o ingresso de 1 dia custa a partir de 79 USD (sem taxas).
Você pode estar se perguntando: a visita vale a pena para adultos que estão viajando sem crianças? Eu acho que não. Eu sou adulta e fui sem crianças, consegui aproveitar algumas atrações, mas percebi que o parque é voltado para uma faixa etária específica, que está ali entre 3 a 12 anos. Sendo mais específica, posso dizer que os pequenos de 5 a 12 anos são os que mais vão ter atrações voltadas para eles.
Então, eu diria que se você está viajando com crianças e se você é um adulto que já brincou com LEGO, esse é um programa imperdível e você pode colocar na sua lista de o que fazer em San Diego.
Em breve, vou publicar um vídeo que eu fiz durante a minha visita e nele te mostro como é o parque da Legoland California e te dou dicas para visitá-lo. Se você ainda não conhece meu Canal no YouTube, te convido a conhecer e se inscrever, tem muito vídeo legal por lá =)
Praias de San Diego
A cidade é abençoada por várias praias e conhecida por ser muito boa para surfar! Infelizmente eu não consegui conhecer todas e vou precisar voltar com mais tempo e com um clima mais quente para poder entrar no mar =)
Mas, só pra te ajudar a decidir quais praias você vai colocar no seu roteiro de o que fazer em San Diego, segue uma listinha com as principais: Coronado Central Beach (já falei dela ali em cima); La Jolla Cove (localizada em La Jolla, é famosa pela sua beleza natural e águas cristalinas); Pacific Beach (além da praia, a área oferece uma cena noturna vibrante, lojas e restaurantes descontraídos); Mission Beach (localizada ao sul de Pacific Beach, Mission Beach é famosa pelo seu calçadão animado, parque de diversões Belmont Park e a clássica montanha-russa Giant Dipper. É um ótimo local para esportes aquáticos, como surfe e vôlei de praia.); Ocean Beach.
Se você vai viajar entre dezembro e abril, pode colocar esse passeio no seu roteiro de o que fazer em San Diego! É nessa época que ocorre a migração de baleias-cinzentas, sendo possível vê-las fazendo esse passeio de barco. Mas, se você for em outra época também será possível ver baleias, mas de outros tipos. Para ver mais detalhes clica nesse link, você será direcionado para a página com valores e calendário de disponibilidade.
Sea World
Eu não curto esse tipo de passeio, por isso não posso te dizer como é. Se você quiser saber mais a respeito, pode clicar nesse link para ver valores e outros detalhes.
Consultoria de viagem para San Diego
Como eu te contei, eu combinei minha viagem de San Diego com outros destinos na Califórnia. O estado é maravilhoso, eu arrisco dizer que deve ser o estado mais legal dos EUA, mas não posso afirmar pois não conheço todos ainda… Por isso, minha sugestão é que você combine sua visita a San Diego com outras cidades, como Los Angeles e San Francisco.
Se você precisar de ajuda para montar um roteiro incrível, com o melhor da cidade (ou cidades), eu posso te ajudar com a consultoria de viagem, sabia?
Resumidamente, a consultoria de viagem inclui:
- pesquisa da passagem aérea Brasil-EUA-Brasil (visando o melhor custo x benefício);
- pesquisa das acomodações em cada cidade (de acordo com seu perfil de viajante);
- orientação com relação aos documentos obrigatórios (não inclui assessoria para aplicação do visto);
- pesquisa da melhor para se deslocar entre as cidades;
- auxílio na compra dos ingressos e passeios;
- roteiro detalhado, dia a dia (dicas de como se deslocar dentro da cidade, o que fazer e onde comer).
Me manda uma mensagem no Whatsapp para conversarmos mais a respeito!
San Diego CityPASS, vale a pena?
Para você analisar se o San Diego CityPASS vale a pena ou não para sua viagem vou colocar aqui embaixo os valores do passe e das atrações se você comprar separadamente. Ah, em San Diego o passe tem 3 opções, pois você pode combinar com a Legoland e com o Sea World.
A minha opção foi Legoland California + 3 atrações, que custa 169 USD (pessoas com 13 anos ou mais) e 149 USD (crianças). Aí, no caso você vai poder escolher 3 das opções abaixo para visitar junto com o parque (que custa 79 USD):
- San Diego Zoo = 69 USD
- Safari Park = 69 USD
- USS Midway Museum = 28,80 USD
- City Cruises = 40 USD
- Old Town Trolley Tours = 46,55 USD
- Birch Aquarium at Scripps = 24,95
- Maritime Museum of San Diego = 24 USD
Fazendo a conta com as opções que eu escolhi daria um total de 194,35 USD se eu comprasse cada ingresso separado. Ou seja, no meu caso eu economizei 25,35 USD, o que representa em reais 126,75.
