Lagoa Bonita: um dos passeios mais concorridos dos Lençóis Maranhenses!

Oi pessoal, tudo beleza?! Conhecer os LENÇÓIS MARANHENSES é o sonho de muita gente, era o meu também e pode ser que seja o seu. Continuando com os posts sobre aquele paraíso chamado Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, hoje vou contar para vocês como foi fazer o passeio da LAGOA BONITA, um dos passeios mais concorridos dos Lençóis!

Passeio da Lagoa Bonita:
Passeio da Lagoa Bonita: Estava ventando taaaaanto que só pra dar esse sorriso aí engoli meio kg de areia 😂

Se este é o primeiro post do Blog que você vai ler sugiro que você dê uma conferida no post “Lençóis Maranhenses: tudo que você precisa saber antes de ir”, no qual falo coisas mais gerais sobre os Lençóis e, também, no post “Quanto Custa Viajar para os Lençóis Maranhenses”. Já contei aqui também como foi minha experiência fazendo outros dois passeios: “Lagoa Azul: o passeio mais incrível dos Lençóis Maranhenses” e “Passeio para Canto do Atins: tudo que você precisa saber antes de ir“.

# Passeio da Lagoa Bonita: Minha experiência

O passeio da Lagoa Bonita é feito em meio dia e a grande maioria das pessoas que vai para os Lençóis faz ele. Nós fizemos o passeio invertido, ao invés de começar pela Lagoa Bonita finalizamos nela (já já te conto o motivo).

Início do circuito Lagoa Bonita.
Passeio da Lagoa Bonita: Início do circuito

Você poderá escolher fazer na parte da manhã ou na parte da tarde. Eu escolhi fazer na parte da manhã, pois tinha que voltar para São Luís no mesmo dia.

O pessoal da agência passou para nos pegar na Pousada por volta das 08:30. Como de costume, paramos em um mercadinho para comprar água e depois fomos pegar a balsa para atravessar o Rio Preguiça. Após atravessar o Rio pegamos a estrada rumo ao Parque, passamos por vilarejos e vimos paisagens MUITO lindas!

São 17km de trilha do Rio até a primeira lagoa, todo esse percurso é feito de toyoteira (como eles chamam as caminhonetes que levam a gente) e demora cerca de 70 minutos. A estrada é toda de areia, o motorista tem que ter muita experiência para não atolar, é bem radical o percurso  😎

Passeio da Lagoa Bonita: Lençóis Maranhenses
Passeio da Lagoa Bonita: Lençóis Maranhenses

Dica: se você assentar na beirada, tome cuidado com os galhos de árvore pelo caminho. As vezes o carro passa bem perto e o galho arranha quem está sentado na beirada.

Após muito chacoalhar, chegamos na primeira lagoa. O carro nos deixou na Lagoa do Maçarico e a partir de lá seguimos a pé. Tivemos uns 25 minutos para nadar, tirar fotos e aproveitá-la!

Lagoa do Maçarico.
Lagoa do Maçarico.

Continuamos a caminhada por aquele mar de areia e lagoas maravilhosas. É até repetitivo ficar falando que tudo é lindo e maravilhoso, né?! Mas é mesmo lindo e maravilhoso rs. A próxima parada foi na Lagoa do Clone. Ela tem esse nome pois cenas da novela O Clone foram gravadas ali. Lá tivemos uns 20 minutos para banho e fotos.

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Caminhamos mais um pouco (cerca de 15 minutos) para chegar na estrela do passeio, a Lagoa Bonita! Mas ela é bonita mesmo? 🤨Sim, ela é.

Checklist: O que levar na bagagem de viagem

Para não esquecer de levar os itens essenciais em sua viagem, baixe gratuitamente o Checklist: O que levar na bagagem de viagem

Lá ficamos uns 30 minutos curtindo e ouvindo as histórias que o nosso guia contava. Como o nosso grupo tinha só 4 pessoas, conversamos mais entre a gente e aproveitamos para aprender mais coisas sobre a região.

Seguimos nossa caminhada para encontrar nossa caminhonete e finalizar o passeio. Como fizemos o sentido invertido, tivemos que descer a duna que “destrói” muita gente rs.

Ali em cima dela pude ver uma paisagem incrível: de um lado as dunas e lagoas e do outro uma mata verdinha! Lindo, lindo!

Vista incrível: parte I.
Passeio da Lagoa Bonita: Vista incrível: parte I
Vista incrível: parte II
Passeio da Lagoa Bonita: Vista incrível: parte II

No final da descida tem uma barraca que vende água, tapioca e mais algumas coisas. Ali encontramos a caminhonete e recomeçamos a aventura nas estradas dos Lençóis para voltarmos para Barreirinhas. Chegamos na Pousada umas 13:30.

# O passeio tradicional

No passeio tradicional a primeira lagoa a ser “visitada” é a Bonita e, para chegar até ela, você vai precisar subir uma duna de uns 30 metros de altura! Para você ter noção, tem até uma corda pra usar de “corrimão” e te ajudar a subir. Aí a ordem do passeio é Lagoa Bonita, Lagoa do Clone e Lagoa do Maçarico.

Com relação a duna, muita gente reclama dela, mas não precisa ter “medo”. Se você não tem problema de coluna ou joelho e for apenas sedentário, vai conseguir subir sem maiores problemas. Talvez precise sentar lá em cima, no final da escalada, para recuperar o fôlego? Talvez, mas vai conseguir subir!

Essa aí é a temida subidinha matadora rs
Passeio da Lagoa Bonita: Essa aí é a temida subidinha matadora rs

Nós fizemos a ordem invertida pois uma das pessoas do grupo tinha problema de coluna e o guia gentilmente decidiu mudar para ajudá-la. Como diz o ditado “pra baixo todo santo ajuda” 😂

# Resumindo

  • Passeio de meio dia, mais ou menos 4 horas.
  • Lagoa do Maçarico + Lagoa do Clone + Lagoa Bonita
  • Nível de dificuldade = médio.
  • Valor: +- R$80
  • Vale a pena? Sim!

NÃO se esqueça de levar uma sacola para guardar o seu lixo. É muito importante cuidar da nossa natureza e fazer um turismo consciente e responsável!

Acho que esse chinelo tem tudo a ver com quem é viajante!
Acho que esse chinelo tem tudo a ver com quem é viajante!

Ahhhh, para quem quiser viajar sem ter que preocupar com pesquisas e planejamento oferecemos um serviço de CONSULTORIA DE VIAGENS, no qual planejamos toda sua viagem. Isso mesmo, nós fazemos aquela parte chata da pesquisa de acomodação, roteiro dia a dia, melhores formas de deslocamento entre as cidades, etc. Dá uma olhada na nossa tabela de valores ou manda um mensagem pra saber mais detalhes! 🌏

Por hoje é isso! Se tiver alguma dúvida sobre o passeio da Lagoa Bonita é só deixar um comentário aqui embaixo. Pra não perder nossos posts, que tal colocar seu nome e email naquela caixinha ali em cima, no canto direito?! Aí você vai recebê-los por email 😊

Beijos e até mais!

Nasci e cresci no interior de Minas Gerais, sou advogada de formação e consultora de viagens de profissão. Tenho 32 anos e desde sempre sonho em viajar o mundo. Já visitei 32 países (alguns mais de uma vez), tendo morado em 4 deles. Em 2016 criei o blog Partiu Viajar para ajudar e inspirar mais pessoas a viajar.

RELACIONADOS