Você sabia que Zurique é a maior cidade da Suíça, porém não é a capital do país? Zurique ou Zurich é um destino que combina o charme histórico de uma cidade antiga com a modernidade e inovação de uma metrópole global. Famosa por seus museus, arquitetura medieval e um cenário vibrante às margens do Lago de Zurique, a cidade é o ponto de partida perfeito para explorar o melhor da Suíça. Neste post, você vai descobrir o que fazer em Zurique, onde ficar, quais bate voltas fazer a partir da cidade e, também, se vale a pena comprar o Swiss Travel Pass.
Como chegar em Zurique
Zurique está localizada mais ao norte do país, próxima da fronteira com a Alemanha.
Se você estiver no Brasil, pode voar para Zurique e depois explorar o resto da Suíça de trem. Inclusive, tem voo direto de São Paulo para Zurique! Maravilha, né?
Caso você vá fazer vários deslocamentos terrestres, como eu fiz, pode ser vantajoso adquirir um dos passes de trem/ônibus! No decorrer do post vou falar sobre o Swiss Travel Pass, que é o passe nacional, como funciona e se vale a pena comprá-lo.
O que fazer em Zurique
Minhas sugestões sobre o que fazer em Zurique serão baseadas em uma primeira visita a cidade, ok? E vou equilibrar passeios pagos e gratuitos, pois todo mundo sabe que a Suíça não é um país barato.
Tour panorâmico por Zurique
Assim que chego em um destino novo gosto de fazer um tour guiado para conhecer um pouco mais da história do país/cidade e depois explorar por minha conta.
Se você souber inglês, sugiro que faça esse tour panorâmico, que tem duração de 2h e 15 minutos e passa pelos principais pontos da cidade. O tour inclui o transporte de ônibus e o guia que fala inglês.
Para ver mais detalhes e quanto custa, clica aqui.
Caminhar pelo Centro Histórico (Altstadt)
Depois que você fizer o tour, pode colocar na sua lista de o que fazer em Zurique uma caminhada pelo Altstadt, o centro histórico da cidade. Com suas ruas de paralelepípedos, prédios medievais bem preservados e igrejas imponentes, essa parte de Zurique é repleta de história e charme.
Vale a pena caminhar meio sem rumo e admirar a arquitetura, eu fiquei encantada!
Igreja Grossmunster | O que fazer em Zurique
Agora vou focar em alguns pontos turísticos de Zurique que são mais conhecidos, ok?
A Grossmünster é uma das igrejas mais famosas de Zurique. Esta catedral protestante é um marco da cidade, com suas torres gêmeas que dominam o horizonte. É possível subir as escadas até o topo para ter uma vista panorâmica espetacular da cidade e do Lago de Zurique.
Igreja Fraumunster
A Fraumünster é outra igreja histórica que merece estar na sua programação de o que fazer em Zurique.
Sua principal atração são os vitrais impressionantes criados pelo artista Marc Chagall, que dão à igreja um ar místico e uma luz vibrante. É um local que combina arte e espiritualidade em pleno coração de Zurique.
Museu da Fifa
Eu adoro futebol e não poderia deixar o Museu da FIFA de fora da minha lista de o que fazer em Zurique!
O museu celebra a história e a cultura do futebol em todo o mundo, sendo que oferece várias experiências interativas, exposições sobre grandes momentos do futebol e as principais competições da FIFA.
Recomendo separar entre 2 a 3 horas para visitá-lo, sendo que indico também para quem está viajando com crianças. Vi muitos pequenos se divertindo, principalmente na parte final do tour (interativa).
A entrada do museu é GRATUITA para quem possui o Swiss Travel Pass (foi o meu caso). Caso você não possua, terá que pagar 26 francos (+- 180 reais) para entrar no museu do futebol FIFA em Zurique.
Aconselho comprar o ingresso através desse link.
Lidica: na Suíça é melhor não converter rs
Niederdorf | O que fazer em Zurique
Após visitar as igrejas e o Museu da FIFA, caminhe pelas ruas de Niederdorf, o bairro mais animado do Altstadt. Esta área é cheia de lojas, cafés, bares e restaurantes, oferecendo uma ótima atmosfera tanto de dia quanto à noite.
Durante os meses de junho, julho e agosto, as ruas ficam repletas de mesas ao ar livre, tornando o local ainda mais agradável.
Passeio de barco no Lago Zurique
Uma das atividades mais relaxantes e bonitas para fazer em Zurique é um passeio de barco pelo Lago de Zurique. Os barcos partem regularmente do cais de Bürkliplatz e você pode escolher entre passeios curtos ou cruzeiros mais longos que levam você para conhecer as pequenas vilas ao redor do lago.
