O que fazer em Toronto em 3, 4 ou 5 dias [Roteiro completo]

Compartilhe este post

O roteiro de hoje é especial, pois vou falar da cidade que eu moro! Toronto é a cidade mais cosmopolita do Canadá e em muitos aspectos me lembra São Paulo. Nas próximas linhas vou te contar o que fazer em Toronto, como se deslocar na cidade, como fazer bate volta para Cataratas do Niagara, onde ficar em Toronto, como fazer o câmbio e muito mais dicas que só quem mora aqui sabe! Partiu conhecer a maior cidade do Canadá comigo?

Cataratas do Niagara
Primeira vez que fui às Cataratas do Niagara

Onde fica Toronto e como chegar na cidade

Toronto é a capital da província de Ontário e está localizada na costa oeste do Canadá. Hoje, é a maior cidade do país e você pode pensar nela como se fosse a São Paulo canadense rs

Para você ter uma noção de distâncias, Toronto fica a 450km de Ottawa, a capital do Canadá; a 545km de Montreal e a 800km de New York (90 minutos de voo). Eu cheguei na cidade vindo de um voo de Cancún, mas nesse primeiro dia eu só cheguei e fui direto para a Union Station para pegar meu ônibus para Ottawa. Na segunda vez, eu saí de Montreal para lá, eu fui de carona, usando um app chamado Poparide.

Se você estiver saindo do Brasil, os voos saindo de São Paulo costumam ser mais baratos, mas eu aconselho pesquisar várias opções para conseguir o melhor custo x benefício. Atualmente, companhias low cost como a Arajet e Avianca tem voos com ótimo custo X benefício! Assim, você pode usar Toronto como base para chegar sair do Canadá, tudo vai depender do que você deseja conhecer!

Seguro viagem Canadá

O seguro viagem Canadá não é obrigatório, mas é recomendável fazer um. Antigamente, se não fosse obrigatório eu viajava sem, mas de uns 5 anos pra cá percebi que é uma economia porca, pois se eu precisar de assistência vou gastar muito mais…

Para você ter uma ideia do investimento no seguro viagem, se você for ficar 10 dias no Canadá terá que pagar R$145 para ter uma cobertura de 30.000 USD. Se quiser fazer uma cotação, clique aqui e veja quanto vai sair o seguro de acordo com as suas datas. Ahh, é possível pagar no PIX, boleto e cartão de crédito! Qualquer dúvida, me manda mensagem e eu te auxilio na compra =)

Fazer cotação do seguro.

O que fazer em Toronto

Se você começou a pesquisar o que fazer em Toronto no verão deve ter notado que tem muita coisa interessante por aqui, certo? E ao contrário do que muita gente pensa, tem várias coisas gratuitas! Abaixo separei os melhores programas para uma primeira visita a cidade, sendo que tem opções pagas (que estão inclusas no Toronto CityPass) e gratuitas.

Mas oh, depois que eu vim morar aqui, descobri que no inverno também tem várias coisas legais para fazer, como patinar, esquiar etc Não importa a época do ano, Toronto sempre vai ter alguma coisa legal acontecendo!

Icefields Parkway, Alberta, Canada
Icefields Parkway | Canada

Tour guiado em português COMIGO

A primeira coisa que eu acho que você deveria colocar na sua lista de o que fazer em Toronto é um tour em português comigo =)

E por que esse tour é melhor do que os outros que estão por aí?

Primeiro pois ele é personalizado, ou seja, vamos monta-lo de acordo com o que você tem interesse de conhecer, podendo ter duração de 2 a 8 horas, sendo que eu posso te acompanhar até Niagara Falls inclusive.

Segundo pois é em português, ou seja, não precisa preocupar se você vai entender o que o guia está falando haha

Terceiro pois é privado, ou seja, você e sua família vão ter minha atenção exclusiva! Sendo que o tour não será somente para saber fatos históricos, é um tour dinâmico, no  qual vou compartilhar com vocês um pouco sobre a cultura canadense, curiosidades, pensa como uma imersão cultural!

