O que fazer em Mendoza: o guia das vinícolas + outros passeios

Compartilhe este post

Mendoza foi mais uma cidade da Argentina que me surpreendeu! Escolhi o destino por causa do enoturismo, mas chegando lá me deparei com uma paisagem maravilhosa da pré Cordilheira e várias atividades além das visitas às vinícolas. Por isso, neste post vou te contar o que fazer em Mendoza para te ajudar a montar seu roteiro com as melhores experiências do destino!

Letreiro de Mendoza
O letreiro de Mendoza fica situado na Plaza Independencia.

Antes de começar com as dicas de o que fazer em Mendoza, vamos conversar sobre quantos dias ficar lá? Bom, eu fiquei 10 dias. Sim, eu realmente queria conhecer a cidade rs Mas, você não precisa separar tantos dias, eu sei como as férias são curtas e você, provavelmente, quer aproveitar para visitar mais de um destino, acertei?! Assim, pode separar de 4 a 5 dias para uma primeira visita.

Inclusive, se quiser combinar a ida a Mendoza com outro lugar pode ser Buenos Aires ou Santiago, pois das duas capitais você consegue acessar facilmente a “capital dos vinhos”, como é conhecida Mendoza.

Como chegar em Mendoza

Eu cheguei a Mendoza de ônibus, pois estava em Santiago, que fica a 370 km. Contando o tempo de deslocamento mais o tempo que ficamos parados na imigração deu 9 horas de viagem. Contudo, geralmente, gasta-se 7 horas de carro.

Valeu a pena? Sim, a estrada é lindíssima e de avião eu não conseguiria ver tudo o que vi. É claro que sobrevoar o local deve ser lindo também. Assim, a dica é, se o seu voo for chegando e saindo por Santiago, vá de ônibus para Mendoza e volte de avião =)

Agora que você já sabe que pode chegar de ônibus, carro ou avião, partiu descobrir onde ficar e o que fazer em Mendoza?

Onde ficar em Mendoza

Como eu estava viajando sozinha, decidi me hospedar no Mora Hostel (@morahostel). Queria aquela vibe de hostel, onde é fácil conhecer pessoas e socializar.

Onde ficar em Mendoza
Recepção do Mora Hostel | Onde ficar em Mendoza

O Mora tem uma localização ótima, o preço super acessível e um quintal bem aconchegante! Inclusive, foi lá que conheci o André e a Maria, dois brasileiros que foram pra cidade não por causa dos vinhos, mas pelas montanhas…

Eu escolhi ficar no quarto compartilhado com 4 camas. Ele tinha ar condicionado (essencial se você vai no verão) e locker espaçoso (consegui guardar todas as minhas coisas). Se você preferir, eles tem quartos privativos também e compartilhados com mais camas (6 e 8).

Onde ficar em Mendoza
Meu quarto no Mora Hostel.

Ah, outra coisa que me chamou a atenção, foi ter o café da manhã incluso na diária. Tínhamos pães, ovos, leite, café, chá, frutas, doce de leite (claro) e geleia.

Fica aqui minha recomendação de hostel em Mendoza! Para ver valores e fazer sua reserva, clica aqui.

Mora Hostel em Mendoza
Sala de convivência do hostel.

O que fazer em Mendoza

Quem vai a Mendoza quer fazer o quêêê? Conhecer vinícolas e beber vinho, claro! Mas, não é só isso que tem pra fazer por lá, ok?! Por isso, nesta primeira parte das dicas de o que fazer em Mendoza não vou falar sobre as vinícolas, mas sim sobre outras atividades. (mais pra baixo conto sobre as melhores vinícolas)

Praças de Mendoza

Entre uma degustação e outra você poderá caminhar pela cidade e conhecer as principais praças, que são Plaza Italia,  Plaza España e Plaza Independencia. Elas ficam próximas uma das outras e em pouco tempo você conhecerá as 3. A Plaza Independencia é a maior delas, sendo que é lá que está o letreiro da cidade.

Plaza España, Mendoza
Plaza España e seu lindos murais | O que fazer em Mendoza

Passeio de alta montanha | o que fazer em Mendoza

Se você gosta de trekking já deve saber que Mendoza/Argentina é usada como ponto de partida para expedições para subir o Aconcágua (uma das montanhas mais altas do mundo) e o Cerro Plata. Mas, se ainda não estiver preparado para esse tipo de experiência, pode fazer o passeio de um dia, chamado “alta montanha”.

