[Roteiro completo] O que fazer em Toronto em 3, 4 ou 5 dias

Compartilhe este post

Uma cidade que eu queria conhecer já fazia muiiito tempo e finalmente consegui passar 10 dias lá no verão! No post de hoje vou te contar o que fazer em Toronto, como se deslocar na cidade, como fazer bate volta para Cataratas do Niagara, onde ficar em Toronto, como fazer o câmbio e muito mais! Partiu conhecer a maior cidade do Canadá comigo?

Cataratas do Niagara
Cataratas do Niagara

Onde fica Toronto e como chegar na cidade

Toronto é a capital da província de Ontário e está localizada na costa oeste do Canadá. Hoje, é a maior cidade do país e você pode pensar nela como se fosse a São Paulo canadense rs

Para você ter uma noção de distâncias, Toronto fica a 450km de Ottawa, a capital do Canadá; a 545km de Montreal e a 800km de New York (90 minutos de voo). Eu cheguei na cidade vindo de um voo de Cancún, mas nesse primeiro dia eu só cheguei e fui direto para a Union Station para pegar meu ônibus para Ottawa. Na segunda vez, eu saí de Montreal para lá, eu fui de carona, usando um app chamado Poparide.

Se você estiver saindo do Brasil, os voos saindo de São Paulo costumam ser mais baratos, mas eu aconselho pesquisar várias opções para conseguir o melhor custo x benefício.

Seguro viagem Canadá

O seguro viagem Canadá não é obrigatório, mas é recomendável fazer um. Antigamente, se não fosse obrigatório eu viajava sem, mas de uns 5 anos pra cá percebi que é uma economia porca, pois se eu precisar de assistência vou gastar muito mais…

Para você ter uma ideia do investimento no seguro viagem, se você for ficar 10 dias no Canadá terá que pagar R$135 para ter uma cobertura de 30.000 USD. Se quiser fazer uma cotação, clique aqui e veja quanto vai sair o seguro de acordo com as suas datas. Ahh, é possível pagar no PIX, boleto e cartão de crédito! Qualquer dúvida, me manda mensagem e eu te auxilio na compra =)

Fazer cotação do seguro.

O que fazer em Toronto

Se você começou a pesquisar o que fazer em Toronto no verão deve ter notado que tem muita coisa interessante por lá, certo? E ao contrário do que muita gente pensa, tem várias coisas gratuitas! Abaixo separei os melhores programas para uma primeira visita a cidade, sendo que tem opções pagas (que estão inclusas no Toronto CityPass) e gratuitas.

CN Tower

A CN Tower é o lugar para ver a cidade do alto!

A construção da torre foi finalizada em 1976 e ela tem 553 metros de altura, sendo que você conseguirá ver ela de vários pontos da cidade.

CN Tower em Toronto
CN Tower em Toronto

Eu adorei ter visitado pois gosto de lugares com vista. Lá do alto consegui ter uma noção de como Toronto é enorme! Assim, se você quiser ter a melhor vista da cidade, pode colocar na sua lista de o que fazer em Toronto uma paradinha na CN Tower.

A dica para visitar é ir cedo, pois como é uma das atrações mais visitadas da cidade, ao longo do dia vai ficando mais e mais cheia e movimentada. Eu fui no horário das 10h e não peguei fila, e olha que era verão, hein! Mas, depois passei lá perto umas 18h e tinha uma fila enorme, fora que dentro da Torre devia estar abarrotado de gente, visto que você tem horário para entrar, mas não tem para sair.

Horário de funcionamento: 09:30 às 21h, diariamente.

Casa Loma

Outra atração que precisa estar na sua lista de o que fazer em Toronto, é a famosa Casa Loma. Ela é um castelo, que fica no alto de uma colina, sendo que era residência do Sir Henry Pellatt. Hoje é uma das atrações mais visitadas da cidade, sendo propriedade do governo.

Casa Loma em Toronto
Casa Loma | O que fazer em Toronto

A visita é separada em algumas partes, de acordo com os andares da casa. No térreo e 1º andar você vai ter acesso a residência, ver como vivia o dono da casa e sua família. Poderá visitar também os estábulos e um museu de cera, com personagens dos filmes e séries que já foram gravados lá, como X Men, Chicago, Handmaid’s Tale.