E quarto, pois você vai GANHAR uma consultoria de 30 minutos online comigo, onde poderemos conversar sobre suas dúvidas sobre a viagem, tipo como fazer câmbio, como é a imigração, outros destinos que valem a pena conhecer além de Toronto etc

Me manda uma mensagem no Whatsapp para conversarmos mais a respeito!

CN Tower | o que fazer em Toronto

A CN Tower é o lugar para ver a cidade do alto! A construção da torre foi finalizada em 1976 e ela tem 553 metros de altura, sendo que você conseguirá ver ela de vários pontos da cidade.

CN Tower em Toronto
CN Tower em Toronto

Eu adorei ter visitado pois gosto de lugares com vista. Lá do alto consegui ter uma noção de como Toronto é enorme! Assim, se você quiser ter a melhor vista da cidade, pode colocar na sua lista de o que fazer em Toronto uma paradinha na CN Tower.

A dica para visitar é ir cedo, pois como é uma das atrações mais visitadas da cidade, ao longo do dia vai ficando mais e mais cheia e movimentada. Eu fui no horário das 10h e não peguei fila, e olha que era verão, hein! Mas, depois passei lá perto umas 18h e tinha uma fila enorme, fora que dentro da Torre devia estar abarrotado de gente, visto que você tem horário para entrar, mas não tem para sair.

Horário de funcionamento: 09:30 às 21h, diariamente.

Lembrando que essa é uma atividade paga, que está inclusa no Toronto CityPASS.

Casa Loma | roteiro Toronto

Outra atração que precisa estar na sua lista de o que fazer em Toronto, é a famosa Casa Loma. Ela é um castelo, que fica no alto de uma colina, sendo que era residência do Sir Henry Pellatt. Hoje é uma das atrações mais visitadas da cidade, sendo propriedade do governo.

Casa Loma em Toronto
Casa Loma | O que fazer em Toronto

A visita é separada em algumas partes, de acordo com os andares da casa. No térreo e 1º andar você vai ter acesso a residência, ver como vivia o dono da casa e sua família. Poderá visitar também os estábulos e um museu de cera, com personagens dos filmes e séries que já foram gravados lá, como X Men, Chicago, Handmaid’s Tale.

Ah, é essencial acessar o audio guide (incluso no valor da entrada), por isso sugiro que você esteja com fones de ouvido. Lá você terá acesso ao Wi-fi, banheiro e lanchonete na parte dos jardins.

Casa Loma em Toronto
Casa Loma foi cenário do filme X Men.

Eu achei bem interessante a visita e recomendo! A dica é chegar cedo para poder tirar fotos do lado de fora nem 1 milhão de pessoas atrás rs

Horário de funcionamento: 09:30 às 17h, diariamente.

Assim como a CN Tower, a entrada é paga e está inclusa no Toronto CityPASS.

City Cruises

Eu confesso que antes de fazer esse passeio de barco achei que ia ser sem graça, masss me surpreendi pois consegui ter uma vista linda do skyline do centro de Toronto.

Toronto skyline
Toronto skyline | o que fazer em Toronto

Assim, não subestime a beleza do passeio de barco, ok? Vai valer a pena e render fotos lindas. Além de te dar uma visão totalmente diferente da cidade, que você não tem se apenas caminhar pelo porto. O passeio durou 60 minutos e durante esse tempo tivemos acesso a várias informações sobre Toronto. Recomendo!

Lembrando que esse passeio não acontece durante todo o ano, nos meses mais frios eles suspendem os barcos. Então, é interessante checar se ele estará disponível quando você vier pra cá.

Royal Ontario Museum (ROM) | o que fazer em Toronto

É o maior museu do Canadá. Ele tem vários andares e você poderá aprender desde coisas sobre a civilização chinesa a coisas sobre animais e dinossauros. Indicado para adultos e crianças, sendo aconselhável separar de 2 a 3h para a visita!

Horário de funcionamento: 10h às 17:30, diariamente.

Assim como a CN Tower e a Casa Loma, o ingresso está incluso no CityPASS. Mas, atente-se pois o museu tem entrada gratuita em certos dias. Dá uma olhadinha no site oficial para ver se quando você estiver por aqui terá gratuidade.

