Santiago é uma das capitais mais lindas da América do Sul e queridinha de muitos brasileiros. Foi minha segunda visita a cidade e dessa vez escolhi passar 1 semana lá. Pronto para descobrir o que fazer em Santiago em 4 dias?! Se liga nos 24 passeios que eu separei pra você colocar no seu roteiro!
Antes de começar com as dicas de o que fazer em Santiago no Chile, queria dizer que se você tiver tempo vale muito a pena combinar a visita a capital com outro destino, como Pucón, Mendoza, Atacama, Patagônia… Se tiver 10 dias já dá pra pensar em uma trip com mais de uma cidade, ok?
Como chegar a Santiago, Chile
Eu cheguei em Santiago de ônibus (cia Pulman), estava vindo de Pucón. Inclusive, quando estava na rodoviária vi que tem ônibus do Brasil pra lá, mas não indico rs
Se você estiver no Brasil, a melhor forma é avião. A LATAM faz voos frequentes para lá e você pode usar milhas pra comprar sua passagem, o que ajuda a diminuir os custos da viagem. Outra cia aérea que voa do Brasil para o Chile é a SKY, eu nunca usei, mas sei que tem preços bons!
Se você quiser reservar um transfer para te buscar no aeroporto de Santiago e te levar até sua acomodação, clica aqui para ver mais informações.
Documentos obrigatórios para entrar no Chile
Assim como o Brasil, o Chile faz parte do Mercosul. Por isso, brasileiros não precisam de visto ou passaporte para entrar no país. Isso mesmo, você pode entrar com seu RG. Obs: a CNH não é aceita na imigração, apenas RG ou passaporte.
Com relação ao seguro viagem, ele não é obrigatório. Contudo, meu conselho é que você faça um, mesmo que seja aquele mais barato. Assim, viajará mais tranquilo!
Para fazer uma cotação pode clicar aqui e dar uma olhada nas opções de coberturas e valores. Use o CUPOM DE DESCONTO do blog: PARTIUVIAJAR15. Você terá até 20% de desconto =)
O que fazer em Santiago em 4 dias
Abaixo reuni 23 programas para você colocar na sua lista de “o que fazer em Santiago em 4 dias”. Minhas sugestões são tanto para uma 1ª visita a capital chilena, quanto para pessoas que já conhecem a cidade, porém neste último caso não repetiria algumas atrações como a 8, por exemplo.
Partiu conhecer Santiago?
1) Conhecer o Centro Histórico
Essa região do Centro mistura comércio e prédios históricos, é muito movimentada durante o dia e mais “deserta” à noite, pois a maioria das lojas fecha. Ali não é uma região para curtir um happy hour ou jantar.
Obs: fique atento aos seus pertences pois furtos podem acontecer.
1.1) Palácio La Moneda
Se eu tivesse que te indicar apenas um lugar para colocar no seu roteiro de o que fazer em Santiago na região do Centro seria o palácio.
Ele é a sede da Presidência do Chile, ou seja, o escritório do presidente.
Nessa minha última visita eu tive a sorte de chegar lá e poucos minutos depois o presidente aparecer na grade para falar com a população e repórteres, fiquei a 10m dele.
É lá também que acontece, pela manhã, a cerimônia de troca da guarda.
Palácio La Moneda | O que fazer em Santiago em 4 dias
1.2) Plaza de Armas
É a principal praça da cidade e nos seus arredores estão vários pontos de interesse, como o letreiro, a catedral, o Museu Chileno de Arte Precolombino.
Obs: caso queira saber mais sobre a história, minha dica é que você inclua no seu roteiro de o que fazer em Santiago do Chile o tour gratuito pelo centro, cujo ponto de encontro é no metrô Plaza de Armas. Ele é feito a pé e percorre os principais pontos do centro, sendo que o guia fala espanhol e inglês (muito provável que fale portunhol também). A duração é de, aproximadamente, 2 horas.
É preciso fazer uma reserva para garantir sua vaga, pode clicar nesse link para agendar o dia.
1.3) Letreiro de Santiago
Não é o mais bonito que eu já vi, mas já que você vai conhecer a Plaza de Armas, aproveita e tira uma foto rs
1.4) Catedral Metropolitana de Santiago do Chile
A catedral é imponente por fora e linda por dentro. Indico para quem gosta de apreciar arquitetura e arte sacra.