Zuriquehorn e Jardim Chinês
Perto do lago, o Zuriquehorn é um grande parque onde os moradores e turistas vão para relaxar, caminhar ou fazer piqueniques. Dentro do parque, você encontrará o belo Jardim Chinês, um presente da cidade de Kunming, na China. O jardim é um ótimo lugar para escapar da agitação e desfrutar de um ambiente sereno.
Quem me segue no Instagram sabe que eu sou super fã de piqueniques, sempre que posso faço! É uma ótima forma para descansar, repor as energias e aproveitar como os locais. Então, se você tiver mais do que 1 dia, coloque no seu roteiro de o que fazer em Zurique!
Bate volta a Liechtenstein
Eu escolhi fazer um bate volta saindo de Zurique para conhecer Vaduz, a capital de Liechtenstein, um dos menores países do mundo e adorei!
Se você estiver hospedada em Zurique vai levar 90 minutos para fazer o deslocamento, que é composto por trem + ônibus. Ah, se assim como eu, você tiver adquirido o Swiss Travel Pass você não vai gastar nada para ir e voltar, pois o passe cobre todo o trecho!
Algumas curiosidades sobre o país:
- Liechtenstein possui uma área de 160km², sendo que mais de 40% do país é coberto por florestas e apenas 11% é usado com o propósito residencial.
- O país inteiro possui uma população de, aproximadamente, 41.000 habitantes, sendo o menor país da região que fala alemão.
- A moeda oficial é o franco suíço, mesma da Suíça.
- O país tem uma das menores taxas de criminalidade do mundo!
Minha dica sobre o que fazer em Vaduz é assim que chegar na cidade ir até o centro de visitantes. Lá você pode pegar um mapa, comprar souvenirs e ainda carimbar seu passaporte (por 3 euros).
Depois você pode caminhar em direção ao Castelo de Liechtenstein, que é a residência da família real e por isso não está aberto a visitação. Porém, é tão lindo que vale a pena ir para admirar somente do lado de fora.
Após visitar o Castelo, retorne para a rua do centro de informações e ande meio que sem rumo por aqui. Você vai notar algumas esculturas, museus, igreja… é um passeio mais descontraído, sem correria.
Bahnhofstrasse – A Rua de Compras de Zurique
Se você gosta de fazer compras ou apenas quer dar um passeio pela rua mais famosa de Zurique, a Bahnhofstrasse é o lugar ideal. Com lojas de marcas de luxo, boutiques exclusivas e lojas de departamento, essa avenida é considerada uma das mais caras do mundo.
Eu dei uma voltinha por lá, mas só gastei a sola do sapato mesmo rs
Bate volta a Lucerna + Monte Titlis
Outro passeio legal que você pode colocar na sua lista de o que fazer em Zurique é um bate volta até Lucerna, uma cidadezinha encantadora, que fica a apenas 1 hora de trem de Zurique. Ah, o percurso de trem sai gratuito para quem tem o Swiss Travel Pass.
Minha sugestão é separar a primeira metade do dia para ir conhecer o Monte Titlis, que é uma montanha linda, que fica a apenas 40 minutos de trem de Lucerna. Na própria estação central você já pega o trem que vai para Engelberg, sendo 45 minutos de viagem, na qual você nem vai notar o tempo passar, de tão linda que é a paisagem!
Vale destacar que o trem para Engelberg está incluso no Swiss Travel Pass e que você terá 50% de desconto na gôndola do Titlis.
Caso você prefira contratar um tour para Lucerna + Monte Titlis, eu indico esse da Civitatis! Ele inclui o deslocamento saindo de Zurique, o ingresso de acesso ao Monte Titlis, sendo que você estará acompanhada de um guia que fala espanhol e inglês.
Museu Nacional Suíço (Landesmuseum Zurich)
O Museu Nacional Suíço é uma parada obrigatória para quem quer entender a história da Suíça. Instalado em um edifício impressionante que lembra um castelo medieval, o museu tem exposições sobre a cultura, história e tradições suíças, desde a pré-história até os dias de hoje.
A entrada é GRATUITA para quem possui o Swiss Travel Pass.
Museu da Lindt
É claro que o Museu da Lindt não ia ficar de fora da minha lista de o que fazer em Zurique!
Eu não tive a oportunidade de ir, mas minha amiga Leciane foi e adorou!
Museu de Arte Moderna
Para os amantes de arte, o Kunsthaus Zürich é um dos museus de arte mais importantes da Europa, com uma vasta coleção que inclui obras de artistas como Van Gogh, Monet, Picasso e muitos outros. O museu também abriga exposições temporárias de artistas contemporâneos.