Eu não fiz, assim não sei te dizer exatamente como é, mas conversei com alguns viajantes que fizeram e acharam interessante, principalmente para equilibrar um pouco com o enoturismo.

Olivícola Laur

Outra dica de o que fazer em Mendoza é visitar a Olivicola Laur, que é premiadíssima! Seu azeite já recebeu o título de melhor do mundo em 2021 e 2022! É possível escolher entre 2 tours, o tradicional (1.000 pesos) e o cata (1.500 pesos). Valores atualizados em abril/2023.

Eu fiz o cata, que tinha inclusa a visita guiada (25 minutos, aproximadamente) e degustação de 6 azeites, pastinhas e azeitonas e 1 taça de vinho Malbec (que eu adorei, by the way!). Pelo que eu entendi, a diferença entre os dois é que um inclui a degustação do vinho e o outro não.

Foi uma experiência diferente, onde tive a oportunidade de provar o melhor azeite do mundo, aprender sobre a produção e degustar pastinhas e vinho gostoso. Recomendo, principalmente por ser de qualidade e com preço justíssimo.

Olívicola Laur, Mendoza
Tour na Olivícola LAUR

Comprar alfajor

A cidade tem várias marcas deliciosas! A que eu mais gostei foi a Portal del Viento. Eles tem diversos sabores, como o tradicional dulce de leche, mas também recheado com Malbec, Fernet, torta de limão, maracujá, frutas vermelhas…

Eles tem algumas lojas espalhadas pela cidade, basta jogar o nome no Google Maps para ver qual é a mais próxima.

Alfajor em Mendoza
O melhor alfajor de Mendoza.

Roteiro de viagem Argentina

A Argentina tem vááários destinos muito lindos e que valem uma visita! Como escolher quais conhecer? Quantos dias ficar em cada? Como chegar até eles? Onde se hospedar? Essas são apenas algumas dúvidas que vão surgir quando você começar a montar seu roteiro de viagem Argentina.

Eu posso te ajudar a resolver todas elas! Na consultoria de viagem vou pesquisar as melhores passagens, fazer uma busca de hoteis de acordo com seu gosto e bolso, te falar quais passeios tem no destino e se é preciso comprar ingresso com antecedência ou não, como se deslocar dentro da cidade, como fazer câmbio e por aí vai!

Me manda uma mensagem no Whatsapp para conversarmos mais a respeito!

Melhores vinícolas de Mendoza

Você sabia que a região de Mendoza é a maior produtora de vinho tinto da América Latina? Você vai ver muitas vinícolas (ou bodegas, nome em espanhol) por lá, acredite! Por isso, é interessante fazer uma pesquisa antes de ir para já chegar sabendo quais são as melhores vinícolas de Mendoza. Inclusive, algumas delas são muito concorridas, sendo aconselhável reservar com antecedência.

Vinícola Trivento em Mendoza
Vinícola Trivento | Melhores vinícolas de Mendoza

Uma curiosidade que poucos apreciadores de vinhos sabem, apesar da fama da uva Malbec ser argentina, ela é na verdade francesa! Ela foi levada para a Argentina, se adaptou muito bem por lá e hoje a região de Mendoza é uma das maiores produtoras.

Agora falando sobre as regiões produtoras na província de Mendoza, é dividida em 3:

  • Maipú

É a que está localizada mais perto do centro de Mendoza (capital). Você conseguirá acessar as bodegas da região usando o transporte público (ônibus e trem) ou carro de aplicativo.

Eu conheci algumas vinícolas durante o tour que fiz com a Wine and Ride (te conto ali embaixo) e a olivícola mais famosa da província indo de ônibus (tem ponto na porta).

O tour da Wine and Ride é autoguiado, ou seja, eles vão te passar as informações no mapa e você vai seguir, não tem um guia acompanhando. É bem fácil e seguro!

Tour de bicicleta em Mendoza
Tour Caminos del Vino com a Wine and Ride.

