Verona, a encantadora cidade de Romeu e Julieta!

Compartilhe este post

Hoje vou falar sobre um bate e volta que fiz para conhecer a cidade que é mais conhecida por causa da história de Romeu e Julieta: a bela Verona. Mas não se engane achando que a cidade é só o palco do romance de Shakespeare, ela é muito mais que isso!  A cidade, inclusive, foi declarada patrimônio da humanidade pela UNESCO por conta da sua arquitetura. Há muito o que fazer em Verona!

# Localização e Transporte

Verona fica localizada no norte da Itália, perto de Veneza e Milão. O mais comum é os viajantes fazerem um bate e volta, pois a cidade é pequena e pode ser facilmente conhecida em um passeio de 10 horas.

Eu estava hospedada na cidade de Vicenza (na casa de uma amiga), que fica a 1 hora de trem de Verona. Quem não quiser dormir em Verona, por ser mais caro, pode se hospedar em Vicenza, que é uma cidade muito linda e menos cara. Passei 3 noites lá e adorei.

Se você for fazer um bate e volta a partir de Veneza, vai gastar cerca de 9 ou 16  euros dependendo do trem. O trajeto demora cerca de 2 horas no trem normal e 1 hora no mais rápido. Da estação de trem até a Piazza Bra são uns 20 minutos de caminhada.

Eu preferi ir andando, mas existe a opção de ir de ônibus. É só perguntar na estação qual ônibus você deve pegar.

Se você for de trem, a estacão para descer é a Verona – Porta Nova. Se for de carro pode deixar o mesmo perto da estação ou nos arredores da Piazza Bra.

# O que fazer em Verona

A cidade, na parte turística, possui casas e prédios lindos, que parecem ter saído de um livro. Abaixo vou citar as principais atracões turísticas da cidade, mas, se você tiver tempo, permita-se perder por algumas ruas do centro histórico.

Uma opção para quem quiser entrar nos museus e igrejas é o Verona Card. Para 24 horas custa 18 euros e para 48 horas custa 22.

Piazza Bra

É uma das principais praças da cidade, é bem grande e bonita. A Arena fica localizada na Praça.
Nas suas imediações está o Centro de informações turísticas e foi lá que eu peguei meu mapa da cidade (gratuito). Nela também é possível encontrar wi-fi gratuito.

O que fazer em Verona - Caminhar nos arredores da Piazza Bra
O que fazer em Verona – Caminhar nos arredores da Piazza Bra

Arena

É um anfiteatro romano, sendo conhecido como o Coliseu de Verona. Localizada na Piazza Bra, é uma belíssima obra de arte. Quem já foi no Coliseu de Roma vai perceber a semelhança. Eu optei por não entrar na Arena, pois já conheço o interior do Coliseu e achei suficiente.

A Arena está bem mais preservada do que o Coliseu e ainda é usada como palco para apresentações de música.

O que fazer em Verona - Visita à Arena
O que fazer em Verona – Visita à Arena

Piazza delle Erbe

Não fica longe da Piazza Bra, basta pegar a Via Mazinni (nessa rua tem uma loja da Disney, dica para fanáticos como eu rs) até o final e virar a esquerda (se for para a direita vai ver a Casa da Julieta).

Piazza delle Erbe
Piazza delle Erbe

Quando eu fui estava tendo uma feira no local, não sei se é comum. Muitas frutas, comida e lembrancinha nas barracas. Achei bem interessante, aquele clima gostoso de cidade do interior.

Estátua do Leão - Símbolo da região de Veneto
Estátua do Leão – Símbolo da região de Veneto

A praça é menor que a Bra, mas cheia de “informação”, como a Fonte de Madonna, uma imagem do leão que é símbolo da região de Veneto, dentre outras coisas.

Fontana de Madonna
Fontana de Madonna

Torre Lamberti e Palazzo della Ragione

A Torre tem 84 metros de altura e é famosa por causa dos seus 2 sinos: Rengo (tinha a finalidade de alertar os cidadãos quando havia incêndios) e Marangona (servia para convocar os cidadãos para lutar). É possível subir (parte de elevador e parte pelas escadas) e ter uma vista panorâmica da cidade. A subida é paga.

Torre Dei Lambertini
Torre Dei Lambertini

Casa da Julieta

Os destaques da Casa da Julieta são suas estátuas, o balcão e as paredes da entrada. Até hoje não se sabe o que é verdade e o que é lenda. Não se tem certeza nem se Shakespeare chegou a ir a Verona ou se as famílias Montecchio e Capulleti eram inimigas.

Logo que passar do portão de entrada,  você poderá ver as paredes com os nomes de vários casais apaixonados que escolheram colocar seus nomes ali para celebrar seu amor.

Parede da casa da Julieta com o nome dos casais
Parede da casa da Julieta com o nome dos casais

Mais a frente, após a parede com os escritos, está a estátua da Julieta, muito requisitada para fotos. Esperei uns 5 minutos pra conseguir tirar uma foto com a “moça”.

Diz a lenda que se você passar a mão no seio direito dela você terá sorte no amor. Claro que 99 em cada 100 turistas querem tirar uma foto segurando o mesmo rs. Acima da estátua está o balcão, de onde ela conversava com Romeu. Se quiser subir para tirar uma foto você terá que pagar uma taxa.

O que fazer em Verona - Visita à Casa da Julieta
O que fazer em Verona – Visita à Casa da Julieta

Ponte Pietra

Uma das mais famosas da cidade, já foi reconstruída algumas vezes. Dali tem-se uma linda vista do Rio Ádige. Vale a pena passar por lá a caminho do Teatro Romano.

Ponte Pietra
Ponte Pietra

Castelo San Pietro

Outra construção medieval, fica localizada no alto de uma colina atrás do Teatro Romano.

Se você quiser subir, terá uma vista muito bonita da cidade.

Duomo de Verona

A igreja é dedicada a Santa Maria Assunta. Sua arquitetura é bonita, mas simples perto da Duomo de Siena, por exemplo.

O ingresso para conhecer seu interior custa 2,50 euros.

Castelvecchio

É uma construção medieval. Localiza-se perto da Piazza Bra, tendo sido construído às margens do rio Ádige em 1354 para defender a cidade e servir como rota de fuga.

Castlevecchio
Castlevecchio

Da Ponte do Castelo temos uma vista bem bonita do Rio Ádige.

Atualmente ele funciona como museu municipal.

Interior do Castle Vecchio
Interior do Castle Vecchio

Teatro Romano

É um sítio arqueológico, somente passei por ele. Para entrar no teatro é necessário pagar.

Espero que você tenha gostado das opções para o que fazer em Verona e que goste da cidade. É realmente muito bonita e vale a visita se você estiver na região.

Quer saber quanto eu gastei em 18 dias mochilando pela Itália? Então confere o post “Quanto custa viajar para a Itália: Tabela de gastos em 18 dias”! Veja também nosso roteiro de um dia para a charmosa Veneza.

De Verona você pode aproveitar e ir conhecer Milão. O pessoal do World by 2 fizeram o post “Roteiro | Itália – 2 Dias em Milão”, depois confere lá.

Qualquer dúvida ou sugestão é só deixar um comentário aqui embaixo.

Até mais!


Compartilhe este post

Deixe um comentário