4 programas imperdíveis para fazer em Buenos Aires

Buenos Aires é uma cidade que inspira o visitante a curtir a vida ao máximo. Muitos dizem que a capital da Argentina lembra um pouco Madri, já outros notam uma semelhança com Paris. Mas a verdade é que ela tem uma energia única.

Já faz algum tempo que a moeda Argentina está desvalorizada, se juntarmos esse fato com as passagens aéreas baratas (toda semana tem promoção de passagem para Buenos Aires!) e a proximidade com o Brasil (apenas 3 horas de voo saindo de São Paulo ou Belo Horizonte, por exemplo) fica quase impossível não aproveitar para conhecer a capital hermana.

Vista aérea de Buenos AiresVista aérea de Buenos Aires – Fonte: http://revistalofficiel.com.br/

Quem tiver vontade de conhecer Buenos Aires não precisa esperar as férias, é possível conhecer os principais pontos da cidade em um final de semana prolongado. Os 4 programas listados abaixo podem ser feitos em 3 dias (Sexta, Sábado e Domingo, por exemplo).

1º Assistir um show de Tango

Ir à Argentina e não assistir um show de Tango é como ir à Minas Gerais e não comer pão de queijo, ou seja, um grande erro! Existem vários shows de tango espalhados pela cidade, desde apresentações na rua (bem comuns na região da Calle Caminito) a shows com jantar em casas tradicionais.

Casal dançando Tango em uma rua de Buenos Aires
Casal dançando Tango em uma rua de Buenos Aires

Quando fui a Buenos Aires, vi algumas apresentações na rua, porém quis assistir uma mais tradicional também. Após pesquisar um pouco, escolhi a Esquina Carlos Gardel. Não é a opção mais barata, pois é uma casa de show bem tradicional, e existe a opção de jantar ou não. A energia transmitida durante o show é indescritível, eu recomendo! Quem quiser saber mais sobre o lugar é só clicar o link a seguir e acessar o site oficial http://pr.esquinacarlosgardel.com.ar/

2º Andar pela Calle Caminito

A região da Calle Caminito, no Bairro La Boca, é um dos lugares mais turísticos da capital Argentina. O nome foi dado para homenagear um famoso tango, o “Caminito”. Lá você vai encontrar várias lembrancinhas, cafés, casas de câmbio e vários dançarinos de rua fazendo apresentações de tango. Por ser um local super turístico, tudo é bem mais caro por lá, por isso se quiser comprar lembrancinhas baratas, é melhor deixar para comprar na região da Calle Florida.

Casal dançando Tango na Calle Caminito - Fonte: http://www.buenosaires.travel/
Casal dançando Tango na Calle Caminito – Fonte: http://www.buenosaires.travel/

Se você for um amante do futebol, vale a pena conhecer também o mítico estádio La Bombonera, do time mais popular da Argentina, o Boca Juniors. O estádio fica a 500 metros da Caminito e possui um museu, o Museo de la Pasión Boquense, onde você poderá conhecer a história do clube argentino. Mais informações sobre preços e horários de visitas podem ser encontradas aqui: http://shop.bocajuniors.com.ar/catalogo/3162/museo

Checklist: O que levar na bagagem de viagem

Para não esquecer de levar os itens essenciais em sua viagem, baixe gratuitamente o Checklist: O que levar na bagagem de viagem

Vista interna do Museo Boquense - Fonte: www.gazetadopovo.com.br
Vista interna do Museo Boquense – Fonte: www.gazetadopovo.com.br

3º Explorar a região da Plaza de Mayo

A Praça de Maio é o coração político de Buenos Aires. O local é palco frequente de manifestações populares, está cercado por edifícios como a Casa Rosada, o Congresso e a Catedral. Vale a pena andar sem rumo pela região e absorver a cultura e história emanadas pelo local.

Vista da Plaza de Mayo - Fonte: http://www.artlinguas.com.br
Vista da Plaza de Mayo – Fonte: http://www.artlinguas.com.br

Dica: nos finais de semana é possível fazer uma visita guiada na Casa Rosada. A visita deve ser agendada, é gratuita e só acontece nos finais de semana e feriados. Para reservar sua vaga é só clicar no link a seguir http://visitas.casarosada.gob.ar/

4º Percorrer as Avenidas 9 de Julio e Corrientes

A Avenida 9 de Julio é conhecida como a avenida mais larga do mundo. Nela encontra-se o famoso Teatro Colón, que é considerado um dos melhores teatros de ópera do mundo. Quem quiser consultar a agenda do Teatro é só conferir o site http://www.teatrocolon.org.ar/pt.

Vista interna do Teatro Colón - Fonte: https://poltronalivre.wordpress.com
Vista interna do Teatro Colón – Fonte: https://poltronalivre.wordpress.com

Ainda no cruzamento das Avenidas 9 de Julio com Corrientes, encontra-se o Obelisco, monumento histórico criado para comemorar os 400 anos da cidade. Há muito o que explorar nestas duas avenidas. Tire algumas horas para caminhar e conhecer esse pedaço tão importante de Buenos Aires!

Vista aérea do Obelisco - Fonte: http://mapadomundo.org/
Vista aérea do Obelisco – Fonte: http://mapadomundo.org/

Pessoal, Buenos Aires tem muita coisa para ser explorada, viu?! No post de hoje coloquei só alguns programas que eu considero essenciais para quem vai visitar a cidade pela primeira vez. Ahhhh, não se esqueçam de comer o famoso alfajor argentino!

Até mais!