Eu comecei por uma loja de vinhos, a Baco & Friends. Logo depois fui fazer a visita com degustação na Bodega Lopez, que é uma vinícola mais industrial. Para você ter noção, sua produção é de 20 milhões de garrafas por ano, sendo que disso só 15% é exportado. Finalizada a visita, degustamos 2 rótulos deles e ainda ganhamos uma garrafa pequena como lembrança.

Para ir até a próxima bodega peguei a bike e pedalei até a Essencia. O ambiente lá é totalmente diferente da primeira vinícola. Muito verde e mais contato com a natureza. Degustei 3 rótulos, sendo que um deles harmonizei com o alfajor de rum da Entre Dos.

Não se esqueça de levar um garrafa com água e se hidratar entre as degustações! rs

Vinícolas de Mendoza
Visitar algumas vinícolas | O que fazer em Mendoza

A próxima vinícola do dia foi a minha favorita: Bodega Trivento! Ela é grande e possui uma estrutura que proporciona contato com a natureza, inclusive andamos no meio das vinhas. Lá degustamos 3 rótulos. Ah, a visita foi em espanhol, mas a guia falava português.

Para finalizar as degustações, fui almoçar na Bodega Las Guapas, que é bem pequena e intimista. Uma delícia a comida! Ah, é possível escolher outras vinícolas, ta?

Melhores vinícolas de Mendoza
Almoço na Bodega Las Guapas.

Achei o bike tour um programa diferente, bem legal pra fazer em grupo ou sozinha (como eu fiz). Recomendo como uma experiência única em Mendoza!

Para saber mais detalhes, entra em contato com eles pelo Instagram (@wineandride) ou site oficial.

  • Luján de Cuyo

A segunda região e a mais interessante, na minha opinião, concentra vinícolas, como a Catena Zapata (uma das mais antigas, tendo sido fundada por Nicola Zapata em 1902), Norton, Susana Balbo, Chandon (sim, a dos espumantes), Zolo (que pertence ao grupo Tapiz) e por aí vai.

Vinícola Susana Balbo em Mendoza na Argentina
Vinícola Susana Balbo.

Ela também pode ser acessada de ônibus, mas eles não tem ponto próximo as vinícolas. Assim, é necessário pegar um carro de aplicativo depois que descer do ônibus. Meu conselho é, se estiver com mais pessoas (3 ou 4), o melhor é ir de táxi/remis/carro de aplicativo ou com o Bus Vitivinícola (ideal para casais ou viajantes solo).

Eu escolhi usar o Bus Vitivinícola para fazer um tour de meio dia em duas vinícolas de Luján, a Chandon e a Bodega Zolo. O ônibus passa em vários pontos de Mendoza, assim é só escolher o mais perto da sua hospedagem. Fui confortavelmente até cada uma das vinícolas, sem necessidade de preocupar com “como chegar”, “como voltar” etc

Degustação na Vinícola Zolo/Tapiz.
Uma das paradas do Bus Vitivinicola.

A Bus Vitivinícola também faz tours para o Valle de Uco e só trabalha com vinícolas conhecidas por sua alta qualidade, como as que visitei e outras como a Zuccardi.

Para saber todas as opções de passeios é melhor entrar em contato com eles! Mande uma mensagem no Instagram (@busvitivinicola), Whatsapp ou entre no site deles.

Fica aqui minha recomendação de passeio para conhecer algumas das vinícolas mais famosas da Argentina.

  • Valle de Uco

O cenário da região é de filme, pois está nos pés da Cordilheira dos Andes (LINDA!).

O Valle de Uco é a região mais nova e mais afastada do Centro de Mendoza, sendo que dista 80km, aproximadamente. A melhor forma de conhecer a região é fechando um tour com a Bus Vitivinicola ou contratando um motorista de remis/taxi/uber para ficar por sua conta (terá mais liberdade).

 

É possível combinar várias experiências, como degustação, almoço com harmonização, caminhadas, pedal, cavalgada… Se o orçamento permitir, fique hospedado lá e aproveite ainda mais a paisagem!

Ah, o enoturismo no Valle é voltado para um público com poder aquisitivo mais alto, sendo que a vinícola mais famosa é a Zuccardi. Eu não tive a oportunidade de conhecer, mas espero voltar em breve para visitar mais vinícolas!