Interior do Royal Ontario Museum
Interior do Royal Ontario Museum

Assistir a um jogo do Blue Jays no Rogers Stadium

O Blue Jays é o tradicional time de beisebol da cidade  e acho que seria um programa bem legal assistir a uma partida lá. Eu não sou muito fã do esporte, mas acho que é legal assistir nem que seja uma vez.

Eu conheci o estádio por dentro, mas não fui para assistir a um jogo, mas sim a um show. Nada mais nada menos do que PINK, minha diva! Ahh, dá uma conferida se algum artista que você curte não vai realizar show por lá, tem sempre algo rolando…

Se você vier no inverno, um programa super canadense que precisar estar na sua lista de o que fazer em Toronto é assistir a um jogo de hockey! Beeeeem mais legal que beisebol rs

Rogers Centre em Toronto
Rogers Centre

Chinatown | o que fazer em Toronto

O melhor lugar para comprar lembrancinhas baratas! Você vai encontrar os tradicionais chaveiros, imãs, canecas, chocolates e outras coisas temáticas com o nome “Canadá” ou “Toronto”. Pode colocar no seu roteiro de Toronto e se preparar para economizar vários dólares!

Distillery District

Na primeira vez que vim pra Toronto eu dei uma passadinha rápida por lá durante uma tarde e fiquei com vontade de voltar à noite para sentar e tomar um drink. Mas, como estava viajando sozinha abortei a ideia rs O local não é grande e tem vários bares e restaurantes, acho interessante ir de dia, mas perto do anoitecer, assim você consegue tirar boas fotos e ver tudo com as luzinhas da noite.

Depois de algum tempo, quando já estava morando na cidade, voltei lá à noite e achei lindo. Nas noites de verão o lugar fica ainda mais especial, com vários showzinhos.

Fazer um piquenique

Apesar de ser uma cidade enorme, Toronto tem muitos espaços verdes, como parques e praças. Então, minha dica é fazer um piquenique em algum desses lugares. Você pode passar no mercado ou em algum Tim Hortons (famosa rede de cafeterias daqui) comprar comidinhas e curtir uma tarde em algum cantinho legal.

Se o dia estiver muito quente e você quiser tomar uma cervejinha, saiba que aqui é proibido consumir alcool na rua. Sim, você pode fumar maconha, mas não pode tomar cerveja. Se você for burlar a lei e tomar cerveja ou outra coisa, vejo muitas pessoas fazendo isso no verão, fique atento aos policiais rs ou coloque sua cerveja em um copo que não seja transparente.

Ilha de Toronto | roteiro Toronto

Não é o programa mais imperdível de todos, mas se você estiver por aqui no verão e tiver mais do que 3 dias, vale a pena! Assim, fica essa dica para você colocar no seu roteiro de o que fazer em Toronto. Ah, inclusive pode fazer o piquenique lá.

Para chegar na ilha basta ir até o porto e pegar um barco que faz a travessia, é bem simples.

Letreiro | o que fazer em Toronto

Aquele programa clichê para tirar uma foto, tem gente que curte e tem gente que abre mão. Eu curto, então fui lá conferir rs Ahh e no inverno esse “lago” da foto vira pista de patinação no gelo, bem legal!!

Letreiro de Toronto

Essas são minhas principais sugestões para você colocar na sua lista de o que fazer em Toronto + o bate volta até as Cataratas do Niagara. Ah, não se esqueça de tirar um tempo para andar pelo centro, meio que sem rumo mesmo e fazer aquela paradinha estratégica no mercado de St Lawrence..

Vale a pena usa o Toronto CityPASS?

Sim, vale a pena usar o Toronto CityPASS para visitar as principais atrações da cidade. Mas, eu vou te mostrar no “papel” a conta que você precisa fazer para ver como é vantajoso e econômico usá-lo.

