Minhas expectativas com certeza estavam altas para conhecer San Francisco e a cidade não deixou a desejar! Sempre quis conhecer a California e, principalmente, San Francisco, tanto que escolhi ela para ser minha primeira parada no estado! Então, se você estiver pesquisando o que fazer em San Francisco esse post vai te ajudar muito, se precisar de dicas de onde ficar em San Francisco também vai encontrar no post, ok? Partiu Viajar comigo!
A cidade já inspirou dezenas de filmes, séries, músicas…
“If you’re going to San Francisco
Be sure to wear some flowers in your hair
If you’re going to San Francisco
You’re gonna meet some gentle people there”
Onde fica San Francisco
Uma rápida introdução, só para te ajudar com a localização, ok?
San Francisco fica situada no norte da Califórnia. Para você ter noção de distâncias, de Los Angeles para San Francisco são 615km. Já, de San Diego são 808km.
Eu decidi combinar essas 3 cidades na minha primeira visita ao estado, mas eu não fiz todos os deslocamentos por terra. De San Francisco para San Diego eu fui de avião e de San Diego para Los Angeles eu fui de ônibus. Ou seja, não ficou cansativo.
Mas, se você estiver pensando em alugar um carro é muito legal descer de San Francisco para Los Angeles passando pela Big Sur, uma rota lindíssima!
Quantos dias ficar em San Francisco
San Francisco é uma das cidades mais lindas dos EUA e não é só por causa da ponte Golden Gate não… Ela tem uma vibe diferente, relaxada, bem coisa da Califórnia!
Então, se você quiser realmente aproveitar e curtir a cidade eu diria que você precisa ficar por lá, no mínimo, 4 dias. Eu fiquei 11 e ainda sim não posso dizer que conheci tudo. Não estou exagerando!
Partiu descobrir o que fazer em San Francisco?
Documentos obrigatórios para viajar para os EUA
Antes de começar a planejar o que fazer em San Francisco fica ligado nos documentos obrigatórios para viajar para os EUA, as viagens para o país são mais chatinhas por causa do processo de aplicação do visto.
- Passaporte
- Visto – os EUA tem vários tipos de visto, inclusive para quem vai fazer só conexão por lá. Minha dica é se aplicar para o visto e esperar a aprovação antes de começar a comprar e reservar coisas.
- Passagem aérea ida e volta – quando já estiver com o visto em mãos, pesquise e compre sua passagem. Se for fazer mais de uma cidade na California, dê uma conferida nos voos por Los Angeles, pois costumam ser mais baratos.
- Seguro viagem – não é obrigatório, mas é aconselhável, visto que o atendimento médico no país é um dos mais caros do mundo. Para fazer uma cotação e ver quanto fica o seguro viagem no seu caso, clique aqui. Temos cupom de desconto de 15%, coloque PARTIUVIAJAR15, para economizar!
- Comprovantes de hospedagem
Agora que você já sabe quais são os documentos obrigatórios para viajar para os EUA, partiu ver o que fazer em San Francisco?
O que fazer em San Francisco
O propósito da minha lista de o que fazer em San Francisco não é falar sobre TODOS os passeios e atrações, ok? Vou te falar sobre os que realmente acho imperdíveis para uma primeira visita e pensando em um roteiro de 3 a 4 dias (ou seja, não é tanto tempo assim).
Atravessar a ponte Golden Gate de bike
Com certeza o programa que eu mais gostei de fazer na cidade e que tem que ser prioridade no seu roteiro de o que fazer em San Francisco!
A primeira coisa que você precisa saber é que pode atravessar a ponte Golden Gate caminhando, pedalando ou dirigindo. Cá entre nós, essa última opção é a menos interessante. Então, minha recomendação é deixar a preguiça de lado e atravessar a ponte pedalando, a mais legal das opções!
Eu aluguei uma bike elétrica com o pessoal da Blazing Saddles (@blazingsaddles.sf ) e durante umas 4 horas pedalei pelos arredores da Ponte Golden Gate. Eu escolhi a bike elétrica pois nunca tinha pedalado uma assim. É muito interessante como ela te ajuda. Em uma das subidas me deu um gás, parecia que eu tinha ligado o turbo rs confesso que se estivesse em uma bike normal ia sofrer, pois estou um pouco sedentária…
Ah, uma coisa que eu não sabia é que mesmo a bike sendo elétrica você precisa pedalar, ou seja, pode contar como atividade física rs mas é beem tranquila no quesito esforço físico, ok? Não se preocupe pois todo o caminho para atravessar a ponte tem ciclovia e você estará usando capacete.