Ah, é essencial acessar o audio guide (incluso no valor da entrada), por isso sugiro que você esteja com fones de ouvido. Lá você terá acesso ao Wi-fi, banheiro e lanchonete na parte dos jardins.

Casa Loma em Toronto
Casa Loma foi cenário do filme X Men.

Eu achei bem interessante a visita e recomendo! A dica é chegar cedo para poder tirar fotos do lado de fora nem 1 milhão de pessoas atrás rs

Horário de funcionamento: 09:30 às 17h, diariamente.

City Cruises

Eu confesso que antes de fazer esse passeio de barco achei que ia ser sem graça, masss me surpreendi pois consegui ter uma vista linda do skyline do centro de Toronto.

Toronto skyline
Toronto skyline | o que fazer em Toronto

Assim, não subestime a beleza do passeio de barco, ok? Vai valer a pena e render fotos lindas. Além de te dar uma visão totalmente diferente da cidade, que você não tem se apenas caminhar pelo porto. O passeio durou 60 minutos e durante esse tempo tivemos acesso a várias informações sobre Toronto. Recomendo!

Royal Ontario Museum (ROM)

É o maior museu do Canadá. Ele tem vários andares e você poderá aprender desde coisas sobre a civilização chinesa a coisas sobre animais e dinossauros. Indicado para adultos e crianças, sendo aconselhável separar de 2 a 3h para a visita!

Horário de funcionamento: 10h às 17:30, diariamente.

Interior do Royal Ontario Museum
Interior do Royal Ontario Museum

Ontario Science Centre

Eu amo museus de ciências, então não poderia deixar de visitar esse!

Achei extremamente interessante para quem está viajando com crianças, tem muito entretenimento para os pequenos lá! Mas, se você for um adulto curioso, viajando sem crianças, como eu, também vai curtir!

Horário de funcionamento: 10h às 16h, de terça a domingo (aos finais de semana fecha às 17h).

Assistir a um jogo do Blue Jays no Rogers Stadium

O tradicional time de beisebol da cidade sempre joga em casa e acho que seria um programa bem legal assistir a uma partida lá.

Eu conheci o estádio por dentro, mas não fui para assistir a um jogo, mas sim a um show. Nada mais nada menos do que PINK, minha diva! Ahh, dá uma conferida se algum artista que você curte não vai realizar show por lá, tem sempre algo rolando…

Rogers Centre em Toronto
Rogers Centre

Chinatown | o que fazer em Toronto

O melhor lugar para comprar lembrancinhas baratas! Você vai encontrar os tradicionais chaveiros, imãs, canecas, chocolates e outras coisas temáticas com o nome “Canadá” ou “Toronto”.

Distillery District

Eu dei uma passadinha rápida por lá durante uma tarde e fiquei com vontade de voltar à noite para sentar e tomar um drink. Mas, como estava viajando sozinha abortei a ideia rs O local não é grande e tem vários bares e restaurantes, acho interessante ir de dia, mas perto do anoitecer, assim você consegue tirar boas fotos e ver tudo com as luzinhas da noite.

Fazer um piquenique

Apesar de ser uma cidade enorme, Toronto tem muitos espaços verdes, como parques e praças. Então, minha dica é fazer um piquenique em algum desses lugares. Você pode passar no mercado ou em algum Tim Hortons (famosa rede de cafeterias daqui) comprar comidinhas e curtir uma tarde em algum cantinho legal. Se o dia estiver muito quente e você quiser tomar uma cervejinha, saiba que aqui é proibido consumir alcool na rua. Sim, você pode fumar maconha, mas não pode tomar cerveja.

Se você for burlar a lei e tomar cerveja ou outra coisa, vi muitas pessoas fazendo isso pois estava muito quente, fique atento aos policiais rs ou coloque sua cerveja em um copo que não seja transparente.

Ilha de Toronto

Eu não fui, mas quando voltar vou visitar, vi muitas fotos lindas de lá e muitas pessoas me falaram que vale a pena! Assim, fica essa dica para você colocar no seu roteiro de o que fazer em Toronto. Ah, inclusive pode fazer o piquenique lá.

Para chegar na ilha basta ir até o porto e pegar um barco que faz a travessia, é bem simples.

