Aposto que você estava pesquisando sobre Bariloche e encontrou San Martín de Los Andes como sugestão de passeio bate volta, acertei? A maioria das pessoas “conhece” a cidade assim, por algumas horas. Por isso, nesse post vou te dar 10 sugestões de o que fazer em San Martín de Los Andes no verão em um bate volta ou em alguns dias (se realmente quiser conhecer a cidade rs)!
Antes de mais nada, queria te contar que no início das minhas pesquisas sobre o que fazer em San Martín de Los Andes estava cogitando passar apenas 1 noite lá, mas depois resolvi ficar mais tempo e no total foram 8 dias.
Nossa Lid, 8 dias não é muito? Depende, pra mim foi o ideal. De um modo geral, aconselho ficar, no mínimo, duas noites para poder fazer os principais passeios.
Onde fica e como chegar em San Martín de Los Andes
Se você está pesquisando o que fazer em o que fazer em San Martín de Los Andes no verão, já deve saber que a cidade fica pertinho de Bariloche, certo? Então, San Martín está situada na província de Neuquen, na região da Patagônia.
Como chegar em San Martín de Los Andes
Você pode chegar na cidade de ônibus, de carro, de bike ou de avião.
Se você estiver em Bariloche, a forma mais econômica é ir de ônibus. Existem vários horários durante o dia e à noite, sendo que você pode deixar para comprar na véspera. Eles saem do Terminal Rodoviário de Bariloche e a viagem dura cerca de 3h/3h30min. O valor da passagem é 3.300 pesos (R$50, se comprado no guichê com pagamento em pesos).
Caso queira fazer o Caminho dos 7 Lagos junto com a ida a San Martín a opção com o melhor custo x benefício é alugar um carro.
Por fim, se estiver em Buenos Aires e quiser voar para a região pode pesquisar voos para o aeroporto de San Martín e de Bariloche. Assim, terá mais opções de valores e horários.
Agora que você já sabe como chegar em San Martín de Los Andes deve estar pensando em como circular dentro da cidade… Caminhando é a melhor forma. A cidade é pequena e se você ficar hospedado no centro poderá fazer tudo a pé mesmo.
O que fazer em San Martín de Los Andes | 10 passeios imperdíveis
Muitas pessoas não sabem, mas nos arredores de San Martin de Los Andes tem muitas atividades interessantes e lugares lindos pra conhecer. Isso, sem contar o Caminho dos 7 Lagos, Bariloche e Villa La Angostura, sabia?
1) Vulcão Lanín + Lago Huechulafquen
A primeira sugestão da lista de o que fazer em San Martín de Los Andes eu escolhi fazer com a El Claro Turismo, que é uma agência local.
Saímos de San Martín logo cedo e nossa primeira parada foi em Junín de Los Andes (Capital Nacional da Truta), uma pequena cidade, que fica a 40km de SM. Tivemos algum tempo livre para conhecer o centrinho e depois continuamos o passeio rumo ao Lago.
A chegada ao Lago é perfeita, poder ver aquele gigante de águas claras e azuis e o vulcão atrás é impressionante! Lá tivemos um tempo para apreciar, fotografar e depois seguimos adiante. Ah, o Lago é o maior do Parque Nacional e seu nome é proveniente da língua Mapuche (significa Lago Grande).
Paramos na entrada do Parque Nacional Lanín para pagar o ingresso, que custou 2.700 pesos (lá tem banheiro). Após, seguimos para outro lugar lindo, onde fomos almoçar. Caso você prefira levar seu próprio lanche, tudo bem. Você pode comê-lo na beira de um outro lago muito bonito também.
Depois dessa parada para almoço, seguimos para ver o Vulcão mais de perto. Ele é imenso! O Lanín tem 3.776 metros de altitude e fica situado dentro de dois parques nacionais, sendo um na Argentina e o outro no Chile.
Tivemos mais um tempo livre e às 16h começamos o caminho de volta para SM. É um passeio de dia inteiro, que não exige esforço físico e que eu recomendo para todo as pessoas (inclusive, crianças e idosos).
Para saber valores e mais detalhes, entra no site da El Claro e manda uma mensagem para eles!
2) Playa Yuco
Essa dica de o que fazer em San Martín de Los Andes no verão você não vai encontrar em qualquer blog, pois é um lugar que brasileiros não costumam visitar! Alguns locais me recomendaram Yuco e eu adorei a sugestão.
A Playa Yuco fica a +- 25km de San Martín, dentro do Parque Nacional Lanín. Apesar de ficar dentro da área do Parque, a entrada é gratuita.