Eu visitei na véspera do ano novo, estava tendo missa. Não paguei entrada.
1.5) Museo Chileno de Arte Precolombino
Exibe obras de arte e artefatos da época pré colombiana. Não entrei pois esse tipo de museu não me interessa.
Se quiser visitar, ele abre de terça a domingo, das 10h às 18h. Entrada 10.000 CLP.
1.6) Paseo Bandera
Rua com street art, vale a pena uma caminhada.
1.7) Museu Nacional de Bellas Artes
É um museu pequeno, que fica próximo ao Cerro Santa Lucia. Lá você vai ver quadros e algumas esculturas. Aberto de terça a domingo, das 10h às 17:30h. Entrada gratuita.
Eu gostei da visita, mas caso você tenha poucos dias na cidade pode pular o museu.
1.8) Mercado Central
O mercado é pequeno, vale uma passada rápida para ver sua arquitetura.
2) Cerro Santa Lucia
Fica situado próximo ao Museu Nacional de Belas Artes, sendo que você pode separar uns 40 minutos para cada programa. A entrada também é gratuita.
Obs: ali nos arredores do Cerro Santa Lucia fica o bairro Paris-Londres. Ao sair do cerro fui caminhando, gastei uns 20min. Sinceramente não recomendo a ida ao bairro, não vi nada interessante por lá. Algumas edifícios antigos, mas assim nada demais, nada que valha a pena desviar seu caminho.
3) Cajon del Maipo e Embalse El Yeso | O que fazer em Santiago Chile
Que lugar maravilhoso! O Cajon del Maipo é um cânion/vale que resultou da ação erosiva de rios e glaciares. Neste passeio você estará cercado pela Cordilheira, com água verde e cristalina. Com certeza o passeio mais imperdível da sua lista de “o que fazer em Santiago em 4 dias”.
O Cajón não fica em Santiago, foi preciso pegar estrada e dirigir por umas duas horas para chegar nessa belezinha aí! Nós saímos cedinho de Santiago em direção a San José Del Maipo. Paramos na cidade para tomar um café e depois continuamos. Pouco depois já estávamos no meio da Cordilheira dos Andes.
Em um dado momento a estrada fica cheia de curvas, bem estreita. É preciso ter bastante atenção ao dirigir por ali e não correr. Nós estávamos com o Manuel, um motorista experiente, então foi tranquilo. Ah, ele fala português…
Chegando lá em Embalse tivemos muito tempo livre, deu pra tirar fotos, curtir, nadar (eu não, mas outras pessoas sim) e fazer piquenique! Bebemos um vinho da região, comemos petiscos e cerejas para finalizar (era época delas).
Na volta ainda paramos na Casa do Chocolate, pra conhecer a arquitetura diferente dela e comprar sorvete/ chocolate.
Gente, eu fiz o passeio com a @alfaturchile , que possui atendimento em espanhol e português, o que facilitou já que meu espanhol não é muito bom. Outra vantagem é que o pagamento via PIX é possível. Fica aí minha dica de agência em Santiago. Manda mensagem no Whatsapp deles para mais informações!
Ah, não aconselho fazer esse passeio por conta própria por causa da estrada, que é bem estreita e deslizamentos de terra acontecem com frequência.
4) Cerro San Cristóbal
É claro que o Cerro San Cristóbal está nas minhas sugestões de o que fazer em Santiago!
O cerro fica dentro do Parque Nacional Metropolitano (maior da cidade) e é o terceiro pico mais alto da capital. A vista da Cordilheira dos Andes é linda lá do alto e você não precisa pagar nada para chegar lá em cima, sabia?
Se quiser fazer desse um programa gratuito basta usar a Trilha Zorro Vidal. Ela inicia-se ao lado da estação do funicular. Você vai andar uns 500 metros no asfalto e depois começa a parte de terra. É tudo subida. A trilha não exige técnica e uma pessoa com um mínimo de preparo físico consegue fazer.
No caminho tem pontos de água, alguma sombra e bancos para descansar. Eu gastei 40 minutos e achei que valeu a pena a experiência. Recomendo como uma ótima maneira de conhecer o Cerro e não gastar dinheiro.