Letreiro | o que fazer em Toronto

Aquele programa clichê para tirar uma foto, tem gente que curte e tem gente que abre mão. Eu curto, então fui lá conferir rs

Letreiro de Toronto

Essas são minhas principais sugestões para você colocar na sua lista de o que fazer em Toronto + o bate volta até as Cataratas do Niagara. Ah, não se esqueça de tirar um tempo para andar pelo centro, meio que sem rumo mesmo.

Vale a pena usa o Toronto CityPASS?

Sim, vale a pena usar o Toronto CityPASS para visitar as principais atrações da cidade. Mas, eu vou te mostrar no “papel” a conta que você precisa fazer para ver como é vantajoso e econômico usá-lo.

O Toronto CityPASS inclui a entrada nas seguintes atrações e cada ingresso custa:

  • CN Tower = 43 CAD
  • ROM (Royal Ontario Museum) = 26 CAD
  • Casa Loma = 40 CAD
  • City Cruises = 30 CAD
  • Science Center = 22 CAD
  • Toronto Zoo = 33 CAD (mas pode variar dependendo do dia da visita)

Dentre essas opções que eu citei acima você tem direito a escolher a CN Tower + 4 atrações. Eu vou fazer a conta com as 5 que eu escolhi, ok? Só não fui no Toronto Zoo, pois não gosto desse tipo de turismo com animais. Então, somando as 5 atrações o total dá 161 CAD.

O Toronto CityPASS custa 99,25 CAD + impostos. Ou seja, a economia será de, no mínimo, 60 dólares, o que representa +- 230 reais.

Casa Loma em Toronto
Interior da Casa Loma

Ahh, e você não precisa visitar todas as atrações no mesmo dia, ok? Você terá 9 dias consecutivos, a partir do primeiro dia de uso, sendo que o tempo começa a contar do primeiro uso e não da data da compra. Ou seja, você pode comprar o ticket no dia 01/12 e começar a usar no dia 10/01 e ele terá validade até o dia 18/01.

Agora volta ali em cima na parte que eu te contei o que fazer em Toronto e escolhe quais lugares você quer conhecer e faz a conta para ver se vale a pena comprar o Toronto CityPASS no seu caso em específico.

Para comprar o seu Toronto CityPASS, acesse esse site.

Roteiro de viagem Toronto

O Canadá é um país enorme e lindo! Estou aqui desde julho (3 meses) e cada dia descubro um cantinho novo… Primeiro conheci Ottawa (a capital), depois Montreal, Toronto e agora Vancouver. São muitos lugares incríveis para desbravar por aqui!

Ao viajar para Toronto você poderá aproveitar para conhecer outras cidades, como eu fiz, pois elas ficam relativamente próximas umas das outras. Eu posso te ajudar a organizar toda essa logística de deslocamento e o que fazer em cada cidade, sabia?

A consultoria de viagem inclui pesquisa de passagens aéreas + pesquisa de acomodações + pesquisa de passagens para se deslocar internamente + o que fazer + onde comer + como trocar o dinheiro + documentos obrigatórios para viajar etc

Me manda uma mensagem no Whatsapp para conversarmos mais a respeito!

Cataratas do Niagara

As Cataratas do Niagara são também conhecidas como Niagara Falls (nome em inglês) e ficam localizadas na cidade de Niagara Falls, que está a 130km de Toronto.

Cataratas do Niagara
Cataratas do Niagara

Ou seja, as quedas não ficam em Toronto, mas podem ser facilmente acessadas através de um bate volta. Para chegar lá você pode alugar um carro, comprar uma excursão ou ir de transporte público (GoBus, por exemplo). Eu fui de ônibus até Hamilton e lá encontrei alguns amigos e fomos de carro até Niagara.

Para ver as Cataratas do Niagara você não precisa pagar nada. É só chegar na cidade e ir até as quedas. Se você já visitou as Cataratas do Iguaçu vai notar algumas diferenças, como a cor da água, aqui no Canadá ela é verdinha, parece que tem alguém iluminando ela. Outra diferença é que ela fica no meio da cidade, ou seja, você não vai ver muita natureza, são as quedas e várias lojas, restaurantes, cassino, parque…

Ahh, assim como as Cataratas do Iguaçu (Brasil e Argentina) e Victoria Falls (Zâmbia e Zimbábue), as Cataratas do Niagara também dividem dois países, Canadá e Estados Unidos.

