Está planejando uma viagem para a Europa? Sabia que lá você poderá conhecer várias cidades fazendo apenas um bate volta? Pensando nisso, resolvi fazer essa super lista com 20 ideias de bate volta na Itália, Alemanha e Bélgica! Ela vai te ajudar MUITO na hora da montagem do roteiro! Partiu ver os destinos?
Nas próximas linhas vou conversar com você sobre bate volta na Itália (saindo de Roma, Florença e Milão), na Alemanha (saindo de Berlim, Munique e Frankfurt) e na Bélgica. Se quiser saber mais sobre cada país, tem muitas outras dicas aqui no Blog, depois dá uma conferida nos posts, sendo que você pode começar pelo “Roteiros para a Europa: dicas para curtir sua 1ª viagem”
O que você precisa saber antes de planejar um bate volta
Fazer um bate volta na Itália ou em qualquer outro lugar da Europa é simples, masssss tem algumas coisas que você precisa saber para conseguir aproveitar bem o destino que vai conhecer!
- Nem sempre alugar carro é a melhor opção
Na Europa é muito comum as pessoas viajarem de trem e para viagens curtas ele é quase sempre a opção mais rápida. Contudo, há outras variantes que você precisa levar em consideração quando for fazer um bate volta na Europa, como preço e liberdade. Preço pois se você estiver viajando com 3, 4 ou 5 pessoas o carro pode sair mais barato e liberdade pois as vezes tem pontos interessantes entre uma cidade e outra, que o trem não vai parar, mas o carro sim.
Se quiser dar uma olhadinha nos valores de aluguel de carro na Europa, pode pesquisar no site da Rentcars, que é um buscador que mostra as melhores empresas e os melhores preços. Eu já reservei usando o site e recomendo como opção segura e com ótimo custo x benefício.
- Não faça bate voltas para cidades grandes
Ele é um programa ideal para conhecer cidades pequenas, onde os pontos turísticos não ficam tão afastados uns dos outros e, também, onde não há tantas coisas para você visitar. Nem pense em fazer um bate volta na Itália para conhecer Roma ou um bate volta na Alemanha para conhecer Berlim.
- Atente-se ao tempo de deslocamento
O bate volta só valerá a pena se você tiver tempo suficiente para aproveitar as atrações do destino. Dessa forma, se você for ficar mais tempo na estrada do que na cidade destino do bate volta, ele não valerá a pena. Com exceção se o próprio deslocamento for uma atração, como o Val D’Orcia na Toscana.
Para facilitar seu planejamento, pode levar em consideração que bate volta na Itália ou outros países com tempo de deslocamento total (ida e volta) superior a 5 horas não valem a pena.
Leia também:
– 17 lugares na Europa para visitar em 2022
– Descubra qual época mais barata para viajar para a EUROPA e economize!
Ideias de bate volta na Itália
Acho que já contei aqui no Blog e lá no Instagram que a Itália é meu segundo país favorito do mundo, né? Amo de paixão! Fazer bate volta na Itália é uma ótima ideia pois o país tem várias cidadezinhas charmosas que podem ser conhecidas em um dia. Lembre-se que, ao escolher fazer bate voltas você precisará colocar dias a mais no roteiro para não ficar tudo muito corrido.
Bate voltas saindo de Roma
- Nápoles
A cidade está localizada a 220km da capital italiana e pode ser facilmente acessada de trem (90 minutos). Inclusive, minha lidica é ir de trem bem cedinho, nada de carro pois o trânsito em Nápoles é meio caótico.
Apesar de Nápoles ter muita coisa para fazer e eu ter dormido lá duas noites, indico como bate volta na Itália por causa da facilidade de deslocamento. Estando lá não deixe de conhecer a Catedral, o Castelo
Caso ainda esteja em dúvida ou já tenha decidido que vai conhecer a cidade, dá uma conferida neste post que eu escrevi “O que fazer na surpreendente Nápoles na Itália – Roteiro de 1 dia“.
- Pompéia
Outro bate volta interessante é esse para conhecer Pompeia que há muitos anos foi soterrada por causa da erupção do vulcão Vesúvio. Hoje ela é um grande sítio arqueológico, sendo uma das atrações mais visitadas do sul da Itália.
Ela fica situada a 240km de Roma e pode ser acessada via trem, porém será necessário fazer uma baldeação em Nápoles, mas nada complicado. Se preferir um passeio guiado, dá uma conferida neste link, que é de um passeio que sai de Roma e acompanhado de guia que fala português.
- Capri
Agora o bate volta saindo de Roma mais concorrido da lista: Capri.
