Se você gosta de parques e ambientes ao ar livre, se você gosta de boa gastronomia, se curte boas cervejas e vinhos deliciosos… Buenos Aires vai te encantar! Passei 1 semana lá e fui embora com aquela vontade de “me deixa mais 1 mês aqui”! Neste post você vai encontrar dicas de onde ficar, passeios, como chegar e o que fazer em Buenos Aires em 3 dias. Partiu?
Primeiramente, você precisa decidir quantos dias separar para ficar na cidade. Se for sua primeira vez lá sugiro, no mínimo, 3 dias. Mas, acho que o ideal, mesmo para quem já foi a Buenos Aires antes é ficar uns 5 dias, pois tem muita coisa legal pra fazer por lá!
Como chegar em Buenos Aires
Responder a pergunta “como chegar em Buenos Aires” vai depender de onde você vai sair. Eu, por exemplo, saí de Colonia Del Sacramento, no Uruguai. Por isso, cheguei na cidade de balsa.
- Avião
Buenos Aires possui 2 aeroportos, o maior deles é o Aeroporto Internacional Ministro Pistarini (mais conhecido como Ezeiza – EZE). Já, o Aeroparque Jorge Newbery (AEP) fica mais perto da cidade.
Várias cias brasileiras fazem voos diários para Buenos Aires. Aconselho que você faça uma pesquisa beeeem detalhada para conseguir um bom negócio. Se você precisar de ajuda, dá uma conferida nesse link.
- Carro
Outra opção bem interessante, mas que também exige muita pesquisa e planejamento. Se eu tivesse um carro ou um motorhome, com certeza ia fazer uma viagem de carro pela Argentina!
- Balsa
Se você estiver indo do Uruguai, a balsa é a melhor maneira de chegar a Buenos Aires. Eu paguei, aproximadamente, R$259 na passagem.
Posts sobre o Uruguai:
– Viajar para o Uruguai: câmbio, visto, cidades [Guia prático]
– O que fazer em Colonia Del Sacramento: 9 programas imperdíveis!
Documentos obrigatórios para viajar para Buenos Aires
A Argentina faz parte do Mercosul. Por conta disso, nós brasileiros não precisamos de visto para entrar no país.
Obs: Chile, Colômbia, Peru, Equador, Guiana, Suriname e Bolívia são estados associados, mas que oferecem a mesma vantagem quanto ao visto. Fonte: site oficial do Mercosul.
Assim, atualmente, os viajantes brasileiros precisam preencher os seguintes requisitos para viajar para a Argentina:
- apresentar passaporte válido ou cédula de identidade para entrar no país, sendo que o RG precisa ter até 10 anos da data de expedição, mais antigo que isso não é aceito.
- Certificado de Vacinação da Covid-19 (não foi pedido, mas é bom ter em espanhol)
Seguro viagem para viajar para Argentina
Não me pediram seguro viagem, mas eu aconselho que você faça um, mesmo que seja um baratinho.
O meu seguro viagem para viajar para o Uruguai, Argentina e Chile foi o da My Assist Travel (Travel Assist 60 Am. Latina +COVID-19). Ele não é o mais completo, mas eu procurava algo com custo x benefício. Então, foi o que melhor se adaptou ao meu orçamento.
Se quiser fazer uma cotação, clica aqui. No momento da compra, use o CUPOM DE DESCONTO do blog para ganhar até 20% – PARTIUVIAJAR15.
O que fazer em Buenos Aires em 3 dias
Como toda grande capital Buenos Aires oferece muitos programas interessantes e com o câmbio a nosso favor, essa é a hora de turistar por lá! Abaixo vou te sugerir alguns passeios (essenciais e outros diferentes) e lugares para conhecer, mas a cidade tem muito mais para oferecer, ok?
Não deixe de visitar os bairros de Palermo, Recoleta, San Telmo e a região do centro, pois é neles que estão situados os principais pontos turísticos da cidade.
Casa Rosada
Sede do Governo Argentino, cartão postal e ponto de parada obrigatório no seu roteiro de o que fazer em Buenos Aires em 3 dias!
Uma curiosidade que aprendi no walking tour (falo dele ali embaixo) que fiz, é que quando o presidente está no interior da Casa Rosada eles hasteiam uma micro bandeira da Argentina, abaixo da bandeira maior. Ficam duas bandeiras hasteadas. Outra coisa que a guia nos mostrou foi que, o lado direito e o esquerdo do edifício são diferentes. Repare quando for lá!