Caso seu orçamento esteja apertado você pode somente ver a quedas, mas se quiser aproveitar e fazer algumas atividades, é possível fazer um passeio de barco e chegar bem pertinho delas! Eu ia fazer, mas estava tão cheio no dia que eu fui que mudei de ideia rs

Cataratas do Niagara
Cataratas do Niagara | o que fazer em Toronto

Depois de se deslumbrar com as Cataratas do Niagara você pode dar uma voltinha pelos arredores e, se estiver de carro, pode dirigir até Niagara On the Lake, uma cidade vizinha, que é famosa pelas suas vinícolas.

Cataratas do Niagara
Cataratas do Niagara

Chip de internet Canadá

Estou usando o chip Mundi da América Chip, pois antes de vir pra cá estava no México e antes de lá estava na Colômbia. Então, eu precisava de um chip válido em todos esses lugares. Caso você venha só para o Canadá ou Canadá e Estados Unidos pode usar ele também. Está funcionando 100% aqui e não tenho do que me queixar!

A internet é de alta qualidade, sendo que as redes sociais são ilimitadas (Instagram, YouTube, Facebook, Twiter, Whatsapp). Você poderá escolher entre chip físico ou virtual, sendo que já sai do Brasil conectado (ou seja, já vai poder chegar no destino usando todas as funções do seu celular).

Se quiser dar uma olhadinha nos valores dos planos, acesse esse link.

Como fazer o câmbio Canadá

A moeda oficial do país é o dólar canadense (CAD). Ele vale menos que o dólar americano, mas bem mais que o real, infelizmente. A última vez que fiz a conversão 100 reais valia 27 dólares canadenses, ou seja, para comprar 1 CAD era preciso pagar R$3,70. Ah, isso usando o cartão da Wise, que é como estou pagando pelas minhas coisas aqui. Na maior parte do tempo eu uso ele na função débito, inclusive no metrô para recarregar o cartão Presto.

CN Tower em Toronto.
CN Tower ao fundo.

Se você estiver pensando em usar seu cartão de crédito já posso adiantar que não é vantajoso por causa do IOF (imposto de 6,38% que incide sobre suas compras internacionais) e por causa da taxa de conversão, que é mais baixa (geralmente seu real vale uns 30 centavos a menos). Caso queira trocar o dinheiro na casa de câmbio saiba que também não é vantajoso pois eles pagam menos pelo real lá (antes de vir para o Canadá fiz uma pesquisa e para comprar 1 CAD era preciso pagar R$4).

Se você não conhece o cartão da Wise, seguem 5 coisas essenciais que você precisa saber:

  • ele é GRATUITO e não tem anuidade;
  • permite compras no débito, sem a incidência de nenhuma taxa;
  • IOF de 1,1% na hora de converter real para qualquer moeda estrangeira (o cartão de crédito cobra 6,38% de IOF);
  • conversão melhor do que as das casas de câmbio, ou seja, seu real vale mais na troca;
  • permite 2 saques gratuitos de até R$1.400 por mês, porém alguns bancos cobram uma taxa de saque. É preciso verificar se o banco que você vai sacar cobra taxa e quanto é, pois ela varia de banco para banco. Já achei bancos que não cobram nada.

Esse é o link para você fazer seu cadastro e pedir o cartão: https://wise.prf.hn/l/wzGkPMa

Lembrando que o cartão da Wise é multimoedas, ou seja, você pode colocar dólar, euro, pesos mexicanos e mais umas 40 outras moedas! Eu usei no Chile, Uruguai, Europa, Colômbia, México, agora aqui no Canadá e está dando super certo.

Onde ficar em Toronto

Como você sabe, Toronto é a maior cidade do Canadá e opções de hospedagem não faltam… mas, o que eu não consegui achar foi hospedagem barata, tudo caro…! Abaixo vou sugerir alguns hoteis e hostels custo x benefício como opção de onde ficar em Toronto, mas se quiser pesquisar outras, pode clicar nesse link.

Um dos melhores custo x benefício quando o tema é onde ficar em Toronto para quem está viajando em casal ou dupla!

Os quartos são espaçosos e bem iluminados, sendo que você pode incluir o café da manhã na sua diária. Com relação a localização, fica a 300m de uma estação de metrô e você consegue ir caminhando até vários pontos turísticos.