Caso você queira uma bike tradicional, eles tem essa opção também, são vários modelos! Dá uma conferida no site deles para mais detalhes!
Fica aí então minha dica de como atravessar a ponte Golden Gate e de onde alugar sua bike em San Francisco!
Visitar o Museu da Disney
O The Walt Disney Family Museum é ideal para quem é fã do universo Disney e eu, claro, adorei a visita!
Você vai conhecer a história do Walt Disney e da sua família, como aconteceu a criação da cultura Disney e várias outras coisas que envolvem a empresa e a vida pessoal do seu criador.
Quando eu fui estava acontecendo uma exposição chamada “Cats and Dogs” (fica lá até janeiro/2024), que é sobre os “animais de estimação” que aparecem nos filmes, como Liguado, Pluto, 101 Dálmatas, a Dama e o Vagabundo… São dois andares de exposição falando dos personagens animais, é muito interessante!
Informações úteis para quem for visitar: entrada inclusa no CityPASS; aberto de quinta a domingo, das 10h às 17:30; o ingresso para o museu custa 25 USD, sendo que crianças com 5 anos ou menos não pagam.
Então, se você for fã da Disney já coloca o museu no seu roteiro de o que fazer em San Francisco e depois confere o @wdfmuseum.
Fazer um piquenique no Golden Gate Park
O Golden Gate Park é um dos destinos mais populares e precisa estar na sua lista de o que fazer em San Francisco se você tiver mais do que 2 dias na cidade, pois ele é enorme (mais de 1.000 acres, o que o torna ainda maior que o Central Park em Nova York) e oferece uma vasta gama de atividades e atrações.
Além do piquenique, aqui estão algumas coisas que você pode conhecer no Golden Gate Park: Conservatório de Flores (abriga uma coleção impressionante de plantas tropicais e subtropicais); California Academy of Sciences; Jardim Botânico de San Francisco; pedalar (o parque tem várias trilhas para bicicletas); Japanese Tea Garden (lindos cenários de lagos, pontes e flora japonesa).
Eu curti bastante e gostaria de ter tido mais tempo para explorar o parque. Recomendo separar, no mínimo, 4 horas para o passeio.
Visitar o Exploratorium | o que fazer em San Francisco
É um museu de ciências MUITO legal tanto para adultos quanto crianças, mas se você estiver viajando com pequenos é imperdível colocar esse passeio na sua lista de o que fazer em San Francisco!
Lá aprendi coisas sobre o corpo humano, sobre animais, sobre ciências de um modo geral. Não é um museu chato, no qual você vai apenas ler fatos e informações. Ele é super interativo, várias atividades para fazer. Por isso, pode separar, no mínimo, 3 horas para explorar o museu.
Informações úteis para quem for visitar: entrada inclusa no CityPASS; aberto de terça a domingo, a partir das 10h; adultos pagam 40 USD (crianças menores de 4 anos não pagam).
Passeio de barco | o que fazer em San Francisco
É um programa legal para ver a cidade sob outro ângulo! No tour você vai passar embaixo da Ponte Golden Gate, vai navegar ao redor de Alcatraz (não tem parada na ilha), vai ver o skyline de San Francisco…
O barco é grande e equipado com uma parte fechada e outra aberta, ou seja, se estiver ventando muito ou se você simplesmente curtir ficar apreciando tudo sentado, não tem problema. Ah, tem banheiro também.
Pode separar entre 60 a 90 minutos para a experiência.
Visitar o San Francisco Museum of Modern Art (SFMOMA)
É um museu de arte moderna, ou seja, tem pinturas, fotografias, esculturas. Durante a visita você vai mais observar as obras, não é interativo. Assim, se você estiver pesquisando o que fazer em San Francisco com crianças, esse não é um lugar que eu indico.
Para ser bem sincera, eu mesma, que não sou criança não gostei muito da visita, eu prefiro museus de ciências, que tem coisas práticas, do dia a dia. Não sou muito do tipo que aprecia pinturas. Se você for, com certeza vai gostar!
Informações úteis para quem for visitar: entrada inclusa no CityPASS; aberto de quinta a terça-feira; ingresso adulto custa 30 USD (menores de 18 anos não pagam).
Explorar a região de Fisherman’s Wharf
É uma área beeeem turística, mas que vale uma caminhada. Lá você vai encontrar várias lojas, restaurantes, tem a famosa colônia de leões-marinhos e o píer de onde saem vários passeios de barco, como o que eu falei ali em cima.
