Compartilhe este post

Planejar uma viagem especial e sem extrapolar o orçamento demanda tempo para pesquisar voos, hotéis, passeios e roteiro. A Europa é um dos continentes mais ricos e cheios de destinos incríveis para conhecer! Pensando nisso, resolvi fazer uma lista com lugares na Europa para visitar em 2022 e te ajudar a escolher os melhores destinos! Partiu ver quais são?

Eu conheço 25 países da Europa, sendo que morei em Londres por alguns meses. Quer ouvir um segredo que todo mundo já sabe? Não vou parar até conhecer todos os países do continente! Lá é possível encontrar muita história, arquitetura fantástica, culinária diferente e saborosa, os cartões-postais mais conhecidos do mundo e muita diversidade cultural!

Vamos à minha lista com os 17 lugares na Europa para visitar em 2022?

Ao fundo Catedral de São Estevão em Budapeste
Ao fundo Catedral de São Estevão em Budapeste.

Lugares na Europa para visitar em 2022

Gente, a Europa é formada por 50 países, sendo que cada um deles possui destinos incríveis! Na minha lista de 17 lugares na Europa para visitar vou falar sobre algumas cidades e aí depois vocês podem pesquisar mais a fundo sobre os países, combinado? Ahh, abaixo tem lugares clichês e não tão clichês, sendo que não necessariamente eu conheço todos!

Lembre-se NÃO é indicado conhecer todos eles em uma mesma trip, a não ser que você tire um ano sabático =)

Leia também:
Como planejar um mochilão barato pela Europa
Descubra qual época mais barata para viajar para a EUROPA e economize!

  • Liubliana

É a capital da Eslovênia. Pra quem não sabe onde fica o país… está situado no Leste Europeu e faz fronteira com a Áustria, Itália, Croácia e Hungria.

Desde 2004 o país faz parte da União Europeia e é signatário do Acordo de Schengen. Assim, se você pretende visitar o país, poderá ficar lá por até 90 dias sem a necessidade de visto. Porém, o seguro saúde com cobertura mínima de 30.000 euros é obrigatório. Clique aqui para ver quanto fica o seguro.

Motivos para visitar: é uma cidade preocupada com a preservação e o meio ambiente, inclusive já recebeu o título de capital verde da Europa. Povo simpático e acolhedor. Fica próxima a Bled (outra cidade encantadora do país).

Quantos dias ficar: para conhecer somente a capital dois dias inteiros são suficientes. Porém, aconselho separar mais alguns dias para visitar o interior também!

Onde se hospedar? Em Liubliana eu fiquei hospedada no Hostel Celica Art, que antigamente era uma prisão. A localização dele é muito boa, fica a uma curta caminhada do centro da cidade e perto da rodoviária também (caso vá visitar Bled de ônibus). Caso queira ficar em um hotel, minha sugestão é o Hotel Lev ou o Best Western Premier Hotel Slon.

Tem post aqui no Blog sobre a cidade? Claaaaro que tem! Antes de ir, dá uma lida nos posts “EsLOVEnia – Um país surpreendente que você deve visitar!” e “O que fazer em Liubliana: Roteiro de 2 dias na capital da esLOVEnia“.

  • Toscana

Um dos lugares mais charmosos da Itália! Quando conheci a Toscana fiquei 7 dias por lá, mas não aproveitei muito bem, preciso voltar! Se você ainda não conhece, coloca aí no topo da sua lista de lugares na Europa para visitar em 2022!

Florença é é considerada berço do Renascimento italiano e possui obras de artistas como Michelangelo, Leonardo da Vinci, Donatello e Rafael. Por ser uma região rica em história e cultura sugiro que você faça um ou dois passeios com guia pois ele poderá te contar vários fatos interessantes sobre a Toscana. Se você gostar de arte o melhor tour guiado é o que combina um passeio por Florença com uma visita guiada a Galeria Uffizi e a Galeria da Academia, clica aqui pra saber mais! Caso queira somente um tour guiado pela Galeria Uffizi.