Aos sábados oferecem visitas guiadas. Eu não cheguei a fazer, mas acho que deve ser interessante!
Assistir o show de tango no Tango Porteño
Escolhi a opção “jantar executivo + show”. Assim, tive a experiência completa! Ahh, além do jantar e show, eles oferecem serviço de transfer ida e volta também. Cheguei por volta das 20:20 e já entrei para iniciar o jantar.
Primeiro nos serviram as bebidas, podíamos escolher entre vinho branco, vinho tinto, cerveja, refrigerante e água. Ah, as bebidas eram servidas durante toda noite, sem restrição.
O jantar tinha 3 opções: entrada, prato principal e sobremesa. Eu escolhi sopa de cebola + fettucinne al pesto + uma sobremesa que tinha várias coisas (doce de leite, pudim, sorvete). Lembrando que essa era a opção vegetariana. Mas, é claro que tinha a opção com carne. Afinal, estamos na Argentina!
O lugar onde acontece o show é um teatro muito lindo, sendo que fica situado entre o Obelisco e o Teatro Colón. O show de tango começou às 22h em ponto! Que espetáculo lindo e emocionante! Eu fiquei arrepiada ao ver os dançarinos e os músicos tão empolgados no palco.
Se quiser saber mais informações e fazer sua reserva, pode entrar em contato com eles pelo site oficial ou Instagram.
Preço: varia de acordo com a categoria que você escolher, por isso é melhor entrar no site para ver as opções.
Jardim Japonês
É um lugar muito instagramável, inclusive várias pessoas vão lá fazer ensaios fotográficos!
A entrada custa 416 pesos e você pode ficar o tempo que quiser lá dentro, sendo que você terá acesso ao jardim, restaurante, lanchonete e banheiros.
Cemitério da Recoleta
Outro programa para colocar na sua lista de “o que fazer em Buenos Aires em 3 dias” é visitar o famoso cemitério da Recoleta. Sério, Lid? Sim, ele é um dos cemitérios mais visitados do mundo, estando atrás apenas do Pere-Lachaise em Paris.
A celebridade mais conhecida que está enterrada lá é Eva Perón, a Evita. Mas, tem várias criptas de nomes importantes da história do país no cemitério da Recoleta e o interessante é fazer um tour guiado para aprender mais sobre eles. Vou deixar aqui o link do tour gratuito da Civitatis, nele você paga a entrada do cemitério e dá uma gorjeta para o guia (sem valor pré-definido).
Entrada: 1.400 pesos.
Piquenique na Recoleta
Quem me acompanha aqui no Blog sabe que eu adoro um piquenique… Então, nas sugestões de o que fazer em Buenos Aires em 3 dias não podia faltar essa dica! Passe num mercado, compre um bom vinho, alguns petiscos e vá pra Recoleta relaxar.
Esse bairro é um dos mais “gostosos” da cidade! Fui lá num domingo e tinha muita gente nos parques e áreas verdes. Famílias e grupos de amigos fazendo piquenique e curtindo o dia!
Preço: gratuito.
Museu Nacional de Belas Artes
Para quem gosta de pinturas e esculturas é uma boa pedida! Eu não fui, mas ouvi recomendações muito boas. Aberto de terça a sexta das 11h às 20h e sábado e domingo das 10h às 20h. Fechado às segundas!
Entrada gratuita.
Site oficial: https://www.bellasartes.gob.ar/
Museu de Arte Latino-americana de Buenos Aires
Um dos museus mais visitados do país, que pode facilmente ser encaixado no seu roteiro de o que fazer em Buenos Aires em 3 dias! Uma das obras mais importantes é o Abaporú, de Tarsila do Amaral.
Aberto de quinta a segunda das 12h às 20h, as quartas abre às 11h. Não abre as terças-feiras.
Entrada: 900 pesos, sendo que às quartas é metade do preço.
Site oficial: https://www.malba.org.ar/
Floralis Generica
É uma escultura de aço, que foi presente do arquiteto argentino Eduardo Catalano. Segundo seu criador, o nome é uma homenagem a todas as flores do mundo.
O curioso da escultura é que as pétalas da flor abrem e fecham automaticamente, a depender da hora do dia. À noite as pétalas ficam fechadas, exceto nos dias 25 de maio, 21 de setembro, 25 e 31 de dezembro.
Ali nos próprios arredores da escultura é possível fazer um piquenique, pois ela fica em um parque com bastante espaço verde.