O Toronto CityPASS inclui a entrada nas seguintes atrações e cada ingresso custa:

  • CN Tower = 43 CAD
  • ROM (Royal Ontario Museum) = 26 CAD
  • Casa Loma = 40 CAD
  • City Cruises = 30 CAD
  • Ripleys Aquarium = 40 CAD
  • Toronto Zoo = 33 CAD (mas pode variar dependendo do dia da visita)

Dentre essas opções que eu citei acima você tem direito a escolher a CN Tower + 4 atrações. Eu vou fazer a conta com as 5 que eu escolhi, ok? Só não fui no Toronto Zoo e no aquário, pois não gosto desse tipo de turismo com animais. Então, somando as 5 atrações que eu fui, o total deu 161 CAD. Obs: quando eu usei o passe, ao invés do aquário a opção foi o museu de ciências, mas hoje ele está fechado.

O Toronto CityPASS custa 129 CAD + impostos. Ou seja, a economia será de, no mínimo, 70 dólares, o que representa +- 280 reais.

Casa Loma em Toronto
Interior da Casa Loma

Ahh, e você não precisa visitar todas as atrações no mesmo dia, ok? Você terá 9 dias consecutivos, a partir do primeiro dia de uso, sendo que o tempo começa a contar do primeiro uso e não da data da compra. Ou seja, você pode comprar o ticket no dia 01/12 e começar a usar no dia 10/01 e ele terá validade até o dia 18/01.

Agora volta ali em cima na parte que eu te contei o que fazer em Toronto e escolhe quais lugares você quer conhecer e faz a conta para ver se vale a pena comprar o Toronto CityPASS no seu caso em específico.

Para comprar o seu Toronto CityPASS, acesse esse site.

Roteiro de viagem Toronto

O Canadá é um país enorme e lindo! Eu moro aqui e cada dia descubro um cantinho novo… Primeiro conheci Ottawa (a capital), depois Montreal, Toronto, Vancouver, Banff, Niagara on the Lake, Niagara Falls, Quebec City, Fredericton. São muitos lugares incríveis para desbravar por aqui!

Ao viajar para Toronto você poderá aproveitar para conhecer outras cidades, como eu fiz, pois elas ficam relativamente próximas umas das outras. Eu posso te ajudar a organizar toda essa logística de deslocamento e o que fazer em cada cidade, sabia?

A consultoria de viagem inclui pesquisa de passagens aéreas + pesquisa de acomodações + pesquisa de passagens para se deslocar internamente + o que fazer + onde comer + como trocar o dinheiro + documentos obrigatórios para viajar etc

Me manda uma mensagem no Whatsapp para conversarmos mais a respeito!

Cataratas do Niagara

As Cataratas do Niagara são também conhecidas como Niagara Falls (nome em inglês) e ficam localizadas na cidade de Niagara Falls, que está a 130km de Toronto, mas devido ao trânsito, que pode ser bem pesado por aqui, o deslocamento seria de 90 minutos a 2h (depende da época do ano, do dia e da hora).

Cataratas do Niagara
Cataratas do Niagara

Ou seja, as quedas não ficam em Toronto, mas podem ser facilmente acessadas através de um bate volta. Para chegar lá você pode alugar um carro, ir de transporte público (GoBus, por exemplo) ou a melhor opção, um tour privado comigo!

Para ver as Cataratas do Niagara você não precisa pagar nada. É só chegar na cidade e ir até as quedas. Se você já visitou as Cataratas do Iguaçu vai notar algumas diferenças, como a cor da água, aqui no Canadá ela é verdinha, parece que tem alguém iluminando ela. Outra diferença é que ela fica no meio da cidade, ou seja, você não vai ver muita natureza, são as quedas e várias lojas, restaurantes, cassino, parque… Eu já fiz um post exclusivo sobre as Cataratas do Niagara, dá uma lida nele antes de planejar sua visita!

Ahh, assim como as Cataratas do Iguaçu (Brasil e Argentina) e Victoria Falls (Zâmbia e Zimbábue), as Cataratas do Niagara também dividem dois países, Canadá e Estados Unidos.

Caso seu orçamento esteja apertado você pode somente ver a quedas, mas se quiser aproveitar e fazer algumas atividades, é possível fazer um passeio de barco e chegar bem pertinho delas!