Já preciso me adiantar e dizer que, eu só indico fazê-lo na primavera-verão, quando a luz do dia dura mais tempo. Por quê? Pois para chegar em Capri você vai ter que pegar um trem até Nápoles e de lá uma lancha até a Ilha, sendo que o tempo estimado de deslocamento é de 3 horas, por trecho (ou seja, 6 horas ida e volta).
Se você preferir comprar um passeio com agência, vai ser mais prático. Segue o link de uma excursão a Capri que indicamos, clica aí para ver mais detalhes e valores.
Bate voltas saindo de Florença | bate volta na Itália
Florença é a capital da Toscana e porta de entrada para conhecer essa belíssima região italiana. Abaixo vamos conversar sobre bate volta na Itália saindo de Florença para explorar “apenas” a Toscana.
- Siena
Na minha opinião, é o bate volta mais imperdível da região.
Siena é uma cidade pequena e riquíssima em história e cultura. Ela fica situada a 75km de Florença e pode ser facilmente acessada com carro ou ônibus. Aquele bate volta ideal para quem está sem carro e não quer gastar muito!
Se você decidir alugar um carro, aí minha lidica é que se programe para sair bem cedo e dê uma passadinha por San Gimignano, que é distrito de Siena. Neste caso, você deverá percorrer uns 180km ao todo.
- Pisa
A cidade possui um dos cartões postais mais famosos da Itália, a Torre Inclinada.
Ela está situada a 100km de Florença e pode ser acessada por carro ou trem, de forma independente. Caso você queira um passeio guiado, tem a possibilidade de fechar antes, ainda no Brasil. Segue aqui o link do passeio que eu achei interessante.
- Arezzo
Outra cidade pequena e muito visitada na Toscana, que fica bem próxima a Florença. A distância entre as duas cidades é de apenas 75km, sendo que pode ser acessada via trem (55 minutos).
Se você quiser fazer uma excursão por outros destinos da Toscana, como Pienza e Montepulciano, vou deixar o link de um passeio aqui.
Bate voltas saindo de Milão | bate volta na Itália
Milão está situada no norte da Itália e é a capital da Lombardia. A cidade possui, aproximadamente, 1.400.000 habitantes e é uma das mais importantes do país. Lá está localizada a bolsa de valores nacional e, também, é mundialmente conhecida como a capital da moda. Se você tem planos de conhecer Milão, que tal um bate volta para complementar a viagem? Dá uma conferida na minha listinha de bate volta na Itália saindo de Milão!
- Lago di Garda
É o maior lago da Itália, sendo cercado por várias cidades. É claro que em um bate volta saindo de Milão você não vai conseguir conhecer tudo, mas poderá escolher uma ou duas cidades para aproveitar o dia. De Milão até Sirmione, por exemplo, são 135km, sendo que você poderá percorrer a distância de trem ou carro (o mais proveitoso).
- Lago di Como
Já, o Lago di Como, é o 3º maior lago da Itália e, também, está situado na região da Lombardia. Assim como o Lago di Garda, a melhor forma de conhecê-lo é alugando um carro, pois assim você terá liberdade para percorrê-lo e conhecer as cidadezinhas ao seu redor.
Se quiser pesquisar valores de aluguel de carro, pode clicar nesse link. Eu uso o site da Rentcars, que é um buscador que filtra sempre as melhores locadoras e os preços mais em conta. Além disso, você tem a possibilidade de fazer o pagamento em reais com cartão de crédito ou boleto, sem pagar IOF (que é o imposto sobre compras internacionais).
Posts sobre a Itália:
– Bate e volta de Florença até a charmosa Siena – Roteiro de 1 dia
– O que fazer em Florença, a porta de entrada para a Toscana!
Consultoria de viagem personalizada
Ao invés de planejar toda a viagem sozinho prefere ter o auxílio de uma especialista? Eu posso te ajudar a planejar TODA sua viagem para Europa! Já morei lá e conheço 25 países do continente!
Antes de continuar com a super lista de bate volta na Itália, Alemanha, Bélgica e França deixa eu te contar como a consultoria de viagem funciona. Resumidamente, eu vou te ajudar com a
- pesquisa e compra de passagens aéreas com melhor custo x benefício
- documentos obrigatórios
- pesquisa e reserva das hospedagens de acordo com seu orçamento
- pesquisa e compra dos ingressos e melhores passeios
- roteiro dia a dia completo (como se deslocar dentro das cidades, como usar o transporte público, onde comer, o que conhecer, onde fazer compras)
- orientações pré embarque e suporte antes e durante a viagem (câmbio, bagagem)
Me manda uma mensagem no Whatsapp do blog para saber mais detalhes e fazer um orçamento.
Ideias de bate volta na Alemanha
Sem dúvidas um dos países mais fascinantes da Europa e com muita história e cultura!