Dica gastronômica: se quiser tomar um café e comer cookies, dá uma conferida na loja da Biscoff. Eu amo os cookies deles (ah, são veganos!). Ao lado dessa loja está uma filial do Boudin, famoso por suas sopas no pão (mas eu não posso dizer se é bom ou não pois não comi lá).
Visitar o California Academy of Sciences
É um museu de história natural, planetário e aquário, projetado para ser uma das estruturas mais sustentáveis do mundo. Durante a visita é possível conhecer um aquário e lá tem animais vivos (peixes, pinguins, crocodilo). Tem também uma parque que tenta mostrar o clima e ambiente da floresta amazônica (rainflorest), ali várias borboletas ficam voando, tem cobras, insetos, araras.
Não é um zoo, tá? Mas, também não é um museu tradicional. Eu confesso que tive sentimentos conflitantes durante a visita, pois eu não sou a favor de aquários e zoológicos, tanto que não visito esses lugares. Acredito que os animais tem que viver livres.
Informações úteis para quem for visitar: entrada inclusa no CityPASS; aberto todos os dias do ano; o valor da entrada varia de acordo com dias e horários. Confere o site oficial para mais informações!
Andar por Chinatown | o que fazer em San Francisco
É o maior bairro chinês fora da Ásia e o mais antigo da América do Norte. Lá você vai ver construções no estilo asiático, vai ter a oportunidade de comprar vários produtos da China (se você gosta de cozinhar, tem muitas especiarias e coisas da culinária asiática) e várias lembrancinhas mais baratas (chaveiros, imãs, blusas).
Pode separar umas 2 horas para essa parte da cidade e depois já pode conhecer Little Italy, que fica coladinha com Chinatown.
Visitar a prisão de Alcatraz
Infelizmente eu não consegui visitar a famosa prisão de Alcatraz. O motivo? Orçamento rs O passeio não é baratinho e eu preferi fazer outros programas em San Francisco.
Alcatraz é uma ilha localizada na Baía de São Francisco, a cerca de 2,4 km da costa. Ela é famosa por ter abrigado uma prisão federal de segurança máxima, conhecida como Alcatraz Federal Penitentiary, que operou de 1934 a 1963.
Antes de se tornar uma prisão, Alcatraz foi usado como uma fortaleza militar e, posteriormente, como uma prisão militar. Em 1934, Alcatraz foi convertida em uma prisão federal de segurança máxima para abrigar criminosos de alta periculosidade e/ou notórios, como Al Capone, George “Machine Gun” Kelly e Robert “Birdman” Stroud.
Alcatraz era considerada uma das prisões mais seguras do mundo devido à sua localização em uma ilha remota, cercada por águas geladas e correntes fortes. A ilha era difícil de ser alcançada e escapar da prisão era considerado praticamente impossível.
Se o seu orçamento não estiver apertado como o meu, pode incluir o passeio no seu roteiro de o que fazer em San Francisco!
Painted Ladies e Alamo Square
Eu não diria que é um programa imperdível, mas sim que é um passeio legal se você tiver planejando um roteiro de o que fazer em San Francisco em 4 dias ou mais.
As Painted Ladies são 7 casas coloridas que ficam em frente a Alamo Square. Elas aparecem na abertura do seriado Full House (Três é demais). O show é de 1987 e conta com as gêmeas Olsen no elenco. Eu amava esse seriado! Assisti na época que não tinha essa quantidade infinita de séries que temos hoje…
O rótulo “painted ladies” não é exclusivo dessas casas, mas sim de todas que tem esse estilo Victorian ou Edwardian. Assim, elas podem ser encontradas por todo país, mas as de San Francisco são as mais famosas.
Caminhar pela Castro Street
O bairro Castro é uma região vibrante, sendo conhecido como um dos bairros LGBTQ+ mais proeminentes do mundo. Ele tem uma história rica em ativismo, cultura e diversidade. Se você como eu, pertencer a comunidade, vai adorar conhecer o bairro, mas se você não pertencer vai adorar mesmo assim, pois é um lugar alegre e diferente.
Na Castro Street você vai encontrar lojas, restaurantes e as principais “atrações” do bairro, como o Teatro (é um marco arquitetônico e cultural no bairro. Ele apresenta uma mistura de filmes clássicos, eventos especiais e festivais de cinema), o memorial de Harvey Milk (localizado na esquina das ruas Market e Castro, presta homenagem ao legado do líder e ativista), a icônica faixa de arco-íris.