Motivos para visitar: Catedral de Florença. Val d´Orcia. Siena. Parecem poucos? Quando você conhecer cada um destes lugares vai se lembrar de mim e me agradecer! (Já aproveita e segue nosso Instagram, pois aí quando você tirar fotos lindas lá, já marca o blog pra eu viajar com você!)

Quantos dias ficar: a região é formada por Florença (que pode ser uma das suas bases) e várias cidadezinhas, como Siena, Arezzo e San Gimignano. Sugiro, no mínimo, 5 dias, sendo 2 para Florença.

Onde se hospedar? Em Florença minha indicação é o Hotel Croce Di Malta (que fica próximo a estação ferroviária e a Piazza Santa Maria Novella) e o Hotel Pitti Palace al Ponte Vecchio (localizado próximo a Ponte Vecchio).

Tem post aqui no Blog sobre a região? Sim! Dá uma conferida nos posts “O que fazer em Florença, a porta de entrada para a Toscana!” e “Bate e volta de Florença até a charmosa Siena – Roteiro de 1 dia“. Mas, se tiver alguma dúvida, me manda mensagem, posso te ajudar a planejar sua trip!

Florença - lugares na Europa para visitar
  • Barcelona

Outra cidade que me encantou! Já tive a sorte de visitar Barcelona duas vezes e sempre saio de lá com vontade de ficar mais!

Motivos para visitar: Gaudí. Arquitetura. Sagrada Família. Energia positiva (não sei explicar bem, mas a cidade tem uma vibração boa).

Quantos dias ficar: no mínimo 2 dias! Mas, se for entre os meses de maio a agosto sugiro separar mais uns 2 dias. Assim, você poderá aproveitar que o clima está mais quente e curtir uma praia, sentir mais o estilo de vida e vibe da cidade.

Onde se hospedar? Em Barcelona eu fiquei na região do Passeig de Gràcia. Indico o Hotel Royal Passeig de Gracia (que está localizado próximo a Plaça de Catalunya), o Ohla Barcelona (que também fica próximo a Plaça de Catalunya) e o Generator Barcelona (pra quem curte um hostel).

Tem post aqui no Blog sobre a cidade? Tem sim! Dá uma lida no “O que fazer em Barcelona em 2 dias: 11 programas gratuitos!” e “Conexão em Barcelona – O que fazer em 11 horas“.

Minha querida Barcelona.
Minha querida Barcelona.
  • Costa Amalfitana

Mais um destino italiano!

I N C R Í V E L é um bom adjetivo para descrevê-lo! É difícil falar sobre as coisas que eu senti ao conhecer a Costa Amalfitana. Ahh, e quem acha que é um destino romântico, acertou! Mas, errou ao pensar que só vale a pena se estiver em casal! Eu fui sozinha e me apaixonei pelo lugar!

Motivos para visitar: paisagens de tirar o fôlego, que vão te fazer enxergar como o mundo é maravilhoso. Um pedaço do paraíso, com certeza! Se puder, fique hospedado em Positano.

Quantos dias ficar: no mínimo 3 dias! É um lugar um pouco mais caro, mas que merece ser aproveitado com calma.

Onde se hospedar? Minhas sugestões são o Hotel Reginella e o Positano Art Hotel Pasitea, acomodações ideais para uma viagem a dois. São hospedagens bem localizadas e com um dos melhores custo x benefício de Positano.

Tem post aqui no Blog sobre a região? Tem sim! Leia antes de ir o post “Positano, um pedaço do paraíso na Itália!“.

Positano e suas casinhas!
Positano e suas casinhas!
  • Highlands

As Highlands são as terras altas escocesas e eu ainda não conheço. Assim que possível quero retornar à Escócia para conhecê-las!

Motivos para visitar: ilha de Skye; Lago Ness; Castelo de Urquhart; Parque Nacional Loch Lomond and The Trossachs.

