Uma das viagens mais surreais que eu já fiz foi para ver a Aurora Boreal Islandia! Que destino incrível! Neste artigo vou te contar um pouco sobre minhas aventuras pela Terra do Gelo e dividir com você uma lista de o que fazer na Islandia, onde ficar em Reykjavik (capital) e como ver a Aurora Boreal! Partiu viajar comigo?

Onde fica a Islandia
A Islândia é uma ilha localizada no Atlântico Norte, caracterizada por sua geografia única que combina vulcões ativos, geleiras imponentes, fontes termais e paisagens que parecem de outro mundo. Com uma população de aproximadamente 360 mil habitantes, a maior parte concentrada na capital Reykjavík, o país oferece uma mistura harmoniosa de natureza intocada e cultura vibrante.
Tem várias opções de voo para o país, inclusive cias low cost como a Ryanair e Play fazem a rota. Contudo, não tem um voo direto do Brasil para Islandia, então o interessante é você voar para algum destino como Londres ou Milão e depois pegar um segundo voo. Eu cheguei de Ryanair vindo de Milão e vim embora com a Play, num voo direto para o Canadá.
Moeda oficial
Apesar da Islândia ser signatária do Acordo Schengen, a moeda oficial do país NÃO é o euro, mas sim a coroa islandesa, que vale mais do que o euro (infelizmente).
Eu fiquei 4 dias no país e não precisei usar dinheiro para nada, paguei tudo com meu cartão da Wise. E essa é minha recomendação de como fazer câmbio na Islândia.
O cartão da Wise é:
- GRATUITO e não tem anuidade;
- permite compras no débito, sem a incidência de taxa;
- IOF de 1,1% (o cartão de crédito cobra 6,38% de IOF);
- conversão melhor do que as das casas de câmbio, ou seja, seu real vale mais na troca;
- permite 2 saques gratuitos de até R$1.400 por mês, porém alguns bancos cobram uma taxa de saque. Já achei bancos que não cobram nada.
Esse é o link para você fazer seu cadastro e pedir o cartão grátis: https://wise.prf.hn/l/wzGkPMa

O que fazer na Islandia
Reykjavík, a capital mais setentrional do mundo, é o ponto de partida ideal para explorar a Islândia. A cidade combina charme urbano com proximidade à natureza, oferecendo uma variedade de atrações para todos os gostos.
Pode colocar na sua lista de o que fazer na Islandia dar uma voltinha pela capital e conhecer:
Hallgrímskirkja, que é uma igreja icônica, com sua arquitetura inspirada nas formações de basalto, sendo que oferece uma vista panorâmica da cidade a partir de sua torre.
Harpa Concert Hall, que é um centro cultural e de conferências com design arquitetônico impressionante, sediando diversos eventos musicais e artísticos.
Museu Nacional da Islândia, que apresenta a história e a cultura islandesa desde os tempos de colonização até os dias atuais.
Laugavegur, que é a principal rua comercial de Reykjavík, repleta de lojas, cafés e restaurantes.
Aurora Boreal Islandia
Alerta de spoiler: consegui ver a Aurora Boreal na Islandia!!
Você sabia que algumas civilizações antigas acreditavam que as luzes eram sinais dos deuses? Eu não sabia, mas acredito pois o fenômeno é super mágico!!