Oh, não tem transporte público até lá, ok? Dá pra chegar de carro comum (Ruta 48), bike ou passeio com agência.
São 5 praias lindas, com água cristalina, algumas com uma tonalidade verde perfeita! As praias são numeradas de 1 a 5 e, respectivamente, chamam Playa Turquesa, Playa Arenosa, Playa Rocoso Este, Playa Muelle Viejo Oeste e Playa Del Bosque.
Eu gostei mais da Turquesa, sendo que as 1, 2 e 3 tem areia e as outras duas são de pedra. No local tem estacionamento gratuito e estrutura de banheiro. Excelente para passar o dia com a família!
3) Cascada Chachín | O que fazer em San Martín de Los Andes no verão
A próxima dica de o que fazer em San Martín de Los Andes pode ser combinada com a nº 2.
A partir de Yuco, basta seguir sentido contrário ao que veio por mais uns 30 min. A estrada é de terra com pedras (tipo um cascalho), não dá pra correr. Depois que chegar no estacionamento vai ter que fazer uma trilha de 30min para chegar no mirante da Cascada Chachín, não sendo possível descer e tomar banho. É uma experiência de contemplação!
A trilha é demarcada e de dificuldade baixa, porém tem subidas leves. Não é preciso pagar entrada.
A cascada é INCRÍVEL, as cores da água uma mistura de azul gelo com verde turquesa. As fotos não fazem jus a beleza do lugar…
4) Lago Lácar
A quarta dica de o que fazer em San Martín de Los Andes é bem óbvia e impossível de perder, haja vista que ao chegar na cidade a primeira coisa que você vai ver é Lago Lácar.
Se estiver muito calor e você quiser dar um mergulho para refrescar é permitido nadar nele. Ahh, é na costanera do Lago que está o letreiro da cidade.
5) Mirante Arrayán | O que fazer em San Martin de Los Andes
Vá ao mirante Arrayán para ver a cidade do alto. A vista é linda e você não precisa pagar nada!
Você poderá chegar lá de carro, de ônibus, de bike ou a pé (que foi como eu fui). São 4km para ir e 4km para voltar. O caminho é o mesmo, independente da forma de transporte que escolher. Ah, para ir é só subida, ok? Eu gastei uns 80 minutos. Já na volta, como para descer todo santo ajuda, gastei uns 50 minutos.
6) Quila Quina | O que fazer em San Martín de Los Andes no verão
Esse foi um passeio que eu não fiz, mas que muitas pessoas fazem e gostam, por isso eu decidi colocar aqui nas sugestões de o que fazer em San Martin de Los Andes. É possível chegar em Quila Quina saindo de barco do píer de San Martin, indo com agência (+- 6.000 pesos) ou indo de carro pela ruta 40 (Caminho dos 7 lagos). Obs: valores de dezembro/2022.
Eu, particularmente, acho que vale a pena fazer por conta própria, pois o acesso não é difícil. Ah, é preciso pagar a taxa do Parque para entrar em Quila Quina.
7) Mirante Bandurrias
Outra dica para ver San Martín do alto é o Mirador Bandurrias!
Eu fui lá de carro, mas ele pode ser acessado a pé também. Após passar pelo estacionamento você vai fazer uma pequena caminhada até o mirante.
Como o mirante fica dentro de uma área da comunidade Mapuche é preciso pagar 400 pesos para entrar (menos de R$5). Obs: valores de dezembro/2022.
8) Villa Traful | O que fazer em San Martín de Los Andes
Outro passeio que não é muito popular entre os brasileiros, é um bate volta para conhecer a Villa Traful. Ela está situada a 100km de San Martín e você deve pegar a Ruta 40, sentido Caminho dos 7 Lagos.
Essa vila é bem pequena, sendo que possui aproximadamente 1.000 habitantes. Ela está situada entre as montanhas, no coração no Parque Nacional Nahuel Huapi. É um passeio para curtir a natureza e relaxar, ideal para quem possui mais do que 2 dias no roteiro de San Martín de Los Andes.
9) Playa Catritre
A praia Catritre é uma das mais populares de San Martín, sendo que você poderá chegar lá usando carro particular ou transporte público. Ela está situada a 4km da costanera do Lago Lácar (sentido Caminho dos 7 Lagos).
A dica é combinar a ida a praia com o dia que for conhecer Quila Quina, haja vista ficarem próximas.