Quantos dias ficar: são várias atrações que ficam próximas umas das outras, mas que precisam de tempo para deslocamento e apreciação. Assim, recomendo no mínimo 3 dias!

Onde se hospedar? O ideal é usar a cidade de Inverness como base para conhecer a região das Highlands. Fiz uma pesquisa no Booking e achei duas boas opções, que são o The Royal Highland Hotel e o Glen Mhor Hotel.

Tem post aqui no Blog sobre a região? Ainda não, mas já escrevi sobre Edimburgo e Glasgow.

  • Amsterdam

É famosa por ter milhares de ciclistas, sendo que lá as bikes tem prioridade e os ciclistas são super respeitados. Lá na Europa tem até uma “rixa” entre Amsterdam e Copenhague para saber qual é a principal “bike town” do continente. Eu tive a oportunidade de conhecer as duas e posso afirmar que a briga é boa! Durante sua visita, não deixe de alugar uma magrela e pedalar pelas ruas e pelos canais da cidade. Eu adorei ter conhecido a cidade e quero muito voltar um dia!

Motivos para visitar: andar de bike pela cidade sem medo de ser atropelado; Casa da Anne Frank; arquitetura; queijos deliciosos; fábrica da Heineken (pra quem ama a cerveja).

Quantos dias ficar: dois dias inteiros são suficientes para conhecer a cidade.

Onde se hospedar? Eu fiquei hospedada no The Flying Pig Uptown, que fica em frente ao famoso Vondelpark. Quem não curtir hostel, pode ficar no ibis Amsterdam Centre Stopera ou no Park Plaza Victoria Amsterdam.

Tem post aqui no Blog sobre a região? Sim! Antes de ir dá uma conferida no “Roteiro para curtir Amsterdam, uma das cidades mais legais da Europa!“.

Amsterdam e seus canais!
Amsterdam e seus canais!
  • Cinqueterre

Entre os lugares para visitar na Europa, Cinqueterre é um dos meus favoritos! Se você parar para analisar não é um destino muito visitado por turistas brasileiros. Geralmente, quem vai à Itália visita Roma, Veneza, Florença e Milão… mas o país possui CENTENAS de lugares maravilhosos e pouco explorados!

Motivos para visitar: paisagem; casinhas coloridas; charme; fazer a trilha que liga Vernazza a Monterosso (verificar se o caminho está aberto, quando eu fui estava).

Quantos dias ficar: dois dias inteiros são suficientes para conhecer as 5 terres. Eu, por exemplo, cheguei em Lerici em um dia e no outro fui explorar Cinqueterre, achei corrido só um dia, se tivesse mais um teria aproveitado melhor.

Onde se hospedar? Eu fiz minha base em Lerici e fiquei hospedada na casa de um casal de italianos. Se você for ficar em hotel, sugiro ficar em La Spezia. Minhas indicações são Hotel Firenze e Continentale e Atmosfere Guest House – Cinque Terre e La Spezia.

Tem post aqui no Blog sobre a região? Sim! Confere o “Cinque Terre, um paraíso ali na Itália – Dicas de como chegar, o que fazer e onde ficar” para ficar ligado nas minhas dicas =)

Vernazza - Região de Cinque Terre - Lugares na Europa para visitar
  • Paris

É óbvio que na minha lista de lugares para visitar na Europa não ia faltar Paris! Outra cidade que é cobiçadíssima por turistas do mundo inteiro. Paris além de ser muito charmosa possui dezenas de coisas interessantes para fazer e é claro que você vai querer voltar outras vezes, como eu quis.

Motivos para visitar: Torre Eiffel; Museu do Louvre; Disneyland; Palácio de Versalhes.

Quantos dias ficar: quatro dias inteiros são suficientes para conhecer o básico do básico. Mas, se assim como eu, você quiser tirar um dia para conhecer a Disneyland Paris, acrescente um dia no roteiro.