Bate voltas saindo de Berlim
Berlim por si só é um destino que oferece muitos programas interessantes e uma agenda cheia! Por isso, antes de pensar em bate voltas saindo de Berlim, tenha certeza que você separou dias suficientes para curtir a cidade, ok?!
- Hamburgo
Não é tão famosa quanto Munique ou Frankfurt, mas é muito importante pois ela possui o maior porto do país. Além disso é uma cidade grande, com quase 2 milhões de habitantes, que conseguiu conciliar desenvolvimento com preservação de áreas verdes.
A melhor forma de fazer esse bate volta é de trem, pois é o meio de transporte mais rápido, sendo que você vai gastar entre 1h 40min e 1hr e 50min.
Enquanto estiver na cidade, faça um walking tour para conhecer um pouco mais da história. Ele é gratuito, tem duração de 2 horas e acontece na parte da manhã e à tarde. Confere neste link mais detalhes.
- Potsdam
A cidade fica muito próxima da capital, sendo apenas 35km que as separam. Na verdade, Potsdam faz parte da região metropolitana. Pode separar algumas horas para conhecer a cidade e não deixe de visitar o Palácio Sanssouci e o
Palácio Orangerie.
- Dresden
Para fechar as sugestões de bate volta saindo de Berlim, temos Dresden. A cidade fica a 190km da capital, sendo que de trem são 2 horas. Uma boa para conhecer os principais pontos turísticos de Dresden e pegar o ônibus hop on, hop off. Assim, você consegue percorrer tudo em pouco tempo. Caso queria mais detalhes, o link é esse.
Bate voltas saindo de Munique
Geralmente quem visita Munique faz, no mínimo, um dos bate voltas abaixo. Minha sugestão é que você faça osdois primeiros da lista.
- Campo de Concentração Dachau
Se você nunca visitou um campo de concentração, aconselho que faça esse bate volta saindo de Munique. Pode separar entre 5 a 6 horas para o passeio, pois você vai gastar, aproximadamente, 2 horas de deslocamento (ida e volta).
Caso prefira ir comum grupo para não ter que se preocupar com essa logística do transporte eu sugiro dois passeios: o Excursão ao campo de concentração de Dachau ou Tour do Terceiro Reich + Campo de concentração de Dachau.
Visitar um campo de concentração é uma experiência pesada, mas muito interessante. No post “Dicas para visitar o Campo de Concentração de Auschwitz na Cracóvia” você pode ler meu relato sobre a visita que fiz ao “pior” campo de concentração da Europa.
- Castelo Neuschwanstein
Dizem que o Walt Disney se inspirou neste castelo para criar o Castelo da Cinderela. De fato, a semelhança é grande. Independente disto, o Castelo de Neuschwanstein é lindíssimo e a visita é um must do!
Ele fica situado a 115km de Munique e pode ser acessado de transporte público, de carro particular ou excursão. É possível combinar a visita com outros passeios, como o Castelo Hohenschwangau.
Se você preferir ir de excursão, clique aqui.
- Salzburgo
Outro bate volta saindo de Munique que é bem popular entre os viajantes. A cidade de Salzburgo pertence a Áustria, mas foca situada bem próxima a divisa com a Alemanha. De Munique até lá são 160km, sendo que se você optar por ir de trem vai gastar 1h40 de deslocamento.
Um bate volta é suficiente para conhecer o básico da cidade. Contudo, caso você tenha mais tempo, sugiro dormir em Salzburg para aproveitar melhor os arredores, pois por ali tem bastante coisa interessante, como vários lagos, cavernas etc. Neste caso, sugiro alugar um carro para ter mais liberdade, visto que as atrações ficam distantes uma das outras.
Gostando das ideias de bate volta na Itália e Alemanha? Vamos continuar então!
Bate voltas saindo de Frankfurt
- Heidelberg
É uma cidade universitária e histórica situada as margens do rio Neckar. De Frankfurt até Heidelberg são 90km de distância, o que dá 60 minutos de trem, aproximadamente. Se preferir ir de carro, é uma boa opção também.
Enquanto estiver lá não deixe de visitar o Castelo Heidelberg e a Alte Brücke (ponte antiga). Caso queira fazer um walking tour (city tour a pé), indico o tour gratuito da Civitatis, este é o link para fazer a reserva.
- Eltville am Rhein
É uma cidade pequena, que está situada nas margens do rio Reno e é conhecida como a cidade dos vinhos e das rosas. Para você ter noção do tamanho de Eltville am Rhein, de acordo com o último censo, a cidade tem pouco mais de 16.500 habitantes.
Ela fica a 50km de Frankfurt, sendo que de trem são, aproximadamente, 70 minutos de viagem. Enquanto estiver lá não deixe de conhecer o Kurfürstliche Burg e a Stadtturm.
