Cidades da Serra Gaúcha: O que fazer em Gramado

Compartilhe este post

O post de hoje é o primeiro de uma série sobre as cidades que fazem parte da Serra Gaúcha. Darei dicas de pontos turísticos e informações sobre o que fazer em Gramado, uma cidade encantadora que fica localizada a apenas 100 km de Porto Alegre. A cidade é procurada o ano inteiro por turistas brasileiros e estrangeiros. Porém, atinge seu ápice de turistas em 3 períodos do ano: inverno, natal e na época do Festival de Cinema.

Gramado é uma cidade pequena e charmosa, que está muito bem preparada para receber seus visitantes. No centrinho da cidade, na Avenida Borges de Medeiros, 1647 (esquina com Av. das Hortências) tem um centro de atendimento ao turista, lá peguei um mapa da cidade e um guia oficial da gastronomia local.

Gramado - Foto: http://www.festurisgramado.com/
Gramado – Foto: http://www.festurisgramado.com/

# Como chegar a Gramado

Existem, basicamente, 3 formas para chegar na cidade. A primeira delas é de carro, a segunda de ônibus e a terceira de avião/ônibus. Eu optei por esta última, peguei um voo de 1 hora e 30 min de São Paulo para Porto Alegre e lá um ônibus para Gramado.

Os ônibus que vão para Gramado partem da rodoviária da capital gaúcha e param no aeroporto, os turistas que quiserem ir direto não precisam se deslocar até a rodoviária. Existem ônibus convencionais e executivos. Eu optei pelo executivo da empresa Citral, que tinha aquecimento. A viagem durou cerca de 2 horas.

#Quantos dias ficar

A Serra Gaúcha é formada por várias cidades interessantes e o número de dias depende muito do que você pretende fazer. Se o objetivo for visitar somente Gramado e Canela sugiro separar 3 dias inteiros, mas se quiser dar uma esticadinha até Bento Gonçalves, por exemplo, pode reservar mais 2 dias.

A Alessandra, do blog Viagens de Cá Pra Lá, fez o post “O que fazer em Bento Gonçalves 16 lugares para conhecer na cidade“, no qual ela dá dicas de o que fazer em Bento Gonçalves na área urbana e na rural. Confere lá!

# Onde se hospedar em Gramado

A cidade é muito turística, sendo assim existem diversas opções de hospedagem em Gramado. A escolha vai depender do bolso de cada um. Você pode usar o Booking para procurar hotéis, pousadas ou hostels com o menor preço garantido. É só clicar aqui ou no box do Booking espalhado pelo blog. Garanta já sua reserva!

Atenção: se você estiver pensando em visitar a cidade nos 3 períodos do ano que ela fica mais cheia, é aconselhável fazer a reserva com muita antecedência, pois as opções mais em conta se esgotam rapidamente!

Hotel Sky - Opção de hospedagem em Gramado
Hotel Sky – Opção de hospedagem em Gramado

# Onde comer

 A gastronomia de Gramado foi feita para ajudar aqueles que precisam de um empurrãozinho para sair da dieta! A cidade oferece mais de 100 opções de restaurantes, possui vááárias lojas de chocolate espalhadas por suas ruas, cafés coloniais e muito mais! Resumindo: não tem como viajar para lá e não ganhar algumas (ou muitas) gramas, porém, vale muito a pena!

Quando conheci a cidade estava um friozinho de Julho, super gostoso (média de 4 graus), então optei por opções como chocolate quente, vinho, sopa e fondue.

Por falar em fondue, eles têm a tradicional sequência de fondues! Eu fui conferir a sequência do Maximilia, comprei um cupom no site Tche Ofertas (espécie de Groupon do Sul) e paguei bem mais barato. Achei muito gostoso e bem servido. Primeiro eles servem o de queijo que veio acompanhado de batata, pão, brócolis e goiabada. Em seguida eles servem o de carne (boi, frango e porco) com 8 tipos de molhos e, no final, o de chocolate acompanhado de morango, uvas, abacaxi, maçã, laranja e melão.