Onde se hospedar? Da primeira vez que fui a cidade fiquei em um hostel na região da Gare du Nord e não indico. Já, da segunda vez, fiquei na região do Quarter Latin, sendo que o nome dele é Oops! Latin quarter by Hiphophostels e eu super indico! Caso queira ficar em um hotel, minhas indicações são Hotel Cervantes by Happyculture (muito bem recomendado por um amigo meu), Elysées Union ou Hyatt Regency Paris Etoile.

Tem post aqui no Blog sobre a região? Sim! Tem posts sobre a Disneyland, sobre o hostel que eu fiquei e sobre o que fazer em Paris! Dá uma conferida em todos antes de planejar sua viagem!

O que fazer em Paris em 4 dias – Roteiro completo
Guia completo para aproveitar a Disneyland Paris em 1 dia – Parte 1
Review: Como foi me hospedar no Oops hostel em Paris

  • Lago De Como

Um dos destinos que eu ainda não conheço! Já ouvi maravilhas sobre esse lago e já vi fotos lindas. Assim que possível pretendo visitá-lo e depois venho aqui contar para vocês como foi! É, claro que também vou compartilhar fotos lindas lá no meu Instagram. Assim, se você ainda não conhece, dá uma espiadinha lá depois e vai ser meu amigo por lá!

Lago de Como - lugares para visitar na europa
Lago de Como

Lugares para visitar na Europa no verão

Todos os destinos que eu citei e vou citar na lista podem ser visitados em qualquer época do ano. Contudo, alguns deles serão melhor aproveitados se o clima estiver quente. Assim, fiz essa lista especial de lugares para visitar na Europa no verão!

  • Algarve

Também não conheço a região do Algarve, mas algumas amigas minhas já foram e voltaram encantadas pelo lugar. Como ainda não fui lá, vou deixar aqui a sugestão para vocês visitarem, mas não vou dar palpite sobre o que fazer etc. Se você já tiver ido e quiser deixar dicas ali embaixo nos comentários, fica a vontade!

  • Copenhague

Coloquei a cidade na lista de lugares para visitar na Europa no verão pois como lá é um lugar que faz frio, achei que seria melhor aproveitada com temperaturas mais quentes e bastante sol. Eu visitei a cidade no mês de outubro, ou seja, Outono, porém tive a sorte de pegar dias ensolarados!

Motivos para visitar: Christianshavn (comunidade hippie); Nyhavn; poder andar de bike sem medo de ser atropelado por um veículo!

Quantos dias ficar: dois dias inteiros, no mínimo.

Onde se hospedar? Eu fiquei hospedada em um hostel, mas não recomendo ele. Minhas sugestões são Wakeup Copenhagen – Borgergade (mais barato), Copenhagen Admiral Hotel (vista maravilhosa) e o Ascot Hotel.

Tem post aqui no Blog sobre a região? Sim! Confere o “O que fazer em Copenhague em 2 dias – Roteiro completo” e o “Quanto custa viajar para os países nórdicos: 13 dias na Finlândia, Suécia, Noruega e Dinamarca“.

Copenhague! Lugares na Europa para visitar
Copenhague!
  • Zakynthos, Grécia

É claro que na minha lista de lugares para visitar na Europa no verão não poderia faltar esse destino paradisíaco! A Grécia é um país com uma cultura riquíssima e praias incrivelmente lindas. Além de Zakynthos, vale a pena conhecer Santorini, Mykonos, Kefalonia e Atenas.

Quantos dias ficar: para conhecer os principais destinos do país sugiro ficar, no mínimo, 8 dias. A Grécia é um lugar para ser bem aproveitado e conhecido com calma.

