3 grandes motivos para fazer seu intercâmbio na Irlanda

Compartilhe este post

Aqueles que estão procurando por intercâmbio com certeza já ouviram falar sobre intercâmbio na Irlanda. O país, cuja capital é Dublin, está entre os países da União Europeia com maior crescimento econômico.

# Intercâmbio na Irlanda

A Irlanda é bem popular entre os intercambistas brasileiros. Um dos principais motivos é que o governo irlandês incentiva bastante os estudantes a irem para lá, pois eles movimentam muito a economia do país.

Confira a seguir 3 grandes motivos para fazer seu intercâmbio na Irlanda:

Placa indicando a direção da Irlanda
Placa indicando a direção da Irlanda

1º Motivo – Possibilidade de trabalhar

A Irlanda é um dos poucos países do mundo que concede aos brasileiros que vão estudar inglês, se preencherem alguns pré-requisitos, um visto de estudante com permissão para trabalho.

Existem duas modalidades mais comuns de intercâmbio para a Irlanda. A primeira delas é quando o intercambista objetiva unicamente o estudo – geralmente os estudantes ficam no máximo 90 dias – neste caso não precisam de visto de estudante, entrarão no país como turistas e não poderão trabalhar.

A segunda modalidade é a de estudo + trabalho – os intercambistas que escolhem essa modalidade ficam, no mínimo, 6 meses no país. Precisam tirar o visto de estudante e, se preencherem os requisitos do Governo irlandês, ganham uma permissão para trabalho.

Intercâmbio na Irlanda - The Temple Bar localizado em Dublin
The Temple Bar localizado em Dublin

Nós já fizemos um post sobre intercâmbio de trabalho, lá tem mais detalhes, quem quiser conferir é só clicar aqui!

Faça seu orçamento de intercâmbio pela Bglobal
Faça seu orçamento de intercâmbio pela Bglobal

2º Motivo – Pouca burocracia

Quando o assunto é o visto muitas pessoas já sentem uma certa insegurança, imaginam logo o processo de visto americano, e as histórias de visto negado.

A Irlanda é um dos países menos burocráticos no que diz respeito à obtenção do visto de estudante. O Governo exige alguns pré-requisitos para a obtenção do visto de estudante, se o aplicante preenchê-los, consegue o visto, não há o subjetivismo presente na aplicação para o visto americano, por exemplo.

Os pré-requisitos são: passagem aérea ida e volta; matrícula em um curso de inglês com carga horária mínima de 15h por semana, durante 6 meses; seguro governamental obrigatório; 3.000 euros.

Esses documentos são apresentados para um oficial da imigração lá na Irlanda, diferentemente do que ocorre nos outros países onde a aplicação para o visto ocorre ainda no Brasil.

Ainda no caso da Irlanda, o estudante não precisa comprovar vínculos com o Brasil e, se quiser, poderá renovar seu visto com a mesma facilidade.

Comemoração Saint Patrick's Day
Comemoração Saint Patrick’s Day

Para obter o visto de turista é ainda mais fácil, pois, o intercambista não precisará comprovar os 3.000 euros e o seguro governamental.

É necessário apenas o passaporte, a passagem aérea de ida e volta, dinheiro para se manter no país e um seguro viagem (se quiser viajar para outros países que fazem parte do Tratado de SCHENGEN é necessário um seguro viagem com cobertura mínima de 30.000 euros).

3º Motivo – Morar na Europa

Já pensou em morar um período na Europa e nos feriados/férias, poder viajar para outros países? Pois é, se você for fazer seu intercâmbio na Irlanda terá essa oportunidade fantástica.

Há voos super baratos saindo de Dublin com destino a Londres, por exemplo. Existe uma Cia Aérea chamada Rynair que, além de ser da categoria low cost, faz várias promoções de passagem (já vi trechos por 15 euros!). O site da Cia pode ser acessado aqui.

Cliffs of Moher localizado no Condado de Clare - Irlanda
Cliffs of Moher localizado no Condado de Clare – Irlanda

Mas não é só de avião que você poderá se deslocar pela Europa, lá existe uma malha ferroviária muito boa, que corta todo o continente. É barato e confortável viajar de trem! Assim, pode ter certeza, se você quiser viajar e conhecer outros países europeus, não vai encontrar dificuldades.

Além da facilidade do transporte, o intercambista vai encontrar uma diversidade e riqueza cultural muito grandes, nada comparado ao que temos aqui no Brasil! Na Europa você vai respirar cultura, história, etc.

Guinness Storehouse - Museu da cerveja mais famosa do mundo: a Guiness.
Guinness Storehouse – Museu da cerveja mais famosa do mundo: a Guiness.

Bom pessoal, por hoje é só! Espero ter ajudado vocês! Como o assunto intercâmbio na Irlanda é bem complexo, vou fazer os posts aos poucos.

Qualquer dúvida é só deixar um comentário aqui embaixo!

Até mais!


Compartilhe este post

Deixe um comentário