Outra “refeição” bem tradicional é o café colonial. Na cidade é possível encontrar várias opções, um bem tradicional é o Bela Vista, que tem mais de 150 opções de tortas, pães, bolos, etc. Vale a pena conferir!

Bela Vista Café Colonial
Bela Vista Café Colonial

No centro da cidade você encontrará várias lojas de chocolates das fábricas da região, marcas como Pawer, Lugano, Florybal dominam o lugar. Vale conhecer cada uma, nem que seja só para olhar ou degustar algum chocolate. Lembrando que chocolates são sempre ótimas lembrancinhas.

Dica: a grande maioria dos restaurantes de Gramado possui um sistema de transporte gratuito, ou seja, eles buscam o turista no hotel e levam até o restaurante e depois o deixam de volta.  Se informe na recepção do seu local de hospedagem, pois esta é mais uma comodidade da cidade!

Agora vamos ver o que fazer em Gramado.

# O que fazer em Gramado

Mini mundo

É um parque com várias miniaturas, tem casas, vilarejos e monumentos. Achei tudo muito detalhado e lindo. Vale a pena tirar umas duas horas para explorar o local. Recomendo demais! Segue o site para mais detalhes http://www.minimundo.com.br/

O que fazer em Gramado: Visitar e curtir as miniaturas do Mini Mundo
O que fazer em Gramado: Visitar e curtir as miniaturas do Mini Mundo
Ingressos do Mini Mundo - Ponto turístico de Gramado
Ingressos do Mini Mundo – Ponto turístico de Gramado

Lago Negro

Como o nome diz é um lago, eu fui em um domingo de sol, estava bem cheio. Várias famílias andando de pedalinho, outras se esquentando no sol (fazia 2 graus na ocasião).

Lago Negro - Um dos pontos turísticos de Gramado
Lago Negro – Um dos pontos turísticos de Gramado
O que fazer em Gramado: Andar de pedalinho no Lago Negro
O que fazer em Gramado: Andar de pedalinho no Lago Negro

Igreja Matriz São Pedro

Igreja com estrutura montada em pedra basáltica, fica localizada no centro da cidade. É um dos principais pontos turísticos de Gramado

O que fazer em Gramado: Visita à Igreja Matriz São Pedro
O que fazer em Gramado: Visita à Igreja Matriz São Pedro


Palácio dos Festivais

É onde ocorre o Festival de Cinema, localizado no centro da cidade, a alguns metros da Igreja Matriz São Pedro. Segue o site do festival  http://www.festivaldegramado.net/festival

Palácio dos Festivais - Um dos pontos turísticos de Gramado
Palácio dos Festivais – Um dos pontos turísticos de Gramado

Rua Coberta

Fica localizada em frente ao Palácio dos Festivais e é uma rua com telhado, bem bacana nos dias chuvosos e frios.

Rótula das Bandeiras

Homenageia os estados brasileiros, pois possui as bandeiras de cada um hasteadas. Tem também uma réplica do Kikito (estátua que é entregue no Festival de Cinema).

O que fazer em Gramado: Passear pela Rótula das bandeiras
O que fazer em Gramado: Passear pela Rótula das bandeiras

Pórticos de entrada

Os pórticos são os famosos arcos que ficam situados na entrada da cidade. Vale ir para tirar uma foto tradicional.

Listei aqui algumas opções de pontos turísticos e o que fazer em Gramado, mas a cidade possui muito mais coisas para fazer. Se tiver mais tempo, experimente sentar em um café colonial e saborear um delicioso chocolate quente ou caminhar sem rumo pela Avenida das Hortências e admirar a arquitetura local.

Espero que você tenha gostado do post! Na continuação da série falarei sobre o que fazer em Canela.

Até mais!


Compartilhe este post

4 comentários em “Cidades da Serra Gaúcha: O que fazer em Gramado”

Deixe um comentário