Escolhi ficar 3 noites na Islândia com o objetivo de ver as luzes. Já marquei o passeio com a @bustravel_iceland logo para nossa primeira noite. Aconselho que você faça o mesmo, entre em contato com a Bus Travel Iceland e já agende o passeio para a primeira noite.
Infelizmente, não conseguimos ver nada nessa primeira tentativa. Apesar dos esforços do nosso guia, que caçou a aurora das 21h até às 1 da manhã, não rolo. O céu estava com muitas nuvens e a lua estava cheia, dois fatores que não nos favoreciam.
Remarcamos então, gratuitamente, o passeio para nossa última noite e CONSEGUIMOS! E o mais emocionante foi que nós não só vimos as luzes, mas elas dançaram pra gente! A coisa mais maravilhosa da vidaaaa!
Ver a Aurora Boreal na Islândia foi simplesmente SURREAL!
Quem nos levou para ver a Aurora Boreal Islandia?
Fechei o passeio com a Bus Travel Iceland, que é uma empresa local, especialista em Islândia. Nós contratamos o “small tour”, que como o nome diz é um grupo pequeno, éramos 16 pessoas + o guia. Me manda mensagem no Whatsapp do Blog e eu te envio o link do tour!
Nosso tour começou às 21h e terminou às 1:30, após o espetáculo que mostrei no Instagram do Blog pra vocês!
Durante o passeio da segunda tentativa, nosso guia Roman, caçou incansavelmente a aurora. O entusiasmo dele era contagiante, parecia que nunca tinha visto antes, como a gente! Em uma das paradas, ele preparou chocolate quente pra gente (super necessário, tendo em vista a friaca que estava fazendo) e também nos deu um chocolate que é típico do país.
Vou deixar aqui os contatos da agência para você mandar mensagem para eles e ver disponibilidade de datas e valores.
Site: https://bustravel.is/
Instagram: https://www.instagram.com/bustravel_iceland/

Blue Lagoon | o que fazer na Islandia
A Blue Lagoon é um spa, um lugar que você vai poder relaxar!
A versão mais nerd e mais interessante é que a Blue Lagoon foi formada a partir da água geotérmica da usina Svartsengi.
Sua cor azul leitosa é devida aos minerais e sílica presentes na água, sendo que as águas emergem a temperaturas de cerca de 240°C, a uma profundidade de 2.000 metros no subsolo, mas ao chegarem à superfície, são resfriadas e mantidas a confortáveis 37-39°C. Ou seja, mesmo na friaca do inverno islandês, você não vai congelar ao entrar na água.

Ah e uma outra curiosidade, a água da lagoa é renovada a cada 48 horas.
Nós escolhemos o ingresso premium, que dá direito a entrada + 2 drinks (bebida alcóolica ou não) + 3 máscaras + toalha + roupão. O valor é a partir de 94USD. Mais detalhes no @bluelagoonis e no site oficial da Blue Lagoon.
No dia que eu visitei pegamos um tempo excelente. Conseguimos assistir ao nascer do sol e ao pôr do sol lá. Do nada começou a nevar, parou e abriu o céu de novo. Foi surreal!
Achei os funcionários super prestativos e atenciosos. Me lembrou o cuidado com o cliente que a Disney tem. No que tange a estrutura, tudo muito bem pensado… os banheiros são limpíssimos e contam com shampoo, condicionador, sabonete, creme, secador de cabelos, armário para guardar as roupas.

Os tratamentos com as máscaras e as bebidas você tem acesso de dentro da água, não precisa sair. A maior parte do tempo fiquei na água, aproveitando.
Saí de lá com a melhor pele do mundo, meu corpo nunca esteve tão macio e hidratado! Com certeza uma das experiências mais diferentes que já vivi e um programa que está no meu top 3 de o que fazer na Islandia!

Golden Circle / Círculo dourado
Uma das rotas turísticas mais populares do roteiro Islandia, o Círculo Dourado abrange três atrações principais:
Parque Nacional Thingvellir: Patrimônio Mundial da UNESCO, é o local onde o parlamento islandês foi fundado e onde as placas tectônicas euroasiática e norte-americana se encontram.

Situado a aproximadamente 45 km de Reykjavík, Thingvellir é um local de grande importância histórica e geológica. Aqui, em 930 d.C., foi estabelecido o Althing, considerado o parlamento mais antigo do mundo. Geologicamente, o parque está localizado no vale de rifte entre as placas tectônicas euroasiática e norte-americana, permitindo aos visitantes literalmente caminhar entre continentes.
Área Geotérmica de Geysir: Lar do famoso gêiser Strokkur, que entra em erupção a cada poucos minutos, lançando água quente a vários metros de altura.
Cachoeira Gullfoss: Uma das cachoeiras mais impressionantes do país, com quedas d’água em dois níveis que criam um espetáculo natural deslumbrante.