Cataratas do Niagara
Cataratas do Niagara | o que fazer em Toronto

Depois de se deslumbrar com as Cataratas do Niagara você pode dar uma voltinha pelos arredores e, se estiver de carro, pode dirigir até Niagara On the Lake, uma cidade vizinha, que é famosa pelas suas vinícolas e suas casas charmosas. Vale super a pena!!

Mas, caso você queira fazer degustação de vinhos e aproveitar o melhor de Niagara On The Lake sugiro contratar um passeio comigo, pois aí eu serei a motorista da rodada e você poderá provar nosso famoso ICEWINE.

Enoturismo em Niagara on the Lake
Enoturismo em Niagara on the Lake

Chip de internet Canadá

Sempre que eu viajo uso o chip da Holafly e já testei eles aqui no Canadá também!

A internet é de alta qualidade, sendo que as redes sociais são ilimitadas (Instagram, YouTube, Facebook, Whatsapp). Eles usam a tecnologia do chip virtual (eSIM), sendo que você já sai do Brasil conectado (ou seja, já vai poder chegar no destino usando todas as funções do seu celular).

Se quiser dar uma olhadinha nos valores dos planos, acesse esse link.

Como fazer o câmbio Canadá

A moeda oficial do país é o dólar canadense (CAD). Ele vale menos que o dólar americano, mas bem mais que o real, infelizmente. A última vez que fiz a conversão 100 reais valia 25 dólares canadenses, ou seja, para comprar 1 CAD era preciso pagar R$4,04. Ah, isso usando o cartão da Wise, que é como estou pagando pelas minhas coisas aqui. Na maior parte do tempo eu uso ele na função débito, inclusive no metrô para recarregar o cartão Presto.

CN Tower em Toronto.
CN Tower ao fundo.

Se você estiver pensando em usar seu cartão de crédito já posso adiantar que não é vantajoso por causa da taxa de conversão, que é mais baixa (geralmente seu real vale uns 30 centavos a menos). Caso queira trocar o dinheiro na casa de câmbio saiba que também não é vantajoso pois eles pagam menos pelo real lá (antes de vir para o Canadá fiz uma pesquisa e para comprar 1 CAD era preciso pagar R$4,30).

Se você não conhece o cartão da Wise, seguem 4 coisas essenciais que você precisa saber:

  • ele é GRATUITO e não tem anuidade;
  • permite compras no débito, sem a incidência de nenhuma taxa;
  • conversão melhor do que as das casas de câmbio, ou seja, seu real vale mais na troca;
  • permite 2 saques gratuitos de até R$1.400 por mês, porém alguns bancos cobram uma taxa de saque. É preciso verificar se o banco que você vai sacar cobra taxa e quanto é, pois ela varia de banco para banco. Já achei bancos que não cobram nada.

Esse é o link para você fazer seu cadastro e pedir o cartão: https://wise.prf.hn/l/wzGkPMa

Lembrando que o cartão da Wise é multimoedas, ou seja, você pode colocar dólar, euro, pesos mexicanos e mais umas 40 outras moedas! Eu já usei no Chile, Uruguai, Europa, Colômbia, México, Peru, Estados Unidos e aqui no Canadá e está dando super certo.

Onde ficar em Toronto

Como você sabe, Toronto é a maior cidade do Canadá e opções de hospedagem não faltam… mas, o que eu não consegui achar foi hospedagem barata, tudo caro…! Abaixo vou sugerir alguns hoteis e hostels custo x benefício como opção de onde ficar em Toronto, mas se quiser pesquisar outras, pode clicar nesse link.

Um dos melhores custo x benefício quando o tema é onde ficar em Toronto para quem está viajando em casal ou dupla!

Os quartos são espaçosos e bem iluminados, sendo que você pode incluir o café da manhã na sua diária. Com relação a localização, fica a 300m de uma estação de metrô e você consegue ir caminhando até vários pontos turísticos.

Para ver os valores e mais fotos, clica aqui.

Chelsea Hotel Toronto
Chelsea Hotel Toronto

Outra opção econômica quando o assunto é onde ficar em Toronto, é o Pembroke Inn.

Ele possui vários tipos de quarto, sendo alguns menores e mais econômicos, já outros mais espaçosos. Ele está localizado a menos de 900m de uma estação de metrô, ou seja, usar o transporte público não será um problema durante a sua estadia.