Eu não sou super fã desse tipo de museu, mas se você curtir, vale muito a pena colocar na sua programação de o que fazer em Zurique.
Importante destacar que a entrada é GRATUITA para quem tem o Swiss Travel Pass.
Roteiro Zurique / Consultoria de viagem
Se você for viajar para Suíça e precisar de uma ajudinha para montar seu roteiro Zurique, saiba que eu posso planejar toda sua viagem! Eu sou especialista em Europa e posso fazer todas as pesquisas de passagem, deslocamentos internos, hospedagens, passeios, trilhas, ingressos, restaurantes etc!
O meu trabalho é garantir que a sua viagem de férias seja incrível e prazerosa! No caso da Suíça é um pouquinho complicado planejar os passeios tendo em vista as montanhas, gôndolas, teleféricos, trens… eu achei um tanto quanto confuso! Mas, depois de passar um tempinho no país, peguei o jeito e posso compartilhar todo meu conhecimento com você! Assim, você não vai gastar tempo ou dinheiro sem necessidade!
Me manda uma mensagem no Whatsapp para saber mais detalhes e valores da consultoria!
Swiss Travel Pass, vale a pena?
Muita gente pensa que o Swiss Travel Pass é apenas um passe de trem, mas essa informação NÃO é correta. Ele é muito mais, mas mesmo que fosse “só” um passe de trem, já compensaria. O que eu mais usei para me deslocar na Suíça foram os trens. Pra todo lugar tem trem, as vezes até para o alto da montanha você pode ir de trem. São super confortáveis e práticos!
Depois dá uma conferida nos perfis @myswitzerlandbr e @myswitzerland
O Swiss Travel Pass te dá direito a:
- viagens ilimitadas nos trens, ônibus e barcos em mais de 90 cidades.
- Desconto de 50% na maioria das gôndolas, como Pilatus, Jungfraujoch e Titlis.
- Entrada gratuita em mais de 500 museus, como o da FIFA (Zurique), Museu de Arte Moderna (Zurique), Museu Matterhorn (Zermatt), Castelo de Gruyères, Castelo de Thun.
- Viagens ilimitadas para Mount Rigi, Stanserhorn e Stoos.
Se você for ficar na Suíça por, no mínimo, 3 dias e pretender se deslocar entre vários destinos e conhecer várias montanhas e cidadezinhas (o que aconselho demais), o Swiss Travel Pass é pra você!
Para comprar seu passe clica nesse link.
O que fazer em Zurique em 1 dia
Resumindo, se você tiver apenas 1 dia em Zurique, você pode:
- fazer o tour panorâmico (para conhecer a história da cidade)
- admirar a fachada da Igreja Grossmünster em Zurique
- visitar o Museu da FIFA
- admirar a Igreja Fraumünster e vitrais Chagall
Chip de internet na Suíça
Durante a minha viagem pela Suíça usei o chip mundi da America Chip. Ele funcionou super bem em todos os lugares, sendo que testei em Zurique, Lucerna, Interlaken e no alto de várias montanhas!
Se quiser ver quanto custa o chip de internet que eu usei, clica aqui. Ah, eles sempre estão fazendo promoções. Então, me manda mensagem antes de comprar o seu pra saber se está rolando algum cupom de desconto!
Onde ficar em Zurique
Zurique oferece uma ampla gama de opções de hospedagem, desde hostels econômicos até hotéis de luxo. Se você quer estar perto das principais atrações, hospedar-se no Altstadt é a melhor opção.
Aqui estão algumas recomendações:
- MEININGER Hotel Zürich Greencity (opção mais econômica)
- Hotel Limmathof
- Motel One Zürich (3 estrelas)
Leia também:
–Interlaken, Suíça: 12 passeios incríveis + Berner Oberland Pass
–Cartão Wise: como funciona, vale a pena? [GUIA com vídeo]
Agora você já sabe o que fazer em Zurique! Minha indicação é que separe entre 1 a 2 dias para explorar todos os pontos turísticos de Zurique e tenha mais 2 dias extras para fazer os bate voltas! Se for seguir meu roteiro de Zurique é melhor comprar o Swiss Travel Pass para economizar com transporte e atrações!
Beijos e até mais!
Nasci e cresci no interior de Minas Gerais, sou advogada de formação e consultora de viagens de profissão. Tenho 33 anos e desde sempre sonho em viajar o mundo. Já visitei 37 países (alguns mais de uma vez), tendo morado em 4 deles. Em 2016 criei o blog Partiu Viajar para ajudar e inspirar mais pessoas a viajar.