Eu optei por fazer um tour de dia inteiro com a GetYourGuide e conheci todos esses lugares e outros. Esse é o link do tour que eu fiz, se quiser ver mais detalhes e valores.
Caso assim como eu você vá no inverno, entre os meses de setembro a maio (quando costuma ter mais neve), aconselho que vá com tour, por ser mais seguro. Outra vantagem do tour é ter um guia, que vai te contando curiosidades e um pouco da história do país.
Outras atividades para colocar no roteiro Islandia
–De Jökulsárlón: Visita ao Glaciar Vatnajökull na Gruta de Cristal
-Saindo de Reykjavik: Visita à costa sul, à praia dos diamantes e a Jökulsárlón
-Saindo de Reykjavik: Viagem de 1 dia ao Sul da Islândia
-Saindo de Skaftafell: passeio pela caverna de gelo e caminhada pela geleira
Consultoria de viagem Islandia
Percebeu que tem muita coisa para colocar na sua lista de o que fazer na Islandia, né? Se você precisar de uma ajudinha para organizar toda sua viagem, eu posso te ajudar com a consultoria de viagem e roteiros personalizados!
Com a consultoria de viagens vou te ajudar com a pesquisa de passagens aéreas, hospedagens, deslocamentos, passeios e roteiro completo dia a dia. A sua preocupação vai ser me contar o que quer fazer e toda a parte de pesquisa e organização vai ser por minha conta!
Me manda uma mensagem no Whatsapp para saber mais detalhes e valores da consultoria!
Onde ficar em Reykjavik
Mais de 60% da população da Islândia vive em Reykjavík. E por isso vou listar apenas sugestões de onde ficar em Reykjavik, mas você pode sim ficar em outras cidades, ok?
- Center Hotels Laugavegur (localização central + café da manhã incluso)
- Center Hotels Plaza (localização central)
- CityHub Reykjavik (localização central / hotel econômico)
- Reykjavik Lights Hotel by Keahotels (não tão central + café da manhã incluso)
- Nordic Hostel (hostel / quartos compartilhados + localização central)
- Alda Hotel Reykjavík (opção de luxo)

Roteiro Islandia
Resumidamente, três programas que não podem faltar no seu roteiro Islandia são:
- Blue Lagoon (independente da época do ano)
- Aurora Boreal Islandia (se for no inverno)
- Tour Golden Circle (independente da época do ano)

Seguro viagem Islandia
Se você está em dúvida se vai contratar ou não o seguro viagem Islandia, já posso te adiantar que você precisa contratar, ele é obrigatório.
Assim como vários países da Europa, a Islândia é signatária do Acordo Schengen. Tal acordo exige que viajantes brasileiros tenham um seguro viagem com cobertura mínima de 30.000 euros.
Para fazer sua cotação e comprar o seguro garantindo o menor preço, vou deixar aqui a empresa que eu uso, bem como um cupom com 5% de desconto. Clique aqui e veja quanto custa o seguro viagem Islandia.
Chip de internet Islandia
Eu achei ESSENCIAL ter chip de internet na Islandia. E não digo isso pois precisava postar conteúdo pra vocês no Instagram não. Usei muito para consultar os horários de ônibus, pesquisar algumas rotas e endereços no Google Maps. Pra mim, ter internet e não ficar dependendo de achar algum wi-fi significa segurança, me sinto mais confiante sabendo que qualquer coisa eu posso consultar a internet.
Vou deixar aqui o chip que usei e recomendo! Dá uma olhadinha nos valores e usa meu cupom de desconto: https://ref.airalo.com/ad87
Leia também:
–O que fazer em Malta: passeios, como se locomover, onde ficar
–Cartão Wise: como funciona, vale a pena? [GUIA com vídeo]
Prontinho! Agora você já sabe o que fazer na Islandia, um país com paisagens surreais, que vai te surpreender! Se precisar de ajuda para montar o roteiro Islandia, me mandar mensagem no Whatsapp do Blog e qualquer dúvida, deixa aqui embaixo nos comentários!
Beijos e até mais!

Nasci e cresci no interior de Minas Gerais, sou advogada de formação e consultora de viagens de profissão. Tenho 33 anos e desde sempre sonho em viajar o mundo. Já visitei 37 países (alguns mais de uma vez), tendo morado em 4 deles. Em 2016 criei o blog Partiu Viajar para ajudar e inspirar mais pessoas a viajar.