Mini roteiro para conhecer e se apaixonar por Porto Seguro

Compartilhe este post

Porto Seguro está localizada no sul da Bahia, a 730 km de distância da capital baiana. Foi a primeira região descoberta pelos portugueses. Apesar de ser histórica, a cidade é bem democrática, pois oferece agito para quem quer badalar e tranquilidade para aqueles que querem descansar. É também um dos destinos mais procurados por jovens para realizar viagens de formaturas ou por profissionais para participar de Congressos.

Entrada de Porto Seguro
Entrada de Porto Seguro

Como chegar

Porto Seguro possui um Aeroporto próprio. Apesar de ser bem simples, ele torna a cidade muito acessível. A GOL, por exemplo, disponibiliza várias rotas diárias para lá. Para aqueles que vão sair de São Paulo, a viagem dura 2 horas (voo direto), já para quem for sair do Rio de Janeiro, são 3h de voo (com conexão rápida), e para quem vai sair de Belo Horizonte é ainda mais perto, apenas 1h e 30 min (voo direto).

Quem quiser ir de ônibus tem que pesquisar para ver se tem direto ou se precisará fazer baldeação até uma cidade maior e depois pegar um segundo ônibus para Porto Seguro. Algumas companhias que tem rota para a cidade são a Gontijo/São Geraldo e a Águia Branca.

Onde ficar em Porto Seguro

A cidade possui muitas opções, desde hotéis no centro até hotéis beira mar. Na 1ª vez que fui a Porto Seguro fiquei em um hotel pequeno, no centro da cidade, há uns 5 minutos a pé da passarela do álcool, porém precisava pegar ônibus para ir à praia.

Já, nesta 2ª vez me hospedei no Safira Praia Hotel, que fica bem próximo a Praia de Taperapuã (apenas 400 metros).

Safira Praia Hotel em Porto Seguro
Quarto no Safira Praia Hotel em Porto Seguro.

Eu fiquei no Safira por 3 dias, sendo que meu quarto tinha uma cama de casal, ar condicionado, TV, frigobar, um armário para guardar/pendurar as roupas, secador de cabelo e varanda. O Safira Praia Hotel é uma opção custo x benefício quando o assunto é onde ficar em Porto Seguro.

Safira Praia Hotel em Porto Seguro
Banheiro espaçoso no Safira Praia Hotel.

O hotel oferece muitas comodidades, como piscina, sala de jogos, academia, sauna, playground, sala de reuniões, localização perto da praia… por um valor bacana! Ahh, para finalizar, o café da manhã bem farto e variado. Tinha sucos, chás, café, leite, iogurte, pães, bolos, frutas, frios, batata doce, ovos mexidos, salsicha etc

Se quiser dar uma olhadinha em mais fotos do hotel, ver disponibilidade de datas e valores, você pode acessar o site do Booking ou o site oficial do hotel.

O que fazer de dia

Porto Seguro oferece muitas opções de passeios e coisas para fazer! Selecionei algumas que você não pode deixar de considerar:

– Praia de Taperapuã: é a praia mais famosa e movimentada da cidade. Possui as famosas barracas Axe Moi e TôaTôa, dentre outras.

Praia de Taperapuã - Fonte: http://www.bahiatur.net/
Praia de Taperapuã – Fonte: http://www.bahiatur.net/

– Axe Moi: é a mais famosa das barracas, no verão possui uma programação bem agitada, além de ter uma infraestrutura muito boa (restaurante, banheiros) e vários animadores (dançarinos, locutores), tudo para manter os turistas relaxados e descontraídos. Mesmo na época de baixa temporada a barraca tem shows e eventos. Quem quiser saber mais sobre a barraca é só entrar no site oficial: http://www.axemoi.com.br/site/

TôaTôa: tem uma infra estrutura semelhante a da Axe Moi. Fica localizada mais perto do centro. É famosa pela festa da espuma. Se for na época de alta temporada é bom chegar cedo, pois o movimento é grande. Segue o site para quem quiser conferir a programação: http://www.portaltoatoa.com.br/

– Praia do Mutá:  fica localizada na divisa com Cabrália e é uma opção melhor para quem busca um pouco mais de tranquilidade.