Outras formas de subir no Cerro San Cristóbal: teleférico, funicular e ônibus de turismo. É possível misturar as formas, ou seja, dá pra subir de funicular e descer de trilha, subir de ônibus e descer de teleférico etc Eu subi pela trilha e desci de teleférico, foi interessante!
A dica para economizar usando o teleférico ou funicular é ir dia de semana pois o ingresso é mais barato! Pode comprar lá na hora, mas dependendo do dia e horário pode ter uma filinha.
Preço teleférico: ida e volta, do início ao fim, 3.400 de terça a sexta e 4.080 aos finais de semana e feriados.
Preço funicular: ida e volta, 3.990 pesos, de terça a sexta ou 5.200 aos finais de semana e feriados.
Se estiver indo com crianças, o teleférico e o funicular são ótimas opções para conhecer o Cerro!
5) Vinícola Concha y Toro
A Concha y Toro é uma das maiores produtoras de vinho da América Latina, sendo que no Brasil você encontra facilmente alguns rótulos, como Casillero Del Diablo, nos mercados.
Então, sobre a vinícola a primeira coisa que você precisa saber é que ela não fica em Santiago, mas sim em Pirque, que está na região do Valle do Maipo.
A visita é dividida em 4 etapas, sendo que você vai aprender sobre a história da Concha y Toro, saber um pouco sobre as uvas, degustar 3 rótulos e conhecer a lenda do Casillero Del Diablo. É um tour concorrido, então reserve seu horário antes de ir. Eles oferecem visitas guiadas em espanhol, inglês e português.
Eu fui com a Alfatur Chile, a mesma empresa que me levou até Embalse El Yeso. O passeio da agência inclui o traslado, a entrada e o guia/motorista, que nos levou e ficou esperando até o fim. É super prático, principalmente pra quem tem pouco tempo e quer otimizá-lo.
Recomendo a agência e se você quiser saber mais sobre os passeios, pode mandar mensagem pra eles no WhatsApp. O atendimento é em português.
6) Sky Costanera | O que fazer em Santiago no Chile
Agora uma dica para assistir ao pôr do sol!
Em Santiago assisti um lindo, lá no alto do SkyCostanera, que é o mirador mais alto da América do Sul, tendo 300 metros de altura!
Para acessar o espaço é preciso pagar 12.000 pesos (segunda a quinta) ou 16.000 (demais dias e feriados). Salgado, né? Também achei! A bilheteria e entrada ficam dentro de um shopping center, assim se você for do tipo que gosta de fazer umas comprinhas, já pode separar um tempo para ir mais cedo e curtir o shopping também.
Ah, lá em cima tem banheiro, wi-fi livre e uma cafeteria/bar (se quiser tomar um vinho/drink enquanto admira a vista 360 graus da cidade… mas, vai sabendo que o preço é salgadinho também).
Minha opinião sobre o Sky Costanera: é uma experiência bem diferente ver a cidade lá do alto e ainda curtir o pôr do sol, porém o ingresso é carinho. Dá pra você ter uma noção de como a capital chilena é enorme. Assim, vale a pena por causa da vista mesmo. Agora, se tivesse que escolher entre, por exemplo, fazer o passeio do Embalse ou visitar uma vinícola e o Sky Costanera, com certeza eu deixaria o Sky pra uma próxima.
Quer uma alternativa GRATUITA para assistir o pôr do sol em Santiago? Cerro San Cristóbal =)
7) Vale Nevado
Outra experiência que você pode incluir na sua lista de o que fazer em Santiago Chile é conhecer o Centro de Esqui Vale Nevado, que é um dos mais importantes do país. Ele fica a 90min, aproximadamente, da capital e o caminho é lindo, porém cheio de curvas.
Da primeira vez que eu fui a Santiago fui na estação, mas era abril, não tinha neve por lá. A paisagem é linda em qualquer época do ano, mas acho que é mais interessante ir quando tem neve, aí você já aproveita e passa o dia esquiando e fazendo atividades na neve. Já, o meu irmão foi em março para curtir a experiência do pôr do sol e gostou.