Palace of Fine Arts e Parque do Presídio
O Palácio é uma obra de arte construída nos arredores da Marina e do Parque do Presídio. Você pode dar uma voltinha por lá e depois ir fazer um piquenique no parque ou visitar o museu da Disney.
Baker Beach
Para finalizar minhas dicas de o que fazer em San Francisco, outro lugar gratuito: Baker Beach.
Não é ideal para nadar, na minha opinião, pois a água é bem gelada e achei o mar agitado. Quando eu fui (novembro) tinha várias pessoas pescando e tomando sol, mas não nadando. Ah, é legal para tirar foto da ponte Golden Gate de outro ângulo.
Andar de bondinho | o que fazer em San Francisco
As ladeiras de San Francisco são famosas e de fato desafiadoras! Eu subi várias e vou dizer que elas são páreo duro para as ladeiras de Ouro Preto rs Uma forma de subir as ladeiras, conhecer lugares turísticos e se deslocar é usar os bondinhos, tem várias linhas e você pode escolher alguma delas.
Agora na parte se der tempo, você pode incluir na sua lista de o que fazer em San Francisco:
- Union Square
- Fort Mason
- Lombard Street (a rua cheia de curvas)
- Praça Ghirardelli
Vale a pena comprar o CityPASS?
Eu gosto sempre de mostrar que vale a pena o CityPASS e não simplesmente falar que vale rs Então, segue abaixo quais as atrações estão inclusas e o valor de cada uma delas, se compradas individualmente, ok?!
- Passeio de barco pela Baía = 44 USD
- Ingresso do California Academy of Sciences = 40 USD
- Ingresso do The Walt Disney Family Museum = 25 USD
- San Francisco Museum of Modern Art (SFMOMA) = 30 USD
- Exploratorium = 40 USD
- San Francisco Zoo & Gardens = 29 USD (durante a semana) e 31 USD (final de semana)
- Aquarium of the Bay = 31,75 USD
Obs: você faz os 2 primeiros passeios e pode escolher mais 2 entre os demais que listei acima.
O CityPASS de San Francisco custa 84 USD para adultos e você terá 9 dias consecutivos para visitar as atrações escolhidas.
No meu caso, eu usei o CityPASS para visitar o Exploratorium, o SFMOMA, o California Academy of Sciences e fazer o passeio de barco. Se eu tivesse comprado os ingressos separados iria pagar 154 USD. Ou seja, usar o City PASS representou uma economia de 70 USD (aproximadamente, 350 reais).
Viu que o San Francisco CityPASS vale a pena, né?!
Roteiro personalizado para San Francisco
Você viu que San Francisco tem muita coisa pra fazer, né? Um roteiro bem planejado é a chave para conseguir fazer tudo sem perder tempo com deslocamentos e sem gastar muito. Sim, a cidade é beeem carinha, mas sempre tem como economizar e eu posso te ajudar com isso também!
Eu posso te ajudar a organizar toda sua viagem para SF e para outras cidades da Califórnia, sabia? Meu serviço de consultoria de viagens inclui não só o roteiro dia a dia, mas também a pesquisa da passagem aérea Brasil-EUA, as acomodações nas cidades que você vai conhecer, orientações com relação a documentos obrigatórios e como fazer câmbio, compra de passeios e tudo que diz respeito sua viagem!
Me manda uma mensagem no Whatsapp para conversarmos mais a respeito!
Onde ficar em San Francisco
Eu dividi minha estadia em 3 lugares.
Primeiro fiquei em uma casa em Oakland, que é região metropolitana. Lá eu fiz pet sitting e cuidei de uma cachorrinha chamada Tuna e de um gatinho chamado Catcow. Se você quiser saber mais a respeito dessa forma de economia colaborativa, confere o post “Trusted House Sitters: como funciona? Vale a pena? [guia completo]”.
Nap York | Onde ficar em San Francisco
Anota aí a primeira sugestão de onde ficar em San Francisco: Nap York!
Depois que terminei meu house sitting eu me hospedei por 3 noites no Nap York, que é uma acomodação diferente e pensada para quem deseja descansar! Eu fiquei em um quarto feminino com 3 camas no estilo cápsula. Falei que era diferente, né?!
Dentro da minha cápsula tinha iluminação própria, tomadas para carregar aparelhos eletrônicos e ventilação. Ah, dentro do quarto tínhamos acesso a um locker bem grande, sendo que consegui colocar meu mochilão, minha mochila menor e todas as minhas coisas. Se você não quiser ficar nas cápsulas, eles tem dormitórios e, também, tem pods com cama de casal.