Viu que vale a pena comprar o passe, certo?! Para comprar o seu San Diego CityPASS, clica aqui.
Chip de internet nos EUA
Durante os quase 30 dias que eu passei nos EUA usei a internet da America Chip e recomendo como uma excelente opção!
Tive internet rápida e ilimitada, o que me ajudou muito! Digo isso não só pensando no trabalho, mas também para me locomover entre os lugares que ia visitar, ver qual lugar estava aberto e até que horas funcionava, usar o Google Tradutor, conversar com a família (por causa da diferença de fuso as vezes tinha que conversar no meio do dia, aí não dava pra usar o wi-fi da acomodação) etc.
Se você quiser dar uma olhadinha nos planos e valores, clica aqui ou me manda mensagem no Whatsapp do Blog que eu te ajudo!
Onde ficar em San Diego
Agora que você já sabe o que fazer em San Diego, vamos conversar um pouquinho sobre onde ficar em San Diego! A cidade oferece uma variedade de opções de hospedagem para atender a diferentes preferências e orçamentos. A escolha do local para ficar dependerá dos seus interesses, da área que você deseja explorar e das comodidades que procura.
Abaixo vou te sugerir algumas opções localizadas mais na área central e com bom custo x benefício, ok?
Horton Grand Hotel
A minha primeira sugestão de onde ficar em San Diego é um 4 estrelas com valor acessível, que está situado próximo a vários locais turísticos. A área comum dele é bem decorada e super agradável. Indico para casais com ou sem filhos, que querem conforto, mas sem gastar muito.
Para ver valores, disponibilidade de datas e mais fotos, clique aqui.
Gaslamp Plaza Suites
Outra opção de onde ficar em San Diego, que também é 4 estrelas e que fica pertinho do hotel que citei acima. Ele conta com quartos espaçosos, sendo ideal para casais. Se quiser ver mais fotos e valores, clica aqui.
ITH Beach Bungalow Surf Hostel San Diego
Agora uma opção de onde ficar em San Diego para quem deseja ficar hospedado à beira mar, porém sem investir muito! O ITH Beach Bungalow Surf Hostel está situado em Pacific Beach, sendo ideal para quem está viajando sozinho, com amigos ou casais sem filhos.
O hostel possui quartos privados e dormitórios (femininos e mistos, com 4, 6, 8, 10 ou 12 camas), ok? Então, se você não quiser dividir quarto, mas quiser curtir a vibe boa do local, pode ficar tranquilo!
Para ver valores, disponibilidade de datas e outras fotos, clica aqui.
Samesun Ocean Beach
Outra opção econômica pertinho da praia para colocar na sua lista de opções de onde ficar em San Diego. O Samesun Ocean Beach está situado à beira mar de Ocean Beach e também tem aquela vibe gostosa dos hostels da California!
Assim como a outra opção de hostel que citei aqui, ele também possui quartos privativos e dormitórios, ok? Dá uma conferida nos valores e outras fotos clicando aqui.
Lembrando que se você reservar sua acomodação usando os links aqui do Blog, mesmo que não escolha uma das sugestões que citei acima, o Booking nos paga uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso =)
Leia também:
–O que fazer em San Francisco: lugares imperdíveis de verdade
– O que fazer em Cartagena: acertos e roubadas + Isla del Rosario
Prontinho! Agora você já sabe o que fazer em San Diego e pode separar, no mínimo, 3 dias para curtir a cidade! Se quiser aproveitar mais as praias, aí acrescenta uns 2 dias no roteiro San Diego, ok? Caso tenha alguma dúvida ou sugestão de passeio legal, deixa aí embaixo nos comentários e não se esquece de ir lá no meu Canal do YouTube e assistir aos vídeos da playlist da Califórnia!
Beijos e até mais!
Nasci e cresci no interior de Minas Gerais, sou advogada de formação e consultora de viagens de profissão. Tenho 33 anos e desde sempre sonho em viajar o mundo. Já visitei 37 países (alguns mais de uma vez), tendo morado em 4 deles. Em 2016 criei o blog Partiu Viajar para ajudar e inspirar mais pessoas a viajar.