Minha dica é que se for para Santiago fora da temporada de neve incluir o Vale Nevado se tiver mais do que 4 dias na cidade, pois assim conseguirá fazer os principais passeios e a estação.
8) Valparaíso e Viña del Mar | O que fazer em Santiago em 4 dias
A próxima sugestão da lista de o que fazer em Santiago Chile é um passeio de dia inteiro, que inicia de manhã por volta das 8h e retorna umas 17h! Dessa forma, não marque mais nada para esse dia. Ao chegar você pode se programar para, se não estiver muito cansado, sair para jantar.
Valparaíso está situada a 120km de Santiago. Já, Viña del Mar está a 10km de Valparaíso. A maioria das pessoas contrata uma excursão para fazer os dois lugares no mesmo dia, foi isso que eu fiz quando fui a Santiago pela 1ª vez. Nesta segunda visita a capital chilena optei por não fazer o passeio.
Resumidamente, está incluso na excursão: transfer ida e volta; guia que fala português (ou inglês); degustação de vinho e aperitivo no Valle de Casablanca; visita guiada por Valparaíso; visita guiada por Viña del Mar.
Para saber mais detalhes sobre a excursão a Valparaíso e Vinã del Mar, pode clicar nesse link aqui.
É possível também chegar a Valparaíso por conta própria, sendo que você pode usar o transporte público ou alugar um carro. Se quiser ver os valores de aluguel do carro, clique aqui.
Caso esteja viajando sozinho o mais prático é ir de excursão, pois você conhecerá outras pessoas e não precisará se preocupar com a logística dos deslocamentos. Agora, se estiver viajando com 3 a 5 pessoas, já indico o aluguel de carro, pois sai mais barato.
9) Provar mote com huesillos
É uma bebida típica, não alcóolica. Uma espécie de suco de pêssego com milho. Vem o copo com o suco, um pedaço da fruta e váriossss grãos no fundo do copo. Aí você toma o suco e come os grãos com uma colher.
Achei bem doce e não quis repetir rs Não é cara, então acho que você deve experimentar e tirar suas próprias conclusões.
10) Comprar vinhos para trazer para o Brasil
Assim como na Argentina, os vinhos no Chile são mais baratos que no Brasil. Um bom mercado para comprar vinhos é o Jumbo, ele tem bastante variedade de rótulos.
Se você for fazer passeio em vinícola sugiro já saber quanto custa o vinho no mercado, pois aí você compara com o valor da vinícola para ver onde tem o melhor preço. Pude notar que na vinícola é mais caro, mas melhor fazer a pesquisa quando você for pra ter certeza.
Verifique com a cia aérea quantas garrafas você pode trazer na bagagem de mão. Quando eu fui a cota pela LATAM era de até 5 litros, ou seja, 6 garrafas de 750ml.
11) Parque Bicentenário
É a minha indicação para quem é fã de fazer piqueniques! Eu adoro, principalmente aos domingos, que é quando os locais desfrutam das áreas abertas das cidades! Aí aproveito para observar a vida como ela é rs
Ele fica localizado no bairro de Vitacura e pode facilmente ser combinado com uma ida ao Sky Costanera ou ao Cerro San Cristóbal.
Consultoria de viagem Chile
Um roteiro personalizado para Santiago e região vai te ajudar muito, principalmente se for sua primeira vez no país. Muitas pessoas acham que o Chile se resume a capital e ao Deserto do Atacama, mas tem tanto destino lindo por lá que você não tem ideia!
Com a consultoria de viagem Chile vou te ajudar a montar um roteiro incrível, vou pesquisar as passagens para você não pagar caro, vou te orientar sobre a melhor forma de fazer o câmbio, como se deslocar entre os destinos, onde se hospedar, quais passeios fazer e por aí vai!
Costumo dizer que não vendo roteiros, mas sim praticidade e segurança =)
Me manda uma mensagem no Whatsapp para conversarmos mais a respeito!
O que fazer em Santiago em 4 dias | outros passeios
Bom, ali em cima te contei 18 experiências imperdíveis para você colocar na sua lista de “o que fazer em Santiago”. São sugestões pensadas para uma 1ª visita a Santiago, tá? Nas próximas linhas vou sugerir outros passeios que podem deixar sua viagem ainda mais interessante!