Para ver os valores e mais fotos, clica aqui.

Chelsea Hotel Toronto
Chelsea Hotel Toronto

Outra opção econômica quando o assunto é onde ficar em Toronto, é o Pembroke Inn.

Ele possui vários tipos de quarto, sendo alguns menores e mais econômicos, já outros mais espaçosos. Ele está localizado a menos de 900m de uma estação de metrô, ou seja, usar o transporte público não será um problema durante a sua estadia.

Para ver mais fotos, disponibilidade de datas e preços, acesse esse link.

Pembroke Inn
Pembroke Inn

Se você quiser um pouco mais de charme e puder pagar um pouco a mais também, o One King West Hotel and Residence é uma excelente opção! Ele está localizado pertinho de vários pontos turísticos de Toronto, como a CN Tower e o letreiro da cidade. Dessa forma, você vai economizar bastante com deslocamento. Ah, ele está a 400m da Union Station, a principal estação e rodoviária da cidade.

Os quartos são super espaçosos e bem iluminados, inclusive algumas unidades tem vista para a cidade. Ah, alguns quartos são no modelo apartamento, com cozinha, uma ótima se você estiver viajando com crianças.

Para ver mais fotos e valores, acessa esse link.

One King West Hotel and Residence
One King West Hotel and Residence

Para finalizar as sugestões de onde ficar em Toronto, o The Clarence Park é aquela sugestão para os mochileiros de plantão ou pessoas que precisam economizar. O hostel está super bem localizado, pertinho da estação de metrô e várias atrações de Toronto.

Ele possui quarto privados e dormitórios compartilhados com 4, 6 ou 8 camas (sendo mistos, masculinos ou femininos). Uma conhecida minha ficou nele e gostou!

Para ver fotos e valores, clica aqui.

The Clarence Park
The Clarence Park

Ahh lembrando que, se você fizer suas reservas usando meu link, o Booking me paga uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso! Eu uso esse dinheiro para manter o blog online e com conteúdo gratuito para você e outros milhares de viajantes. Legal, ne?

Como se deslocar em Toronto

A melhor forma de se deslocar em Toronto é usando o transporte público (metrô, street car ou ônibus). Assim que chegar na cidade já compre seu cartão PRESTO, que é o cartão para usar o transporte público, sendo que com ele você vai pagar mais barato nas passagens e ainda tem o benefício de faze transferências gratuitas dentro de 90 minutos.

Ou seja, se você usar o metrô às 09h e depois de 40 minutos precisar pegar um ônibus ou street car não pagará nada pela corrida, tendo em vista estar dentro do período de 90 minutos desde a primeira utilização.

Ele pode ser adquirido nas máquinas (foto abaixo) e recarregado nelas também. O cartão custa 5 CAD (dólares canadenses).

Presto Card
Presto Card.

Se você chegar pelo aeroporto internacional (Pearson) poderá comprar o cartão lá e já economizar na tarifa do Up Express, que é o trem que faz o trajeto aeroporto-Union Station. Para você ter uma noção, a passagem do Up Express sem o Presto custa 12,35 CAD e com o cartão sai por 9,25 CAD.

Se ao invés de usar o transporte público você preferir algo mais turístico, a melhor escolha são os ônibus hop on, hop off (aqueles vermelhos, com 2 andares, sabe?!).  O de Toronto te leva até os principais pontos turísticos e pode ser uma excelente opção se você não quer pegar metrô. O link para ver o valor e fazer a sua compra é esse aqui.

Leia também:
Trusted House Sitters: como funciona? Vale a pena? [guia completo]
O que fazer em Cancún em 7 dias: passeios imperdíveis e roubadas!

E aí, curtiu minhas dicas sobre o que fazer em Toronto? Agora você já sabe que tem muita coisa para aproveitar por lá e que vai precisar de, no mínimo, 3 dias inteiros, mas o ideal mesmo é ter 5 dias! Se ainda tiver dúvidas, deixa ali embaixo nos comentários e não se esquece de dar uma conferida no Canal do YouTube, estou publicando vários vídeos lá e em breve vai ter muita coisa sobre o Canadá!

Beijos e até mais!


Compartilhe este post

Deixe um comentário