Preço: gratuita.
Obelisco
Outra atração gratuita que não pode ficar de fora do seu roteiro de o que fazer em Buenos Aires em 3 dias!
Ele fica situado no cruzamento de duas grandes avenidas da cidade, a Corrientes e a 9 de Julio. Uma fotinha lá fica legal pegando as letras BA, tipo essa minha abaixo.
Consultoria de viagem personalizada
Buenos Aires tem MUITA coisa interessante para te deixar ocupado 5 dias, no mínimo! Eu sei que é difícil pesquisar e encaixar todos as atrações no roteiro, mas com a consultoria eu posso fazer isso por você. Vou colocar aqueles passeios básicos, mas também experiências diferentes, fora do circuito turístico!
Além do roteiro personalizado eu pesquiso a passagem, os hotéis, restaurantes… enfim, monto uma viagem incrível de acordo com seu perfil de viajante, de forma independente e sem estourar seu orçamento!
Me manda uma mensagem no Whatsapp para conversarmos mais a respeito!
Passeios em Buenos Aires
Vocês viram aí em cima minha listinha de “o que fazer em Buenos Aires em 3 dias” e agora vou te falar sobre alguns passeios que você pode contratar pra deixar sua viagem mais bacana!
- Tour gratuito pelo Centro de Buenos Aires
Eu fiz esse tour no meu segundo dia na cidade e adorei! Passamos por atrações como o Congresso, Café Tortoni, Edifício Barolo e Casa Rosada. Foi uma caminhada tranquila e cheia de explicações históricas e culturais. Achei ótimo para entender um pouco mais sobre a dinâmica de Buenos Aires. Minha guia foi a Bianca, super paciente e muito simpática.
Esse tour é feito a pé, tá? No final, você dá uma contribuição pra guia, quanto você achar que ela merece ou quanto pode dar, não tem valor pré estabelecido. Eu dei 800 pesos (+- 12 reais), pois meu orçamento estava apertado (vida de mochileira nômade rs).
Se quiser saber mais detalhes do tour e fazer sua reserva, clica aqui.
- Tour gratuito pela Recoleta
Outro tour guiado que eu fiz em Buenos Aires. Combinei o tour do centro com o da Recoleta, sendo que fiz o do Centro de manhã e o da Recoleta à tarde. Mais uma vez, a guia foi a Bianca. Gostei bastante pois pude conhecer os casarões antigos do bairro, que são hoteis ou consulados. Passamos pelo cemitério da Recoleta, mas não entramos (tem um tour específico pra ele).
Ele funciona no mesmo esquema do tour acima. Se quiser saber mais sobre o tour, acesse esse link.
- Ônibus turístico – hop on, hop off
É muito interessante para quem não quer andar muito, sendo que ele passa pelos principais pontos turísticos da cidade. Assim, pode estar no seu roteiro de o que fazer em Buenos Aires em 3 dias, caso não queira andar de transporte público ou caminhar.
Eles tem bilhetes de 24 ou 48 horas, sendo que durante a validade da sua passagem você poderá subir e descer do ônibus quantas vezes quiser!
Para ver como funciona e comprar, clique aqui. Os valores são a partir de R$260.
- Tour do futebol pelos estádios do Boca Juniors e River Plate
Esse é para quem curte futebol e deseja conhecer os estádios mais famosos da Argentina, o La Bombonera e o Monumental! Ele dura de 3 a 6 horas e tem guia que fala português.
Se quiser ver os valores, horários e reservar, clique aqui.
- Show de tango
Outra opção para reservar o show da Tango Porteño é usar o site da Civitatis. Para isso, basta clicar aqui.
Lembrando que se você fizer suas reservas usando meu link, o Blog ganha uma pequena comissão, pois somos afiliados da Civitatis, Booking, Seguros Promo e America Chip.
Onde ficar em Buenos Aires
Dessa vez eu fiquei 7 dias em Buenos Aires e decidi dividir minha hospedagem entre dois lugares. Minha primeira acomodação foi o Cassa Lepage Art Hotel, que é um hotel maravilhoso, localizado em San Telmo, tradicional bairro da capital. A segunda acomodação foi em uma casa do Home Exchange, em um bairro fora do circuito turístico.
Minha dica de onde se hospedar em Buenos Aires para quem vai ficar de 2 a 4 dias é o Cassa Lepage. Pois além de ser um hotel muito bem localizado, ele oferece uma experiência diferente por ser um art hotel. Lá você encontra arte por todos os lados. Quadros de muito bom gosto em todos os ambientes, inclusive nos quartos.