Para ver mais fotos, disponibilidade de datas e preços, acesse esse link.

Pembroke Inn
Pembroke Inn

Se você quiser um pouco mais de charme e puder pagar um pouco a mais também, o One King West Hotel and Residence é uma excelente opção! Ele está localizado pertinho de vários pontos turísticos de Toronto, como a CN Tower e o letreiro da cidade. Dessa forma, você vai economizar bastante com deslocamento. Ah, ele está a 400m da Union Station, a principal estação e rodoviária da cidade.

Os quartos são super espaçosos e bem iluminados, inclusive algumas unidades tem vista para a cidade. Ah, alguns quartos são no modelo apartamento, com cozinha, uma ótima se você estiver viajando com crianças.

Para ver mais fotos e valores, acessa esse link.

One King West Hotel and Residence
One King West Hotel and Residence

Para finalizar as sugestões de onde ficar em Toronto, o The Clarence Park é aquela sugestão para os mochileiros de plantão ou pessoas que precisam economizar. O hostel está super bem localizado, pertinho da estação de metrô e várias atrações de Toronto.

Ele possui quarto privados e dormitórios compartilhados com 4, 6 ou 8 camas (sendo mistos, masculinos ou femininos). Uma conhecida minha ficou nele e gostou!

Para ver fotos e valores, clica aqui.

The Clarence Park
The Clarence Park

Ahh lembrando que, se você fizer suas reservas usando meu link, o Booking me paga uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso! Eu uso esse dinheiro para manter o blog online e com conteúdo gratuito para você e outros milhares de viajantes. Legal, ne?

Como se deslocar em Toronto

A melhor forma de se deslocar em Toronto é usando o transporte público (metrô, street car ou ônibus). Assim que chegar na cidade já compre seu cartão PRESTO, que é o cartão para usar o transporte público, sendo que com ele você vai pagar mais barato nas passagens e ainda tem o benefício de faze transferências gratuitas dentro de 90 minutos.

Ou seja, se você usar o metrô às 09h e depois de 40 minutos precisar pegar um ônibus ou street car não pagará nada pela corrida, tendo em vista estar dentro do período de 90 minutos desde a primeira utilização.

Ele pode ser adquirido nas máquinas (foto abaixo) e recarregado nelas também. O cartão custa 5 CAD (dólares canadenses).

Presto Card
Presto Card.

Se você chegar pelo aeroporto internacional (Pearson) poderá comprar o cartão lá e já economizar na tarifa do Up Express, que é o trem que faz o trajeto aeroporto-Union Station. Para você ter uma noção, a passagem do Up Express sem o Presto custa 12,35 CAD e com o cartão sai por 9,25 CAD. Eu já fiz um vídeo exclusivo ensinando como usar o transporte público aqui em Toronto, se quiser conferir, esse é o link do meu Canal dou YouTube.

Se ao invés de usar o transporte público você preferir algo mais turístico, a melhor escolha são os ônibus hop on, hop off (aqueles vermelhos, com 2 andares, sabe?!).  O de Toronto te leva até os principais pontos turísticos e pode ser uma excelente opção se você não quer pegar metrô. O link para ver o valor e fazer a sua compra é esse aqui.

Leia também:
O que fazer em Niagara on the Lake, Canadá [guia completo 2025]
O que fazer em Vancouver, Canadá: 12 sugestões incríveis!
O que fazer em Ottawa [Vale a pena visitar?] Principais atrações!
Banff National Park: trilhas + lagos [com preços]

E aí, curtiu minhas dicas sobre o que fazer em Toronto? Agora você já sabe que tem muita coisa para aproveitar por aqui e que vai precisar de, no mínimo, 3 dias inteiros, mas o ideal mesmo é ter uns 5 dias! Se ainda tiver dúvidas, deixa ali embaixo nos comentários e não se esquece de dar uma conferida no Canal do YouTube, estou publicando vários vídeos lá e sempre tem novidade sobre o Canadá!

Beijos e até mais!


Compartilhe este post

Deixe um comentário