Vinícola Susana Balbo | melhores vinícolas de Mendoza

Agora falando um pouco sobre a visita a minha vinícola favorita…

Eu escolhi fazer um tour degustação chamado “blancos y rosados” + almoço. São experiências distintas, você não precisa fazer as duas, sendo que também tem outros tipos de degustação e outros tipos de experiência gastronômica.

Degustação na vinícola Susana Balbo em Mendoza
Degustação na vinícola Susana Balbo.

Primeiro eu fiz um tour pela vinícola, conheci alguns espaços ligados a produção, aprendi mais sobre o processo e logo depois a degustação, que incluiu 6 rótulos: CRIOS Sustentia Pinot Gris (com teor alcoólico mais baixo), CRIOS rosé of malbec, BenMarco Chardonnay de Gualtallary, Susana Balbo Signature Rosé, Susana Balbo Signature Torrontés, Susana Balbo Signature White Blend.

Durante esse tempo fui acompanhada pela Carolina, sommelier da vinícola. Ela me explicou muitas coisas interessantes sobre os vinhos no geral, não somente sobre a vinícola. Recomendo que você faça um tour para aprender mais sobre os vinhos e, depois, selecione uma das experiências gastronômicas (almoço, asado ou picnic).

A vinícola deve ser aproveitada com calma, visto ter um espaço lindo com vista para a pré Cordilheira e o Cordón Del Plata. Eu almocei por lá também, sendo que escolhi o menu vegetariano de 4 passos, que estava delicioso! Destaque para o prato principal, que foi com trigo, cogumelos e berinjela.

Almoço na vinícola Susana Balbo
Almoço na bodega Susana Balbo.

Durante o almoço experimentei mais 4 rótulos, sendo o primeiro o espumante Osadia de Crear, depois o Susana Balbo Signature Brioso, seguido de um malbec.

A Susana Balbo tem 4 linhas, a CRIOS, a BenMarco, a Signature e a Nosotros. Você vai aprender mais sobre elas no tour, a história por trás de cada uma é bem interessante.

Para saber mais sobre uma das melhores vinícolas de Mendoza, acesse o site oficial deles e o Instagram.

Chandon

Até mesmo quem não bebe já ouviu falar da marca Chandon, um dos espumantes mais conhecidos do mundo!

Em Mendoza é possível visitar a “vinícola” deles, aprender mais sobre os espumantes, degustar vários rótulos e ainda comprar alguns por um preço super favorável. Eu fiz isso e indico!

A primeira parte do tour consiste em aprender sobre o processo e conhecer o espaço. Depois veio a degustação de 3 rótulos. Se preferir, pode almoçar por lá também, sendo necessário uma pré-reserva.

Visita a Chandon em Mendoza
Visita a Chandon | Melhores vinícolas de Mendoza

Quem quiser comprar lembrancinhas, eles possuem aquelas mini garrafas, que são baratas, leves e fáceis de transportar.

Site oficial para conferir outras informações: https://www.chandon.com.ar/

Seguro viagem Argentina

O seguro viagem Argentina não é obrigatório. Contudo, minha dica é que você faça um, mesmo que seja um baratinho. Assim, viajará mais tranquilo! Qualquer dúvida sobre as coberturas me manda mensagem no Whatsapp do Blog (o número está ali em cima, na parte de roteiro de viagem)!

Oh, só para você ter noção de valores, um seguro com cobertura de 15.000 dólares para 1 semana sai por menos de R$70. Se quiser fazer uma cotação, pode clicar aqui e usar o CUPOM DE DESCONTO -> PARTIUVIAJAR15.

Leia também:
– O que fazer em Buenos Aires em 3 dias [roteiro com preços]
– O que fazer em SANTIAGO: 23 passeios imperdíveis!

Prontinho, agora você já sabe o que fazer em Mendoza! Eu fui surpreendida, não achei que era uma cidade tão interessante! Se ainda tiver dúvidas, pode deixar ali embaixo nos comentários, responderei assim que possível! Ah, em breve vai ter vídeo sobre a cidade lá no meu Canal do YouTube, já conhece? Dá uma conferida lá pra mais dicas da Argentina!

Beijos e até mais!


Compartilhe este post

Deixe um comentário