O prédio do Nap York tem vários andares e cada um deles tem um lounge onde os hóspedes podem comer e preparar refeições rápidas, pois eles tem micro ondas e geladeira. Eles oferecem como cortesia café e chá, que você pode beber a qualquer hora. Nesse espaço tem também duas cabines, que tem isolamento acústico, caso você precise fazer alguma reunião ou até mesmo conversar com a família com privacidade e sem incomodar os outros hóspedes.
Os banheiros são separados, tem a parte do chuveiro e a parte com os sanitários e pia. Assim, fica mais otimizado o uso. Na parte dos chuveiros tinha muitos ganchos para pendurar as roupas e espaço bom para tomar banho e trocar de roupa. Essencial!
Achei a hospedagem bem localizada, limpa e organizada. Assim, se você estiver pesquisando onde ficar em San Francisco e quiser opções com ótimo custo x benefício fica minha recomendação! Dá uma conferida no site deles e no perfil do Instagram para ver mais detalhes.
Music City Hotel | Onde ficar em San Francisco
Agora, prepare-se para minha segunda sugestão de onde ficar em San Francisco: Music City Hotel.
Eu fiquei hospedada lá por 3 noites e achei ideal para quem é fã de música, pois os corredores e quartos são verdadeiras galerias de arte. Inclusive, é possível fazer um tour guiado pelos corredores para aprender mais sobre música e saber mais sobre todos os artistas que tem suas fotos expostas lá.
Eu fiquei no quarto temático da banda Green Day, mas também conheci o quarto do Metallica e o quarto cápsula para duas pessoas. Ou seja, eles tem vários tipos de quarto, desde o privado (com ou sem banheiro dentro do quarto) e os dormitórios.
Meu quarto era privativo e tinha TV, frigobar, mesa para trabalho, guitarra, pia com amenidades (shampoo, condicionador, sabonete, água mineral e chocolates).
O café da manhã não era servido no hotel, mas em um café nas proximidades (menos de 10 minutos de caminhada), sendo que pude escolher entre 5 combos e adorei por causa da variedade!
Ah, pensando sobre a localização, ele fica próximo da Chinatown e do Píer 15, sendo uns 30 minutos de caminhada. Ainda, nos arredores tem, também, mercado e várias lojas de conveniência e cafés. Ou seja, bem localizado!
Dessa forma, se você quiser ficar em um hotel temático, o Music City Hotel é a sua melhor opção quando o assunto é onde ficar em San Francisco!
Dá uma conferida no Instagram @musiccityhotel para mais detalhes!
Chip de internet nos EUA
Hoje em dia é praticamente impossível viajar sem ter internet móvel, ficar dependendo de wi-fi não é uma opção que me agrada. E não digo isso pensando em ficar postando as coisas ou conversando no WhatsApp. Digo por causa de necessidades práticas, como usar um Google Maps para saber como ir de um lugar para o outro, um Google tradutor ou pesquisar se certo local está aberto ou não.
Para um pouquinho e pensa na quantidade de vezes que você já precisou de internet na rua quando estava viajando e que não foi para fins de redes sociais etc Eu uso toda hora rs
O chip de internet nos EUA que eu usei foi o da America Chip, que me ajudou demais nessa trip da California! Eu tinha internet ilimitada 24 horas por dia e não precisei ficar economizando dados, essencial pra mim!
Se você quiser dar uma conferida nos planos que eles tem e nos valores, acessa esse link.
Leia também:
– [Roteiro completo] O que fazer em Toronto em 3, 4 ou 5 dias
– O que fazer em Cancún em 7 dias: passeios imperdíveis e roubadas!
E aí, curtiu as dicas de o que fazer em San Francisco?! Eu fui embora apaixonada pela cidade e com certeza quero voltar lá para aproveitar mais! E sim, o meu passeio favorito foi atravessar a ponte Golden Gate de bike e tirar uma milhão de fotos dela rs Se você tiver alguma dúvida ou dica, deixa aqui embaixo nos comentários.
Beijos e até mais!
Nasci e cresci no interior de Minas Gerais, sou advogada de formação e consultora de viagens de profissão. Tenho 33 anos e desde sempre sonho em viajar o mundo. Já visitei 37 países (alguns mais de uma vez), tendo morado em 4 deles. Em 2016 criei o blog Partiu Viajar para ajudar e inspirar mais pessoas a viajar.