– Centro histórico: a região é tombada como patrimônio histórico. Lá você vai encontrar o Marco Zero do Descobrimento, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Pena e várias casinhas, igrejas e museus. Quando eu fui tinha índios vendendo artesanato e locais fazendo apresentação de capoeira. É um lugar para passear com calma e absorver a história que transmite, fiquei por lá umas 2 horas.

Centro Histórico de Porto Seguro
Centro Histórico de Porto Seguro
Igrejinha no Centro Histórico de Porto Seguro
Igrejinha no Centro Histórico de Porto Seguro

O que fazer à noite

Porto Seguro tem uma vida noturna agitada, além dos luaus nas barracas (Segunda é na Axe Moi, Terça na TôaTôa e Quarta na Barramares). Há diversas opções de restaurantes e barzinhos na região central.

A PASSARELA DO ÁLCOOL, localizada no centro, é um lugar que você tem que ir! Lá existem várias barraquinhas que vendem bebidas alcóolicas (batidas de frutas, caipirinhas etc), comidas típicas, doces e artesanato. Dica: aproveitar e comprar o famoso chocolate artesanal, feito com puro cacau.

Passarela do álcool
Passarela do álcool

Uma outra opção muito tradicional na cidade é a famosa ILHA DOS AQUÁRIOS. É um lugar bem diferente, possui aquários com várias espécies de peixes expostas, muitos ambientes que tocam diferentes tipos de música, além de bar e restaurante. Para chegar até a ilha é necessário pegar uma balsa. Segue o site para mais detalhes: http://www.ilhadosaquarios.com.br/

Bate voltas a partir de Porto Seguro

Existem ainda várias opções de passeios próximos a Porto Seguro:

Santa Cruz de Cabrália: fica do ladinho de Porto Seguro, o acesso é muito fácil. O ônibus municipal passa no centro de Porto e na orla de Taperapuã. Possui a famosa praia da Coroa Vermelha. Vale a visita!

Arraial D’Ajuda: quem estiver em Porto Seguro é só pegar a balsa até Arraial e depois escolher entre as várias vans ou ônibus municipal. Quando visitei Arraial pela primeira vez eu fiz um bate volta e fiquei na praia de Mucugê  (achei os preços acessíveis). O local é bem charmoso!

Já, nessa última trip fiquei 3 dias lá e pude conhecer as outras praias, curtir a vida noturna… Indico que você faça o mesmo, durma em Arraial e conheça a vibe noturna.

Índios na Praia de Mucugê , em Arraial D'Ajuda
Índios na Praia de Mucugê , em Arraial D’Ajuda

Caraíva: não indico como opção de bate e volta pois não é tão fácil chegar até lá e o destino merece, no mínimo, dois dias para ser bem apreciado!

A antiga vila de pescadores, hoje possui uma infra estrutura básica para receber os turistas. Ideal para quem procura sossego e tranquilidade. Em breve vou publicar um post sobre Caraíva, mas no Instagram do Blog já tem várias dicas, dá uma conferida nele e já começa a seguir a gente lá!

Trancoso: é um distrito que pertence a Porto Seguro. É uma opção com preços bem menos acessíveis, porém com praias muito bonitas. Em breve vou publicar um post sobre Trancoso!

Pessoal, a cidade de Porto Seguro possui muitas belezas naturais, quem quiser deixar alguma sugestão aqui nos comentários, já sabe, escreve aí! No mais, é isso…

Até o próximo post!


Compartilhe este post

1 comentário em “Mini roteiro para conhecer e se apaixonar por Porto Seguro”

Deixe um comentário