12) Excursão a vinícola Undurraga
Eu não fui a vinícola, mas indiquei para meu irmão e minha cunhada. Eles foram e adoraram!
Neste passeio, está inclusa a visita guiada a vinícola, a degustação de alguns rótulos, 1 taça de lembrancinha, o transporte ida e volta do seu hotel até a vinícola (ela fica a 34km de Santiago). Obs: é possível escolher a visita premium, que inclui a degustação de queijos.
Para ver os horários, valor e fazer a reserva, clica nesse link.
13) Tour de neve por Farellones e Valle Nevado
Se você vai a capital chilena no inverno, reserve um dia para fazer um bate volta até a estação de esqui e aproveitar algumas atividades na neve. Já adianto que não é uma experiência barata, mas vale a pena, pois é muito diferente! É aquele passeio que você usar o “eu mereço” ou “vou me dar de aniversário” rs
Indico fazer um tour e não ir por conta própria (a estrada é perigosa). Geralmente, os passeios incluem o transporte de ida e volta até a estação e o guia, sendo que lá é preciso alugar os equipamentos e roupa impermeável. Para saber mais detalhes e valores, clica aqui.
14) Excursão a Isla Negra e Pomaire
Outro passeio de dia inteiro para incluir no seu roteiro de o que fazer em Santiago em 4 dias! A Isla Negra está situada na região costeira de El Quisco, ficando a 110km de Santiago. É muito famosa pela casa de Pablo Neruda,que morou lá de 1939 até 1973 (quando morreu).
Esse passeio inclui: transfer ida e volta; guia em português; ingresso da casa–museu de Neruda em Isla Negra; degustação de vinhos na Viña Undurraga. Mais detalhes do passeio aqui.
15) Free tour pelos mercados de Santiago
Para fechar as dicas de o que fazer em Santiago em 4 dias, temos um tour guiado pelos mercados da capital, por meio dele você vai saber mais sobre a história dos mercados, tradições e um pouco sobre a gastronomia. Ele passa pelo Mercado Central, La Chimba e Pergola de las flores. É interessante para quem deseja saber mais sobre a história e não somente passar pelos lugares.
O tour tem duração de 2 horas e é conduzido por um guia que fala espanhol e inglês. Geralmente, os guias falam portunhol também. No final, você dá uma contribuição para o dia, não tem valor fixo.
Para fazer sua reserva GRATUITA, acesse esse link.
Onde ficar em Santiago
Como o post já está muito grande, vou fazer uma segunda parte somente com dicas de onde ficar em Santiago, sendo que falarei também das melhores regiões, ok?
Chip de internet Chile
Eu usei o chip Mundi da America Chip e funcionou muito bem em todos os destinos!
A grande vantagem desse chip foi poder usar o mesmo chip ao mudar de país (Uruguai, Argentina e Chile), pois como ele é mundial, funciona em todos os países. Eu saí de um país para o outro e não precisava fazer nada, continuava conectada 100% do tempo.
Outra vantagem é a internet ilimitada em mais de 200 países, sendo que ela tem alta velocidade e redes sociais ilimitadas também (Instagram, Twitter, YouTube e Whatsapp).
Outros posts do Chile:
–O que fazer em Pucón no verão: 10 passeios [COM PREÇOS]
–Os principais passeios para fazer no Deserto do Atacama
–Torres Del Paine: roteiro para chegar na base [GUIA COMPLETO]
Por hoje é isso! Curtiu as dicas de o que fazer em Santiago em 4 dias? Tem muita coisa pra fazer na capital chilena, mas o resto do país é muito lindo também! Se eu fosse você combinaria a ida a Santiago com outro destino, como Pucón, Torres Del Paine ou Atacama. Qualquer dúvida já sabe, deixa ali nos comentários.
Beijos e até mais!
Nasci e cresci no interior de Minas Gerais, sou advogada de formação e consultora de viagens de profissão. Tenho 33 anos e desde sempre sonho em viajar o mundo. Já visitei 37 países (alguns mais de uma vez), tendo morado em 4 deles. Em 2016 criei o blog Partiu Viajar para ajudar e inspirar mais pessoas a viajar.