Ei pessoal, beleza? Hoje vou falar sobre a Eslovênia, um país que quase nunca está no roteiro dos brasileiros, mas que deveria estar, pois lá é realmente MUITO lindo! Darei algumas informações sobre turismo, moeda, língua, o que fazer na Eslovênia e muito mais!
# Sobre a Eslovênia
O país se situa no Leste Europeu e faz fronteira com a Áustria, Itália, Croácia e Hungria. A sua capital é Liubliana ou Ljubljana (neste momento que estou escrevendo o post me encontro no meu quarto no Hostel Celica em Liubliana). Daqui uns dias vou publicar um post específico sobre a capital, fiquem ligados!
Antigamente, a Eslovênia junto com a Croácia, Servia, Bósnia – Herzegovina, Macedônia e Montenegro faziam parte da Iugoslávia. Na década de 1980 houve uma grande crise econômica/política e após foi iniciada a Guerra da Iugoslávia. Em 1992 a Eslovênia se declarou independente.
Desde 2004 o país faz parte da União Europeia e é signatário do Acordo de Schengen. Assim, se você pretende visitar o país, poderá ficar lá por até 90 dias sem a necessidade de visto. Porém, o seguro saúde com cobertura mínima de 30.000 euros é obrigatório. Se quiser um orçamento sem compromisso é só clicar aqui ou no banner da Vital Card aqui no blog.
# Língua
A língua oficial é o esloveno, mas a maioria da população fala inglês. Não tive nenhuma dificuldade em me comunicar por aqui. Além de serem muito gentis e atenciosos, falam um inglês muito bom.
Não precisa se preocupar em aprender o idioma, que é bem difícil, mas se quiser saber algumas palavras aí vai as mais básicas :
Zivijo = oi Adijo = tchau
Hvala = obrigada Prosim = por favor
# Moeda e custo de vida
O euro é a moeda oficial. O custo de vida não é tão alto quanto na Itália, por exemplo. Conheci a capital e uma cidade do interior (Bled, muito turística ) e não achei as coisas muito caras.
É possível achar excelentes hostels por menos de R$ 60,00 a diária. O que eu estou hospedada é um dos melhores da capital e tem camas por menos de R$60,00. No hostel de Bled, Castle Hostel 1004, gastei menos de 45 reais na diária .
Na capital e em Bled não gastei nada com transporte dentro da cidade. É muito comum o uso de bicicletas para se deslocar e os ciclistas são respeitados.
# Quando visitar
O pico de turistas é no verão, porém é no inverno que os locais mais se mostram no país. Desde o final de Novembro até o início de Janeiro surgem vários mercados de “natal” nas cidades. E , claro, inverno é época de esquiar, coisa que os eslovenos amam fazer. Muitos aprendem a esquiar logo após darem os primeiros passos.
Eu conheci a EsLOVÊnia na primavera, no mês de abril(ainda estou aqui). Quando cheguei na capital tinha um solzinho gostoso e fazia uns 22 graus, mas depois a temperatura só caiu.
Em Bled, chegou a ter uma ice shower (inicinho de neve que não foi pra frente). Mas em qualquer lugar tem aquecimento, não se preocupe.
# Cervejas populares
Lasko e Union. Ambas fabricadas pela mesma cervejaria, a diferença de sabor não é muito radical. Eu provei as duas e preferi a Lasko.
Algumas artesanais recomendadas pelos locais são : Pelicon, Bevog e Human Fish.
# Quais regiões visitar e o que fazer na Eslovênia
Ljubljana
Capital do país, linda e aconchegante, falarei mais sobre ela em um post específico.
Bled
Cidade do interior famosa por causa do Lago Bled. Era pra eu ter ficado somente uma noite na cidade, mas gostei tanto que fiquei 3 noites no Castle Hostel 1004.
Vou contar tudo sobre minha experiência lá. Fique ligado!
Bohinj
Muito procurada por conta do Parque Triglav e do Lago Bohinj.
Fica a 20km de Bled. Quem quiser se hospedar em Bled e fazer um bate e volta é super tranquilo.
Velika Planina
Conheci esse lugar lindo por acaso. Haviam 3 italianos que estavam hospedados no mesmo hostel que eu aqui na capital e que também estavam indo para Bled.
Me ofereceram carona, mas antes fomos conhecer esse lugar. No inverno funciona uma estação de esqui. No verão é ótimo para a prática de mountain bike.
As casinhas diferentes e a natureza são o charme do lugar.
# Melhores lugares para esquiar
Como já falei ali em cima, esquiar na Eslovênia é assunto sério. O Krvavec foi votado o melhor lugar para esquiar aqui no país nos últimos 3 anos e fica situado a apenas 45 minutos de carro da capital.
Já o Kranjska Gora é um resort popular entre os ricos eslovenos, croatas e europeus no geral, com pistas para iniciantes e intermediários, não sendo muito desafiadoras para os mais especialistas.
Por último, cito o maior centro de esqui do país, o Pohorje, que possui pistas para todos os níveis.
Se você é o tipo de pessoa que curte natureza, esse é o país certo para visitar. Por onde passo vejo paisagens lindíssimas. A população é muito preocupada com o meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Separam o lixo, economizam água, etc. Liubliana detém o título de capital verde da Europa.
Espero que vocês se animem a conhecer esse país pequeno, porém fantástico chamado EsLOVEnia. Qualquer dúvida é só deixar um comentário aqui embaixo.
Beijo e até mais!
Nasci e cresci no interior de Minas Gerais, sou advogada de formação e consultora de viagens de profissão. Tenho 33 anos e desde sempre sonho em viajar o mundo. Já visitei 37 países (alguns mais de uma vez), tendo morado em 4 deles. Em 2016 criei o blog Partiu Viajar para ajudar e inspirar mais pessoas a viajar.