Esse é o segundo post da “Conexões na Europa”. Vou apresentar um roteiro de apenas 11 horas e contar sobre os lugares que conheci durante a minha conexão em Roma, que assim como Paris (destacada no post anterior) é uma cidade bastante turística e fácil de locomover.
A capital da Itália possui mais de um aeroporto, mas o principal é o Aeroporto Fiumicino. Então, vamos partir do pressuposto que seu voo vai chegar e sair de lá. Outro ponto que é preciso levar em consideração é que você terá um total de 11 horas, ou seja, precisa dividir bem o seu tempo pois terá que se deslocar do/para o aeroporto.
# Deslocamento do Aeroporto até a Estação Termini
Existem inúmeras opções para se chegar até a região central de Roma. Das duas vezes que eu fui na cidade utilizei o ônibus da empresa Terravision, é uma opção simples e barata (a mais barata). Eles possuem muitas opções de horários, praticamente de hora em hora. A passagem custa 4 euros e a viagem dura cerca de 1 hora. Segue o site da empresa http://www.terravision.eu/
# Conexão em Roma – O que fazer?
Roma é uma cidade muito procurada pelos turistas e possui inúmeras opções de passeios. Abaixo estão listados os pontos mais famosos e que podem ser visitados em 7 horas, já descontando as 4 horas de deslocamento.
Coliseu
É o símbolo da cidade, não tem como falar sobre Roma e não pensar nele. O Coliseu foi construído sobre o lago da casa de Nero e ficou conhecido como Colosseo porque ali foi achada a estátua gigante (colosso) do imperador.
Para ir da Estação Termini até o Coliseu é muito fácil, você vai pegar o metrô B1 – Laurentina e descer na estação Colosseo. Ao sair da estação já vai dar de cara com o magnífico monumento.
Quem quiser visitar seu interior deve se atentar para o horário de funcionamento que pode variar de acordo com a época do ano. O ideal é separar 2 horas para explorar o monumento e arredores.
Via Del Corso
Famosa rua de compras da cidade. Lá você vai encontrar grandes nomes, como Prada, Sephora, Disney, etc. Vale uma caminhada só para sentir o glamour.
Pantheon e Piazza Navona
O Pantheon é um dos monumentos mais bem preservados da Roma Antiga e hoje é utilizado como igreja. Vale uma rápida visita ao seu interior, a entrada é gratuita.
A Piazza Navona é uma praça bastante famosa em Roma, nos seus arredores existem vários restaurantes, artistas de rua, na época do natal tem uma feirinha que vende guloseimas.
Fontana Di Trevi
Na minha opinião o monumento mais lindo da cidade! A fonte, que passou por uma reforma no ano de 2015, é de uma grandiosidade, de uma beleza que chega a tirar o fôlego!
Existe uma tradição envolvendo esse monumento, dizem que o turista que vai lá e joga uma moeda na fonte, volta à Roma. Da primeira vez que fui à cidade joguei a moeda e voltei! Parada obrigatória!
Piazza Spagna
É uma das praças mais famosas de Roma. Da praça é possível ver a igreja Trinitá dei Monti, que fica no alto de uma escadaria. Os romanos e os turistas costumam sentar nos degraus da escadaria para lanchar, descansar ou pegar um solzinho.
# Volta para a Estação Termini
Para voltar à Estação Termini basta pegar na estação Spagna o metrô A, sentido Anagnina e descer na Termini.
Todos esses monumentos que citei podem (e devem) ser visitados a pé, não é necessário pegar transporte público, pois assim você poderá desfrutar da arquitetura magnífica da cidade. É só pegar um mapa e seguir a sequência acima.
Observação: quem quiser visitar o Vaticano aconselho a utilizar transporte público/táxi para ganhar tempo. Em 7 horas dá para visitar o Museu do Vaticano, a Praça, a Basílica de São Pedro, a Fontana di Trevi e o Coliseu.
# Deslocamento da Estação Termini até o Aeroporto
Assim como na ida, aconselho pegar o ônibus da Terravision na Estação Termini. Espero que tenham gostado das dicas! Qualquer dúvida é só deixar um comentário aqui embaixo. Até mais!!!
Nasci e cresci no interior de Minas Gerais, sou advogada de formação e consultora de viagens de profissão. Tenho 33 anos e desde sempre sonho em viajar o mundo. Já visitei 37 países (alguns mais de uma vez), tendo morado em 4 deles. Em 2016 criei o blog Partiu Viajar para ajudar e inspirar mais pessoas a viajar.