Onde se hospedar? Ainda não conheço a Grécia, mas já fiz algumas consultorias de lua de mel pra lá. Vou deixar aqui algumas sugestões de hoteis que meus clientes recomendaram, como o Mykonos Kosmoplaz Beach Resort Hotel e o Petinos Hotel em Mykonos. Já, em Santorini, recomendo o Gizis Exclusive, o Milos Villas Hotel e o Kapari Natural Resort. Por fim, em Zakynthos sugiro o Contessina Hotel (mais em conta) e o Lesante Blu (só para adultos).

Zakynthos - Lugares para visitar na europa
Zakynthos.
  • Londres

A cidade tem a fama de ser cinzenta, por isso ela está na minha lista de sugestões de lugares para visitar na Europa no verão!

Já te adianto que estar em Londres é como estar em um filme! A cidade já foi cenário de tantos seriados e filmes que parecia que eu já a conhecia! Morei 3 meses lá e adorei! Tenho muita vontade de voltar e recomendo o destino pra todo mundo, até para quem não curte tanto turistar por grandes cidades, visto que Londres é um caso a parte. Vai agradar quem deseja fazer compras, quem busca museus/teatros e até quem curte natureza (sim, ela tem vários parques urbanos).

Motivos para visitar: Castelo de Buckingham; Tower Bridge; Camden Town; realeza; museus; sotaque britânico.

Quantos dias ficar: quatro dias inteiros, no mínimo. Eu fiquei 3 meses e não conheci tudo!

Onde se hospedar? Logo que cheguei fiquei hospedada em 2 hostels na região central, sendo que um deles é o Generator London (faz parte de uma rede de hostels, possui ótima localização, área de convivência legal) e o Smart Russell Square Hostel (opção bem simples, mas com ótima localização). Se quiser hotel, minhas sugestões são Best Western Buckingham Palace Rd (ótima localização) e o Phoenix Hotel.

Tem post aqui no Blog sobre a região? Sim! Como morei na cidade, tem muita informação legal aqui no blog. Antes de ir, devora todos os posts! Pode começar pelo “O que fazer em Londres – Roteiro de 4 dias – Parte I” e “Metrô de Londres: a melhor forma de usá-lo e não se perder!“.

Londres vista do alto. Do lado esquerdo está o The Shard e do lado direito do Rio Tâmisa está o Sky Gardens.
Londres vista do alto. Do lado esquerdo está o The Shard e do lado direito do Rio Tâmisa está o Sky Gardens.
  • Estocolmo

Uma cidade diferente e surpreendente! Se você estiver com um orçamento mais folgado, ela é minha sugestão para lugares na Europa para visitar em 2022! Ah, se você não gostar de frio, vá no verão para pegar temperaturas agradáveis. Eu fui no final de setembro e já estava frio, mas não congelante.

Motivos para visitar: Skansen; arquitetura; diferente de qualquer cidade europeia que eu já visitei, não sei explicar o motivo, mas é uma parte diferente da Europa, assim como Helsinque e Oslo.

Quantos dias ficar: dois dias inteiros, no mínimo.

Onde se hospedar? Fiquei hospedada em um hostel muito bom e até fiz um post exclusivo contando como foi me hospedar lá, dá uma conferida no “Review: como foi me hospedar no City Backpackers Hostel em Estocolmo“. Caso queira hotel, minha recomendação é o Radisson Blu Waterfront Hotel, Stockholm, o Downtown Camper by Scandic e o First Hotel Kungsbron (mais barato).

Tem post aqui no Blog sobre a região? Sim! Antes de ir, confere o “O que fazer em Estocolmo, na Suécia – Roteiro e dicas para economizar“.

Palácio de Estocolmo.
Palácio de Estocolmo.

Lugares baratos para visitar na Europa

Para finalizar as sugestões, agora vou compartilhar com você minha lista de lugares baratos para visitar na Europa!

  • Budapeste

Quem me conhece sabe que eu sou apaixonada por Budapeste! Da primeira vez que fui a cidade fiquei apenas 3 dias. Aí, dei um jeitinho e voltei para ficar mais 40 (isso mesmo rs). Posso dizer que conheço bem a capital da Hungria e te sugiro ir lá assim que possível! Ela é uma das capitais da Europa com custo x de vida mais barato e seu dinheiro vai render mais lá!