Acho que já falei isso em algum post, quando eu estou pesquisando hospedagem sempre olho a localização e o café da manhã, duas coisas importantíssimas pra mim! No caso do Cassa Lepage, se eu tivesse que escolher uma palavra para descrever o café da manhã seria delicioso! Destaque para a granola, o doce de leite e os biscoitinhos.
Sobre a estrutura do hotel, os quartos são espaçosos e equipados com ar condicionado, frigobar, secador de cabelos, chaleira, smart TV, cama enorme e confortável. O banheiro segue a mesma linha, sendo espaçoso e bem decorado.
Além dos quartos, o hotel conta com um terraço muito agradável. Inclusive, o café da manhã é servido lá em cima, porém em um salão fechado com vista para o lado de fora.
Instagram: @cassalepagebuenosaires
Site oficial: www.cassalepage.com
Fica aí então minha indicação de onde ficar em Buenos Aires!
Como se locomover em Buenos Aires
Os melhores meios de locomoção em Buenos Aires são o metrô, ônibus, caminhada e carros de aplicativo (Cabify ou Uber). Eu usei todos e, também, o trem. Achei muito fácil e barato!
Para vocês terem uma ideia, a passagem do metrô custava menos de 100 pesos (ou seja, menos de R$2). O ônibus ainda era mais barato! Mas, atenção: para andar de ônibus é preciso ter o cartão SUBE, pois eles não aceitam dinheiro (efectivo).
Em breve, vou publicar um vídeo no Canal do YouTube mostrando como é o metrô de Buenos Aires e te ensinando como usá-lo. Se você ainda não conhece o Canal, te convido a conhecer, se inscrever e ativar o sininho para ser notificado quando eu postar o vídeo.
Como fazer câmbio na Argentina
Bom, minha experiência foi com a Western Union e na época que eu fui (novembro/2022), era o melhor custo x benefício. Consegui a cotação de R$1 = 60 pesos.
Em Buenos Aires tem muita loja da WU, acho que você não vai ter dificuldade para trocar. Logo no meu primeiro dia lá já fui em uma ali no centro e troquei R$1.300, ou seja, uma quantidade grande. Leve uma bolsa para guardar o dinheiro, pois pode ser que eles te deem muitas notas de 100 ou 200 e aí vai fazer volume, acredite! Saí me achando uma mafiosa rs
A Lidica é evitar fazer compras usando o cartão de crédito pois o câmbio usado será o oficial, que vale metade do câmbio blue/paralelo. Pague tudo que puder no dinheiro, “en efectivo” como dizem por aqui.
Ainda com dúvidas sobre como fazer câmbio na Argentina? Pode me mandar uma mensagem que eu te ajudo!
Chip de internet em Buenos Aires
Eu usei o chip Mundi da America Chip e funcionou muito bem. As vantagens desse chip são internet ilimitada em mais de 200 países, sendo que ela tem alta velocidade e redes sociais ilimitadas também (Instagram, Facebook, Twiter, YouTube).
Se você quiser já chegar em Buenos Aires com internet pode comprar o chip online e eles entregam na sua casa no Brasil. Para ver mais detalhes, clique aqui.
Leia também:
–O que fazer em Montevidéu em 2 dias: roteiro completo com vinícola!
–Onde ficar em Buenos Aires: do básico ao mais luxuoso
Ahhh, Buenos Aires que grata surpresa foi rever a capital argentina!
E aí, curtiu o post com minhas dicas sobre o que fazer em Buenos Aires em 3 dias? Preparado para se surpreender com a cidade? Se tiver alguma dúvida, deixa aqui embaixo nos comentários! Assim que der eu respondo!
Beijos e até mais!
Nasci e cresci no interior de Minas Gerais, sou advogada de formação e consultora de viagens de profissão. Tenho 33 anos e desde sempre sonho em viajar o mundo. Já visitei 37 países (alguns mais de uma vez), tendo morado em 4 deles. Em 2016 criei o blog Partiu Viajar para ajudar e inspirar mais pessoas a viajar.
oi Lidiane! queria mais informação sobre o cambio Me ajuda!
Ei Renata!
Te ajudo sim =)
Eu fiz um vídeo e nele explico com detalhes como fazer o câmbio, o link é https://youtu.be/C5E7LLxhss8