10) Cerro Chapelco | O que fazer em San Martín de Los Andes no inverno
O Cerro Chapelco é uma das estações mais importantes da América do Sul! Ele conta com 28 pistas, estando espalhadas por uma área de 140km. Por isso, é um passeio imperdível e precisa estar na sua lista de o que fazer em San Martín de Los Andes no inverno.
Os valores dependem da temporada e das atividades que você vai fazer, por exemplo o passe diário na baixa temporada é a partir de 5.400 pesos. Sugiro que entre no site da estação para conferir melhor os valores.
Roteiro de viagem San Martín de Los Andes
Antes de continuar com as dicas de San Martin, queria te contar que eu posso te ajudar com todo o planejamento da sua viagem para Argentina. A consultoria de viagem serve para te ajudar desde o início até o final com:
- Quantos dias ficar em cada destino
- Busca de passagens com os melhores valores
- Pesquisa e reserva de acomodações
- Como fazer o câmbio e não perder dinheiro
- Quais passeios fazer
- Dicas de restaurantes
Me manda uma mensagem no Whatsapp para conversarmos mais a respeito!
Onde ficar em San Martín de Los Andes
Quando estava pesquisando onde ficar em San Martin de Los Andes encontrei algumas opções e dentre todas escolhi o Apart Hotel Naum por causa da localização e da estrutura. Calma, já te conto mais detalhes.
Queria começar destacando a localização, pertinho do Lago Lácar (5 min de caminhada). Outro detalhes que achei ótimo foi a comodidade de poder cozinhar e contar com vários ambientes além do quarto.
Fiquei em uma espécie de chalé, que tinha um quarto espaçoso com TV; sala com sofás, TV e mesa de jantar; cozinha completa (fogão, geladeira, microondas, cafeteira, chaleira, utensílios para cozinhar); banheiro. Na área comum tem estacionamento e um ofurô!
Ah, queria destacar que o banheiro tem varal para pendurar pequenas roupas, ideal pra quem está viajando durante muito tempo como eu estava ou para quem vai com crianças. Tem também amenidades de banho e banheira.
Se você quiser dar uma olhadinha nos valores, datas disponíveis e outras fotos, acessa esse link aqui para ir para a página do Booking.
Fica aqui então minha recomendação de onde se hospedar em San Martin de Los Andes: Apart Hotel Naum.
Observação: minha estadia foi patrocinada por meio de uma parceria. Não fazemos parcerias que não se adequam ao propósito do Blog e a opinião retratada no post é real e imparcial.
Seguro viagem Argentina
O seguro viagem Argentina não é obrigatório. Porém, minha dica é que você faça um, mesmo que seja com cobertura menor, ou seja, mais barato. Assim, viajará mais tranquilo! Ah, se você for no inverno e pretender praticar algum esporte na neve recomendo fortemente um seguro viagem com cobertura específica. Qualquer dúvida me manda mensagem!
Só para você ter noção de valores, um seguro com cobertura de 15.000 dólares para 1 semana sai por menos de R$70.
Se quiser fazer uma cotação, pode clicar aqui e usar o CUPOM DE DESCONTO do blog: PARTIUVIAJAR15.
Outros posts sobre a Argentina:
– O que fazer em BARILOCHE no verão [COM PREÇOS]
– O que fazer em Buenos Aires em 3 dias [roteiro com preços]
Ao escrever o post pude reviver meus dias de San Martin, bateu saudades! Espero voltar lá no inverno! Agora você já sabe que, se escutar por aí alguém falando que não tem nada pra fazer na cidade a não ser o Lago Lácar, é porque essa pessoa não ficou mais dias lá para de fato conhecê-la.
Prontinho, sua lista de passeios com o que fazer em San Martin de Los Andes no verão está pronta! E aí, consegui te convencer que vale a pena dormir algumas noites na cidade? Em caso de dúvidas sobre onde ficar em San Martin de Los Andes, me manda mensagem, te dou mais dicas!
Beijos e até mais!
Nasci e cresci no interior de Minas Gerais, sou advogada de formação e consultora de viagens de profissão. Tenho 33 anos e desde sempre sonho em viajar o mundo. Já visitei 37 países (alguns mais de uma vez), tendo morado em 4 deles. Em 2016 criei o blog Partiu Viajar para ajudar e inspirar mais pessoas a viajar.
Dicas excelentes. Muito obrigada pelas informações valiosas.
Que bom que gostou do conteúdo =)
Se quiser ver vídeos sobre a Argentina, tem no meu Canal do YouTube. Acho que poderão te ajudar também.