Motivos para visitar: Parlamento; Palácio de Buda; Rio Danubio; Ponte das Correntes; história e arquitetura.

Quantos dias ficar: três dias inteiros, no mínimo.

Onde se hospedar? Da primeira vez fiquei hospedada no hostel Wombats City Hostel. Da segunda vez, trabalhei e morei em um outro hostel. Se quiser outras sugestões, leia o post “Onde se hospedar em Budapeste: dicas de hotéis e hostels“.

Tem post aqui no Blog sobre a cidade? Tem vários! Antes de ir, confere os “5 motivos para você visitar Budapeste nas suas próximas férias!” e “Roteiro imperdível para conhecer Budapeste em 3 dias“.

Budapeste - Lugares na Europa para visitar
Budapeste
  • Praga

A queridinha de muitos mochileiros e assim como Budapeste é um dos lugares baratos para visitar na Europa em 2022!

Motivos para visitar: custo x de vida barato; história; arquitetura.

Quantos dias ficar: dois dias inteiros, no mínimo.

Onde se hospedar? Não lembro o nome do hostel que eu fiquei, mas pesquisando no Booking achei um bem bacana, o Charles Bridge Hostel & Apartments, que tem boas avaliações e preço acessível. se quiser ficar em hotel, sugiro o Hotel Royal Prague, o Grandium Hotel Prague ou o Art Nouveau Palace Hotel.

Tem post aqui no Blog sobre a cidade? Tem o “O que fazer em Praga – Roteiro para curtir uma das cidades mais baratas da Europa“.

  • Cracóvia

Se você gosta de história, vai amar a Cracóvia! Outro atrativo da Polônia é que não é caro fazer turismo por lá, sendo bem mais barato do que passar uns dias em Paris, Londres ou Copenhague.

Motivos para visitar: Campo de Concentração de Auschwitz (foi o que me fez ir a cidade); Castelo de Wawel; história e arquitetura.

Quantos dias ficar: três dias inteiros, no mínimo. Eu fiquei dois e não consegui visitar tudo que eu queria.

Onde se hospedar? Já fiz um post exclusivo sobre hospedagem na Cracóvia, dá uma ida no “Onde ficar em Cracóvia, na Polônia – Melhores hotéis e hostels” para ver minhas sugestões.

Tem post aqui no Blog sobre a cidade? Tem sim! Dá uma lida no “Dicas para visitar o Campo de Concentração de Auschwitz na Cracóvia” e “O que fazer em Cracóvia – Dicas + Roteiro de 2 ou 3 dias“.

Castelo Real de Wawel. Fonte Yasonya shutterstock
Castelo Real de Wawel. Fonte Yasonya shutterstock

Leia também:
Como montar um roteiro de viagem completo [passo a passo]
Download Ebook Programas Gratuitos Europa

Prontinho! Essa foi minha lista com 17 lugares na Europa para visitar em 2022! Percebeu que a Itália está presente em peso, né? Preciso confessar que é o meu país favorito do continente e está no meu top 5 do mundo! Me conta aí nos comentários, qual destino da lista você ficou com vontade de conhecer? Ahh, se precisar de ajuda para planejar sua viagem, clica aqui e te conto como posso ajudar!

Partiu viajar?

Beijos!


Compartilhe este post

4 comentários em “17 lugares na Europa para visitar em 2022”

  1. Hey faltou falar sobre a Suica terra dos alpes . paisagens cenicas boa gastronomia e povo hospitaleiro um dos paises mais ” seguros” do mundo !

    Responder
    • Verdade, Marcio! A Suíça então será o 18º país da lista de lugares na Europa para visitar em 2022 =)
      Tomara que até lá o câmbio melhore tbm, ne? rs

      Responder

Deixe um comentário