- Rothenburg ob der Tauber
Esse bate volta saindo de Frankfurt só vale a pena se você estiver de carro, pois de trem são umas 3 horas de deslocamento. Já, de carro, você deve gastar umas 2 horas ou um pouco menos.
Mas Lid, vale a pena alugar um carro só para conhecer Rothenburg ob der Tauber? Vale! Ela é a cidade mais charmosa da Rota Romântica alemã! Enquanto estiver lá, caminhe pelas ruas do centro histórico e admire a arquitetura.
E aí, gostou das sugestões de bate volta na Itália e na Alemanha? Partiu continuar com as dicas, mas antes um aviso importante!
Seguro viagem
Não sei se você sabe, mas a Itália, a Alemanha e a Bélgica fazem parte do Tratado de Schengen, sendo obrigatório contratar um seguro viagem com cobertura mínima de 30.000 euros para viajar para qualquer um desses destinos.
O blog é parceiro da Seguros Promo. Utilizando o código PARTIUVIAJAR15 na tela de pagamento você conseguirá 15% de DESCONTO. Se pagar no boleto ou PIX ainda consegue mais 5%. Frequentemente conseguimos cupons que dão mais desconto no Seguro Viagem. Se quiser saber quanto fica o seguro ou se está rolando alguma promoção, me manda mensagem no Whatsapp.
Caso queira pesquisar você mesmo, clique no banner abaixo.
[seguros_promo_shortcode ideal_para=”1″ ideal_para_lbl=”Europa” tags=”bate volta italia” theme=”card-large” coupon=”PARTIUVIAJAR15″ show_logo=”false”/]
Ideias de bate volta na Bélgica
Bate voltas saindo de Bruxelas
Abaixo seguem os bate voltas saindo de Bruxelas que são mais famosos entre os viajantes, mas saiba que a Bélgica tem várias cidadezinhas pequenas e lindas, sendo assim você pode explorar os lugares menos clichês também!
- Bruges
É o bate volta mais comum e mais “procurado”.
Bruges fica situada a 100km da capital, sendo que você poderá chegar lá usando trem, ônibus ou carro. Vai levar, em média, 60 minutos para fazer o deslocamento, sendo que não tem necessidade de alugar carro para fazer esse bate volta. Faça de trem e vai dar tudo certo.
Em Bruges, sugiro que você faça um tour a pé gratuito para saber mais sobre a história da cidade. Para fazer a reserva do tour, clique aqui. Ele é daqueles tours muito comuns na Europa, que você paga quanto achar que o guia merece, não tem valor estabelecido.
- Gante
Gante é outra cidadezinha charmosa, que fica situada próxima a Bruxelas. Entre as duas cidades são apenas 60km de distância, sendo que o percurso pode ser feito de trem.
Algumas pessoas costuma combinar o bate volta a Bruges com o passeio a Gante, eu acho que fica um pouco corrido dependendo da época do ano. Se for no verão é mais tranquilo, pois o sol se põe tarde. Caso você queira fazer essa combinação, independente do mês/época, sugiro que saia bem cedo de Bruxelas.
- Dinant
Por fim, a terceira sugestão de bate volta saindo de Bruxelas é Dinant. Ela fica situada a 95km da capital, sendo facilmente acessada de carro (80 min) ou de trem (1h40min).
Outros posts:
– 10 coisas imperdíveis para você fazer quando for a Bruxelas – Bélgica
– É mais barato viajar para Europa ou EUA? Vem que te conto!
E aí, gostou da lista com sugestões de bate volta na Itália, Alemanha e Bélgica? A lidica é escolher alguns, mas sempre equilibrando o roteiro. Não vai dar para conhecer tudo de uma vez, então priorize. Qualquer dúvida, deixa aí nos comentários!
Beijos e até mais!
Nasci e cresci no interior de Minas Gerais, sou advogada de formação e consultora de viagens de profissão. Tenho 33 anos e desde sempre sonho em viajar o mundo. Já visitei 37 países (alguns mais de uma vez), tendo morado em 4 deles. Em 2016 criei o blog Partiu Viajar para ajudar e inspirar mais pessoas a viajar.
Oi TD bem , na Alemanha será q vale a pena visitar Düsseldorf , pois ela fica próxima a colônia e Bonn , e na Bélgica além de gent e Brugge vale pena Antuerppia ou Liège?? Abraços
Ei Marcio!
Se você for se hospedar em Colônia vale a pena sim fazer um bate volta até Dusseldorf, pois a distância entre as duas cidades é de apenas 40km. Sobre o bate volta a Antuerpia ou Liège a partir de Bruxelas, é uma boa também pois a distância entre os destinos é de menos de 100km =)